Estou em fase de estudo para fazer um upgrade aos travões do meu TDI PD 115 e do meu GTI 1.8T 20v 150 cv, e tenho tentado encontrar o máximo de informação aqui no fórum, mas parece-me que não existe um tópico exclusivo sobre este assunto, para o Golf IV. Então, como encontrei um tópico exclusivo sobre este assunto num fórum estrangeiro, decidi colocar aqui essa informação, traduzida para português. Caso encontrem informação incorrecta, informem-me, para corrigir.
Então, aqui fica a lista de tamanhos das travagens do VW Golf IV, e em que motorizações/modelos são montadas, de série.
VW Golf 3.2L VR6 240 cv (R32)
Discos dianteiros 334mm x 32mm ventilados (bi-partidos), pinças de 2 pistões (32mm/42mm).
Discos traseiros 256mm x 22mm ventilados, pinças Lucas 38mm de 1 pistão.
VW Golf GTI 25 Jahre 1.8L Turbo 20v 180 cv | VW Golf 2.8L VR6 4Motion 204 cv | VW Golf 2.3L VR5 170 cv |
Discos dianteiros 312mm x 25mm ventilados, pinças ATE 54mm de 1 pistão.
Discos traseiros 256mm x 22mm ventilados, pinças Lucas 38mm de 1 pistão.
VW Golf GTI 1.8L Turbo 20v 150 cv | VW Golf 1.9L TDI PD 130/150 cv | VW Golf 2.3L VR5 150 cv |
Discos dianteiros 288mm x 25mm ventilados, pinças ATE 54mm de 1 pistão.
Discos traseiros 232mm x 9mm, não ventilados.
VW Golf 2.0L 8v 115 cv | VW Golf 1.8L 20v 125 cv | VW Golf 1.9L TDI 115/110/100/90 cv |
Discos dianteiros 280mm x 22mm ventilados, pinças FS III de 1 pistão.
Discos traseiros 232 x 9mm, não ventilados.
VW Golf 1.4L 16V 75 cv | VW Golf 1.6L 16v 105 cv | VW Golf 1.6L 8v 100 cv | VW Golf 1.9L SDI 68 cv |
Discos dianteiros 256 x 22mm ventilados, pinças FS III de 1 pistão.
Discos traseiros 232mm x 9mm, não ventilados.
Informações sobre discos de travão.
Não ventilados vs Ventilados.
Os discos ventilados são ocos com palhetas no seu interior. Isto aumenta a área da superfície do disco, e permite que o ar arrefeça o disco de forma mais eficaz. Um disco ventilado de 5 Kg vai arrefecer mais rapidamente do que um disco não ventilado de 5 Kg. Em muitos casos, um disco ventilado pode pesar menos do que um disco não ventilado, e ainda, garantir uma travagem mais eficaz, somente por causa do arrefecimento. Mas para onde vai o ar nos discos não ventilados e ventilados?
Nos discos não ventilados, todo o ar desloca-se na superfície do disco – a mesma superfície das pastilhas.
Nos discos ventilados, uma quantidade considerável do ar desloca-se no interior. Como os discos giram rapidamente, isso cria um vácuo e o ar é sugado para o centro do disco e forçado a sair novamente. O ar percorre o padrão das palhetas internas.
Discos Perfurados.
Uma confusão comum é a de que o propósito dos discos perfurados é arrefecimento. Isto não é verdade. O verdadeiro propósito é reduzir o peso.
Os furos permitem a saída da poeira e gases libertados pelas pastilhas, mas com as pastilhas modernas, normalmente isto não é um problema. Escolher discos perfurados para esse propósito não faz sentido. Geralmente, os discos perfurados desgastam as pastilhas mais rapidamente, e como resultado, produzem mais pó. Os discos perfurados têm de ser substituídos mais frequentemente do que os discos normais, e tendem a desenvolver rachadelas/fissuras durante o seu ciclo de vida útil.
Discos Ranhurados.
Os discos ranhurados mantêm limpa a superfície das pastilhas, permitindo que certos gases sejam libertados do disco, o que melhora o desempenho. No entanto, não são necessárias muitas ranhuras, apenas 6…mais do que isso é apenas para a estética.
Em condução normal eles proporcionam um melhoramento mínimo no primeiro pisar do pedal. Os discos ranhurados são óptimos para dispersar água e lama da superfície do disco. Apesar disso, os discos ranhurados aceleram o desgaste da pastilha e produzem mais pó, tal como os perfurados. Eles também acrescentam ruído e vibração ao sistema.
Este tipo de discos são apenas aconselháveis para quem praticar uma condução “rallye”.
Discos bi-partidos.
Os discos bi-partidos têm diversas vantagens: peso reduzido, manter a maioria da capacidade de aquecimento, e melhor arrefecimento ao terem uma secção central mais aberta. Apesar disso, o seu custo é elevado e são uma má escolha para viaturas normais. Para viaturas de competição, são excelentes!
Discos lisos.
Os discos lisos são a melhor escolha para a maioria das aplicações.
Tubos de Malha de Aço.
Os tubos de malha de aço não dilatam, por isso, reduzem o curso do pedal e aumentam a força aplicada pelas pinças.
Óleo de travões.
Se pretendem melhorar o poder de travagem de uma forma económica, utilizem um óleo de travões de qualidade e sangrem o sistema de travagem. Notarão uma diferença considerável!
Se o óleo já tiver poucas propriedades, tiver absorvido ar e água, e já não esteja tão bom como deveria, então o pedal irá ficar esponjoso. Para solucionar isto, sangrem o sistema de travagem e utilizem um óleo de travões de qualidade.
Pastilhas de travão.
Existem imensas marcas de pastilhas de travão no mercado, EBC, Mintex, Tarox, Pagid, Brembo, etc.
Elas têm apenas uma qualidade superior e, dependendo da escolha, irão oferecer um poder de travagem melhor/menos pó, etc. Existem também diferentes níveis de “agressividade”, por exemplo na gama da EBC:
EBC Blackstuff – Uso comum.
EBC Greenstuff – Uso comum rodoviário, mas melhores face às anteriores.
EBC Redstuff – Uso comum rodoviário, mas aconselháveis para viaturas que circulam bastante tempo em velocidades elevadas, necessitando de reduzir a velocidade com frequência e num curto espaço.
EBC Yellowstuff – Uso em pista (track-days, por exemplo).
EBC Bluestuff – Competição.
Se escolherem EBC Bluestuff, preparem-se para mais pó libertado, vibrações, rápido desgaste das pastilhas, e desconforto no interior da viatura. Não aconselháveis para condução normal.
Pastilhas de travão de desempenho e qualidade superior irão fazer diferença no poder de travagem, e não são muito mais caras do que as de série.
GRANDE nem sempre quer dizer MELHOR.
Colocar sistemas de travagem maiores nem sempre é uma boa ideia.
Para viaturas com potência aumentada, o upgrade mais usual é o sistema de travagem dianteiro com discos de travão de 312mm, porque é de fácil aplicação e apenas requer discos e pinças (excepto SDI, TDI 90 cv, 100 cv, 110 cv, 115 cv, 2.0 8v, 1.6 8v, 1.6 16v, 1.4 16v).
Ao colocarmos um sistema de travagem com discos de 312mm num 1.4L, por exemplo, juntamente com jantes de maior dimensão, iremos acrescentar imenso peso, o motor irá ser colocado sobre mais esforço, reduzindo a aceleração da viatura. Discos grandes, contrariamente à crença comum, não fazem tanto como se pensa, em termos de redução da distância de paragem. A principal vantagem é aquecerem menos, arrefecerem mais rapidamente, e consequentemente parar a viatura com maior eficácia, uma vez que a travagem não fica enfraquecida.
A melhor alteração para viaturas com motores de baixa potência é: pastilhas de travão e óleo de travões de melhor desempenho.
Combinações de sistemas de travagem e jantes.
No mercado existem jantes com diferentes diâmetros, larguras e ET, portanto algumas poderão não combinar com o sistema de travagem pretendido. Aqui ficam os diâmetros mínimos de jantes, compatíveis com os diversos tamanhos dos discos de travão:
Frente
334mm (mínimo 17 polegadas).
312mm (mínimo 16 polegadas).
288mm (mínimo 15 polegadas).
280mm (mínimo 15 polegadas).
Traseira
256 mm (mínimo16 polegadas).
Espero que esta informação seja útil para quem tem um VW Golf MK4 e pretende fazer um upgrade ao seu sistema de travagem.
Se acharem que o post merece ser fixo, provavelmente os proprietários de VW Golf MK4 agradecem.
Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
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Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Última edição por VW Liebhaber em 16 nov 2015, 23:00, editado 3 vezes no total.
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Excelente informacao. So uma questao, para quem quer fazer um upgrade de:
VW Golf 1.4L 16V 75 cv | VW Golf 1.6L 16v 105 cv | VW Golf 1.6L 8v 100 cv | VW Golf 1.9L SDI 68 cv |
Discos dianteiros 256 x 22mm ventilados, pinças FS III de 1 pistão.
Discos traseiros 232mm x 9mm, não ventilados.
para
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Discos dianteiros 312mm x 25mm ventilados, pinças ATE 54mm de 1 pistão.
Discos traseiros 256mm x 22mm ventilados, pinças Lucas 38mm de 1 pistão.
Necessita de mangas de eixo, os discos 312mm e as pincas dos discos 288mm. Correto?
Ja agora para o upgrade atras é so necessario comprar discos maiores ou tambem é necessario comprar as pincas?
Grande topico, um abraco
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Necessita de mangas de eixo, os discos 312mm e as pincas dos discos 288mm. Correto?
Ja agora para o upgrade atras é so necessario comprar discos maiores ou tambem é necessario comprar as pincas?
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Bom trabalho!!!
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
txxiiii vou ter de comprar uma jante suplente maior
bom trabalho VW Liebhaber
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antes estava indeciso, agora não sei
projecto viewtopic.php?f=20&t=60929
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Já te tínhamos avisado... Se tens um furo, sé que vai ser lindo...joao_silva Escreveu:txxiiii vou ter de comprar uma jante suplente maior
bom trabalho VW Liebhaber
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
não, precisas alem dos discos 312mm, as pinças com o apoio para suportar os discos 312mm. sem os ditos apoios so podes usar os discos 288 mm, isto se as pinças vierem com os apoios "normais"dani_tdi Escreveu:
Necessita de mangas de eixo, os discos 312mm e as pincas dos discos 288mm. Correto?
Ja agora para o upgrade atras é so necessario comprar discos maiores ou tambem é necessario comprar as pincas?
Grande topico, um abraco
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amgraphics escreveu:
nao sendo o formato k mais gosto, até a acho muito engraçada
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nao sendo o formato k mais gosto, até a acho muito engraçada
- |Guilherme|
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Melhores discos para uso comum - Lisos . Isso é sem dúvida mas há malta que insiste que não. E contra mim falo, tenho ranhurados mas foi porque me era uma oportunidade que valia a pena, e não travam melhor antes pelo contrario. E cuidado com as EBC, a frio tem de se travar umas quantas vezes até começarem a travar bem...
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Se não me falha a memoria, o user digas atd já cá colocou essa info.
Há aí algumas coisas que não concordo muito e falta também ai informação importante, como, se nada serve ter os melhores travões do mundo se não se tiver depois pneus e suspensão a acompanhar assim como a bomba principal, e há uma enorme gama de produtos além da ebc, sendo até bastante superiores á ebc, é possivel ter-se um sistema pequeno com performance estupidamente superior a um sistema grande(1 pistão vs 1 pistão), falo mesmo do meu caso, os meu setup 280mm encosta ao canto uns 312mm convencionais, o que não tenho em tamanho tenho ganho poder de atrito e em resistência á temperatura e fiquei com a vantagem de ter um sistema super leve e relativamente economico, para meter um sistema de 312mm equivalente ao meu(desempenho e peso) teria de gastar uma pequena fortuna.
As marcas optam por aumentar o diâmetro dos sistemas de travagem pois é uma forma mais barata e rápida de melhorar a performance, mas quem não quiser aumentar diâmetro há formas de melhorar substancialmente o conjunto original
Hipoteticamente se conseguir-mos um sistema que funcione bem a altas temperaturas(pastilhes que agarrem, evitem passagem de calor e oleo que não ferva) ou que não as atinja sequer, temos sempre muito poder de travagem, basta ver o exemplo de alguns fabricantes sem ser o grupo vw que conseguem com sistemas pequenos muito melhor desempenho que sistemas grandes utilizando refrigeração forçada e melhorada, bombas potentes e pastilhas de melhor qualidade que a vw, basta ver um simples bmw.
Há aí algumas coisas que não concordo muito e falta também ai informação importante, como, se nada serve ter os melhores travões do mundo se não se tiver depois pneus e suspensão a acompanhar assim como a bomba principal, e há uma enorme gama de produtos além da ebc, sendo até bastante superiores á ebc, é possivel ter-se um sistema pequeno com performance estupidamente superior a um sistema grande(1 pistão vs 1 pistão), falo mesmo do meu caso, os meu setup 280mm encosta ao canto uns 312mm convencionais, o que não tenho em tamanho tenho ganho poder de atrito e em resistência á temperatura e fiquei com a vantagem de ter um sistema super leve e relativamente economico, para meter um sistema de 312mm equivalente ao meu(desempenho e peso) teria de gastar uma pequena fortuna.
As marcas optam por aumentar o diâmetro dos sistemas de travagem pois é uma forma mais barata e rápida de melhorar a performance, mas quem não quiser aumentar diâmetro há formas de melhorar substancialmente o conjunto original
Hipoteticamente se conseguir-mos um sistema que funcione bem a altas temperaturas(pastilhes que agarrem, evitem passagem de calor e oleo que não ferva) ou que não as atinja sequer, temos sempre muito poder de travagem, basta ver o exemplo de alguns fabricantes sem ser o grupo vw que conseguem com sistemas pequenos muito melhor desempenho que sistemas grandes utilizando refrigeração forçada e melhorada, bombas potentes e pastilhas de melhor qualidade que a vw, basta ver um simples bmw.
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Boas, Mário.Mario_Marques Escreveu:Se não me falha a memoria, o user digas atd já cá colocou essa info.
Há aí algumas coisas que não concordo muito e falta também ai informação importante
Sim, é bem capaz de faltarem informações, por isso quem tiver mais informações importantes, basta colocarem, que eu adiciono-a ao primeiro "post".
Observação:
Pessoal, convém não fazermos deste tópico um debate, mas sim, utilizarmos as respostas ao tópico para colocar apenas informações adicionais. Assim ficamos todos a ganhar, porque a informação fica toda junta e com poucas páginas, evitando que ela fique dispersa no meio dos debates sobre, por exemplo, marcas de pastilhas/discos.
Coloquei aí a referência à EBC, porque era o que já estava no tópico original estrangeiro, mas nunca tive sequer pastilhas dessa marca!
Abraço!
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Melhoria drástica em relação á fadiga:
Isto e umas pastilhas de boa qualidade, tubagens á maneira, bomba dos modelos esp de 23,8mm(em bom estado!), óleo á maneira, pneus bons, suspensão á maneira, em 280mm supera os 312mm na sua versão Stock com peso e custos de manutenção reduzidos, os protectores dos discos ainda podem ser acompanhados, além das guias, de ar forçado canalizado vindo directamente da frente do carro,
pode não parecer, mas isto associado ao resto faz realmente milagres em sistemas pequenos, em sistemas grandes a não ser que o carro seja muito pesado e de tracção as 4, utilizado de uma forma que nunca ninguém vai utilizar no dia-dia não faz grande coisa.
Os 288 e 312mm com a bomba de travagem antiga(sem esp) não ficam grande pistola quando comparados ao que fazem com bomba "moderna"
Eliminando a fadiga da equação temos sempre um elevado poder de travagem e tira-se partido do material.
Utilizo isso já á uns largos anos no meu carro, não conheço ninguém até hoje que tenha rolado com a mesma potencia que tive com um sistema tão pequeno.heheheeheh Em 270mil km's nunca tive um empeno, consigo melhor travagem que a que tinha nos meus 312mm oem, os discos custam-me menos de metade do preço, tenho um conjunto de roda leve, posso rolar com as jantes de 15" de inverno.
Utilizo essa ventilação em praticamente todos os meus carros e motas e os ganhos são drásticos quando com boas pastilhas(no caso de algumas motas antigas calços e tambores), mais uma vez, com pastilhas normais não se vai notar ganhos aqui também pois nem sequer vão aquecer muito.
As pinças de travão também podem ser ventiladas evitando o oleo de aquecer(assim como há carros com jantes desenhadas para forçar ar nas pinças e discos, há inumeras coisas feitas pelos fabricantes, o velhinho mk2 gti 16s usava como acessorio um sistema semelhante ao que meti nas fotos), há mesmo que vá mais longe ao ponto de furar os pistons das pinças em provas em que se tem de usar os travões de fabrica da viatura para dissipar calor
Isto e umas pastilhas de boa qualidade, tubagens á maneira, bomba dos modelos esp de 23,8mm(em bom estado!), óleo á maneira, pneus bons, suspensão á maneira, em 280mm supera os 312mm na sua versão Stock com peso e custos de manutenção reduzidos, os protectores dos discos ainda podem ser acompanhados, além das guias, de ar forçado canalizado vindo directamente da frente do carro,
pode não parecer, mas isto associado ao resto faz realmente milagres em sistemas pequenos, em sistemas grandes a não ser que o carro seja muito pesado e de tracção as 4, utilizado de uma forma que nunca ninguém vai utilizar no dia-dia não faz grande coisa.
Os 288 e 312mm com a bomba de travagem antiga(sem esp) não ficam grande pistola quando comparados ao que fazem com bomba "moderna"
Eliminando a fadiga da equação temos sempre um elevado poder de travagem e tira-se partido do material.
Utilizo isso já á uns largos anos no meu carro, não conheço ninguém até hoje que tenha rolado com a mesma potencia que tive com um sistema tão pequeno.heheheeheh Em 270mil km's nunca tive um empeno, consigo melhor travagem que a que tinha nos meus 312mm oem, os discos custam-me menos de metade do preço, tenho um conjunto de roda leve, posso rolar com as jantes de 15" de inverno.
Utilizo essa ventilação em praticamente todos os meus carros e motas e os ganhos são drásticos quando com boas pastilhas(no caso de algumas motas antigas calços e tambores), mais uma vez, com pastilhas normais não se vai notar ganhos aqui também pois nem sequer vão aquecer muito.
As pinças de travão também podem ser ventiladas evitando o oleo de aquecer(assim como há carros com jantes desenhadas para forçar ar nas pinças e discos, há inumeras coisas feitas pelos fabricantes, o velhinho mk2 gti 16s usava como acessorio um sistema semelhante ao que meti nas fotos), há mesmo que vá mais longe ao ponto de furar os pistons das pinças em provas em que se tem de usar os travões de fabrica da viatura para dissipar calor
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Alguém sabe se as mangas de eixo do Golf 4 2.3 v5 dão para um golf 4 tdi110 ?
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Excelente post Mário!
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Já tinha reparado que existem viaturas comuns, que de série trazem jantes que aos olhos comuns são apenas mais umas jantes com design moderno, mas observando-as de perto, esse design permite forçar o ar para a travagem.Mario_Marques Escreveu:(assim como há carros com jantes desenhadas para forçar ar nas pinças e discos,
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
Alguém sabe se as mangas de eixo do Golf 4 2.3 v5 dão para aplicar diretamente num golf 4 tdi 110 ?
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Re: Tópico sobre travagem VW Golf MK4 - Upgrade/Tamanhos/Infos.
No meu caso nao e um golf iv, mas tenho uma Passat 3bg TDI 130, a frente os meus discos são de 288mm, para passar pra 312mm o que teria que mudar?? Queria mais performance de travagem, e melhorar o look tenho rodas muito grandes os discos parecem muito pequenos..
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