Mudanças não entram

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Re: Mudanças não entram

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Mario_Marques Escreveu:
Godinho Escreveu:Assinalei na imagem onde estão as peças que por norma se desgastam mais, sendo que a de baixo de todas é um rolamento e não um casquilho e acredito que o teu carro ainda não precise disso.

O carro tem 215 mil neste momento, pois comprei a um familiar e já à 9 anos para cá que está em minha posse, ora seja nao me parece ser um quilometragem assim tao elevada para todos estes problemas, sempre cuidei bem(talvez seja esse o problema) :D e a verdade é que em 9 anos nunca me levou nada, mas agora dá-me cabo da carteira. Só que não fosse problema da caixa, ja ficava mais descansado. Abraço
Eles por norma(tdi com caixas de 5) com 150-200 mil já estão a precisar bem de pelo menos um dos casquilhos que assinalei, o pessoal não os muda pois as mudanças entram na mesma.
Obrigado Mário. Vou começar então por aí,embora a minha caixa não seja bem igual a essa que mandaste na foto, mas já percebi à partida o que é para trocar
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

Silver_Ajm Escreveu:Verifica também os casquilhos de plástico do seletor por baixo da manete como já te disse em cima, pois já me aconteceu ficar sem 1a e 6a por causa de um deles ter cedido...
Silver_Ajm vou verificar isso também. Obrigado pela ajuda. Já agora faço uma questão, aquando da troca do kit de embraiagem meteram me esta valvolina, Motul 105782 75w80, acham que será indicada ou mais vale comprar de origem na vw e trocar lha? Tenho lido por aí que valvolina mais vale por de origem, também foi culpa minha, pois pedia ter pedido para me porém valvolina de origem. Ou não vale a pena estar a trocar? Obrigado
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

Não lhe fazia mal nenhum ter levado o óleo original que por acaso para essa caixa até é barato em relação ao que leva as caixas de 6v... Se esse óleo é ou não adequado à tua caixa, isso já não te sei dizer ao certo sem saber o código da tua caixa, mas sendo a tua caixa do tipo 02J, salvo erro o óleo adequado original tem esta referência G070726A2 que segundo as equivalências que estive a ver corresponde a um 75w e não 75w80...
Faz o ajuste do seletor como diz mostra neste tutorial:
http://workshop-manuals.com/volkswagen/ ... rom_05.99/
A mim aconteceu-me o que está relatado neste tópico em baixo, mas sendo a tua caixa de 5v, nem sei se o seletor é igual ao das 6v... No meu caso a dificuldade estava em engrenar a 1a e 6a velocidade, todas as outras entravam bem, em principio não será esse o teu problema. :wink:
http://forums.tdiclub.com/showthread.php?t=426403
Última edição por Silver_Ajm em 06 fev 2017, 16:09, editado 1 vez no total.
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

Silver_Ajm Escreveu:Não lhe fazia mal nenhum ter levado o óleo original que por acaso para essa caixa até é barato em relação ao que leva as caixas de 6v... Se esse óleo é ou não adequado à tua caixa, isso já não te sei dizer ao certo sem saber o código da tua caixa, mas sendo a tua caixa do tipo 02J, salvo erro o óleo adequado original tem esta referência G070726A2 que segundo as equivalências que estive a ver corresponde a um 75w e não 75w80...
Faz o ajuste do seletor como diz mostra neste tutorial:
http://workshop-manuals.com/volkswagen/ ... rom_05.99/
A mim aconteceu-me o que está relatado neste tópico, mas sendo a tua caixa um de 5v, nem sei se o seletor é igual ao das 6v...
http://forums.tdiclub.com/showthread.php?t=426403
A minha caixa diz EUH 18112, 14 1088 1. Esse procedimento de afinar já fiz, já tinha visto o passo a passo no YouTube e fiz. Mas não deu em nada. Vou seguir as vossas opiniões e começar por verificar o selector e trocar os terminais, etc da caixa
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

Godinho Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:Não lhe fazia mal nenhum ter levado o óleo original que por acaso para essa caixa até é barato em relação ao que leva as caixas de 6v... Se esse óleo é ou não adequado à tua caixa, isso já não te sei dizer ao certo sem saber o código da tua caixa, mas sendo a tua caixa do tipo 02J, salvo erro o óleo adequado original tem esta referência G070726A2 que segundo as equivalências que estive a ver corresponde a um 75w e não 75w80...
Faz o ajuste do seletor como diz mostra neste tutorial:
http://workshop-manuals.com/volkswagen/ ... rom_05.99/
A mim aconteceu-me o que está relatado neste tópico, mas sendo a tua caixa um de 5v, nem sei se o seletor é igual ao das 6v...
http://forums.tdiclub.com/showthread.php?t=426403
A minha caixa diz EUH 18112, 14 1088 1. Esse procedimento de afinar já fiz, já tinha visto o passo a passo no YouTube e fiz. Mas não deu em nada. Vou seguir as vossas opiniões e começar por verificar o selector e trocar os terminais, etc da caixa
Se a tua caixa tem essa referência a referência do óleo original para lá será a que deixei em cima, de qualquer modo, se decidires trocar deves pedir na VW o óleo indicado para a tua caixa com base no numero de chassi.
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Re: Mudanças não entram

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Silver_Ajm Escreveu:
Godinho Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:Não lhe fazia mal nenhum ter levado o óleo original que por acaso para essa caixa até é barato em relação ao que leva as caixas de 6v... Se esse óleo é ou não adequado à tua caixa, isso já não te sei dizer ao certo sem saber o código da tua caixa, mas sendo a tua caixa do tipo 02J, salvo erro o óleo adequado original tem esta referência G070726A2 que segundo as equivalências que estive a ver corresponde a um 75w e não 75w80...
Faz o ajuste do seletor como diz mostra neste tutorial:
http://workshop-manuals.com/volkswagen/ ... rom_05.99/
A mim aconteceu-me o que está relatado neste tópico, mas sendo a tua caixa um de 5v, nem sei se o seletor é igual ao das 6v...
http://forums.tdiclub.com/showthread.php?t=426403
A minha caixa diz EUH 18112, 14 1088 1. Esse procedimento de afinar já fiz, já tinha visto o passo a passo no YouTube e fiz. Mas não deu em nada. Vou seguir as vossas opiniões e começar por verificar o selector e trocar os terminais, etc da caixa
Se a tua caixa tem essa referência a referência do óleo original para lá será a que deixei em cima, de qualquer modo, se decidires trocar deves pedir na VW o óleo indicado para a tua caixa com base no numero de chassi.
Sim claro.. Secalhar daqui a uns dias acabo por trocar. Ainda não percebi muito bem como se anexa aqui as fotos, senão anexava aqui do seletor e da caixa. Vou tentar. Abraço
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

Godinho Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:
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Silver_Ajm Escreveu:Não lhe fazia mal nenhum ter levado o óleo original que por acaso para essa caixa até é barato em relação ao que leva as caixas de 6v... Se esse óleo é ou não adequado à tua caixa, isso já não te sei dizer ao certo sem saber o código da tua caixa, mas sendo a tua caixa do tipo 02J, salvo erro o óleo adequado original tem esta referência G070726A2 que segundo as equivalências que estive a ver corresponde a um 75w e não 75w80...
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Se a tua caixa tem essa referência a referência do óleo original para lá será a que deixei em cima, de qualquer modo, se decidires trocar deves pedir na VW o óleo indicado para a tua caixa com base no numero de chassi.
Sim claro.. Secalhar daqui a uns dias acabo por trocar. Ainda não percebi muito bem como se anexa aqui as fotos, senão anexava aqui do seletor e da caixa. Vou tentar. Abraço
Para colocares fotos tens que as alojar num servidor de fotos tipo photobucket e colocar cá os links, de outra forma não consegues. :wink:
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Re: Mudanças não entram

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Silver_Ajm Escreveu:
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Silver_Ajm Escreveu:Não lhe fazia mal nenhum ter levado o óleo original que por acaso para essa caixa até é barato em relação ao que leva as caixas de 6v... Se esse óleo é ou não adequado à tua caixa, isso já não te sei dizer ao certo sem saber o código da tua caixa, mas sendo a tua caixa do tipo 02J, salvo erro o óleo adequado original tem esta referência G070726A2 que segundo as equivalências que estive a ver corresponde a um 75w e não 75w80...
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A minha caixa diz EUH 18112, 14 1088 1. Esse procedimento de afinar já fiz, já tinha visto o passo a passo no YouTube e fiz. Mas não deu em nada. Vou seguir as vossas opiniões e começar por verificar o selector e trocar os terminais, etc da caixa
Se a tua caixa tem essa referência a referência do óleo original para lá será a que deixei em cima, de qualquer modo, se decidires trocar deves pedir na VW o óleo indicado para a tua caixa com base no numero de chassi.
Sim claro.. Secalhar daqui a uns dias acabo por trocar. Ainda não percebi muito bem como se anexa aqui as fotos, senão anexava aqui do seletor e da caixa. Vou tentar. Abraço
Para colocares fotos tens que as alojar num servidor de fotos tipo photobucket e colocar cá os links, de outra forma não consegues. :wink:
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

Não me parece que tenhas feito bem em lubrificar a zona das molas desses terminais que estão nas pontas dos cabos junto à caixa, nesse zona os cabos não devem deslizar nos terminais, pois pode desafinar o seletor... Quanto muito poderias ter lubrificado as zonas móveis que o Mário assinalou na foto, mas segundo ele nem aí se devia ter lubrificado, pois pelos vistos trabalham a seco... Eu quando lubrifiquei o meu seletor tive o cuidado de colocar uma massa própria para plásticos e orings, em principio não deve danificar os plasticos nem as borrachas, mas é certo que acumula algum lixo e pode ganhar folgas por causa disso...
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por SuperGolf »

Também tenho de tratar disso no meu...já são quase 400K no pelo......

Obrigado Mário pelas fotos!
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

Silver_Ajm Escreveu:Não me parece que tenhas feito bem em lubrificar a zona das molas desses terminais que estão nas pontas dos cabos junto à caixa, nesse zona os cabos não devem deslizar nos terminais, pois pode desafinar o seletor... Quanto muito poderias ter lubrificado as zonas móveis que o Mário assinalou na foto, mas segundo ele nem aí se devia ter lubrificado, pois pelos vistos trabalham a seco... Eu quando lubrifiquei o meu seletor tive o cuidado de colocar uma massa própria para plásticos e orings, em principio não deve danificar os plasticos nem as borrachas, mas é certo que acumula algum lixo e pode ganhar folgas por causa disso...
Pois isso foi o que deu seguir o Conselho de alguém que indicou para lubrificar bem tudo aquilo, molas etc. Tenho que limpar isso pois.. Bom estou a ver que o melhor é levar ao mecânico para trocar tudo isso e deixar tudo afinadinho. Ver se resolve. Até me aventurava a fazer isso.. Mas não sei se consigo deixar isso afinadinho como quem sabe. Não sou mecânico, sou apenas curioso :D por acaso este fim de semana aventurei me a mudar o termostato e aqui as dicas pelo fórum valeram bastante :wink:
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

Godinho Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:Não me parece que tenhas feito bem em lubrificar a zona das molas desses terminais que estão nas pontas dos cabos junto à caixa, nesse zona os cabos não devem deslizar nos terminais, pois pode desafinar o seletor... Quanto muito poderias ter lubrificado as zonas móveis que o Mário assinalou na foto, mas segundo ele nem aí se devia ter lubrificado, pois pelos vistos trabalham a seco... Eu quando lubrifiquei o meu seletor tive o cuidado de colocar uma massa própria para plásticos e orings, em principio não deve danificar os plasticos nem as borrachas, mas é certo que acumula algum lixo e pode ganhar folgas por causa disso...
Pois isso foi o que deu seguir o Conselho de alguém que indicou para lubrificar bem tudo aquilo, molas etc. Tenho que limpar isso pois.. Bom estou a ver que o melhor é levar ao mecânico para trocar tudo isso e deixar tudo afinadinho. Ver se resolve. Até me aventurava a fazer isso.. Mas não sei se consigo deixar isso afinadinho como quem sabe. Não sou mecânico, sou apenas curioso :D por acaso este fim de semana aventurei me a mudar o termostato e aqui as dicas pelo fórum valeram bastante :wink:
Para trocar esses casquilhos e terminais não tem que saber e se seguires o tutorial de afinação do seletor também não tem que errar... garantidamente deu-te mais trabalho trocar o termostato que dá trocar essas pecinhas de plástico e afinar o seletor.
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Re: Mudanças não entram

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Silver_Ajm Escreveu:
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Silver_Ajm Escreveu:Não me parece que tenhas feito bem em lubrificar a zona das molas desses terminais que estão nas pontas dos cabos junto à caixa, nesse zona os cabos não devem deslizar nos terminais, pois pode desafinar o seletor... Quanto muito poderias ter lubrificado as zonas móveis que o Mário assinalou na foto, mas segundo ele nem aí se devia ter lubrificado, pois pelos vistos trabalham a seco... Eu quando lubrifiquei o meu seletor tive o cuidado de colocar uma massa própria para plásticos e orings, em principio não deve danificar os plasticos nem as borrachas, mas é certo que acumula algum lixo e pode ganhar folgas por causa disso...
Pois isso foi o que deu seguir o Conselho de alguém que indicou para lubrificar bem tudo aquilo, molas etc. Tenho que limpar isso pois.. Bom estou a ver que o melhor é levar ao mecânico para trocar tudo isso e deixar tudo afinadinho. Ver se resolve. Até me aventurava a fazer isso.. Mas não sei se consigo deixar isso afinadinho como quem sabe. Não sou mecânico, sou apenas curioso :D por acaso este fim de semana aventurei me a mudar o termostato e aqui as dicas pelo fórum valeram bastante :wink:
Para trocar esses casquilhos e terminais não tem que saber e se seguires o tutorial de afinação do seletor também não tem que errar... garantidamente deu-te mais trabalho trocar o termostato que dá trocar essas pecinhas de plástico e afinar o seletor.

Acredito.. Mas o Mário falou em verificar as folgas do apoio e etc, não percebi bem o que é para fazer nesse sentido. A parte de trocar as pecinhas de plástico sim, também não deve ser nada de mais, talvez me safe.. Já no selector dentro do carro, tal como tu indicaste também convém Secalhar substituir alguma coisa ne, isso já me parece mais complicado.. Digo eu.
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

No seletor dentro do carro tendo em conta as foto, não me parece que tenhas o problema que eu tive, mas também é fácil de verificar, basta mexeres a alavanca e ver se há folgas nos casquilhos, se não houver em principio estará tudo bem. O apoio que o Mário de refere será ao apoio inferior do motor vulgarmente chamado de osso de cão.
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Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

Pois. O meu seletor dentro do carro, por acaso não acho que tenha grande folga.. Acho a caixa bem justinha até. Em ponto morto, praticamente a folga é mínima ou nenhuma.. Vou começar por mudar esses casquilhos. É possível comprar pela net, existe algum site onde encontrar esse kit? Ou vale mais dirigir-me a uma casa de peças? Obrigado pela ajuda
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