Ajuda m-tdi

Responder
Filipecp
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 07 out 2018, 18:19
Veículos: Seat ibiza 1.9mtdi

Ajuda m-tdi

Mensagem por Filipecp »

Boas Pessoal,
Alguém me consegue dar umas dicas para afinar uma bomba 1.9td num AHU? É um desenrasque ate ir buscar a outra bomba.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Ajuda m-tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Para a bomba funcionar dentro do mal o melhor possivel precisas de "sacrificar" outra bomba de um tdi para tirares basicamente todos os elementos da cabeça caso contrario nunca te vai trabalhar muito bem e nunca vai trabalhar 100% na vida com uma bomba mecanica pelos seguintes motivos, o tdi tem tempos de inicio de injecção e avanço diferentes dos motores com bomba mecanica(idi vs di), pressões de injecção diferentes e muitas comepnsações necessarias num motor de injecção directa que nenhuma bomba mecanica consegue fazer por ser exactamente mecanica, não se consegue ajustar rápido, adaptar as condições entre outras coisas, também vais ter de modificar o governador.
O m-tdi é uma receita para dores de cabeça e complicações, com muita paciencia dá para os meter mais ou menos domesticados mas nunca consegues tirar partido total do motor com esse sistema por causa de todas as limitações que tem e quando se quer fazer potencia acima do original o problema é ainda maior, fumarada a mais para a potencia atingida e a fiabilidade não fica famosa e mesmo os ganhos de potencia nunca são nada de especial quando comparado a um TDI verdadeiro.
O ideal é mal puderes ires para uma injecção electronica se queres tirar partido desse motor como deve de ser, não é uma coisa cara nem tão complicado como possa parecer e é uma solução infinitamente melhor.
Tens algumas empresas que fabricam bombas especiais para o que queres fazer já com embolo de 12mm e mais uma catrefada de modificações necessarias nessa bomba para ela trabalhar parecido a uma bosch vp37, mas mesmo com toda a maquinaria e know how dessas empresas eles são os proprios a referir que a bomba mecanica é limitada, a solução mecanica é boa quando apenas se quer o carro a rolar, por exemplo nas trasnsporter antigas que o pessoal quer aquilo fiavel e a andar bem, sem grandes ou nenhuns ganhos de potencia, consegues com paciência meter isso ok mas acho que não justifica o trabalho.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Filipecp
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 07 out 2018, 18:19
Veículos: Seat ibiza 1.9mtdi

Re: Ajuda m-tdi

Mensagem por Filipecp »

Desde já obrigado pela atenção e pelas informações.
O carro neste momento esta a trabalhar (precisa de um ligeiro avanço) com debito e lda gtd trabalhada, apartir das 3mil começa a fazer rotação seca. Apenas para agora queria ficar com aquilo a trabalhar como se fosse um TD ou melhorzito, chega bem para o uso dado ao carro. Eu tenho o corpo de uma bomba tdi 90cv mas nao tem cabeça... será que dá para fazer alguma coisa? se me puderes dar umas luzes de como meter isto melhorzito agradeço.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Ajuda m-tdi

Mensagem por Mario_Marques »

O teu problema começa logo num simples facto, tens uma bomba desenhada para trabalhar na loucura a 155bar(no caso de ser uma bomba AAZ), os injectores tdi precisam no mínimo dos mínimos dependendo da versão deles , mas por exemplo de 170bar(ideal de 190bar-200bar) no caso de ser injectores AFF, AHU, AFN, AVG(valores de manual oficial), 170 bar já é considerado lixo quase.
A bomba precisa para esses injectores de "Specification: +1.50 mg/H (milligrams per stroke)"
A lda só te dá o perfil de injecção não faz mais nada que isso só te mete o carro a fazer fumo não te altera pressões nem caudal máximo total, avançares a bomba também não te corrige o problema apesar de ajudar a disfarçar, mexer nos parafusos de iq também não te corrige o problema...tudo que faças só te vai disfarçar o problema, que até nem é problema nenhum, é simplesmente as coisas não serem compatíveis se não forem feitas para tal, tens uma bomba desenhada para uma coisa, tens uns injectores e motor desenhados para outra.
O que tu precisas é de fazer com que a bomba seja 100% compatível com os injectores e a injecção directa(utilizando o grupo de uma vp 37 com prato de ressaltos incluído) e depois ter a certeza que a pressão da bomba é a mesma para que os injectores estão ajustados visto que vais usar coisas usadas e não sabes o seu real estado, se fizeres isso fica ok, ok não é bom nem muito bom.
Tens ai pessoal no forum que já fez algo que funciona mais ou menos bem e estão satisfeitos com o resultado, e o melhor é tentares ajuda com esse pessoal, eu não te consigo ajudar mais pois na minha opinião é que é uma perda de tempo e dinheiro e se gostas realmente do carro não te recomendo ir por esse caminho.
*Solução fácil numero 1, aquela que ninguém se lembra mas funciona, simples, se não vai o moamé á montanha, vai a montanha ao moamé, ou seja, em vez de aldrabar a bomba, recalibrar os injectores para a pressão a que a bomba funciona bem, vais ficar muito mais bem servido que andar a inventar, apesar de ser na mesma uma solução não muito boa, mas sempre consegues meter o carro mais ou menos como devia ser.
Para perceberes o que está a acontecer, imagina que estás a encher um balão a soprar com a boca, é fácil, depois tenta encher um pneu de um camião a soprar, é dificil/impossivel, basicamente é o que acontece quando tens essa bomba a tentar fazer abrir uns injectores tdi.
Isso depois altera-te o débito e tempos de injecção, pois aquilo de origem tem uma curva de funcionamento conforme a rotação e esforço do motor, pelo que o teu problema não é só o débito/pressão, é depois também controlar os tempos de injecção.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Filipecp
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 07 out 2018, 18:19
Veículos: Seat ibiza 1.9mtdi

Re: Ajuda m-tdi

Mensagem por Filipecp »

Bem melhor explicação acho que nao vou conseguir arranjar, muito obrigado pelo tempo e latim gasto, ja me ajudaste bastante.
Tenho bomba aaz e tenho uma vp37 estragada mas da para aproveitar as peças. Secalhar vou fazer de duas, uma bomba e calibrar os injetores, deve ficar menos despendioso e melhor que andar a inventar em ldas,governadores etc etc...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Ajuda m-tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Passei muitas horinhas nessa bancada, bancadas de turbos, cnc's, balancear motores, cambotas, preparar cabeças, programas de calculos, etc...a verdade, nem sempre se consegue obter o que se quer porque há limitaçoes de design/construção/tecnologia e é muito mais fácil e barato pegar numa coisa já desenvolvida que funciona bem do que estar a desenvolver uma.



Podes não acreditar, mas a solução mais barata era meteres a bomba tdi e a gestão toda completa, fica mais barato, dá menos trabalho, fica mais fiável, económico, e no que toca a potencia também é muito melhor, tudo que se faz numa bomba mecânica, no mínimo dos mínimos consegues 50% melhor numa gestão electrónica.
Se arranjares uma gestão completa de um audi 80 1z ou afn por exemplo, é fácil de montar, nao é caro e ficas com um carro altamente, vai por mim.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Ajuda m-tdi

Mensagem por carrizog60 »

Ve no diesel.net, a alteraçao na zona do acelerador onde faz o pivot p mexer o colar q destapa o embolo é o que mais é preciso p isso andar,senao é como se so acelerasses metade.
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Ajuda m-tdi

Mensagem por carrizog60 »

Ah,e claro,uma cabeça completa de uma bomba tdi,p teres as specs de injecçao o mais aproximado a tdi.
Com o embolo e cam de um ,TD nunca vai andar o q devia
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Responder