governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Responder
Avatar do Utilizador
professor
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 31 Mar 2009, 00:08
Localização: Guimarães

governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por professor » 21 Out 2009, 17:03

andei a peskisar cmo se faz o governor modificação e encontrei 2 foruns na net em ingles k têm para lá uns diy, os kuais me suscitaram uma duvida pois nos 2 diy a alteração é diferente. então vejamos:

Com vista a entender-se melhor o k se vai passar, fica aki um governor stock onde da eskerda para a direita se vai chamar às molas: idle (mais pekena), intermediate (mola do meio) e main (mola maior).
Imagem

No 1º diy (representado na figura 1) tiram fora o governor da bomba e como se pode ver na figura tiram a mola do meio (intermediate) e substituem o akele bocado de espaço onde trabalhava a mola por 3 anilhas (na seta verde) de forma a não se poder mexer ali. akele espaço representado a vermelho era onde inicialmente estava a mola maior (main), prensaram essa mola pondo lá uma anilha fininha ao lado de uma anilha bem grossa. a meu ver isso dá pouco ou nenhum espaço para a mola maior jogar.
Imagem

no segundo diy (representado na figura 2) ve-se k foi feita uma coisa similar ao 1º diy na mola do meio (intermediate), apenas usando uma porca ou femea em vez das anilhas para prender akele curso da mola, mas o efeito é o mesmo. a diferença de um para o outro encontra-se na mola maior (main) k aki foi mantida stock.
Imagem

relativamente a isto tenho umas dúvidas:
1- foi assim que fizeram a governor modificação? se não, como fizeram então às molas?
2- qual a diferença, em termos de desempenho, entre deixar a mola maior comprimida ou não?
3- quem já fez alguma governor modificação fez como alguma destas figuras? aprova? deixa-se de ter akele efeito de corte gradual de gasoleo a partir de determinada rotação e corte de gasoleo às cinco mil e poucas rpm?

Avatar do Utilizador
professor
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 31 Mar 2009, 00:08
Localização: Guimarães

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por professor » 02 Nov 2009, 21:49

uma ajudinha rapazes... pelo menos os k sabem podiam informar sobre as função de cada uma das 3 molas da bomba injectora do motor aaz ou 1y. cumps

Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Master
Master
Mensagens: 14942
Registado: 18 Nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto|Spn|UK|FR|DE
Contacto:

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por Mario_Marques » 08 Nov 2009, 04:27

Amigo a diferença, com a mola cortada(da forma que está na figura 2) consegues ter muito mais curso do que sem a cortar pois os elos ficam bem mais afastados.
Imagem

Imagem
+227Whp+iva(23%) feitos com 100% gasóleo do jumbo :mrgreen: .

SUBA-WHO?

Avatar do Utilizador
professor
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 31 Mar 2009, 00:08
Localização: Guimarães

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por professor » 10 Nov 2009, 19:33

Mario_Marques Escreveu:Amigo a diferença, com a mola cortada(da forma que está na figura 2) consegues ter muito mais curso do que sem a cortar pois os elos ficam bem mais afastados.
as molas da figura 2 não foram cortadas, a main manteve-se stock e a intermédia foi trocada por uma porca para ficar sem curso :wink: sim na figura 2 tem mais curso k na figura 1, mas a minha duvida não é essa, é mm kual a forma correcta de fazer a gov modificação: se é como na figura 1 ou na figura 2 ou de outra forma?
e já agora kual a "função" de cada mola?
obrigado

Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Master
Master
Mensagens: 14942
Registado: 18 Nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto|Spn|UK|FR|DE
Contacto:

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por Mario_Marques » 11 Nov 2009, 10:05

Conta os elos na figura que diz figura 2 :wink:
A mola foi cortada e está esticada, tem 6 elos, na outra tem 8, isso dá-lhe mais curso pois fica com mais área de deslocação antes de encostar os elos.
Abraço
Imagem

Imagem
+227Whp+iva(23%) feitos com 100% gasóleo do jumbo :mrgreen: .

SUBA-WHO?

nfaria
Beginner
Beginner
Mensagens: 25
Registado: 11 Out 2008, 12:10

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por nfaria » 12 Nov 2009, 10:29

Podem me dizer em que parte da Bomba fica o governor??

Avatar do Utilizador
professor
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 31 Mar 2009, 00:08
Localização: Guimarães

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por professor » 13 Nov 2009, 16:08

Mario_Marques Escreveu:Conta os elos na figura que diz figura 2 :wink:
A mola foi cortada e está esticada, tem 6 elos, na outra tem 8, isso dá-lhe mais curso pois fica com mais área de deslocação antes de encostar os elos.
Abraço
quais os ganhos de fazer isso?
abraço

Avatar do Utilizador
putu
Amateur
Amateur
Mensagens: 640
Registado: 12 Jun 2008, 18:01
Localização: Vila Pouca de Aguiar

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por putu » 21 Dez 2009, 16:35

Boas pelo que percebi na gov modificação retira se akela molinha e corta se 2 elos a segunda mola..estou correcto?

agora uma pergunta:
- com gov modificação numa bomba de um AAZ e um garret T3 o debito tem k estar muito aberto?? e' que isso vai causar enormes bolas de fumo nao?
- a nivel de consumos sobe exageradamente ? ou so' quando se anda a pisar a fundo?
- o meu colega fez a gov modificação e ele diz k a embreagem patina fica assim com tanto açu k derrete as embreagens ?? akela nem 1 ano tem..

ja que estou numa de perguntas o embolo de 10 mm numa bomba com gov modificação ,garret t3 , ic frontal e lda modificada ficara alguma coisa de jeito num mk3?

cumps
Imagem
Golf III 1.9 GTDic Power ^^

Avatar do Utilizador
professor
Beginner
Beginner
Mensagens: 36
Registado: 31 Mar 2009, 00:08
Localização: Guimarães

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por professor » 06 Jan 2010, 14:32

putu Escreveu:Boas pelo que percebi na gov modificação retira se akela molinha e corta se 2 elos a segunda mola..estou correcto?
errado. não cortas mola nenhuma. o mais correcto até é nem tirar a mola como ta na figura. mexes só na mola grande (não a cortas) comprimindo-a com anilhas.
putu Escreveu: agora uma pergunta:
- com gov modificação numa bomba de um AAZ e um garret T3 o debito tem k estar muito aberto?? e' que isso vai causar enormes bolas de fumo nao?
não t sei responder a essas perguntas, o meu é N/A...
putu Escreveu:a nivel de consumos sobe exageradamente ? ou so' quando se anda a pisar a fundo?
so mm kuando se pisa a fundo, pelo menos nos N/A é assim...
putu Escreveu:o meu colega fez a gov modificação e ele diz k a embreagem patina fica assim com tanto açu k derrete as embreagens ?? akela nem 1 ano tem..
o problema é mm tirar a mola do meio, na gov modificação dele isso aconteceu de certeza, fica gasoleo on (máximo) mal tocas no acelerador e off kuando tiras o pé, não há meio termo. o ideal é so mm comprimir a mola grande, fazendo com k aumentes a rotação de corte de gasoleo ou mm eliminando-a. tirando a mola de tamanho intermédio e substituindo o espaço vazio por anilhas ou por uma porca, fica o carro até com uma condução um pouco dificil no dia a dia, além de keimar embraiagens mto rapido.
putu Escreveu:ja que estou numa de perguntas o embolo de 10 mm numa bomba com gov modificação ,garret t3 , ic frontal e lda modificada ficara alguma coisa de jeito num mk3?
deve ficar mto mas mm mto melhor do k ta ag...

Avatar do Utilizador
putu
Amateur
Amateur
Mensagens: 640
Registado: 12 Jun 2008, 18:01
Localização: Vila Pouca de Aguiar

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por putu » 07 Jan 2010, 21:01

obrigado pela resposta.

cumps
Imagem
Golf III 1.9 GTDic Power ^^

Avatar do Utilizador
lui2
Amateur
Amateur
Mensagens: 298
Registado: 12 Jun 2013, 01:06
Veículos: MK2 GTD 89' SL

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por lui2 » 19 Out 2014, 12:15

Em que consiste a alteração do governador? O que vai fazer e quais são os ganhos?
Projecto MK2 em iniciação : viewtopic.php?f=18&t=90618

Acduarte
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 14 Mai 2018, 13:29
Veículos: Golf 2

Re: governor modificação em bomba bosch ve, como fazer?

Mensagem por Acduarte » 14 Mai 2018, 13:36

Boas eu sei que o que vou pedir não é relativo a um golf mas sim nissan td27 e o governador é diferente parece uma alavanca será que alguem me pode explicar como faço esta alteração

Responder