TDI-timing

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benoliveira95
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TDI-timing

Mensagem por benoliveira95 »

Qual o tdi timing original para a bomba injetora de um Golf 3 de 110 cv tdi ?
Eu abri um pouco o débito de gasol da bomba injetora , rodando um parafuso e gostaria de saber como verifico a quantidade de gasol que a bomba está a debitar (ligando a máquina seguramente nee ?) , porque como deve ser normal o carro está a consumir mais combustível e o motor está um pouco acelerado...
Em relação ao avanço da bomba , ela estava pra i a 110 ou seja significa que está atrasada ou adiantada ?
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Re: TDI-timing

Mensagem por Silver_Ajm »

Nem sabia que as bomba injetoras dos TDI davam para dar débito por um parafuso, sempre pensei que nessas bombas isso só desse para alterar eletronicamente... O tdi timing visto no gráfico do vag-com salvo erro deve estar sensivelmente no meio entre a linha vermelha e a verde que dará valores de 55/56 aproximadamente. O motor deve estar à temperatura ideal de funcionamento.
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benoliveira95
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Re: TDI-timing

Mensagem por benoliveira95 »

A minha está com valor de 75 no tdi timing fará algum mal ao sistema ? Já agora o parafuso que rodei é um que está mesmo por cima da bomba do lado esquerdo que até é preciso uma chave especial.
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Re: TDI-timing

Mensagem por Miguel GT tdi »

Também gostava de saber como se "abre a bomba" é que a quem comprei o carro o senhor fechou a bomba para consumir menos gasóleo :)
Silver_Ajm
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Re: TDI-timing

Mensagem por Silver_Ajm »

benoliveira95 Escreveu:A minha está com valor de 75 no tdi timing fará algum mal ao sistema ? Já agora o parafuso que rodei é um que está mesmo por cima da bomba do lado esquerdo que até é preciso uma chave especial.
Se o desapertaste esse parafuso que é preciso uma chave especial, estou a ver que em breve vais ter é uma fuga de gasóleo, ou a tampa da bomba empenada...
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benoliveira95
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Re: TDI-timing

Mensagem por benoliveira95 »

Já agora que faz esse parafuso ? Quando mexi na bomba foi com um colega que penso que percebe é que disse que ia afinar a bomba , em relação ao tdi timing deixou a a 75 e depois o motor estava com um trabalhar estranho e ele então mexeu no parafuso e notou de logo um trabalhar diferente
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Re: TDI-timing

Mensagem por Mario_Marques »

benoliveira95 Escreveu:Já agora que faz esse parafuso ?
Cria fugas de gasoleo.lol
Quando não se faz a mínima ideia do que se está a fazer o melhor é estar quieto, o parafuso que o nosso amigo mexeu(que será a valvula de pressão de gasoleo), se é o que estou a pensar, e que mexer-lhe só serve para tirar e meter lá uma ferramentas de bloqueio para se poder fazer manutenção na bomba....lol
A bomba tem controlo electromecânico, ou seja, se se puserem a inventar, podem realmente em algumas situações ter mais gasóleo(mas é preciso desapertar 4 parafusos e não um) a custo de depois colocarem o regulador de quantidade em constante esforço a tentar corrigir isso(coisa "fácil" de constatar, basta ver no vag-com o esforço em que fica o regulador).
Esses carros o caminho mais facil é reprogramar, mexer sem reprogramar para andar mais é possivel mas fica mais caro que reprogramar e não está ao alcance de conhecimento de toda a gente pois implica fazer alguns truques a nivel electrico e mecanico e ter ferramentas próprias para o efeito caso não se queira mandar o motor á vida.
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Re: TDI-timing

Mensagem por Iniciado »

Mario_Marques Escreveu:
benoliveira95 Escreveu:Já agora que faz esse parafuso ?
Cria fugas de gasoleo.lol
Quando não se faz a mínima ideia do que se está a fazer o melhor é estar quieto, o parafuso que o nosso amigo mexeu(que será a valvula de pressão de gasoleo), se é o que estou a pensar, e que mexer-lhe só serve para tirar e meter lá uma ferramentas de bloqueio para se poder fazer manutenção na bomba....lol
A bomba tem controlo electromecânico, ou seja, se se puserem a inventar, podem realmente em algumas situações ter mais gasóleo(mas é preciso desapertar 4 parafusos e não um) a custo de depois colocarem o regulador de quantidade em constante esforço a tentar corrigir isso(coisa "fácil" de constatar, basta ver no vag-com o esforço em que fica o regulador).
Esses carros o caminho mais facil é reprogramar, mexer sem reprogramar para andar mais é possivel mas fica mais caro que reprogramar e não está ao alcance de conhecimento de toda a gente pois implica fazer alguns truques a nivel electrico e mecanico e ter ferramentas próprias para o efeito caso não se queira mandar o motor á vida.

Boas,

Necessito de ter um esclarecimento a esse nivel, um mecanico deu uma mexidela á bomba de gasoleo (o meu carro parecia perro) de facto ficou um pouco melhor... mas... disse-me que a distribuição nao deveria estar no ponto por nao conseguir colocar a faze-lo o tipico fumo negro... fazia um pouco branco, e agora ligeiramente cinza. Diz que foi o melhor que se conseguiu.

Ainda, noto um ligeiro mancar ao descer as rotaçoes das 2000 para as 1000... apenas nesse ponto.

Podera de facto ser fruto de distribuição fora do ponto?
Até que enfim um Golf :lol:
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Re: TDI-timing

Mensagem por benoliveira95 »

Mario_Marques Escreveu:
benoliveira95 Escreveu:Já agora que faz esse parafuso ?
Cria fugas de gasoleo.lol
Quando não se faz a mínima ideia do que se está a fazer o melhor é estar quieto, o parafuso que o nosso amigo mexeu(que será a valvula de pressão de gasoleo), se é o que estou a pensar, e que mexer-lhe só serve para tirar e meter lá uma ferramentas de bloqueio para se poder fazer manutenção na bomba....lol
A bomba tem controlo electromecânico, ou seja, se se puserem a inventar, podem realmente em algumas situações ter mais gasóleo(mas é preciso desapertar 4 parafusos e não um) a custo de depois colocarem o regulador de quantidade em constante esforço a tentar corrigir isso(coisa "fácil" de constatar, basta ver no vag-com o esforço em que fica o regulador).
Esses carros o caminho mais facil é reprogramar, mexer sem reprogramar para andar mais é possivel mas fica mais caro que reprogramar e não está ao alcance de conhecimento de toda a gente pois implica fazer alguns truques a nivel electrico e mecanico e ter ferramentas próprias para o efeito caso não se queira mandar o motor á vida.
Muito obrigada pela ajuda é importante obter feedback de quem percebe .. Isto tudo porque o carro não pegava a quente e então disseram me que a bomba estava atrasada (tdi-timing a 110) e avançaram para 75) e depois sim realmente desapertaram quatro parafusos a bomba e afinaram o trabalhar do motor com o parafuso que é preciso a chave própria ..
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Mario_Marques
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Re: TDI-timing

Mensagem por Mario_Marques »

O problema do tdi timing é que se tiver um problema electrico ou mecanico(por ex escatel da cambota lixado) o tdi timing engana e faz as pessoas mexerem no que não devem, o tdi timing(em gráfico e não em números!) serve para ter uma vaga ideia do comando de injecção do motor apenas isso.
Para ajustar o timing do motor não se mexe na bomba sequer, isto claro se nunca tiverem lá andado anteriormente a fazer asneiras e a distribuição tenha sido bem montada, os 4 parafusos são do ajuste de iq e não se deve mexer lá pois isso tem de ser calibrado em bancada, todos os restantes ajustes são feitos pela ecu!
Se a bomba não estiver no ponto mecanico tem de se ajustar o ponto mecânico com um comparador, não dá para fazer correctamente a olho.
As bombas não se desafinam por obra do espirito santo, se estão ok e deixam de estar é porque algo está mal, é inútil e perigoso ir fazer "ajustes" quando o problema pode ser por exemplo as molas do prato de ressaltos partidas, um injector em mau estado, etc.

Isto é a única maneira correcta de ajustar o tdi timing, se com isto não ficar perfeito, com auxilio de maquina de diagnostico faz-se o ajuste final mas nunca se faz no pc sem fazer isto primeiro:
https://www.youtube.com/watch?v=FTXAm4P6nXU

Isto é a única maneira correcta que existe de ajustar a quantidade de injecção, arranque a frio, duração de uma bomba, se não ficar perfeito, aplica-se o mesmo principio, correcção ligeira com a maquina de diagnostico pela ecu:
https://www.youtube.com/watch?v=ekkKuRkfjKE

Não existem outras maneiras 100% correctas de fazer estes dois ajustes, estes dois ajustes só se fazem depois de uma reparação total da bomba ou depois de andar lá um "habilidoso a mexer" e ter dado cabo dos ajustes correctos.

E já agora, isto é que é a forma correcta de usar o tdi timing, não ver numeros como voces andam a ver, os numeros não dizem a minima o que se passa pois não ha forma de traduzir esses numeros em graus.
Não é possivel fazer o tdi timing correctamente se o carro não tiver o sistema de refrigeração ok, tem de ser a quente e claro, o tdi timing só interpreta sinais electricos, não lê falhas mecanicas ou electricas, não é uma coisa nada fiavel.
https://www.youtube.com/watch?v=7zET8soUlow
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Re: TDI-timing

Mensagem por Iniciado »

Mario_Marques Escreveu:O problema do tdi timing é que se tiver um problema electrico ou mecanico(por ex escatel da cambota lixado) o tdi timing engana e faz as pessoas mexerem no que não devem, o tdi timing(em gráfico e não em números!) serve para ter uma vaga ideia do comando de injecção do motor apenas isso.
Para ajustar o timing do motor não se mexe na bomba sequer, isto claro se nunca tiverem lá andado anteriormente a fazer asneiras e a distribuição tenha sido bem montada, os 4 parafusos são do ajuste de iq e não se deve mexer lá pois isso tem de ser calibrado em bancada, todos os restantes ajustes são feitos pela ecu!
Se a bomba não estiver no ponto mecanico tem de se ajustar o ponto mecânico com um comparador, não dá para fazer correctamente a olho.
As bombas não se desafinam por obra do espirito santo, se estão ok e deixam de estar é porque algo está mal, é inútil e perigoso ir fazer "ajustes" quando o problema pode ser por exemplo as molas do prato de ressaltos partidas, um injector em mau estado, etc.

Isto é a única maneira correcta de ajustar o tdi timing, se com isto não ficar perfeito, com auxilio de maquina de diagnostico faz-se o ajuste final mas nunca se faz no pc sem fazer isto primeiro:
https://www.youtube.com/watch?v=FTXAm4P6nXU

Isto é a única maneira correcta que existe de ajustar a quantidade de injecção, arranque a frio, duração de uma bomba, se não ficar perfeito, aplica-se o mesmo principio, correcção ligeira com a maquina de diagnostico pela ecu:
https://www.youtube.com/watch?v=ekkKuRkfjKE

Não existem outras maneiras 100% correctas de fazer estes dois ajustes, estes dois ajustes só se fazem depois de uma reparação total da bomba ou depois de andar lá um "habilidoso a mexer" e ter dado cabo dos ajustes correctos.

E já agora, isto é que é a forma correcta de usar o tdi timing, não ver numeros como voces andam a ver, os numeros não dizem a minima o que se passa pois não ha forma de traduzir esses numeros em graus.
Não é possivel fazer o tdi timing correctamente se o carro não tiver o sistema de refrigeração ok, tem de ser a quente e claro, o tdi timing só interpreta sinais electricos, não lê falhas mecanicas ou electricas, não é uma coisa nada fiavel.
https://www.youtube.com/watch?v=7zET8soUlow

Mario, fazes isso?

É que preciso de ajuda fiavel.
Até que enfim um Golf :lol:
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