Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Responder
tiagodomar
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 09 dez 2012, 20:19
Veículos: Golf 2

Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por tiagodomar »

Boas pessoal...sou muito novo nisto...se faltar fazer alguma coisa ou estiver a fazer algu errado digam-me e peço desculpa..

é o seguinte...tenho motor 1.6td, mas rachou-me a colaça :( ... tenho em vistas um motor, so o bloco e cabeça 1.9d, mas nao queria so d, queria-o td...posso aproveitar a bomba injectora, injectores, turbo, coletores e afins do motor 1.6td e colocar no 1.9d ? é so aplicar e andar ou necessito fazer alguma alteração como mexer na bomba, colocar outros injectores e assim?? sei que tenho que ir buscar o oleo para o turbo e fazer o escuamento dele para outro sitio mas tambem nao sei bem para onde, nao sei como fazer nem o que fazer...ajudem-me por favor.. :?

Obrigadoo
labaRED
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 20 dez 2012, 23:39
Veículos: Seat Ibiza 1.9 TD / Peugeot 405 GR / Opel Corsa 1.7 D

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por labaRED »

Boas, não sou propriamente um entendido na materia mas se tens um 1.6 td e o que esta "quelhado" é a cabeça, porque não aproveitas o bloco 1.6 e metes a cabeça 1.9, é so chegar e encaixar, plug & play, e o resto fica tudo na mesma, bomba, injetores, turbo....etc :wink:
BE BITTER, STAY ANGRY AND BLAME EVERYONE
tiagodomar
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 09 dez 2012, 20:19
Veículos: Golf 2

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por tiagodomar »

tambem ja pensei fazer isso, falei com o meu mecanico e ele disse-me que nao dava, que ia bater as vavulas...acho que foi isso que ele me disse nao tenho certeza...mas achei estranho porque ja vi aqui na net muita gente a dizer que fez isso...andei a procura e nao consigo arrenjar so a colaça 1.9 nem uma 1.6... e as que eu arrenjo estao bastante caras..
Última edição por tiagodomar em 09 abr 2014, 20:12, editado 1 vez no total.
veetek
Master
Master
Mensagens: 6598
Registado: 30 out 2008, 10:07
Veículos: "88 Mk2 Golf Cl Td "91 Honda crx vtec
Localização: Sintra

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por veetek »

Podes montar tudo no 1.9, a nível de turbo, bomba e afins é tudo compatível e não tens chatices :wink:
Imagem

89' Golf mkII gtd "KA" - R.I.P
88' Golf mk2 cl td "PL"
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=59736
tiagodomar
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 09 dez 2012, 20:19
Veículos: Golf 2

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por tiagodomar »

mas nao preciso fazer nenhuma alteraçao?? nem mudar coletor nada mesmo?? montar e ta andar?? é esse o meu receio...
dias96
Pro
Pro
Mensagens: 1649
Registado: 09 dez 2012, 17:01
Veículos: Golf mk2 GTD
Localização: Sintra

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por dias96 »

é quase tudo chegar e montar, ate se montares o carter do 1.6 no 1.9 consegues aproveitar a descarga do 1.6 :wink:
Mas sim, da para por tudo de um no outro 8)
Imagem
tiagodomar
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 09 dez 2012, 20:19
Veículos: Golf 2

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por tiagodomar »

e depois em termos de fiabilidade consumos e isso fica bom?? eu nao preciso que ande muito ou que tenha boa resposta...preciso que consuma pouco e que seja fiavel xD
veetek
Master
Master
Mensagens: 6598
Registado: 30 out 2008, 10:07
Veículos: "88 Mk2 Golf Cl Td "91 Honda crx vtec
Localização: Sintra

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por veetek »

Como disse o meu irmão e bem (bom professor que sou :lol: ) poderás ter que trocar/alterar a descarga de óleo, que nos 1.6 é ao carter e nos 1.9 ao bloco... ou mandas fazer um tubo mais curto que aperte ao bloco ou metes o carter do 1.6!

Fiabilidade e consumo depende na sua maior parte do estado do material, mas tendo tudo em condições, é um motor fiável e capaz de fazer bons consumos!
Imagem

89' Golf mkII gtd "KA" - R.I.P
88' Golf mk2 cl td "PL"
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=59736
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por carrizog60 »

a culassa 1.9 também dá no 1.6 mas vai baixar a compressao e se o bloco 1.6 nao for de touches hidraulicas ja tem de se fazer chanatos
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
tiagodomar
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 09 dez 2012, 20:19
Veículos: Golf 2

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por tiagodomar »

o meu motor estava bom, o meu mecanico diz que a minha bomba e turbo estao bastantes bons, nao tinha mesmo nada apontar aquele motor..nao sei como aconteceu aquilo, foi bastante estranho mas pronto...eu aproveitava o carter do 1.6 e nao tinha problemas com o tubo do turbo, colocava a bomba 1.6 com os respectivos injectores e ta andar...uma afinadela que secalhar sera preciso na bomba certo?? e pouco mais....
vou ver entao se consigo fazer negocio a meu favor pelo motor 1.9d...
nao preciso de ter mais nada em atençao certo??? e onde vou buscar o oleo para o turbo?? e a centralina pessoal?? pode ser a do 1.6 nada a mudar nesse aspecto?? nem valvulas de temperatura e afins??

muito obrigado pessoal...
Última edição por tiagodomar em 10 abr 2014, 19:30, editado 1 vez no total.
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por carrizog60 »

os TD nao usam nada de electronicas,é mecanica pura e dura :)
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
tiagodomar
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 09 dez 2012, 20:19
Veículos: Golf 2

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por tiagodomar »

e onde vou buscar o oleo para o turbo?? ao radiador do oleo, acho que tem la um sitio onde posso por um parafuso e tal nao é??
dias96
Pro
Pro
Mensagens: 1649
Registado: 09 dez 2012, 17:01
Veículos: Golf mk2 GTD
Localização: Sintra

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por dias96 »

talvez tenhas de arranjar o suporte do radiador de óleo do AAZ para a alimentação do turbo... o do 1.6 não dá, é ligeiramente diferente :wink:
Imagem
tiagodomar
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 09 dez 2012, 20:19
Veículos: Golf 2

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por tiagodomar »

e nao posso ir buscar o oleo a outro sitio sem ser o radiador??
dias96
Pro
Pro
Mensagens: 1649
Registado: 09 dez 2012, 17:01
Veículos: Golf mk2 GTD
Localização: Sintra

Re: Golf II 1.6td com motor 1.9d - ajuda

Mensagem por dias96 »

o óleo não vem do radiador, vem do suporte :wink: nisso já não te posso ajudar mas sei que se meteres o suporte do AAZ dá tudo certinho pois na altura que fiz um swap para um 1.9td, usei colector, turbo e o tubo metálico do 1.6 e encaixou tudo certinho 8)
Imagem
Responder