eur1c0 Escreveu:Silver_Ajm Escreveu:eur1c0 Escreveu:Mario dizer que se poupa 60€ gasoleo por mes em ter EGR? isso era optimo se fosse verdade... Eu que faço mais de 35mil kms ano, nao notei diferença alguma, alias em andamento normal com EGR sempre aberta ate desceu consumos, unica coisa que notei é ao desligar carro manda alto coise... Mas por isso ando a pensar liga-la outra vez... so preciso de ligar novamente os tubos vacuo e arranjar aquela sonda que fica por tras da EGR, que nao sei onde anda a minha lol.... Mas vou deixar junta que liga ao colector
Onde leste isso Eurico?? O que eu li é que em 10000kms em média se poupa 60€ em gasóleo...
Li Mal,peço desculpa ao mario e ati.. Mas se fose assim tava farto de poupar € ... eu que faço 40 mil kms por ano.. vela o que nao poupava... 240€... Se bem eu sem EGR faço menos consumo
O facto de com egr gastar mais é fácil de constatar e a não ser que o teu carro contrarie as leis da física, seja diferente de todos os outros que saíram da linha de montagem(não tenha já todas as especificações originais, seja derivado a alterações, peças gastas, manutenção incorrecta ou fora de especificações, tenha a maf desligada(que ai gasta sempre mais e não beneficia da egr), tem de gastar menos tendo egr, se não notas isso já é outra historia, mas a realidade é que dependendo do preço do gasóleo e do tipo de condução o que se gasta a mais nesses 10mkm é em torno desse valor, isso constatei já em mais que um carro que tenho, em outro não noto essa diferença pois ele já gasta mais que o que devia de gastar...
Qualquer pessoa que tenha um vag-com consegue perceber porque vai gastar mais, qualquer pessoa que perceba de mecânica consegue sem vag-com perceber porque vai gastar mais sem egr, e não é só por causa do arranque a frio isso é só aquilo que vai notar quem fizer viagens curtas em transito.
Quem não tiver uma condução económica também não irá beneficiar tanto de ter egr, mas quem tiver é de esperar uma diferença de cerca de 0,5 a cada 100km, isto num motor que esteja com as afinações correctas de fábrica a nivel de tudo, pois obviamente que se formos para um tdi 110 com a bomba e comando desajustados como a grande maioria que por ai, a maf com pouca saúde, entre outras coisas, pode não se obter os resultados que seria de esperar, mas aí a culpa não é minha
Já expliquei porque em milhentos outros tópicos o motivo, só não vê quem não quer, e torno a dizer, é fácil de constatar, quem for minucioso no controlo de consumos, quem se der ao trabalho de ver no vag-com vai lá chegar.
A peça que te falta não é uma sonda, é uma electrovalvula.
Quem quiser começar a fazer controlo rigoroso de consumos recomendo 3 coisas:
1º
http://www.spritmonitor.de/
2ºhttp://
www.scangauge.com/
3º não ver o nivel de combustivel no ponteiro mas sim através de obd, com carro parado, piso plano e combustível frio.
Quem não tiver o carro original, ou estiver bem de tudo pode não tirar beneficio da egr
o vag-com quem tiver pode usar em vez do scangauge, mas o scan gauge funciona muito melhor que o vag-com no que toca a controlo de consumos pois faz o calculo em tempo real já com custos incluidos