TDI 110cv custa a pegar a frio (resolvido)

Responder
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

TDI 110cv custa a pegar a frio (resolvido)

Mensagem por amgraphics »

viatura: golf mk3 TDI 110cv (AFN) 07/1996
km: 356 xxx km

de há uns tempos para cá tenho tido dificuldades em que o golf me pegue bem à primeira a frio (após estar parado umas 6h). é preciso insistir um pouco no arranque e ajudar ao dar arranque, acelerando.. e mal começa a trabalhar, sai uma enorme fumarada branca. a quente (motor) pega logo.

as velas estão boas, a régua das velas é nova, e chega corrente a tudo, o sensor da bomba combustível é novo.
no vag-com não tenho erros. a luz da resistência acende, e para teste cheguei até a desligar a ficha do sensor da temperatura do liquido de refrigeração, que prolongo a pré-incandescência. mas nada disso resolveu no meu caso.

para mim o problema deve estar na injecção.

tentei alterar o "start mix" pelo seguinte passo:

Start Mix

-Select
-01 - Engine
-Login (mudar de 00000 para 12233)
-Adaptation
-Campo 5 (mudar de 32768 para 33250)
-Test
-Save

no dia seguinte experimentou-se e nada...

pelo tdi-timming, estive a ver e lembro-me que dizia algo do género "Timing too advanced to plot" :?:

isto será apenas um problema no ajuda da bomba injectora que se possa corrigir eletronicamente? se sim como??

quem é que me pode ajudar a resolver este problema??

desde já obrigado pela vossa ajuda.
Última edição por amgraphics em 11 jun 2011, 23:47, editado 1 vez no total.
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
cconst
Beginner
Beginner
Mensagens: 25
Registado: 14 jan 2006, 12:41
Localização: meia via/Lisboa
Contacto:

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por cconst »

Já andei com um problema desses... ficou magicamente resolvido após a mudança da correia de distribuição.

Na altura não tinha Vagcom, mas "timing too advanced" poderá ter alguma coisa a ver... não?!

(note-se que de mecânico tenho muito pouco mesmo... tão pouco, que se a mecanica fosse a internet, só sabia entrar na net clicando no IE... e protns.. quais googles, quais sapo... o que é isso?!)
Imagem
Golf III GT-TDI'96 (372000Km)
Avatar do Utilizador
PC
Amateur
Amateur
Mensagens: 251
Registado: 22 ago 2007, 21:27

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por PC »

ja tive uma avaria semelhante no meu tdi 110cv motor afn.
a frio custava a pegar e ao pegar "mancava" 4a 5 segundos ate o ralenti ficar estavel, e fazia fumarada nesse intervalo de tempo.
era folga no carreto de distribuição que aperta na cambota.(era uma folga de milimetros mas era o suficiente para o motor ficar descomandado).
rectificada a cambota e carreto novo, distribuição nova. ficou resolvido.
http://www.youtube.com/watch?v=T7HC0GDf ... r_embedded
cumps
MK3 tdi 110cv.
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por amgraphics »

mas a quente depois também não deveria de fazer o mesmo?? custar a pegar?

eu continuo a achar que o problema esteja na injecção..
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
Avatar do Utilizador
PC
Amateur
Amateur
Mensagens: 251
Registado: 22 ago 2007, 21:27

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por PC »

no meu so acontecia de manha ou quando o carro estava parado por longo período de tempo. (mais de 6 ou 7 horas)
descomandava ao fim desse tempo de repouso.
depois de pegar a 1 vez pegava sempre bem. ( era a posição do carreto de distribuição na cambota)
quando apanhava a posição correta pegava.ja agora aproveito para informar o que aprendi aqui no forum:
o parafuso que aperta esse carreto (polie) é elástico e deve ser mudado ao fazer a distribuição .(novo e de origem). aperto 90nm +90º.
nunca reutilizar o parafuso ou meter de concorrencia.
cumps
MK3 tdi 110cv.
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por amgraphics »

PC Escreveu:no meu so acontecia de manha ou quando o carro estava parado por longo período de tempo. (mais de 6 ou 7 horas)
descomandava ao fim desse tempo de repouso.
depois de pegar a 1 vez pegava sempre bem. ( era a posição do carreto de distribuição na cambota)
quando apanhava a posição correta pegava.ja agora aproveito para informar o que aprendi aqui no forum:
o parafuso que aperta esse carreto (polie) é elástico e deve ser mudado ao fazer a distribuição .(novo e de origem). aperto 90nm +90º.
nunca reutilizar o parafuso ou meter de concorrencia.
cumps

isso do parafuso da cambota e essa história toda já eu conheço e bem. apenas tou admirado, no meu ex-mk3 1,9TD, qnd estava descomandado, pegava sempre mal. daí eu dizer que penso que seja da injecção... isto também porque estive a mexer na bomba injectora.. trokei o sensor da temperatura, que já tinha dado as últimas.
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
Avatar do Utilizador
PC
Amateur
Amateur
Mensagens: 251
Registado: 22 ago 2007, 21:27

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por PC »

depois do que ja fizeste no carro para detetar a avaria, nada como verificar o ponto do motor e ver se o carreto tem folga para tirar as dúvidas.
a primeira vez q resolvi o problema fez 38000km e voltou acontecer:mandei rectificar a ponta da cambota. ja fez mais 40000km ainda se aguenta.
é a minha modesta opinião!
cumps
MK3 tdi 110cv.
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por amgraphics »

PC Escreveu:depois do que ja fizeste no carro para detetar a avaria, nada como verificar o ponto do motor e ver se o carreto tem folga para tirar as dúvidas.
a primeira vez q resolvi o problema fez 38000km e voltou acontecer:mandei rectificar a ponta da cambota. ja fez mais 40000km ainda se aguenta.
é a minha modesta opinião!
cumps

sim, os sintomas parecem-me também o motor estar fora do ponto... tenho ver se arranjo tempo no fds para verificar..
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
MK3de66KW
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 27 mai 2010, 18:52
Localização: Lisboa, Pontinha - Abrantes

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por MK3de66KW »

ja agora e aproveitando uma coisa que fizeste, onde fica o sensor de temperatura do liquido de refrigeraçao ?

Obrigado
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por amgraphics »

no tubo junto ao bloco..
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
MK3de66KW
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 27 mai 2010, 18:52
Localização: Lisboa, Pontinha - Abrantes

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por MK3de66KW »

amgraphics Escreveu:no tubo junto ao bloco..
Encontrei. Obrigado ;)
e desculpa me o Off Topic. Abraço
Última edição por MK3de66KW em 08 jun 2011, 19:01, editado 1 vez no total.
peterccblue
Amateur
Amateur
Mensagens: 471
Registado: 23 jan 2010, 19:10
Veículos: audi A4 avant 1900 tdi 110cv

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por peterccblue »

para mim tens toda a razao.problema esta na injecçao.e nao `e em estar o motor frio ou quente.tudo provem da bomba injectora.a destribuiçao ate pode estar no ponto mas a bomba injectora tambem tem afinaçao na parte de traz se nao me engano por 2 parafusos.basta estar fora de ponto nesses parafusos para acontecer isso.outra das hipoteses e teres entrada de ar nas tubagens e estares a desferrar o sistema lentamente por isso so passado algum tempo ele custar de novo a pegar.
Imagem
cunhami
Pro
Pro
Mensagens: 1881
Registado: 29 mar 2007, 22:13
Veículos: Golf I cabrio
Localização: Lisboa

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por cunhami »

Vou mais para o desferrar da bomba...Apenas custa a pegar a frio, certo? Depois de pegar, seja a frio ou a quente, não notas nada de anormal no andamento, pois não?
Não gosto de injustiça.
Sou imparcial e não estou pelos amiguinhos.
http://www.youtube.com/watch?v=DnDdUdpvxxQ
amgraphics
Master
Master
Mensagens: 6504
Registado: 02 fev 2005, 14:20
Localização: Lisboa/Margem Sul

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por amgraphics »

peterccblue Escreveu:para mim tens toda a razao.problema esta na injecçao.e nao `e em estar o motor frio ou quente.tudo provem da bomba injectora.a destribuiçao ate pode estar no ponto mas a bomba injectora tambem tem afinaçao na parte de traz se nao me engano por 2 parafusos.basta estar fora de ponto nesses parafusos para acontecer isso.outra das hipoteses e teres entrada de ar nas tubagens e estares a desferrar o sistema lentamente por isso so passado algum tempo ele custar de novo a pegar.

eu tinha um tubo com um furo, junto à bomba (o tubo k sai da bomba e vai pro injector 1). cortei à medida encaixei e continua igual... solução? tenho de mexer no filtro do gasóleo?
cunhami Escreveu:Vou mais para o desferrar da bomba...Apenas custa a pegar a frio, certo? Depois de pegar, seja a frio ou a quente, não notas nada de anormal no andamento, pois não?
é só quando está algum tempo parado.. daí estar a dizer, k seja problema de injecção, pois como mexi nas duas "porcas" no lado direito da bomba..

como se faz isso à bomba?

o problema deve estar no retorno, certo?

andamento e consumo está optimo.
...::: G4 TDI SR Line :::...

..::powered by himself::..

tuning é uma paixão que nasce no nosso coração. é para nos dar alegria e não para destruir a vida
paulotorres
Expert
Expert
Mensagens: 743
Registado: 27 abr 2010, 21:46
Localização: Cabeceiras de Basto

Re: TDI 110cv custa a pegar a frio

Mensagem por paulotorres »

eu no meu TDI motor 1Z (90cv) tive um problema semelhante...custava a pegar em frio de manhã...o resto do dia impecável...depois de muito se procurar a causa desde velas e mais sei lá bem eu o quê chegou-se ao carreto da cambota...estava com folga... rectificou-se aquilo, carreto e parafusos novos e ficou impecável, nunca mais custou a pegar em frio...
olha para a polie do carreto da cambota com o motor a trabalhar e vê se anda direitinha...se andar um pouco torta por minimo que seja pode ser aí o teu problema..
cumps
Imagem
GOLF III GT TDi
Toledo TDi
projecto:
viewtopic.php?f=19&t=54619#p865432
feedback:
viewtopic.php?f=40&t=62116
Responder