Golf IV PD115 motor falha

carferre
Beginner
Beginner
Mensagens: 16
Registado: 15 Mai 2016, 18:29
Veículos: Golf IV PD115 AJM
Localização: Guimarães

Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por carferre » 08 Nov 2017, 23:26

Boa noite
Pedia ajuda a quem é entendido na matéria para tentar perceber o que se passa com o meu Golf 4
O carro é de 2000, motor AJM e tem cerca de 230mil.

Problema:

O carro começa com um ligeiro soluçar entre as 1600 e as 2000 rpm, acima disso depois deixa de fazer, este sintoma também só e verificado de 4ª velocidade para cima, pois em 1ª,2ª,3ª e com o carro desengatado os sintomas não são perceptíveis.

Desde já o meu agradecimento a quem possa ajudar

Avatar do Utilizador
Silver_Ajm
Master
Master
Mensagens: 8486
Registado: 22 Abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Silver_Ajm » 09 Nov 2017, 09:28

Começa por verificar os valores de injeção.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback

Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 464
Registado: 28 Abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI AJM 140Cv ABT
Localização: Tavira, Algarve

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Lfmm » 09 Nov 2017, 09:36

O meu sempre deu um ligeiro soluço desde novo entre as 1800 e as 2000 rpm e ficou resolvido com a colocação de uma junta com um furo de 9mm na egr. O meu sintoma foi muito falado em foruns estrangeiros principalmente nos 1.9 tdi de 105cv e foi esta a solução que a vw arranjou para resolver o problema que por acaso também serviu para o meu 115cv. A mim também me acontecia principalmente em 5ª e 6ª velocidade e não era sempre. Junta colocada e nunca mais aconteceu. Ref: 028 131 547 B
Vw Bora TDI 115Cv ABT 140Cv/340nm By Siva 251.000km e somando

Avatar do Utilizador
Silver_Ajm
Master
Master
Mensagens: 8486
Registado: 22 Abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Silver_Ajm » 09 Nov 2017, 09:48

Lfmm Escreveu:O meu sempre deu um ligeiro soluço desde novo entre as 1800 e as 2000 rpm e ficou resolvido com a colocação de uma junta com um furo de 9mm na egr. O meu sintoma foi muito falado em foruns estrangeiros principalmente nos 1.9 tdi de 105cv e foi esta a solução que a vw arranjou para resolver o problema que por acaso também serviu para o meu 115cv. A mim também me acontecia principalmente em 5ª e 6ª velocidade e não era sempre. Junta colocada e nunca mais aconteceu. Ref: 028 131 547 B
O meu carro por acaso também dá um pequeno soluço, também entre a 1800 e 2000 rpms, mas basicamente só em 2a velocidade...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback

Avatar do Utilizador
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 586
Registado: 04 Dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por bora01 » 09 Nov 2017, 10:36

Meter um parafuso no tubo de vacuo que liga à EGR, resolve todos esses problemas ou a melhor solução será trocar a EGR por uma nova. Atenção a quem colocar o parafuso no tubo de vacuo, porque não pode ter fuga, caso fique com fuga poderão ficar sem travões.

Não é do mesmo carro, mas a ideia é fazer isto Imagem

Avatar do Utilizador
Silver_Ajm
Master
Master
Mensagens: 8486
Registado: 22 Abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Silver_Ajm » 09 Nov 2017, 10:45

bora01 Escreveu:Meter um parafuso no tubo de vacuo que liga à EGR, resolve todos esses problemas ou a melhor solução será trocar a EGR por uma nova. Atenção a quem colocar o parafuso no tubo de vacuo, porque não pode ter fuga, caso fique com fuga poderão ficar sem travões.

Não é do mesmo carro, mas a ideia é fazer isto
Pelo menos no meu caso o problema não deve estar na EGR, levou uma nova à uns 2 anos e não tem qualquer fuga. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback

Avatar do Utilizador
bora01
Amateur
Amateur
Mensagens: 586
Registado: 04 Dez 2010, 00:01
Veículos: Vw Bora TDI AJM >> 180cv

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por bora01 » 09 Nov 2017, 14:15

Silver_Ajm Escreveu:
bora01 Escreveu:Meter um parafuso no tubo de vacuo que liga à EGR, resolve todos esses problemas ou a melhor solução será trocar a EGR por uma nova. Atenção a quem colocar o parafuso no tubo de vacuo, porque não pode ter fuga, caso fique com fuga poderão ficar sem travões.

Não é do mesmo carro, mas a ideia é fazer isto
Pelo menos no meu caso o problema não deve estar na EGR, levou uma nova à uns 2 anos e não tem qualquer fuga. :wink:
Experimenta a minha ERG também não babava oleo e no entanto acontecia a mesma coisa

Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 464
Registado: 28 Abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI AJM 140Cv ABT
Localização: Tavira, Algarve

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Lfmm » 09 Nov 2017, 17:19

Não é da egr pois eu na altura mudei a minha ( nova VW ), fiquei com 2 e com as duas continuou o problema. Só resolveu com a junta de 9mm.
Vw Bora TDI 115Cv ABT 140Cv/340nm By Siva 251.000km e somando

carferre
Beginner
Beginner
Mensagens: 16
Registado: 15 Mai 2016, 18:29
Veículos: Golf IV PD115 AJM
Localização: Guimarães

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por carferre » 09 Nov 2017, 21:04

Obrigado pela ajuda
bora01 Escreveu:Meter um parafuso no tubo de vacuo que liga à EGR, resolve todos esses problemas ou a melhor solução será trocar a EGR por uma nova. Atenção a quem colocar o parafuso no tubo de vacuo, porque não pode ter fuga, caso fique com fuga poderão ficar sem travões.

Não é do mesmo carro, mas a ideia é fazer isto Imagem
Ja fiz isso e continua igual :(
Silver_Ajm Escreveu:Começa por verificar os valores de injeção.
Quais são os grupos mais importantes no vag-com para verificar a injecção ?

Pois também duvido que seja algum problema com a injecção. Pois esqueci-me de referir que e só comecei a dar com estes sintomas anormais após ter feito uma dita limpeza/manutenção do sistema de injecção com um liquido da(LIQUI MOLY purge) pois o vendedor da casa de peças auto disse que era um bom liquido para fazer a manutenção do carro e neste caso do sistema de injecção, será que terá alguma ligação com o sintoma ou foi mera casualidade?

Avatar do Utilizador
Silver_Ajm
Master
Master
Mensagens: 8486
Registado: 22 Abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Silver_Ajm » 10 Nov 2017, 08:59

Lfmm Escreveu:O meu sempre deu um ligeiro soluço desde novo entre as 1800 e as 2000 rpm e ficou resolvido com a colocação de uma junta com um furo de 9mm na egr. O meu sintoma foi muito falado em foruns estrangeiros principalmente nos 1.9 tdi de 105cv e foi esta a solução que a vw arranjou para resolver o problema que por acaso também serviu para o meu 115cv. A mim também me acontecia principalmente em 5ª e 6ª velocidade e não era sempre. Junta colocada e nunca mais aconteceu. Ref: 028 131 547 B
Lfmm essa junta, uma vez que é estrangulada em relação à que vem com os nossos carros, que é completamente aberta, será que não faz com que essa tubagem que aperta na EGR, onde a junta se coloca, não entupirá com carvão com mais facilidade?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback

Avatar do Utilizador
Silver_Ajm
Master
Master
Mensagens: 8486
Registado: 22 Abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Silver_Ajm » 10 Nov 2017, 09:00

carferre Escreveu:Obrigado pela ajuda
bora01 Escreveu:Meter um parafuso no tubo de vacuo que liga à EGR, resolve todos esses problemas ou a melhor solução será trocar a EGR por uma nova. Atenção a quem colocar o parafuso no tubo de vacuo, porque não pode ter fuga, caso fique com fuga poderão ficar sem travões.

Não é do mesmo carro, mas a ideia é fazer isto Imagem
Ja fiz isso e continua igual :(
Silver_Ajm Escreveu:Começa por verificar os valores de injeção.
Quais são os grupos mais importantes no vag-com para verificar a injecção ?

Pois também duvido que seja algum problema com a injecção. Pois esqueci-me de referir que e só comecei a dar com estes sintomas anormais após ter feito uma dita limpeza/manutenção do sistema de injecção com um liquido da(LIQUI MOLY purge) pois o vendedor da casa de peças auto disse que era um bom liquido para fazer a manutenção do carro e neste caso do sistema de injecção, será que terá alguma ligação com o sintoma ou foi mera casualidade?
Os valores de injeção vêm-se se não me falha a memória no campo 13 do measure blocks.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback

Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Master
Master
Mensagens: 14089
Registado: 18 Nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos...
Localização: Porto|Spn|UK|FR|DE
Contacto:

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Mario_Marques » 10 Nov 2017, 10:18

Sim, mas isso de certa forma é uma perda de tempo pois com esses kms é garantido que precisa rever a injeção nesse motor, além que depois tem de saber interpretar os valores em tempo real.
Imagem

Imagem
Mais de 227Whp+iva(23%) feitos com 100% gasóleo do jumbo.
The builder of 1st Portuguese, Wankel Rotary (13B bridged & turbo) VolksWagen beetle.
http://www.wankel-dragracing.de

SUBA-WHO?

Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 464
Registado: 28 Abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI AJM 140Cv ABT
Localização: Tavira, Algarve

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Lfmm » 10 Nov 2017, 10:21

Silver_Ajm Escreveu:
Lfmm Escreveu:O meu sempre deu um ligeiro soluço desde novo entre as 1800 e as 2000 rpm e ficou resolvido com a colocação de uma junta com um furo de 9mm na egr. O meu sintoma foi muito falado em foruns estrangeiros principalmente nos 1.9 tdi de 105cv e foi esta a solução que a vw arranjou para resolver o problema que por acaso também serviu para o meu 115cv. A mim também me acontecia principalmente em 5ª e 6ª velocidade e não era sempre. Junta colocada e nunca mais aconteceu. Ref: 028 131 547 B
Lfmm essa junta, uma vez que é estrangulada em relação à que vem com os nossos carros, que é completamente aberta, será que não faz com que essa tubagem que aperta na EGR, onde a junta se coloca, não entupirá com carvão com mais facilidade?

Já a tenho colocada a mais de 70.000km e uma vez tirei e limpei e o furo continuava aparentemente com o mesmo diametro. Se não for carro de cidade que é o meu caso nunca vai entupir, pois eu mudei a pouco tempo a admissao do meu pela do ARL e ate o colector pouca sujidade tinha praticamente so se notava o preto do oleo sem ter capa para raspar.
Vw Bora TDI 115Cv ABT 140Cv/340nm By Siva 251.000km e somando

Avatar do Utilizador
Silver_Ajm
Master
Master
Mensagens: 8486
Registado: 22 Abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por Silver_Ajm » 10 Nov 2017, 11:35

Lfmm Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:
Lfmm Escreveu:O meu sempre deu um ligeiro soluço desde novo entre as 1800 e as 2000 rpm e ficou resolvido com a colocação de uma junta com um furo de 9mm na egr. O meu sintoma foi muito falado em foruns estrangeiros principalmente nos 1.9 tdi de 105cv e foi esta a solução que a vw arranjou para resolver o problema que por acaso também serviu para o meu 115cv. A mim também me acontecia principalmente em 5ª e 6ª velocidade e não era sempre. Junta colocada e nunca mais aconteceu. Ref: 028 131 547 B
Lfmm essa junta, uma vez que é estrangulada em relação à que vem com os nossos carros, que é completamente aberta, será que não faz com que essa tubagem que aperta na EGR, onde a junta se coloca, não entupirá com carvão com mais facilidade?

Já a tenho colocada a mais de 70.000km e uma vez tirei e limpei e o furo continuava aparentemente com o mesmo diametro. Se não for carro de cidade que é o meu caso nunca vai entupir, pois eu mudei a pouco tempo a admissao do meu pela do ARL e ate o colector pouca sujidade tinha praticamente so se notava o preto do oleo sem ter capa para raspar.
Hei-de comprar essa junta para colocar no meu carro a ver se deixo de notar esse pequeno solavanco... :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback

carferre
Beginner
Beginner
Mensagens: 16
Registado: 15 Mai 2016, 18:29
Veículos: Golf IV PD115 AJM
Localização: Guimarães

Re: Golf IV PD115 motor falha

Mensagem por carferre » 10 Nov 2017, 21:19

Mario_Marques Escreveu:Sim, mas isso de certa forma é uma perda de tempo pois com esses kms é garantido que precisa rever a injeção nesse motor, além que depois tem de saber interpretar os valores em tempo real.
Boa noite
Essa revisão implica retirada de injectores e mandar fazer uma limpeza e recalibrar certo?
Além me pode indicar uma casa de confiança onde possa fazer essa revisão aqui na zona de Guimarães?

Uma revisão a um motor deste tipo mediante a os kms que já tem, por quanto pode ficar (mais 50 menos 50)

Caro Mario_Marques, saber interpretar os valores não é para todos , por isso deixo aqui 2 vídeos para quem entender e possa dizer alguma coisa.
Não sei se estes group do vag-com sao os mais indicados para verificar os valores da injecção, ou se há outros group que possa ter a ver com este sintoma.

1º o carro frio e a fazer uma condução normal
[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=wq9jF1oti88&t=2s [/youtube]

2º o carro numa subida quase sempre em 5ª e quase sempre a soluçar
[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=xs2W51tTvSI [/youtube]

Responder