Válvula Egr

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sardo93
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Re: Válvula Egr

Mensagem por sardo93 »

LiMIANO_89 Escreveu:
sardo93 Escreveu:
MAs o meu é um carro a gasolina, e o motor parece-me igualzinho
So comentei o meu caso
lol como no primeiro topico li golf 4 110 mas agora é que vi que nao foste tu o autor

sendo a gasolina entao nao sei ... pode ser entao que te safes pelo que postaste

Vou tentar faze-lo e se conseguir posto fotos do estado da mesma

Cumps :P
http://i.ebayimg.com/t/low-n-slow-VW-go ... ysE5SbCM-/$(KGrHqEOKo4FJgyIUefQBSbCM-FzL!~~60_35.JPG [wink]
xtz69
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Re: Válvula Egr

Mensagem por xtz69 »

Boa noite a todos, sou novo por aqui embora já por muitas vezes que este forum me safou nas minhas pesquisas, não desfazendo, muito pelas respostas do caríssimo Mario Marques. Não sei se tenho de fazer algum tipo de apresentação mas tenho um VW Golf 4 TDI 110cv de 2002 que passou do meu pai para mim e embora tenha sido sempre estimado já gastei um bom dinheiro com ele (turbo recondicionado, pendurais, triangulos e recentemente levou uma EGR nova) Detectei uma ressonancia na válvula N75 e na VW o diagnostico foi EGR nova. Acontece que agora reparo que de vez em quando (tanto a quente como a frio mas pelo menos quando o pego de manhã ao fim de 2 minutos) ele faz uma espécie de descarga ao relentim, do género descarga de ar muito rápida que parece um estalo.
A minha pergunta é se isto é normal, a EGR tem dias e foi colocada na VW.
Obrigado
Lfmm
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Re: Válvula Egr

Mensagem por Lfmm »

Ao fim de 2 minutos ao ralentim a egr costuma fechar provocando um ligeiro alterar no roncar do carro.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
xtz69
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Re: Válvula Egr

Mensagem por xtz69 »

Neste caso, não se trata bem do roncar mas sim do som (e desculpem-me o lirismo) de uma pipoca a saltar dentro da panela de pressão... Faz tanto com o carro a quente como a frio. Parece uma purga que ele faz de vez em quando e já procurei na net não consigo descortinar. Sei que meteu a EGR na VW há dias e depois isto... e parece que vem dali, mas na net só encontro coisas do género "anti shudder valve" que não faço ideia o que é....
Conseguem-me ajudar?
PS - hoje experimentei estar com ele ligado e ao fim de algum tempo la oiçi (mas só se estiver cá fora) ao pé do capôt, parece uma pequena purga que ele faz.
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Re: Válvula Egr

Mensagem por SuperGolf »

Pode ser a valvula N75 a morrer....a minha morreu a chiar qd desligava o carro...
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Mario_Marques
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Re: Válvula Egr

Mensagem por Mario_Marques »

Se for realmente a n75 a fazer ruído podes comprar uma nova pois significa que faleceu e se assim for se continuar daqui a nada terás de mandar recondicionar o turbo de novo, fica bem mais barato trocar a n75 :wink:
Atenção que a n75 é a que tem a parte de cima branca se ainda for o modelo original.
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Re: Válvula Egr

Mensagem por xtz69 »

Boa tarde a todos. Ele levou EGR nova e a N75 também na VW, sei que cá fora comprava mais barato e inicialmente estive para comprar apenas a N75 porque sentia uma ressonancia quando desligava e pesquisei por casos semelhantes no youtube ;) . Claro que para a VW eles trocam logo tudo e quem paga é o cliente mas a N75 que puseram até é ligeiramente diferente da original (não tem o plástico que envolve a peça).
Entretanto, como tive de lá passar para ir buscar uns tapetes que tinham para me oferecer (pudera com os 300€ que gastei) questionei o engenheiro sobre o tal barulho e ele tirou a tampa do motor para mostrar que é da propria EGR que como está nova, ouve-se o metal da válvula a fechar 2 min depois de estar a trabalhar (tal como o lfmm disse). Em todo o caso disse que tinha garantia de 2 anos e algo de anormal para me dirigir lá mas ou a minha antiga nunca esteve boa ou nunca tinha ouvido o tal barulho....
@Mario, é normal a nova N75 ser diferente da original? Parece-te que a explicação que me deram foi para me engrupir ou fará algum sentido na tua opinião?
Já agora, há 2 anos o turbo teve de ser recondicionado já que entrava em safe.... o carro era do meu pai e acho que ele era demasiado zeloso com ele e nunca puxou por ele... acumulou mta porcaria e deu naquilo ou então foi azar e partiu o veio.
Hoje em dia responde bem, se bem que as primeiras acelerações que lhe dou o assobio é mais audível e a partir daí já está normal (não sei se é assim em todos os TDI´s).
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Re: Válvula Egr

Mensagem por Mario_Marques »

Já não existem(ou melhor, existem em stocks antigos e alguns modelos, mas não é muito usual hoje em dia) as n75 com o metal, agora é tudo selado a cianocrilato, é mais barato e mais fiável.
Eu não chamaria o caso do teu pai de zeloso, muito pelo contrario, isso é mesmo ser desleixado ou simplesmente não ter conhecimento de causa.
Eu em relação á explicação que te deram não te sei responder pois isso é daquelas coisas que só vendo realmente o que se está a passar se pode julgar, mas convém ao fim de uns anos substituir a n75 pois com os tempos ela vai perdendo eficiência e leva o turbo a cansar-se entre outros problemas.
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Re: Válvula Egr

Mensagem por eur1c0 »

Mario dizer que se poupa 60€ gasoleo por mes em ter EGR? isso era optimo se fosse verdade... Eu que faço mais de 35mil kms ano, nao notei diferença alguma, alias em andamento normal com EGR sempre aberta ate desceu consumos, unica coisa que notei é ao desligar carro manda alto coise... Mas por isso ando a pensar liga-la outra vez... so preciso de ligar novamente os tubos vacuo e arranjar aquela sonda que fica por tras da EGR, que nao sei onde anda a minha lol.... Mas vou deixar junta que liga ao colector
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Re: Válvula Egr

Mensagem por Silver_Ajm »

eur1c0 Escreveu:Mario dizer que se poupa 60€ gasoleo por mes em ter EGR? isso era optimo se fosse verdade... Eu que faço mais de 35mil kms ano, nao notei diferença alguma, alias em andamento normal com EGR sempre aberta ate desceu consumos, unica coisa que notei é ao desligar carro manda alto coise... Mas por isso ando a pensar liga-la outra vez... so preciso de ligar novamente os tubos vacuo e arranjar aquela sonda que fica por tras da EGR, que nao sei onde anda a minha lol.... Mas vou deixar junta que liga ao colector
Onde leste isso Eurico?? O que eu li é que em 10000kms em média se poupa 60€ em gasóleo... :)
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Re: Válvula Egr

Mensagem por eur1c0 »

Silver_Ajm Escreveu:
eur1c0 Escreveu:Mario dizer que se poupa 60€ gasoleo por mes em ter EGR? isso era optimo se fosse verdade... Eu que faço mais de 35mil kms ano, nao notei diferença alguma, alias em andamento normal com EGR sempre aberta ate desceu consumos, unica coisa que notei é ao desligar carro manda alto coise... Mas por isso ando a pensar liga-la outra vez... so preciso de ligar novamente os tubos vacuo e arranjar aquela sonda que fica por tras da EGR, que nao sei onde anda a minha lol.... Mas vou deixar junta que liga ao colector
Onde leste isso Eurico?? O que eu li é que em 10000kms em média se poupa 60€ em gasóleo... :)

Li Mal,peço desculpa ao mario e ati.. Mas se fose assim tava farto de poupar € ... eu que faço 40 mil kms por ano.. vela o que nao poupava... 240€... Se bem eu sem EGR faço menos consumo
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Re: Válvula Egr

Mensagem por SuperGolf »

Eu explico:

Especialmente no inverno, sem EGR o carro demora mais a aquecer, logo injecta mais gasoleo e gasta mais. Notei isso no meu carro e era notório.
Entretanto como meti uma repro mais forte, o carro aquece mais depressa e já não é tão notório.

Esse (penso eu) é o principal motivo de que com EGR gasta menos. Posso estar equivocado e haver mais condicionantes.
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Re: Válvula Egr

Mensagem por Silver_Ajm »

eur1c0 Escreveu:
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eur1c0 Escreveu:Mario dizer que se poupa 60€ gasoleo por mes em ter EGR? isso era optimo se fosse verdade... Eu que faço mais de 35mil kms ano, nao notei diferença alguma, alias em andamento normal com EGR sempre aberta ate desceu consumos, unica coisa que notei é ao desligar carro manda alto coise... Mas por isso ando a pensar liga-la outra vez... so preciso de ligar novamente os tubos vacuo e arranjar aquela sonda que fica por tras da EGR, que nao sei onde anda a minha lol.... Mas vou deixar junta que liga ao colector
Onde leste isso Eurico?? O que eu li é que em 10000kms em média se poupa 60€ em gasóleo... :)

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Era de valor essa poupança, o meu carro andava só com o cheiro, gasto cerca de 60€ de gasóleo por mês... :lol: Acabei à pouco de montar uma EGR nova no meu carro que me soube a 146€.
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Re: Válvula Egr

Mensagem por SuperGolf »

Andavas com supressor?
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Re: Válvula Egr

Mensagem por Mario_Marques »

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eur1c0 Escreveu:Mario dizer que se poupa 60€ gasoleo por mes em ter EGR? isso era optimo se fosse verdade... Eu que faço mais de 35mil kms ano, nao notei diferença alguma, alias em andamento normal com EGR sempre aberta ate desceu consumos, unica coisa que notei é ao desligar carro manda alto coise... Mas por isso ando a pensar liga-la outra vez... so preciso de ligar novamente os tubos vacuo e arranjar aquela sonda que fica por tras da EGR, que nao sei onde anda a minha lol.... Mas vou deixar junta que liga ao colector
Onde leste isso Eurico?? O que eu li é que em 10000kms em média se poupa 60€ em gasóleo... :)

Li Mal,peço desculpa ao mario e ati.. Mas se fose assim tava farto de poupar € ... eu que faço 40 mil kms por ano.. vela o que nao poupava... 240€... Se bem eu sem EGR faço menos consumo
O facto de com egr gastar mais é fácil de constatar e a não ser que o teu carro contrarie as leis da física, seja diferente de todos os outros que saíram da linha de montagem(não tenha já todas as especificações originais, seja derivado a alterações, peças gastas, manutenção incorrecta ou fora de especificações, tenha a maf desligada(que ai gasta sempre mais e não beneficia da egr), tem de gastar menos tendo egr, se não notas isso já é outra historia, mas a realidade é que dependendo do preço do gasóleo e do tipo de condução o que se gasta a mais nesses 10mkm é em torno desse valor, isso constatei já em mais que um carro que tenho, em outro não noto essa diferença pois ele já gasta mais que o que devia de gastar...
Qualquer pessoa que tenha um vag-com consegue perceber porque vai gastar mais, qualquer pessoa que perceba de mecânica consegue sem vag-com perceber porque vai gastar mais sem egr, e não é só por causa do arranque a frio isso é só aquilo que vai notar quem fizer viagens curtas em transito.
Quem não tiver uma condução económica também não irá beneficiar tanto de ter egr, mas quem tiver é de esperar uma diferença de cerca de 0,5 a cada 100km, isto num motor que esteja com as afinações correctas de fábrica a nivel de tudo, pois obviamente que se formos para um tdi 110 com a bomba e comando desajustados como a grande maioria que por ai, a maf com pouca saúde, entre outras coisas, pode não se obter os resultados que seria de esperar, mas aí a culpa não é minha :)
Já expliquei porque em milhentos outros tópicos o motivo, só não vê quem não quer, e torno a dizer, é fácil de constatar, quem for minucioso no controlo de consumos, quem se der ao trabalho de ver no vag-com vai lá chegar.
A peça que te falta não é uma sonda, é uma electrovalvula.
Quem quiser começar a fazer controlo rigoroso de consumos recomendo 3 coisas:
http://www.spritmonitor.de/
2ºhttp://www.scangauge.com/
3º não ver o nivel de combustivel no ponteiro mas sim através de obd, com carro parado, piso plano e combustível frio.
Quem não tiver o carro original, ou estiver bem de tudo pode não tirar beneficio da egr

o vag-com quem tiver pode usar em vez do scangauge, mas o scan gauge funciona muito melhor que o vag-com no que toca a controlo de consumos pois faz o calculo em tempo real já com custos incluidos
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