Válvula Egr

Responder
Silki
Rookie
Rookie
Mensagens: 108
Registado: 01 mai 2005, 17:21

Re: Válvula Egr

Mensagem por Silki »

Mas que entrada.
A todo o gaz, sem EGR nem catalisador.
E que se lixe o ambiente! Bem visto não serve para nada. Fora também com ele!!!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula Egr

Mensagem por Mario_Marques »

Parece que temos génio-mecânico-engenheiro nos tempos livres, falhou foi umas quantas aulas do curso, especialmente a aula que explica que fenómenos ocorrem além da redução do NOx especialmente o fenómeno da redução de temperatura dos cilindros e as outras inúmeras vantagens do sistema, obviamente tem as suas desvantagens, mas as suas vantagens superam largamente as suas desvantagens que podem ser eliminadas com simples manutenção.
Um carro direito funciona melhor com egr, obviamente que se tiver-mos a falar de carros todos rotos, todos rebentados é possível que muita coisa não funcione já muito bem, no entanto, numa coisa tenho de concordar, como já disse antes, quem for baldas com a manutenção, mais vale realmente desactiva-la, mas também quem for baldas se não tiver problemas num lado é possível que os tenha em outro.
Última edição por Mario_Marques em 17 jul 2015, 11:48, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Válvula Egr

Mensagem por |Guilherme| »

Falhei aulas? Acreditem que não falo de cor, nem me deixo levar pela conversa do 'Se lá está é porque tem que estar' e 'Se os Eng. da marca o fizeram é porque é para ser assim'. Quem estiver por dentro da mecânica, sabe que há muita coisa que é feita para não durar, para terem de voltar às marcas a reparar. Há listas intermináveis que podia deixar por aqui...portanto essa não serve!
Que dá cabo do ambiente? Sim sr, estamos de acordo, mas para isso mais vale não andar de carro. Faço muito mas mesmo muito pelo ambiente, agora no que toca a dar saúde ao carro, não me poupo.

Silki, que sabes sobre o catalisador? sabes ao menos para que serve? Sabes que te aumenta a temperatura do Turbo e que lhe tira anos de vida?

É que a única coisa em que realmente estamos de acordo e que dou a mão à palmatória é com o degradar do ambiente, porque de resto...façam como entenderem, o carro é vosso. Nos meus e no de todos os que me rodeiam, saltam fora e só têm maravilhas a dizer :)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula Egr

Mensagem por Mario_Marques »

Eu também uso diariamente um computador seja no meu trabalho ou em lazer e no entanto não faço ideia como funciona a transferência e calculo de dados nos processadores, memorias, placas, teclados, etc, o certo é que as imagens me aparecem no ecrã.
Se dizes que não tem qualquer beneficio, não sabes realmente tudo o que ela faz, pois ela tem eventualmente benefícios importantes além do ambiente, fenómenos esses que até são facilmente registáveis por qualquer marreta que tenha um vag-com na mão e o ligue ao pc e registe valores, fora os valores que o vag-com não vai registar pois o carro não tem sonda de egt, cht, etc, há também uma grande contorvérsia entre os sistemas de egr antigos contra aqueles que estamos aqui a falar, a tecnologia que se usava em 1980-1990 e a dos "nossos" dias em que o turbo e a gestão do motor está bastante optimizada para tirar rentabilidade do sistema
Os sistemas muito antigos de egr, pioravam consumos, cravavam o motor de lixo, pioravam performance, os dos nossos carros são na realidade eficientes, nos carros a gasolina em especial, a egr aumenta drasticamente a durabilidade de algumas peças.
A egr funciona por queda de temperatura e pressão nos cilindros, baixa a temperatura da queima, baixa cht, egt, baixa consumos, baixa desgaste.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Válvula Egr

Mensagem por |Guilherme| »

Certo, falo dos nossos motores do aço, esses são os que conheço bem Vag, e nesses tenho provas dadas que não há problemas nenhuns a registar com a eliminação da Egr.

O contrário já encontras. Quis apenas partilhar outro ponto de vista, acho que cada um deve pensar pela sua cabeça sem se deixar levar por teorias de terror.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Válvula Egr

Mensagem por Mario_Marques »

Guilherme há um problema, perdes os benefícios dela que obviamente quem os desconhecer não os irá de forma nenhuma valorizar pois não sê vêm(o aumento do consumo dá para detectar assim como o aumento ligeiro do pico de turbo, as temperaturas só com sondas se poderia detectar), não se cheiram e não se sentem, a única maneira de os detectar seria andar a fazer medições e registos, coisa que ninguém no seu perfeito juizo irá certamente perder tempo a fazer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joao_silva
Master
Master
Mensagens: 7402
Registado: 16 nov 2010, 16:38
Veículos: vw golf MK4 96 kw/ Skoda Octavia 1XX Kw
Localização: arredores de Coimbra

Re: Válvula Egr

Mensagem por joao_silva »

possa estou comovido :D da-lhe Gui :mrgreen:
antes estava indeciso, agora não sei

projecto viewtopic.php?f=20&t=60929

Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587

Imagem
Silki
Rookie
Rookie
Mensagens: 108
Registado: 01 mai 2005, 17:21

Re: Válvula Egr

Mensagem por Silki »

Sim, sei o que é e para que serve o catalisador.
Não pretendo por em causa os seus conhecimentos técnicos, nem se eles são tão sólidos
que lhe permitam apelidar de "burros" quem com as sua conclusões não concordar.
Apenas quis evidenciar o seu aparente desprezo pelo mio ambiente.
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Válvula Egr

Mensagem por |Guilherme| »

Nesse aspecto, sou o primeiro a dar-te razão. Faço tudo o que posso para não contribuir para a destruição da natureza mas nos carros, sem entrar em exageros, faço o possível para lhes dar o máximo de saúde e sim peco em termos ambientais.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Válvula Egr

Mensagem por Silver_Ajm »

Ainda à uns dois meses gastei cerca de 146€ numa EGR novinha em folha e não me arrependo, acredito que quem projetou o motor a colocou lá por algum motivo, o meu carro está super d`orige. :D Na altura da montagem estive a olhar para dentro do coletor de admissão e não tem grande carvão lá dentro, pelo menos na parte visível e o carro conta com 242000 kms. :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Válvula Egr

Mensagem por |Guilherme| »

Lá está, esse é o argumento de quem não está por dentro da industria automóvel. Acredita que há muita coisa projectada que não resulta.
O Mário já mostrou o seu ponto de vista que considero válido, mas esse do 'se lá está é porque deve estar' = ERRADO. Há imensas coisas projectadas por eng que no final não resultam.

A EGR em particular tem como principal objectivo a redução de emissão de gases que as marcas são obrigadas a respeitar, terá eventualmente alguns parametros que o Mário referiu e que respeito mas que eu nunca senti.

Para quem não sabe, quando vão a fundo ou com o pedal a meio a valvula quase nem funciona, só funciona ao relanti.

Caso recente com que me deparei que também se insere nessa verdade do 'se lá está é porque tem que estar': Opel Vectra 1.9 cdti 150 cv - Borboletas do colector de admissão MAIOR ANORMALIDADE FEITA. Cria fugas, tira rendimento, aumenta o consumo e parte a régua do colector. Resultado? Colector novo 700€ no minimo.
O que é que o pessoal que anda por dentro faz? Salta fora, em conjunto com a EGR, já tive esse motor, já o fiz e foi o melhor que fiz. Conheço imensos que fizeram e só dizem maravilhas.

Portanto, há muita coisa projectada que não faz grande sentido...convém questionar algumas coisas de vez em quando sem se agarrarem a essas verdades feitas.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Válvula Egr

Mensagem por Silver_Ajm »

|Guilherme| Escreveu:Lá está, esse é o argumento de quem não está por dentro da industria automóvel.
Errado! É o argumento de quem quer ter o carro de origem, sem qualquer tipo de alteração e gosta de preservar o meio ambiente. :wink: Até mesmo tu estando por dentro do ramo automóvel desconhecias que a EGR nos Vags e eventualmente nas outras marcas não serve só para reduzir um pouco os gases de escape... As peças são sempre projetadas com um fundamento, a questão não é resultar que elas enquanto estão funcionais resultam, podem é não ser fiáveis ao ponto de avariarem com alguma regularidade, o que em parte até se deve muitas vezes à falta de manutenção do utilizador da viatura. Neste caso em particular, a EGR, dei um exemplo em concreto, o meu carro com 242000 kms e 14 anos vai na segunda EGR a outra começou a babar pelos respiros laterais. Quando a mudei, não vi que o coletor de admissão estivesse entupido e que eu saiba nunca levou nenhuma intervenção nesse sentido, se calhar se tivesse levado ainda duraria mais. Se esta EGR que meti durar mais 14 anos fico super feliz. :mrgreen:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Válvula Egr

Mensagem por |Guilherme| »

São opiniões :) Concordo que devas ficar muito feliz pela tua EGR ter durado tanto tempo. Conheço muito boa gente que sempre tratou bem dos carros e fez a manutenção a horas e a EGR entregou a alma ao criador bem antes disso...claro com principios e ameaços pelo meio com os conhecidos safemodes.

Mas ainda bem que existem casos diferentes :D o que interessa são as máquinas andarem rijas como aço!
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Válvula Egr

Mensagem por Silver_Ajm »

Os safes também podem ter outra razão de acontecer que não a do coletor entupido, mas felizmente já vou no segundo TDI, há cá outro em casa e não sei que isso é. :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
golfm
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 07 jan 2007, 01:49
Localização: lx

Re: Válvula Egr

Mensagem por golfm »

ola pessoal... apos pesquisa de egr novas verifiquei que nos EBAY'S aparece muitos anúncios de egr marca Whaler e dizem que são originais .
a minha duvida é se são mesmo originais iguais as que a vw vende ?
exemplo: http://www.ebay.com/itm/ORIGINAL-WAHLER ... de&vxp=mtr
vw golf iv 110 " 25 anos "
Responder