aquecimento golf IV

Responder
bento4
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 jun 2014, 20:19
Veículos: Golf IV TDI

aquecimento golf IV

Mensagem por bento4 »

boa tarde a todos
queria pedir a vossa ajuda
tenho um golf IV TDI 110 de 2001
o carro aquece muito , basta carregar no pedal um pouco mais , ou ate mesmo devagar numa subida para aquecer muito.
eu achava que era a bomba de agua gripada , tirei o tubo que sai do motor e vai para o radiador e reparo que a agua mal corre , sai um fio de agua muito pequeno , mesmo carregando no pedal do acelerador .
a agua que esta no vaso de suspensão baixa lentamente , da a impressão que esta ali algo entupido !!!!
isto pode ser do termóstato ou da bamba de agua?
o que noto também e que fica um pressão brutal nos tubos , ja nao vaso de suspensão entao ai fica uma pressão surreal !!
da mesmo a ideia que esta algo a prender a agua, mesmo com os tubos fora a agua do vaso de suspensão sai muitoooooooo lentamente , quase não se nota a sair

em relação a outra coisa , temos nos nossos carros um reservatório de vacuum em forma de bola, descobri que o tubo que sai de la esta roto .
se por acaso este tubo tiver roto isso vai dar alguma falha de potência ou não tem nada a ver ?
alguém me pode ajudar PFF
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por Silver_Ajm »

Se o carro te anda a aquecer deves ver o que se passa o mais rápido possível, pois quanto mais tempo deixas andar normalmente maior é o desgaste na carteira. Verifica todo o sistema de refrigeração, se por ventura o liquido de refrigeração estiver barrento, começa por mandar limpar radiador e o circuito todo, aproveita e troca o termostato que pode estar bloqueado fechado.
Fugas de vácuo salvo erro podem originar falhas de potência sim. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
bento4
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 jun 2014, 20:19
Veículos: Golf IV TDI

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por bento4 »

Silver_Ajm Escreveu:Se o carro te anda a aquecer deves ver o que se passa o mais rápido possível, pois quanto mais tempo deixas andar normalmente maior é o desgaste na carteira. Verifica todo o sistema de refrigeração, se por ventura o liquido de refrigeração estiver barrento, começa por mandar limpar radiador e o circuito todo, aproveita e troca o termostato que pode estar bloqueado fechado.
Fugas de vácuo salvo erro podem originar falhas de potência sim. :wink:
muito obrigado pela resposta ;)
a minha ideia é mesmo o termostato estar bloqueado , porque mesmo que a bomba estivesse gripada circulava alguma agua e os tubos nao ficavam com esta pressão gigante!!
LuisVaz
Amateur
Amateur
Mensagens: 285
Registado: 01 fev 2012, 21:45
Veículos: seat leon tdi (asz) 2004, vw corrado g60 (pg) 1990

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por LuisVaz »

Vê a tampa do vaso...Exprimenta com outra tampa a ser se tambem acontece esse sintoma
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por Silver_Ajm »

bento4 Escreveu:
Silver_Ajm Escreveu:Se o carro te anda a aquecer deves ver o que se passa o mais rápido possível, pois quanto mais tempo deixas andar normalmente maior é o desgaste na carteira. Verifica todo o sistema de refrigeração, se por ventura o liquido de refrigeração estiver barrento, começa por mandar limpar radiador e o circuito todo, aproveita e troca o termostato que pode estar bloqueado fechado.
Fugas de vácuo salvo erro podem originar falhas de potência sim. :wink:
muito obrigado pela resposta ;)
a minha ideia é mesmo o termostato estar bloqueado , porque mesmo que a bomba estivesse gripada circulava alguma agua e os tubos nao ficavam com esta pressão gigante!!
A pressão gigante pode ser passagem de compressão para o sistema de refrigeração, ou seja, junta da colaça que já era. De qualquer das formas, verifica antes de mais o sistema de refrigeração todo e verifica o estado do termostato.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por Mario_Marques »

Não te quero disiludir até porque isso pode ser muita coisa, mas se o caso for muito grave, apostaria no bloco rachado, esses carros quando as coisas estão crónicas normalmente é fissuras no bloco que a quente gera passagem.
Devias antes de andar a enterrar dinheiro com trocas de peças á sorte, fazer teste químico ao motor, o termostato dá para testar sem substituir e normalmente esses termos quando avariam, avariam sempre abertos(os antigos de mercúrio é que avariavam trancados e isso foi mudado já á anos...).
Antes de reparar devem examinar o bloco com cuidado, o que normalmente todas as oficinas fazem é reparar colaça e o resto não verificam(também porque não é nada fácil).
Como está o teu liquido de refrigeração? é que se estivesse mau, não era de estranhar nada que tenhas o radiador todo entupido.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
bento4
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 jun 2014, 20:19
Veículos: Golf IV TDI

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por bento4 »

muito obrigado pelas respostas
sim podem ter razão o problema ser bem mais grave do que parece !
mas a agua nao devia circular mesmo com o bloco partido etc etc ?
olhando de frente para o motor do lado direto do bloco sai uns tubos que leva a agua para o radiador , eu tiro esse tubo como ja tirei algumas vezes , e a agua sai muito muito lentamente.
mesmo com problemas no motor não devia sair dali agua como dantes?
algo esta a bloquear a agua antes de chegar ao radiador .
nao pode ser a bomba de agua gripada ?
Joao Rua
Amateur
Amateur
Mensagens: 328
Registado: 03 mai 2013, 10:25
Veículos: vw Golf 1.9 tdi 110 cv

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por Joao Rua »

Olá boa tarde bento! A distribuiçao do teu golf foi mudada a quanto tempo?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por Mario_Marques »

Se tiveres ar a água não circula pois a bomba não consegue comprimir gaz, sempre que se tira tubos deve-se sangrar senão há risco de danificar o motor pois o ar não arrefece, isso pode ser muita coisa e o melhor é sempre procurares ajuda com um mecânico especializado, e quanto mais cedo melhor pois problemas de refrigeração ou lubrificação, se se deixar andar acabam sempre muito mal e acredita que dificilmente vais resolver isso num forum pois posso dizer-te que conheço esses motores de trás para a frente, trabalho com a componente técnica vw e modestia á parte sou dos melhores na minha area e mesmo assim não faço ideia o que poderá ser pelo facto de isso poder ser várias coisas e isso só se sabe mesmo vendo e mesmo a ver e saber muito bem nem sempre é fácil, logo, das duas uma, ou te arriscas a tentar descobrir com dicas e habilitas-te a dar cabo do motor, ou vais logo a uma oficina e resolves isso que é a melhor opção apesar de se ter de investir, coisa que ninguém quer, as vezes o problema nem é só uma coisa, mas sim várias, se tiveres ferrugem no vaso, assim de repente lembro-me logo de umas quantas, desde radiador entupido, tubo de retorno entupido, falange de lado com fuga, bomba de água com turbina descravada, tu por exemplo para veres a bomba de água tens de sacar a distribuição fora.
Fazendo o teste químico é barato e ficas logo a saber se o cenário é realmente mau ou não, se der negativo ao menos sabes logo que á partida não tens problemas de juntas, bloco ou cabeça, que é outra coisa, agora não deves é perder tempo e sobretudo não adicionar água senão vais corroer o motor todo por dentro e entupir radiadores e tubos com ferrugem, ou seja, mais despesa...
A verdade é que quando se vem cá espera-se
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
bento4
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 jun 2014, 20:19
Veículos: Golf IV TDI

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por bento4 »

Muito obrigado desde já por toda a ajuda que tenho recebido .
nao ha duvida alguma que o carro tem ali uns problemas graves ou menos graves .
tudo isto começou depois de eu colocar o carro num mecânico amigo de um colega meu , estava meio a nora de onde iria meter o carro para fazer algo simples , como trocar a correia , bomba de agua, e tuchas.
desde ai o carro nunca mais foi o mesmo .
nunca tinha tido qualquer problema com o meu GOLF
veio de lá a deitar um fumo brutal negro, de tal maneira que ficava um risco na estrada quando carregava a fundo no pedal, o carro nao dava mais que 120 a rasca, veio cheio de óleo no vaso de suspensão, EGR a babar óleo por todo o lado, descobri que tiraram uns fusíveis etc etc.
levei uma boca total mas não se ficaram a rir muito !!!!
provavelmente nao trocou a bomba de agua e andou a trocar umas coisas, isto pq tinha la um golf de motor aberto !
esta historia esta mais que confirmada
o carro quando foi a maquina estava totalmente fora do ponto o homem ate se passou!
bem agora estou com este problema do aquecimento a agua não corre, provavelmente a bomba esta gripada !
nao ha nada a impedir a passagem de agua , todo o sistema esta limpo.
com os aquecimentos dei o fim a junta ou entao a cabeça do motor
nem ar quente tenho no carro , os tubos ficam com alta pressão , não sei se é por a agua ferver e essa mesma fervura dar ali toda aquela pressão .
nao posso meter anticongelante por se não já tinha gasto umas centenas de euros nesse liquido .
o carro vai para o mecânico , mas alguém tem ideia do valor se for a cabeça ??
esse texte químico onde se arranja?
para tirar o ar do sistema basta abrir o radiador onde tem aquele "parafuso" manual em plástico na parte inferior ?
cumprimentos a todos e muitoooo obrigado
Marco Pinto
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 20 nov 2014, 15:07
Veículos: VW Golf I Cabrio - VW Golf II GL Special - VW Golf IV 1.9TDI 115cv

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por Marco Pinto »

Boas, já lá vai algum tempo mas conseguiste resolver o teu problema? Sempre fizeste o teste químico?

Obrigado!
Jorgenuno
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 28 jul 2020, 00:02

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por Jorgenuno »

bento4 Escreveu: 08 mai 2015, 14:05 muito obrigado pelas respostas
sim podem ter razão o problema ser bem mais grave do que parece !
mas a agua nao devia circular mesmo com o bloco partido etc etc ?
olhando de frente para o motor do lado direto do bloco sai uns tubos que leva a agua para o radiador , eu tiro esse tubo como ja tirei algumas vezes , e a agua sai muito muito lentamente.
mesmo com problemas no motor não devia sair dali agua como dantes?
algo esta a bloquear a agua antes de chegar ao radiador .
nao pode ser a bomba de agua gripada ?
Podias dizer, SFF, se conseguiste resolver o problema e o que era? Obrigado
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: aquecimento golf IV

Mensagem por SuperGolf »

A ultima vez que o user postou foi em 2016....
Responder