No entanto, às vezes o acelerador volta à sua rigidez normal, sem ser preciso ligar e desligar o carro, e o carro aí já desenvolve normalmente!À cerca de 1 mês que o meu Golf (com 280 mil kms) me pregou uma partida. Ia de regresso a casa, após fazer cerca de 200 kms em autoestrada a uma velocidade constante de 140 km/h... Meto-me numa nacional e numa subida que por norma fazia a 100/110, notei um comportamento estranho no carro, que a meio da subida ele perdeu força, perdendo uns 10/20 km/h quase instantaneamente.
Momentos antes (antes de começar a subir) tinha apanhado um lençol de água, e ao passar por ele o carro aumentou a rotação nesse instante, pelas rodas motrizes terem perdido o contacto com a estrada e eu ir a acelerar.
Quando finalmente apanhei uma reta, reparei que já ia com o acelerador a fundo e o carro não passava dos 120, notando também que o acelerador ia rijo!
No dia seguinte levei logo o carro ao mecânico, o qual ao telefone me disse logo que possivelmente o carro teria entrado em modo de segurança!
Ele ligou-o à máquina, mas não acusava qualquer erro, mas concordava comigo, que para um 90CV o carro não estava a puxar bem!
Nessa altura mudou-me os tubos de vácuo todos, filtro do ar, limpou-me o Massa de Ar, viu se o catalisador tinha carvão (mas estava limpo)!
O que é certo é que o carro melhorou!
Passados 15 dias voltou ao mesmo! Acelerador rijo, custa a desenvolver, especialmente após os 100 km/h!
Voltei ao mecânico: voltou a não acusar erros e onde ele me trocou o Massa de Ar por um novo, mudou filtro do gasóleo e limpou a EGR, que até nem estava muito suja, pois eu faço bastante autoestrada!
Segundo o mecânico, o carro está a dar bons valores do massa de ar, de injeção e turbo...
A bomba injetora foi reparada há 3 anos (50 mil kms) numa casa de bombas injetoras, no entanto, o meu mecânico descobriu que o carro tem andado em modo de caixa automática (possivelmente o antigo dono que o colocou assim).
Ele experimentou colocar do caixa manual, mas o carro desenvolve a mesma coisa, e nota-se que o motor vibra se as rodas estiverem a andar e o carro for desengatado, portanto, colocou-o novamente em caixa automática!
O mecânico diz que pode ser da bomba injetora, mas também não tem certezas...
No início deste testamento falei do lençol de água, que fez com que o carro quando ganhou novamente contacto com a estrada levasse ali uma porrada valente... Será que se estragou alguma coisa na parte de acelerador/injeção com esta brincadeira? É que até em velocidades mais baixas sinto o acelerador rijo!
Contudo, maioritariamente o acelerador anda mais rijo e o carro mais preso.
Já procurei bastante sobre estes sintomas no acelerador para este carro, mas não encontro ninguém a relatar um problema semelhante.
Será que era boa ideia tentar trocar o acelerador (só não sei se é eletrónico ou não: o carro é de 12/1998)?
Alguma sugestão? É que já nem o mecânico tem!