Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por dani_tdi » 06 Nov 2017, 22:28

Mario_Marques Escreveu:Acredita, pode não parecer mas é um exagero, num tubo desse comprimento meia polegada dá uma porrada de litros.
A linha de origem chega bem para muitos cavalos, para o dobro da potencia original de alguns carros até.
Se vais meter porque não te interessa performance mas sim ter um carro barulhento forca nisso, agora se a ideia for desempenho esquece isso.

Queres dizer que o carro vai perder performance?
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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por dani_tdi » 07 Nov 2017, 15:38

Bem amigos agradeço a todos a ajuda mas infelizmente não consegui realmente ter uma resposta objetiva.

1. Tirar o miolo e deixar a carcaca para mim está errado. Alem de poluir o ambiente está a destruir se um catalizador que podera ainda estar bom e ser reutilizado um dia.

2. Comparar Aço carbono com Aço Inoxidável enfim não tem comparação possível. Sao ligas de metais totalmente diferentes, a dissipação de calor é diferente, o peso é diferente, a oxidação é diferente... enfim depois de passar horas a ler e ver videos não ha comparação possível. Se relamente o aço carbono é melhor porque que não vem equipado em todos os carros de competição, Nissan GTR, Ferraris, lambos etc etc

3. Ninguém pelos vistos aqui instalou um catalizador desportido. Claro que são caros mas estão preparados para diferentes tipos de cavalagens/setups e são excelentes opções para se andar legal na estrada. E sim á catalizadores desportivos homologados de 200 celulas 400 etc. Se custam 1000 ou 2000 nao quero saber!

4. Dizerem que com uma linha completa desenha especificamente para o modelo em questão e dizer que não ha ganhos em performance tambem é um erro. Contactei hoje varios engenheiros mecanicos, desde casas como magmaflow, supersprint, Miltek.. e a decisao deles foi unanime. Consoante o setup ou afinação que é efetuada no motor a linha completa (com resonancia ou nao) beneficia em muito a performance. Se dizem isso so para vender... nao sei agora que tem graficos de dynos que demonstram a eficácia destas linhas em carros originais, isso poderá ser uma prova.

5. Tamanho do escape. Mais uma vez sao unanimes. Todas as casas de performance que referi vendem as linha com 3 inch, 76mm (7,6 cm) face a original de 6,5 mm/6,4cm (dependendo do golf que tem). Para potencias superiores a 200 cavalos é o que recomendam.

6. Em relação a fazer barulho pela linha ser mais larga, é totalmente errado. Caso tenham a linha com catalizador desportipo com panela intermedia de resonancia e panela final o barulho continua exatamente o mesmo. Podem verificar pelas dezenas de videos na internet!

7. Mais fumo. Errado... tudo depende do setup e injetores que tiverem no carro. Mais uma vez com um catalizador de 200 celulas muitas das particulas são filtradas.

8. Homologação. Mais uma vez grandes marcas vendem as linhas homologadas, portanto não podem implicar com nada, nem IPO nem policia. Se mandarem parar, basta mostrarem os certificados ou entao a descrição gravada em cada peça. CE E11 (E21 para Inglaterra)

Com isto fecho este tópico. Obrigado a todos pelas informações. Mas desta vez apreendi mais com os telefonemas que fiz e videos de profissionais a falarem. Volto a frisar que fiz telefonemas para os US, Alemanha, Inglaterra.

Grato
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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por smdp23 » 07 Nov 2017, 17:12

Nada como falarmos com os verdadeiros profissionais para nos esclarecem as dúvidas. Eu considero que em Portugal não temos muita gente realmente especializada a saber o que estão a fazer mas é apenas a minha humilde opinião.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por Mario_Marques » 07 Nov 2017, 22:25

A realidade é que não há uma resposta exacta pois os ganhos são subjetivos, dependem de mais factores mas a um nível geral, os ganhos euro/cavalo num golf mk4 diesel são baixos, o carro tem uma relação in/ex de cerca de 1:1 e não faz nem 850egt.
Os escapes não são de aço inoxidável por motivos óbvios do próprio material, mais caro, mais pesado, mais ruidoso, pouco flexível, muito menos resistente aos esforços mecânicos/vibrações.
Smdp23 as pessoas não querem verdadeiros profissionais....pois isso custa caro e as vezes não dizem aquilo que as pessoas pretendem ouvir/querem :shock: :lol:
Sem ofensa, mas quem diz que para 200cv precisa de um escape de 76mm só tem um nome, é estupido e burro, eu estava bem desgraçado então.
Última edição por Mario_Marques em 07 Nov 2017, 22:30, editado 1 vez no total.
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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por smdp23 » 07 Nov 2017, 22:30

Mario_Marques Escreveu: Smdp23 as pessoas não querem verdadeiros profissionais....pois isso custa caro e as vezes não dizem aquilo que as pessoas pretendem ouvir/querem :shock: :lol:
Também é uma grande verdade...
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por dani_tdi » 08 Nov 2017, 09:41

Mario_Marques Escreveu: Sem ofensa, mas quem diz que para 200cv precisa de um escape de 76mm só tem um nome, é estupido e burro, eu estava bem desgraçado então.
Se são estúpidos ou burros não sei. Se são especialistas no desenvolvimento de escapes de competição e profissionais na área tudo indica que sim. Se todos eles os desenham com 3 inch é porque têm algum fundamento para isso. Se ha carros com linhas com diametros muito inferiores e com muito mais de 200 300 400 cavalos acredito... agora neste caso em particular (Golf 4) é assim que o fazem.

Não estou aqui para colocar conhecimentos em questões. Apenas recolhi infomação. Atenção que a minha área de especialidade não é mecanica, e mesmo na area de mecanica existem muitas areas de especialização, desde travagem, escapes, motores, turbos, etc etc etc

Em relação ao peso eu na altura que estive de férias em PT pesei a panela final em aco inoxidavel e a panela da milltek e o peso era bem inferior à panela original. O peso baixou quase para metade. A razão para isso não sei, só se for do carvão no interior da panela ou então é mesmo da liga. Atenção que existem várias ligas de aço inoxidável com diferentes pesos determinados pela mistura dos vários componentes (ferro, crómio, níquel, molibdénio entre outros)
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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por Mario_Marques » 08 Nov 2017, 13:34

76mm 200cv não são especialistas em performance com toda a certeza, quanto muito são bons tubistas, soldadores e marketeers....
Há normas especificas sobre medidas.
Um wrc de grupo A com ALS, usa linha de 3", silenciador de 5", 98dba, 3bar in, relação 1:1 in/ex, catalisador, tudo obrigatório por regulamento.... eu trabalho com isso.
O escape chega e sobra para 350cv limitados por regulamento mecânico e cerca de 560Nm num 4 cilindros turbo, gasolina.
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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por dani_tdi » 08 Nov 2017, 14:51

Mario_Marques Escreveu:76mm 200cv não são especialistas em performance com toda a certeza, quanto muito são bons tubistas, soldadores e marketeers....
Há normas especificas sobre medidas.
Um wrc de grupo A com ALS, usa linha de 3", silenciador de 5", 98dba, 3bar in, relação 1:1 in/ex, catalisador, tudo obrigatório por regulamento.... eu trabalho com isso.
O escape chega e sobra para 350cv limitados por regulamento mecânico e cerca de 560Nm num 4 cilindros turbo, gasolina.

Acredito Mário. nunca coloquei os teus conhecimentos em questão. Apenas estou a comentar o que me relataram.
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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por Mario_Marques » 08 Nov 2017, 15:00

Isso é quase como os filtros de ar que dão 15cavalos que algumas marcas anunciam...
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Mensagem por smdp23 » 08 Nov 2017, 15:30

Nem 1,5 cavalos :lol: :lol: :lol:
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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por dani_tdi » 08 Nov 2017, 16:06

Bem também não vamos comparar com outras coisas. Já agora porque que existem carros desportivos para drag racing que tem as saídas de escape literalmente com meio metro.... totalmente diretas do motor! Para esses casos a back pressure nao conta para nada? Se realmente querem atingir a maior velocidade e ter um arranque porque usam esse tipo de escapes? Claro que isso poderá ter a ver com as afinações no motor.

Por exemplo a nivel das motas consegue-se andar perfeitamente com uma mota de 4 tempos sem escape enquanto que a 2 tempos ela nem sequer arranca. Eu próprio já comparei na minha mota a velocidade de ponta com e sem silenciador e foi exatamente a mesma. Ou seja o sileciador que em parte funciona como back pressure, limitando a emissao de gases nao influenciou a nivel de velocidade de ponta. Mais o escape que tenho neste momento na minha mota (4 tempos) tem mais do dobro diametro que o original, é em inox, e a performance da mota melhorou significativamente. Mais arranque, mais velocidade de ponta etc.
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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por Shoduchi » 08 Nov 2017, 16:51

Eu neste tópico o que percebi é que se fala dos escapes para motores a gasolina como se fosse igual para motores a gasóleo. Os motores a gasóleo precisam habitualmente de muito mais pressão de turbo para fazerem potência. Duvido que seja comparável...

Num TDI com menos de 200 CV não vejo o benefício do investimento em escapes mais largos. A redução de peso irá ser benéfica mas será que se sente assim tanto num carro que não anda em pista?

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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por Mario_Marques » 08 Nov 2017, 17:43

Voltamos ao que disse em cima, cada caso é um caso, há no entanto standard e normas baseadas em complicados cálculos e que se aplicam à generalidade das aplicações.
O motor de uma moto, um motor diesel, um motor a gasolina, um motor carburado ou efi, tudo diferente.
Quando se altera uma coisa ela deve ser feita para o caso especifico.
Para fazeres 200cv precisas de uma determinada quantidade de combustível, a queima vai produzir uma determinada massa de gases, os tubos, consoante o diâmetro escoam um determinado caudal por minuto a x temperatura, segundo a norma din 56mm chega perfeitamente para mais do que muita gente sonha ter, obviamente com stoich perfeita
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Re: Catalizador desportivo para linha de escape completa Miltek

Mensagem por dani_tdi » 12 Nov 2017, 23:06

Já encontrei uns catalisadores desportivos muito interessantes que a supersprint me aconselhou. Fica a volta de 300 libras. Parece me muito interessante. É homologado é claro.
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