motor da sofagem resolvido

Responder
Mr.
Rookie
Rookie
Mensagens: 157
Registado: 05 fev 2009, 15:06
Localização: POR AI DE GOLF

motor da sofagem resolvido

Mensagem por Mr. »

boas pessoal

sexta feira andei todo dia com o carro e a sofagem sempre a bombar no quente, quase a noite a ir pa casa liguei o carro e comecei a ouvir uma xiadeira vinda do motor da sofagem. uns km's mais a frente comecei a sentir um cheiro a queimado e logo de seguida saiu fumo do motor e desliguei a sofagem.

ja voltei a ligar a sofagem e la continua o motor a xiar e logo começa a cheirar a queimado.

sera que ainda tem salvaçao ou tem que levar um novo?

um novo quanto custa?

cumps :wink:
Última edição por Mr. em 22 mar 2010, 19:06, editado 2 vezes no total.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: motor da sofagem

Mensagem por Silver_Ajm »

Mr. Escreveu:boas pessoal

sexta feira andei todo dia com o carro e a sofagem sempre a bombar no quente, quase a noite a ir pa casa liguei o carro e comecei a ouvir uma xiadeira vinda do motor da sofagem. uns km's mais a frente comecei a sentir um cheiro a queimado e logo de seguida saiu fumo do motor e desliguei a sofagem.

ja voltei a ligar a sofagem e la continua o motor a xiar e logo começa a cheirar a queimado.

sera que ainda tem salvaçao ou tem que levar um novo?

um novo quanto custa?

cumps :wink:
Ve se não andas sem filtro do habitaculo e tens a ventoinha cheia de folhas e papeis... A dias fui ver porque raio a ventoinha da sofagem fazia um barulho maluco e ao aceder a ventoinha vi que não tinha filtro do habitaculo nem o suporte. Entrava toda a porcaria lá para dentro e além da ventoinha andar em esforço fazia uma barulheira descomunal. :?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Mr.
Rookie
Rookie
Mensagens: 157
Registado: 05 fev 2009, 15:06
Localização: POR AI DE GOLF

Re: motor da sofagem

Mensagem por Mr. »

brigado pela resposta.

filtro do habitaculo sei que tem porque ja o limpei varias vezes.

ja vi de onde saiu o fumo, saiu de um de 2 cabos que entram para o motor.

ta todo queimado na ficha.

hoje tive a experimentar e na posiçao 1 e 2 trabalha bem mas chia um bocado, na posiçao 3 e 4 começa a cheirar a queimado.

o que fara chiar o motor e o que estara em curto-circuito?
Mr.
Rookie
Rookie
Mensagens: 157
Registado: 05 fev 2009, 15:06
Localização: POR AI DE GOLF

Re: motor da sofagem

Mensagem por Mr. »

sera que nunca ninguem teve problemas com a sofagem e que me possa ajudar....?

.....sortudos.......
Johny
Beginner
Beginner
Mensagens: 57
Registado: 16 jan 2007, 21:08

Re: motor da sofagem

Mensagem por Johny »

Boas,

Também tive um problema na minha...

Deixou de funcionar de um dia para o outro. Foi limpo o filtro do habitáculo e daí a uns dias voltou a funcionar mas com menos potência e cheiro a queimado mas principalmente cheirava a humidade (não sei se me faço entender).

O meu mecânico disse que tinha sido um fio que tinha derretido, arranjou e ficou como nova! Daí a uns tempos, a meio de uma viagem começou a cheirar a queimado e a deitar algum fumo. Desliguei e deixei estar. Depois de ligar novamente funcionou mais um minuto e voltou a deixar de funcionar. Agora não funciona de todo. É uma coisa de fácil resolução, penso eu até porque o motor está bom. É questão de fios...

Aqui fica a minha experiência!
Avatar do Utilizador
manager
Amateur
Amateur
Mensagens: 346
Registado: 08 dez 2007, 18:23
Veículos: golf 3 gt tdi 90 cv
Localização: Leiria

Re: motor da sofagem

Mensagem por manager »

boas ...se realmente continua a derreter fios nao é normal ,para isso acontecer tem de haver um problema que tem a haver com sobreaquecimento ( um esforço de carga ) ,o motor podera estar a funcionar mas estar meio preso ou as proprias escovas ou o induzido não esteja nas melhores condiçoes ou tambem estar cheio de carvao dentro do motor o que obriga a dar passagem de corrente ...o melhor é tirar o motor fora e ver realmente o seu estado....cumprs
Carlos 12
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 24 fev 2010, 10:45

Re: motor da sofagem

Mensagem por Carlos 12 »

Bom dia colegas da VW

Sou novo nestas andanças, mas acabou de me acontecer um problema semelhante na minha Golf ... a sofagem praticamente não trabalha, sai muito pouco ar (mas não faz qualquer barulho) e hoje de manhã pela primeira vez e quando estava ligada no ar quente saiu tipo uma bafarada que embacia completamente o pára-brisas.

Em frio isso não acontece ... será que alguém sabe o que poderá estar a provocar isto!!!

Outra situação é que a água no copo do radiador desaparece com muita facilidade ... tipo 3 em 3 dias acende-me a luz de aviso. Será que as situações estão relacionadas!?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: motor da sofagem

Mensagem por Silver_Ajm »

Carlos 12 Escreveu:Bom dia colegas da VW

Sou novo nestas andanças, mas acabou de me acontecer um problema semelhante na minha Golf ... a sofagem praticamente não trabalha, sai muito pouco ar (mas não faz qualquer barulho) e hoje de manhã pela primeira vez e quando estava ligada no ar quente saiu tipo uma bafarada que embacia completamente o pára-brisas.

Em frio isso não acontece ... será que alguém sabe o que poderá estar a provocar isto!!!

Outra situação é que a água no copo do radiador desaparece com muita facilidade ... tipo 3 em 3 dias acende-me a luz de aviso. Será que as situações estão relacionadas!?
Sim segundo dizem as situações estão directamente relacionadas.
Convém é que digas o modelo do teu carro. Se a agua desaparece é preciso saber para onde ela vai, porque isso não é normal. Verifica com o motor a trabalhar se cai agua para o chão em primeiro lugar ou se ves algum vestigio de fuga dentro do motor, pois podes ter uma fuga junto a bomba de agua ou em outro lado do motor, o que costuma acontecer. Se não ves agua no chão, nem vestigios de fugas junto ao motor verifica se tens agua misturada no oleo retirando a vareta de nivel do oleo.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Mr.
Rookie
Rookie
Mensagens: 157
Registado: 05 fev 2009, 15:06
Localização: POR AI DE GOLF

Re: motor da sofagem

Mensagem por Mr. »

boas pessoal e antes de mais, bgd pelas respostas

dpois de ter acontecido isto, deixou mesmo de funcionar

passados uns dias sem sofagem tentei ligar e ja funcionava e continuava a xiadeira, mas nao sei se continua a derreter o fio porque so tenho metido a primeira velocidade.

quando tiver tempo ja desmonto o motor para ver se esta sujo.

ja agora alguem me sabe explicar como o desmontar?

cumps :wink:
Mr.
Rookie
Rookie
Mensagens: 157
Registado: 05 fev 2009, 15:06
Localização: POR AI DE GOLF

Re: motor da sofagem

Mensagem por Mr. »

boas pessoal

tenho novidades frescas.

hoje nao tinha nada para fazer e la fui desmontar o motor, ta um bocado preso.

fui a um eletricista e logo disse que nao valia a pena compor...

fui procurar em socatas, numa pediram-me €40, achei caro e fui a outra, pediram-me €30 e continuo a achar caro.

sera mesmo caro? ninguem tem um para me vender?

cumps :wink:
HLCBORG
Rookie
Rookie
Mensagens: 187
Registado: 30 mai 2006, 22:28
Localização: Coimbra / RFA

Re: motor da sofagem novidades

Mensagem por HLCBORG »

Boas,

Podes sempre ir ver no Ebay.de, em comprar já existem a partir de 10 € ou em leilão a partir de 1 €, os custos de transporte são sempre ai uns 20€ por isso fica-te sempre perto dos 30€. Esse da sucata por 30 € não está mau, não deves conseguir muito mais barato..

Cumps
VW Golf III TDI 90ps
Neste momento com 120.000kms.... ehh, quer dizer 420.000kms
viewtopic.php?t=7978
VW Golf IV TDI Variant HIGHLINE 2004

Feedback: viewtopic.php?f=40&t=44465
tiagommn
Rookie
Rookie
Mensagens: 114
Registado: 14 mai 2009, 21:19
Contacto:

Re: motor da sofagem

Mensagem por tiagommn »

Carlos 12 Escreveu:Bom dia colegas da VW

Sou novo nestas andanças, mas acabou de me acontecer um problema semelhante na minha Golf ... a sofagem praticamente não trabalha, sai muito pouco ar (mas não faz qualquer barulho) e hoje de manhã pela primeira vez e quando estava ligada no ar quente saiu tipo uma bafarada que embacia completamente o pára-brisas.

Em frio isso não acontece ... será que alguém sabe o que poderá estar a provocar isto!!!

Outra situação é que a água no copo do radiador desaparece com muita facilidade ... tipo 3 em 3 dias acende-me a luz de aviso. Será que as situações estão relacionadas!?
boas, ja me aconteceu o mesmo que tu, o nao sair muinto ar, era o filtro de habitaculo que estava muito sujo, tirei, limpei suprei para o motor e ficou impecavel, quanto a agua, deve ser o radiador da sofagem que está furado, para verificares, vê no chao do pendura junto a consola central se tem agua ou humidade. caso seja tens 2 hipoteses, ou eliminas o radiador fazendo ligaçao directa nos tubos e ficas sem ar quente, ou trocas o radiador da sofagem. cumps
Mr.
Rookie
Rookie
Mensagens: 157
Registado: 05 fev 2009, 15:06
Localização: POR AI DE GOLF

Re: motor da sofagem resolvido

Mensagem por Mr. »

boas pessoal ja tenho o problema resolvido.

afinal nao era o motor que teva nas coves mas sim uma resistencia onde se liga o motor.

mas acabei por trocar o motor e a tal resistencia

ficou tudo por €50, €30 o motor e €20 a resistencia numa sucata.

e depois so por curiosidade fui a VW ver quanto custavam as peças, ate me assustei.....

€257 o motor e €70 a resistencia.

logo perguntei quanto e que eles me davam pelo carro. o homem so se soube rir.

cumps :wink:
Daniel Ribeiro
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 21 jan 2018, 02:09
Veículos: Golf mk3

Re: motor da sofagem resolvido

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Boas alguem me sabe dizer onde se liga a ficha do motor de sofagem
Responder