viatura: golf mk3 TDI 110cv (AFN) 07/1996
km: 356 xxx km
de há uns tempos para cá tenho tido dificuldades em que o golf me pegue bem à primeira a frio (após estar parado umas 6h). é preciso insistir um pouco no arranque e ajudar ao dar arranque, acelerando.. e mal começa a trabalhar, sai uma enorme fumarada branca. a quente (motor) pega logo.
as velas estão boas, a régua das velas é nova, e chega corrente a tudo, o sensor da bomba combustível é novo.
no vag-com não tenho erros. a luz da resistência acende, e para teste cheguei até a desligar a ficha do sensor da temperatura do liquido de refrigeração, que prolongo a pré-incandescência. mas nada disso resolveu no meu caso.
para mim o problema deve estar na injecção.
tentei alterar o "start mix" pelo seguinte passo:
Start Mix
-Select
-01 - Engine
-Login (mudar de 00000 para 12233)
-Adaptation
-Campo 5 (mudar de 32768 para 33250)
-Test
-Save
no dia seguinte experimentou-se e nada...
pelo tdi-timming, estive a ver e lembro-me que dizia algo do género "Timing too advanced to plot"
isto será apenas um problema no ajuda da bomba injectora que se possa corrigir eletronicamente? se sim como??
quem é que me pode ajudar a resolver este problema??
desde já obrigado pela vossa ajuda.
TDI 110cv custa a pegar a frio (resolvido)
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TDI 110cv custa a pegar a frio (resolvido)
Última edição por amgraphics em 11 jun 2011, 23:47, editado 1 vez no total.
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
Já andei com um problema desses... ficou magicamente resolvido após a mudança da correia de distribuição.
Na altura não tinha Vagcom, mas "timing too advanced" poderá ter alguma coisa a ver... não?!
(note-se que de mecânico tenho muito pouco mesmo... tão pouco, que se a mecanica fosse a internet, só sabia entrar na net clicando no IE... e protns.. quais googles, quais sapo... o que é isso?!)
Na altura não tinha Vagcom, mas "timing too advanced" poderá ter alguma coisa a ver... não?!
(note-se que de mecânico tenho muito pouco mesmo... tão pouco, que se a mecanica fosse a internet, só sabia entrar na net clicando no IE... e protns.. quais googles, quais sapo... o que é isso?!)
Golf III GT-TDI'96 (372000Km)
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
ja tive uma avaria semelhante no meu tdi 110cv motor afn.
a frio custava a pegar e ao pegar "mancava" 4a 5 segundos ate o ralenti ficar estavel, e fazia fumarada nesse intervalo de tempo.
era folga no carreto de distribuição que aperta na cambota.(era uma folga de milimetros mas era o suficiente para o motor ficar descomandado).
rectificada a cambota e carreto novo, distribuição nova. ficou resolvido.
http://www.youtube.com/watch?v=T7HC0GDf ... r_embedded
cumps
a frio custava a pegar e ao pegar "mancava" 4a 5 segundos ate o ralenti ficar estavel, e fazia fumarada nesse intervalo de tempo.
era folga no carreto de distribuição que aperta na cambota.(era uma folga de milimetros mas era o suficiente para o motor ficar descomandado).
rectificada a cambota e carreto novo, distribuição nova. ficou resolvido.
http://www.youtube.com/watch?v=T7HC0GDf ... r_embedded
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
mas a quente depois também não deveria de fazer o mesmo?? custar a pegar?
eu continuo a achar que o problema esteja na injecção..
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
no meu so acontecia de manha ou quando o carro estava parado por longo período de tempo. (mais de 6 ou 7 horas)
descomandava ao fim desse tempo de repouso.
depois de pegar a 1 vez pegava sempre bem. ( era a posição do carreto de distribuição na cambota)
quando apanhava a posição correta pegava.ja agora aproveito para informar o que aprendi aqui no forum:
o parafuso que aperta esse carreto (polie) é elástico e deve ser mudado ao fazer a distribuição .(novo e de origem). aperto 90nm +90º.
nunca reutilizar o parafuso ou meter de concorrencia.
cumps
descomandava ao fim desse tempo de repouso.
depois de pegar a 1 vez pegava sempre bem. ( era a posição do carreto de distribuição na cambota)
quando apanhava a posição correta pegava.ja agora aproveito para informar o que aprendi aqui no forum:
o parafuso que aperta esse carreto (polie) é elástico e deve ser mudado ao fazer a distribuição .(novo e de origem). aperto 90nm +90º.
nunca reutilizar o parafuso ou meter de concorrencia.
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
PC Escreveu:no meu so acontecia de manha ou quando o carro estava parado por longo período de tempo. (mais de 6 ou 7 horas)
descomandava ao fim desse tempo de repouso.
depois de pegar a 1 vez pegava sempre bem. ( era a posição do carreto de distribuição na cambota)
quando apanhava a posição correta pegava.ja agora aproveito para informar o que aprendi aqui no forum:
o parafuso que aperta esse carreto (polie) é elástico e deve ser mudado ao fazer a distribuição .(novo e de origem). aperto 90nm +90º.
nunca reutilizar o parafuso ou meter de concorrencia.
cumps
isso do parafuso da cambota e essa história toda já eu conheço e bem. apenas tou admirado, no meu ex-mk3 1,9TD, qnd estava descomandado, pegava sempre mal. daí eu dizer que penso que seja da injecção... isto também porque estive a mexer na bomba injectora.. trokei o sensor da temperatura, que já tinha dado as últimas.
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
depois do que ja fizeste no carro para detetar a avaria, nada como verificar o ponto do motor e ver se o carreto tem folga para tirar as dúvidas.
a primeira vez q resolvi o problema fez 38000km e voltou acontecer:mandei rectificar a ponta da cambota. ja fez mais 40000km ainda se aguenta.
é a minha modesta opinião!
cumps
a primeira vez q resolvi o problema fez 38000km e voltou acontecer:mandei rectificar a ponta da cambota. ja fez mais 40000km ainda se aguenta.
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
PC Escreveu:depois do que ja fizeste no carro para detetar a avaria, nada como verificar o ponto do motor e ver se o carreto tem folga para tirar as dúvidas.
a primeira vez q resolvi o problema fez 38000km e voltou acontecer:mandei rectificar a ponta da cambota. ja fez mais 40000km ainda se aguenta.
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sim, os sintomas parecem-me também o motor estar fora do ponto... tenho ver se arranjo tempo no fds para verificar..
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
ja agora e aproveitando uma coisa que fizeste, onde fica o sensor de temperatura do liquido de refrigeraçao ?
Obrigado
Obrigado
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
no tubo junto ao bloco..
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
Encontrei. Obrigadoamgraphics Escreveu:no tubo junto ao bloco..
e desculpa me o Off Topic. Abraço
Última edição por MK3de66KW em 08 jun 2011, 19:01, editado 1 vez no total.
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
para mim tens toda a razao.problema esta na injecçao.e nao `e em estar o motor frio ou quente.tudo provem da bomba injectora.a destribuiçao ate pode estar no ponto mas a bomba injectora tambem tem afinaçao na parte de traz se nao me engano por 2 parafusos.basta estar fora de ponto nesses parafusos para acontecer isso.outra das hipoteses e teres entrada de ar nas tubagens e estares a desferrar o sistema lentamente por isso so passado algum tempo ele custar de novo a pegar.
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
Vou mais para o desferrar da bomba...Apenas custa a pegar a frio, certo? Depois de pegar, seja a frio ou a quente, não notas nada de anormal no andamento, pois não?
Não gosto de injustiça.
Sou imparcial e não estou pelos amiguinhos.
http://www.youtube.com/watch?v=DnDdUdpvxxQ
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
peterccblue Escreveu:para mim tens toda a razao.problema esta na injecçao.e nao `e em estar o motor frio ou quente.tudo provem da bomba injectora.a destribuiçao ate pode estar no ponto mas a bomba injectora tambem tem afinaçao na parte de traz se nao me engano por 2 parafusos.basta estar fora de ponto nesses parafusos para acontecer isso.outra das hipoteses e teres entrada de ar nas tubagens e estares a desferrar o sistema lentamente por isso so passado algum tempo ele custar de novo a pegar.
eu tinha um tubo com um furo, junto à bomba (o tubo k sai da bomba e vai pro injector 1). cortei à medida encaixei e continua igual... solução? tenho de mexer no filtro do gasóleo?
é só quando está algum tempo parado.. daí estar a dizer, k seja problema de injecção, pois como mexi nas duas "porcas" no lado direito da bomba..cunhami Escreveu:Vou mais para o desferrar da bomba...Apenas custa a pegar a frio, certo? Depois de pegar, seja a frio ou a quente, não notas nada de anormal no andamento, pois não?
como se faz isso à bomba?
o problema deve estar no retorno, certo?
andamento e consumo está optimo.
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Re: TDI 110cv custa a pegar a frio
eu no meu TDI motor 1Z (90cv) tive um problema semelhante...custava a pegar em frio de manhã...o resto do dia impecável...depois de muito se procurar a causa desde velas e mais sei lá bem eu o quê chegou-se ao carreto da cambota...estava com folga... rectificou-se aquilo, carreto e parafusos novos e ficou impecável, nunca mais custou a pegar em frio...
olha para a polie do carreto da cambota com o motor a trabalhar e vê se anda direitinha...se andar um pouco torta por minimo que seja pode ser aí o teu problema..
cumps
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projecto:
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feedback:
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