TDI 110cv engasga-se ao acelerar (Resolvido)

Responder
Synapse
Amateur
Amateur
Mensagens: 307
Registado: 27 dez 2008, 18:11

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por Synapse »

PC Escreveu:obrigado desde já pela ajuda! vou fazer o teste em plano em 3ª e 4ª velocidade depois digo algo.
vê este caso com sintomas identicos, era dos injectores!
http://forum.autohoje.com/boxes/28514-v ... lucar.html
fica caro calibrar os injectores?
Se ate o meu carro k não tinha nada disso, mandei calibrar injectores e parece um carro novo.

Eu s fosse a ti tentava calibrar não perdes nada,pior não deve ficar.

E já k tens o exemplo do gajo do outro fórum.

Por exemplo eu andava com o meu carro a cortar as 3000rpm em 5ª e não passava dos 140Kmh, e hoje mesmo detectei que o meu prob se devia a válvula wastegate do turbo estava colada com óleo velho, descolei aquilo e agora já não da prob nenhum, e no bosch car service diziam k era bomba injectora. Por isso já acredito em td. Começa por o k é mais barato se não vais gastar dinheiro a torto e a direito e não resolves nada.

Fica bem
Avatar do Utilizador
PC
Amateur
Amateur
Mensagens: 251
Registado: 22 ago 2007, 21:27

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por PC »

"tubo que liga o colector de admissão de ar à restante porção de tubo que vem do intercooler."
quem me mostra na foto este tubo para eu ver se o localizo?

cumps
Imagem
MK3 tdi 110cv.
Synapse
Amateur
Amateur
Mensagens: 307
Registado: 27 dez 2008, 18:11

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por Synapse »

PC Escreveu:"tubo que liga o colector de admissão de ar à restante porção de tubo que vem do intercooler."
quem me mostra na foto este tubo para eu ver se o localizo?

cumps
Imagem
Pronto isso k tu tens assinalado é o tubo k vem do medidor de massa de ar e dp fornece ar fresco ao turbo, mas não e isso o colector de admissão do motor, o colector de admissão é aquela peça em metal cinza claro k esta a encostada a direita da imagem no meio, aquela k tem um tubo fininho ligado.

Fica bem
Avatar do Utilizador
PC
Amateur
Amateur
Mensagens: 251
Registado: 22 ago 2007, 21:27

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por PC »

quem me indica um bom produto para limpeza de injectores :?:
MK3 tdi 110cv.
Avatar do Utilizador
PC
Amateur
Amateur
Mensagens: 251
Registado: 22 ago 2007, 21:27

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por PC »

Ando há algum tempo para dar novidades mas nao foi possivel.
foi feito um teste pelo "user mario marques" ( Agradeço-lhe mais uma vez a ajuda ) há uns tempos e acho que estava tudo normal, segundo ele estranhou apenas nao aparecer os valores de um injector. de resto massa de ar etc, estava optimo.
O qua acontece é que agora o problema agravou-se um pouco ou seja, sinto mais o engasgar, já faz bastante em 3.ª velocidade, e a rotações já depois das 2000, coisa que antes nao acontecia. será mesmo da bomba?
cumprimentos?
MK3 tdi 110cv.
Avatar do Utilizador
PC
Amateur
Amateur
Mensagens: 251
Registado: 22 ago 2007, 21:27

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por PC »

feito o teste numa casa especializada acusou novamente que un injector nao apresenta valores....
em resumo para resolver a avaria querem 1000 euros (revisao na bomba e bicos de injectores).
vou pensar no assunto....
talvez va a bosch car service saber mais uma opiniao.
cumps
MK3 tdi 110cv.
Smurf
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 24 mai 2006, 12:00
Localização: Planeta Terra

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por Smurf »

boas...
ja conseguiste resolver o problema??
Avatar do Utilizador
PC
Amateur
Amateur
Mensagens: 251
Registado: 22 ago 2007, 21:27

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por PC »

ainda nao. cumps
MK3 tdi 110cv.
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por VW Liebhaber »

A distribuição do motor está toda nos pontos certos de origem?

No meu antigo Golf III mas TD não TDI, tinha um problema semelhante. Chegava a uma certa rotação mais elevada e o carro parecia que engasgava e mandava rateres de fumo e depois passava. Diziam-me que era a bomba já desgastada internamente, no entanto um mecanico amigo não se convencia muito disso, ao desmontar a distribuição para trocar uma polie viu que ela não estava correctamente montada e o motor estava "atrasado", daí a bomba fazer isso. Foi colocada nos pontos certos de origem e nunca mais fez isso, e começou a bufar de novo :lol:
golf3power
Amateur
Amateur
Mensagens: 279
Registado: 28 abr 2009, 22:47

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por golf3power »

mede a resistencia dos fios do 3º injector, depois eu confirmo se esta nos parametros.
podia te dizer para fazeres o mesmo na ficha da bomba injectora

arranja um martelo tira o 109 fora dalhe uma martelada e compra 1 novo, e a 1ª coisa a fazer

depois tem que começar aprender que o diagnostico é uma ferramenta para trabalharmos... se não da erros , não quer dizer que não os tem isto e o 1º principio de qualquer profissional.

se não da erros na memoria de avarias, vamos verificar os parametros das válvulas,sondas etc, tudo que é eletrico na gestão do motor de certeza que se encontra a avaria

se a cabeça da bomba estiver marada é muito facil verificar,
o osciloscopio,multimetro,voltimetro foram feitos para usar

o esquema para verificar a bomba é um pouco complexo para quem não tem as ferramentas, verificar pinos 4,5,6,7 chantados depois temos que comparar
com valores do manual vag
golf3power
Amateur
Amateur
Mensagens: 279
Registado: 28 abr 2009, 22:47

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por golf3power »

lembrei-me de outra coisa , mas o diagnostico tem que ser feito com maquina diagnostico
tiveste a mexer nos pedais travão ou enbreagem ?
cabalagem ou fios la perto ?
Avatar do Utilizador
PC
Amateur
Amateur
Mensagens: 251
Registado: 22 ago 2007, 21:27

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por PC »

vou trocar o injector electronico depois digo algo.
quanto ao rale 109... isso custa quanto?
nao mexi em nada (mexo pouco no carro, so faço as revisoes, filtros etc.)
mas tinha levado uma embraiagem ha pouco tempo e é possivel que tenham mexido nessa parte na oficina.
obrigado e cumps
MK3 tdi 110cv.
VW Liebhaber
Pro
Pro
Mensagens: 3107
Registado: 16 abr 2005, 12:11
Veículos: Golf MK4 1.8 TURBO 20V - 1998
Localização: Cambridge

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por VW Liebhaber »

VW Liebhaber Escreveu:A distribuição do motor está toda nos pontos certos de origem?

No meu antigo Golf III mas TD não TDI, tinha um problema semelhante. Chegava a uma certa rotação mais elevada e o carro parecia que engasgava e mandava rateres de fumo e depois passava. Diziam-me que era a bomba já desgastada internamente, no entanto um mecanico amigo não se convencia muito disso, ao desmontar a distribuição para trocar uma polie viu que ela não estava correctamente montada e o motor estava "atrasado", daí a bomba fazer isso. Foi colocada nos pontos certos de origem e nunca mais fez isso, e começou a bufar de novo :lol:
golf3power
Amateur
Amateur
Mensagens: 279
Registado: 28 abr 2009, 22:47

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por golf3power »

não é do injector de certeza A ECU tem outras formas de ir buscar informação no caso do mesmo não estar bom
verifica com ohmimetro se tem 100ohms resistencia entre os 2 fios/cabos do mesmo,
desliga o cabo que vem do injector da ficha e mede
Avatar do Utilizador
PC
Amateur
Amateur
Mensagens: 251
Registado: 22 ago 2007, 21:27

Re: TDI 110cv engasga-se ao acelerar (ajuda)

Mensagem por PC »

resolvido o problema dos soluços ao acelerar entre as 1200 e as 2000 rpm.

foi feita a revisao ao carro. (oleo filtros e correias)
colocado um parafuso no tubo em plastico que vai do filtro de ar ao turbo (junto ao turbo).
como nos 2 teste que tinha feito deu a indicação que o 3 injector nao apresentava valores
(mudou-se o injector por um usado, mas este estava avariado, tive que meter novamento o meu injector.)
foi sangrado ( aliviadas as porcas dos injectores enquanto se deu uns segundos a ignição).
testado o carro, o problema ficou resolvido.
o mecanico achou que era do filtro do gasoleo.
bem o que eu digo é que:
ou filtro de gasoleo, ou parafuso do tubo de ar junto ao turbo em falta (nao entraria por ali ar sem ser contabilizado pelo sensor de massa de ar?
ou pelo facto de se sangrar ( e suponho eu algum lixo junto com o gasoleo tenha saido da bomba).
tenho agora uma bomba para tdi que comprei a um user aqui do forum para vender (nao vou precisar dela).
cumps.
MK3 tdi 110cv.
Responder