Página 1 de 2

afinação embraiagem

Enviado: 25 jul 2011, 23:34
por tokage
Boas colegas,

Por acaso alguem que me possa dizer como se pode afinar a embraiagem de um golf gt tdi, ela pega muito la em baixo, para trocar de velocidades tenho de apertar o pedal mesmo a fundo, e o que acontece também algumas vezes é que o pedal não recolhe todo para cima, por vezes tenho de eu memso com o pé puxar para cima, noto este problema quando fico algm tempo com o pedal em baixo, como se a mola do pedal não tenha força para puxar o pedal para cima.

Re: afinação embraiagem

Enviado: 26 jul 2011, 00:20
por Vovin Tharos
salvo erro nao tem afinaçao, é "automatico"

Re: afinação embraiagem

Enviado: 26 jul 2011, 00:30
por tokage
se não tem deveria ter :|, aquela cena mal largas uma beka pega logo e o pior não é a arrancar e mesmo a trocar de velocidade, já a alavanca das velocidades ta bue solta parece que a mola não tem força.. o carro no geral ta bomzinho, mas aquilo da-me a volta a mioleira, nunca ando bem a vontade com aquela embraiagem assim.

Re: afinação embraiagem

Enviado: 26 jul 2011, 10:07
por rmas
tokage Escreveu:se não tem deveria ter :|, aquela cena mal largas uma beka pega logo e o pior não é a arrancar e mesmo a trocar de velocidade, já a alavanca das velocidades ta bue solta parece que a mola não tem força.. o carro no geral ta bomzinho, mas aquilo da-me a volta a mioleira, nunca ando bem a vontade com aquela embraiagem assim.



http://www.myturbodiesel.com/1000q/mult ... W-Audi.htm

Tenta ver se dai te safas com alguma cena...

Re: afinação embraiagem

Enviado: 27 jul 2011, 00:27
por tokage
a ideia era boa, também já tinha visto isso, o problema é que as caixas são difrentes tenho um seat ibiza 6k2 que é assim a afinação, o golf3 motor afn e difrente, desconfio que a afinação se deva fazer junto a manete das velocidades só não sei como porque os cabos ficam sem acesso :S

Re: afinação embraiagem

Enviado: 27 jul 2011, 00:43
por Vovin Tharos
mas esses cabos que falas sao da caixa...nao da embraiagem...

Re: afinação embraiagem

Enviado: 27 jul 2011, 17:35
por tokage
sim.. da para tirar la a folga da alavanca das velocidades que tambem tenho esse problema, o problema de a embraiagem pegar muito em baixo, todos os mecanicos dizem que não tem afinação o que é facto é que aquilo assim não esta nada bom, ou se carrega a embraiagem mesmo ams mesmop la em baixo ou entao arranha a entrar as velocidades.

o que podera ter acontecido, é o antigo dono ter metido uma embraiagem e nãosem bem a adequada para este carro(baratinha) mas mesmo cendo assim deveria ter sempre uma afinação para o gosto de cada condutor, por exemplo o acelarador tem uma afinação mais pesado e mais leve.

Re: afinação embraiagem

Enviado: 27 jul 2011, 17:41
por Vovin Tharos
isso com o cabo original nao dá... existe alternativa de cabo que nao é automatico, tenho um amigo que num TD, aplicou e nunca conseguiu afinar convenientemente.ou ficava muito em baixo, ou ficava em cima e nao embraiava completamente...

Re: afinação embraiagem

Enviado: 28 jul 2011, 12:08
por tokage
uma coisa é certa, o carro quando vem de fabriva não vem com a embraiagem assim logo.. tem de ter algum problema, se não tem afinação ou não levou as forras adecuadas para o disco de embraiagem, prença, volante do motor sei la, algum problema tem, o carro da para andar mas não me da uma condução saudavel, pois tenho de me lembrar constantemente"pedal a jundo"

Re: afinação embraiagem

Enviado: 28 jul 2011, 13:12
por Mario_Marques
A embraiagem é hidráulica, não tem qualquer afinação, uma embraiagem hidraulica está sempre afinada, se não está é porque algo não está bom mecanicamente e precisa ser substituido, muito provavelmente e pelo que descreves tens quase de certeza absoluta a bomba de embraiagem a precisar de ser reparada/trocada, se ela não te sobe tem os vedantes lixados e perde pressão, ainda estes dias tive um carro com um caso igual ao teu, mas esse até oleo dos travões ja perdia.

Re: afinação embraiagem

Enviado: 01 ago 2011, 14:25
por dante
Boas, essa embraiagem é hidraulica! nao tem qualquer afinaçao! Neste caso, o que te está a acontecer podem ser duas ou tres coisas. Em primeiro lugar, verifica lá bem se quando começas a carregar (logo de inicio) no pedal, se começa primeiro com alguma folga e só depois a seguir é que sentes o pedal a começar a embraiar :?? Se sentires alguma coisa deste genero,vai em primeirissimo lugar vai ao deposito do oleo de TRAVOES e verifica o nivel desse oleo. A bomba de embraiagem trabalha com o mesmo oleo dos travoes :). Se o oleo de travoes estiver a nivel, entao pode ser a bomba hidraulica que já nao esta´a (empurrar a prensa totalmente) até ao fim, daí a razao para teres que carregar no pedal sempre até ao fundo para pores bem as mudanças. No caso da marcha atraz deve ser um sacrificio :(. Outra coisa é que a bomba hidraulica, tem um veio que encosta (carrega com muita força) numa peça que se chama forqueta e que por sua vez carrega no prato da prensa. Isto acontece mesmo no centro desse prato que é reforcado aí nesse sitio(no centro) e ás vezes quando se usa material que nao é de origem, por ser mais barato tambem é mais fraco e ás vezes fura esse prato. Chama-se a isso furar a prensa :(. Pode-te estar a caminho de abrir buraco aí nesse prato, daí o facto de teres que carregar no pedal mesmo até ao fundo para conseguires embraiar em condiçoes. A qualquer momento fura e bates com o pé no fundo e nao embraia nada. Oura coisa é a mais normal de acontecer. Disco gasto!! :D O disco de embraiagem gasto, nao é só quando a embraiagem patina! :). Tambem é quando temos que carregar ao fundo para embraiar o suficiente para conseguirmos meter mudanças. Resumindo, vais ter que tirar a caixa fora :?.

Re: afinação embraiagem

Enviado: 01 ago 2011, 20:20
por tokage
desde já obrigado, pensei que quando as "pastilhas" estão gastas pegava era muito em cima, cendo assim acho que o mais provavel é mesmo ser disso pois o carro já tem quase 300mil e nunca deve ter trocado embraiagem, comprei o carro a semanas, também já me lembrei que no tirante da bomba tem uma peça "cilindrica" branca acho tipo plastico agora não me recordo do nome especifico do plastico, essa peça é para não se passar o que acabas,t de dizer (comer a alavanca da prença, mas como me dizes que o sintoma de desgaste da embraiagem é ela pegar muito em baixo (estava na ideia que era ao contrario) , tou mais inclinado para isso mesmo.

Re: afinação embraiagem

Enviado: 03 ago 2011, 19:55
por dante
O sintoma de embraiagem gasta nao é pegar muito em baixo!! Atençao, nao foi isso que eu disse :(. Na verdade, o sintoma de embraiagem gasta é sim realmente quando já pega muito em cima, ao ponto de depois chegar a uma altura e comecar a patinar. O que eu disse foi que uma embraiagem gasta nao é só uma embraiagem que patina :). Uma embraiagem que já esta gasta tambem tem o sintoma de precisar de carregar no pedal até bem ao fundo, para se conseguir meter as mudanças, e é claro que depois quando se começa a tirar o pé, pega logo lá em baixo. O que eu disse foi isto. Há varios sintomas que podem levar á mesma avaria :). Mas tambem te digo para ja´que para mim o teu problema nao será o disco. Será sim a bomba hidraulica que já nao tem força. E tambem te digo, que se tirares a caixa fora para ver qual é a avaria, vais acabar por pôr tambem o disco porque se ele nao estiver gasto, pelo menos a meio uso está. :). Um abraço.

Re: afinação embraiagem

Enviado: 23 abr 2014, 16:46
por Bebuxa
Boas quando a embreagem pega em baixo poderá ter a ver com o veio que empurra o rolamento ou até mesmo a própria embreagem gasta ou nada a ver neste ultimo caso ?

Re: afinação embraiagem

Enviado: 23 abr 2014, 23:01
por anjel
vai pelo mario_marques ,eu tive o mesmo problema e foi a bomba.