Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

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bbfsonic
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Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por bbfsonic »

Boas ,

Eu andei de volta a reparar o meu motor Mudar junta da colassa e retificar cabeça , até ai tudo bem tudo funcionou bem fiz mais de 500km ..
Mas tinha a bomba a verter muito , pelo vedante do cabeçote da bomba e pela cabeça da bomba :evil: ...

Então decidi aventurar me em mudar o vedante da cabeça e do cabeçote ,

Eu para mudar o vedante da cabeça usei este método:
http://www.youtube.com/watch?v=5nwyTmKVf0I

e para o vendate do cabeçote foi basicamente tirar o apoio do acelerador e desapertar os 4 parafusos q pressionam o cabeçote para o corpo da bomba.

Entretanto acabei de mudar tudo , e o carro esta com um trabalhar completamente diferente , custa muito a pegar , o relentim até q esta bom mas quando acelero um pouco ate as 2000RPM ou nem tanto parece que tenho os pistons a bater :s ..e se acelarar ate as 3000RPM o ponteiro já nem vem para tras acelera até ao redline mesmo tirando o pe do acelarador ... eu montei tudo com muito cuidado :oops:

Ponto da arvore de cam
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Ponto da caixa(cambota)
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Bomba trancada com chave 10mm
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Afinação da bomba em Torno de si
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Conclusão , gostava de saber se alguém sabe se a bomba mal afinada pode provocar o som ( Parece a bater em seco os pistons ) , e se alguém sabe como afinar a bomba sem ter de mandar a bosch ( mas afinação interna da bomba) ou se conhecem alguma manual para tal ... :?

Eu tenho outra bomba igual em casa estragada , desmontei-a para servir de estudo fica aqui uma imagem:

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Cumpz
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por Golf2Wannabe »

e a molinha dentro da bomba puses-te como estava ?
Tmb fiz isso no meu pq vertio pelo veio do aclerador e desmontei como tu..
Fiquei com o pedal que parecia pedra , acelrava sozinho e fazia uma fumarada louca..
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por bbfsonic »

Golf2Wannabe Escreveu:e a molinha dentro da bomba puses-te como estava ?
Tmb fiz isso no meu pq vertio pelo veio do aclerador e desmontei como tu..
Fiquei com o pedal que parecia pedra , acelrava sozinho e fazia uma fumarada louca..
Dentro da bomba como ?

Quando tirei o cabeçote tinha lá o veio que faz de acelerador tem umas molas, mas ta direito penso eu ... quando fecho a bomba o pino que fica de fora consigo roda-lo com a mão .. penso mesmo q não seja isso ...eu já tentei ate mesmo ligar o carro Sem meter o as molas do cabo de acelerador , so mesmo com o pino e é igual ...
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por FRY »

Amigo não sei o que se possa passar, mas a minha vertia pelo mesmo sitio, mandei a bosch e repararm por 89€
Se calhar tinha-te saido mais em conta ;)
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por bbfsonic »

Eu fui a bosch e pediram me 297 € para fazer isso ...
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por carrizog60 »

quando nao se sabe nao se inventa...
é que agora conseguir via internet ajuda viavel nao vai ser facil...

ve em que posiçao ficou o veio do acelerador,se o estriado ficou no mm sitio.
experimenta levantar o topo outra vez,desapertar o parafuso de debito e depois de fechar voltar a encostar,pode ter ficado a forçar.
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por FRY »

bbfsonic Escreveu:Eu fui a bosch e pediram me 297 € para fazer isso ...
Pergunta lá ao senhor da recepeção se não ah maneira de arranjar mais barato :wink:
Agora vai-te ficar mais caro, visto que já não é so o vedante :?
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por bbfsonic »

carrizog60 Escreveu:quando nao se sabe nao se inventa...
é que agora conseguir via internet ajuda viavel nao vai ser facil...

ve em que posiçao ficou o veio do acelerador,se o estriado ficou no mm sitio.
experimenta levantar o topo outra vez,desapertar o parafuso de debito e depois de fechar voltar a encostar,pode ter ficado a forçar.
Pois , eu só tentei seguir algumas instruções de outros ...

O veio do acelerador está no sítio ... Já o vi várias vezes ... Ele encaixa nunma ranhura e depois rodo o veio que tem as molinhas , para a posição q fica preso ... E depois enfio no cabeçote da bomba com muita calma até ao topo ....

Quanto ao parafuso do débito eu só o meti depois de ter bomba fechada pq é difícil de encaixar o cabeçote com isso a fazer força na partilha do débito ...

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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por bbfsonic »

Quanto ao barulho dentro do motor q parece q está a bater em seco , a única explicação q encontro para isso é a bomba estar descomandada e não manda o gasoleo no timming certo da explosao e como nao tem a explosão para o piston ir a baixo ( fazer a expançao ) faz efeito de vácuo ... Daí fazer o motor tremer muito e fazer barulho ...
:cry:
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por carrizog60 »

bbfsonic Escreveu:
carrizog60 Escreveu:quando nao se sabe nao se inventa...
é que agora conseguir via internet ajuda viavel nao vai ser facil...

ve em que posiçao ficou o veio do acelerador,se o estriado ficou no mm sitio.
experimenta levantar o topo outra vez,desapertar o parafuso de debito e depois de fechar voltar a encostar,pode ter ficado a forçar.
Pois , eu só tentei seguir algumas instruções de outros ...

O veio do acelerador está no sítio ... Já o vi várias vezes ... Ele encaixa nunma ranhura e depois rodo o veio que tem as molinhas , para a posição q fica preso ... E depois enfio no cabeçote da bomba com muita calma até ao topo ....

Quanto ao parafuso do débito eu só o meti depois de ter bomba fechada pq é difícil de encaixar o cabeçote com isso a fazer força na partilha do débito ...

Cumps e obg pela atenção :)
o veio tem um estriado,e a peça que lá encaixa tambem e pode ter ficado fora do sitio.
isso pode causar o acelerador preso e a rpm a subir mm sem acelerar.
experimenta também aliviar as porcas de suporte da bomba e atrasar de modo que ao relanti nao se ouça o martelar.

e a cams tem de ficar presa pela ranhura,só assim nao dá.um pedaço de barra da mm grossura do rasgo é uma boa opçao.
começa pelo basico.
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por bbfsonic »

Obg rmas e carrizo
Vou estudar isso em principio no fim de semana :)

O estriado do pino encaixa na chapinha q também tem o estriado... eu já tentei ate mesmo só como o pino ... rodeio á mão com o carro ligado é igual ... o pino roda quando quero mas depois das 3000 rpm ... simplesmente acelera sozinho mas o pino não acompanha a aceleração ... acelera ate ao vermelho e se não desligar o carro não sai do vermelho mesmo que rode o pino para desacelerar ...
Sera que se desmontar tudo ( a partir da cabeça ) Como esta nesta minha imagem http://imageshack.us/a/img836/5598/imag1434.jpg
Essa imagem é de uma bomba estragada q tenho em casa ... eu desmontei para estudar ... eu consigo montar tudo outra vez ... sera q devo fazer isso na outra ? aquilo da me a parecer q so encaixa tudo de uma maneira .. se eu montar tudo conforme as imagem q o rmas me forneceu tem de dar certo ..? ou depois de montar é preciso alguma afinação no veio principal? :oops:
A única coisa q vejo q possa estar fora do sitio é a espécie de uma anilha pequena que fica no meio do veio a pode ter caído quando afastei a cabeça para trocar o vedante ...

é o componente 52 nesta imagem, está mesmo em baixo

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Cumps e obrigado pela ajuda prestada :)
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por carrizog60 »

mas afinal o que desmachaste na bomba?
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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por bbfsonic »

carrizog60 Escreveu:mas afinal o que desmachaste na bomba?
O cabeçote que tem o vedante quase retangular e desaparafusei apenas o necessário para chegar ao oring da cabeça , q é circular ... Quando afastei a cabeça pode ter caído a tal anilha , penso eu ..
Eu antes de desaparafusar a cabeça rodei na poli para as molas ficarem comprimidas de maneira a poder afastar a cabeça sem nada, lá dentro se mecher ou cair .. como mostrava no video q meti no primeiro post

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Re: Mudar vedantes da Bomba injectora Bosch

Mensagem por carrizog60 »

o remedio é meter um pano por baixo,e rectificares o serviço feito...
se antes estava bom nao é pelos vedantes que se lixa.
que anilha falas,qual o numero na imagem?
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