Falange da cabeça motor

Responder
Scorpius11
Beginner
Beginner
Mensagens: 32
Registado: 03 jul 2018, 21:08
Veículos: Vw Golf II 1.3

Falange da cabeça motor

Mensagem por Scorpius11 »

Viva pessoal!

Preciso de substituir a falange da cabeça do motor num MK2 1.3 CL a gasolina. Claro que tenho a opção de levar o veículo ao mecânico mas preferia ser eu próprio a fazer a substituição. :wink: É uma peça fácil de aceder e creio ter a ferramenta necessária para a conseguir executar sem problemas. Dito isto é preciso que se saiba que é o meu primeiro carro e que percebo pouco de motores :?: (mas quero aprender e por isso pretendo tratar deste assunto com as minhas próprias mãos). Já encomendei a peça e só gostaria que partilhassem dicas ou alertas sobre este procedimento... Ou até se desaconselham vivamente que seja eu a fazer a já mencionada tarefa :twisted:

Mais uma vez, agradecido fico! :D
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falange da cabeça motor

Mensagem por Mario_Marques »

Quando dizes flange, qual delas? é que que um carro tem umas poucas dos vários sistemas.
Se for uma flange de sistema de refrigeração, basicamente é tirares fora, limpar a face muito bem(nada de usar lixas!!!!), pegar na nova, meter no sitio, quem for mais cuidadoso deve apertar a flange com a força correcta(será prai uns 5 ou 10Nm dependendo do sitio, o aperto com chave de binário faz com que a peça nova dure muitooooooooooo mais), depois de tudo instalado novamente, colocar novo anticongelante(nada de usar água da torneira), sangrar o circuito e ver se o termostato está a fazer o seu trabalho dele(se não abre antes do tempo e se abre quando deve abrir) e se a ventoinhas também.
No caso do carro ter válvula de fecho na chauffage, alguns anos tem, o sangramento deve ser feito com a chauffage(á tuga sofagem ) no quente.
No fim de tudo, deixar arrefecer completamente, completar liquido se necessário.
Se o carro tinha problemas de aquecimento é agora uma boa altura para trocar o termostato pois assim escusas de gastar dinheiro em anti-congelante duas vezes, se o termostato estiver aberto permanentemente o carro gasta mais que o normal e perde alguma performance.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Scorpius11
Beginner
Beginner
Mensagens: 32
Registado: 03 jul 2018, 21:08
Veículos: Vw Golf II 1.3

Re: Falange da cabeça motor

Mensagem por Scorpius11 »

8) Bem haja pela resposta!

Ainda bem que conseguiste adivinhar de que flange é que eu estava a falar. Peço desculpa pela falta de especificidade... coisa de maçarico, não leves a mal. O facto de ter escrito mal a palavra comprova a minha ignorância. Vale-me a vontade de aprender e a vossa generosidade(neste caso específico a tua, Mario_Marques) em partilhar o conhecimento.

Fico contente por saber que não é um bicho de sete cabeças substituir esta peça e que com atenção e cuidado posso fazê-lo sem problemas. Não tenho chave de binário para dar o aperto recomendado, possuo apenas um kit de chave de roquete e extensor que me permite desapertar/apertar os parafusos que seguram a flange ao motor. Vou deixar a coisa bem apertada e verificar se depois haverá fuga ou não.
Sei que tenho o termostato aberto. Não sei se é possível fechá-lo mas como não pedem muito dinheiro por um novo vou comprar e instalar um.
Embora esteja elucidado acerca daquilo que creio ser o principal levantaram-se-me mais questões:
- Sangrar o circuito significa exactamente o quê? (Deduzo que seja feito com o motor ligado pois após o processo tem de se deixar arrefecer o motor, segundo a descrição que fizeste, e que é essencial à limpeza e manutenção do circuito de arrefecimento. Se uma descrição for demasiado longa e por conseguinte aborrecida de escrever partilhem um link se souberem)
- Como saber se o termostato está a funcionar correctamente? (ou posso fiar-me que um novo não falha? :?: )
- Que produto é aconselhável para fazer a limpeza da face?

Mais uma vez deixo profundos agradecimentos, pelo que já fiquei a saber e pelo que possam ainda partilhar :D
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falange da cabeça motor

Mensagem por Mario_Marques »

Scorpius11 Escreveu: 31 out 2018, 20:03
Embora esteja elucidado acerca daquilo que creio ser o principal levantaram-se-me mais questões:
- Sangrar o circuito significa exactamente o quê? (Deduzo que seja feito com o motor ligado pois após o processo tem de se deixar arrefecer o motor, segundo a descrição que fizeste, e que é essencial à limpeza e manutenção do circuito de arrefecimento. Se uma descrição for demasiado longa e por conseguinte aborrecida de escrever partilhem um link se souberem)
- Como saber se o termostato está a funcionar correctamente? (ou posso fiar-me que um novo não falha? :?: )
- Que produto é aconselhável para fazer a limpeza da face?

Sangrar o circuito é remover o ar todo do sistema, se tiveres ar no sistema vais ter problemas de refrigeração, para fazeres isso, meter sofagem no quente, atestar liquido antes de ligar o carro, ligar o carro e ir atestando liquido com o motor a trabalhar até o nivel estar ok(não usar água, apenas anticongelante, não misturar anticongelantes diferentes, percentagem mínima 30%), quando ligar as ventoinhas á priori está sangrado(se o termostato não estiver ok as ventoinhas podem nunca ligar pois o motor não vai atingir a temperatura para isso), depois quem for perfeccionista, deixar o motor arrefecer totalmente antes de fechar a tampa para o sistema não ficar depois em "vacuo", o sistema quer-se com alguma pressão caso contrario forma vapor.
O sangramento pode ser feito com a tampa fechada ou aberta, cada método tem as suas vantagens, eu pessoalmente quando tenho bastante tempo disponível costumo meter liquido, fechar tampa, depois meter o motor a trabalhar até o termostato abrir, depois deixo arrefecer totalmente o motor, abro a tampa e corrijo o nivel.
Não recomendo acertar o nivel com o motor quente por dois motivos, a quente o liquido expande e aumenta o volume, se abrir-mos a tampa a quente a pressão no circuito vai descer, ao arrefecer fica com vacuo no sistema(pressão negativa pois o liquido vai reduzir o volume), o circuito de refrigeração para funcionar bem precisa de estar sobre alguma pressão caso contrario a água começa a transformar-se em vapor e faz aumentar depois muito a pressão no sistema entre outros problemas que podem ou não acontecer.

Para verificares se o termostato está ok é relativamente simples, o radiador tem dois tubos, se o termostato estiver ok só um dos tubos vai aquecer até o termostato abrir a cerca de 80 e tal graus(no quadrante marca 90), o outro tubo só fica quente quando o termostato abre, se ele for ficando quente antes de chegar aos 90 quer dizer que o termostato não esta ok.

Para limpar a face a melhor coisa que existe é um raspador próprio, quem não tiver a segunda melhor ferramenta é uma lâmina de "x-acto" daquelas bem largas, raspar a face com a lamina inclinada, a lamina só vai raspar aquilo que estiver acima da face, não vai ferir a face, se usares uma lixa sem um bloco de suporte, lixares á mão a lixa vai comer o alumínio e fica tudo cheio de riscos, riscos=canais que não vão ficar tão bem vedados, ao passares a lamina usa por exemplo água como lubrificante, se tivers um bloco de suporte de lixas ao fim podes passar uma lixa muito fina, mas se não tiveres a lamina á priori faz bem os serviço bem melhor do que se simplesmente passares uma lixa como muita gente faz.

Em relação novamente ao sangramento, o que disse não é uma regra e só se aplica á maioria dos vw's, carros de outras marcas podem ter métodos especificos, há motores que têm procedimentos próprios para sangrar(vários pontos de sangramento por válvula, termostatos eletricos, bombas de água eletricas etc), tipo os novos vw's, alguns carros japoneses, carros de alta performance, têm métodos diferentes do que eu descrevi, no caso do mk2 podes usar os métodos que descrevi.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Falange da cabeça motor

Mensagem por carrizog60 »

Gabo a vontade de escrever p explicar o melhor possivel do mario...
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
António uf
Pro
Pro
Mensagens: 2142
Registado: 24 out 2006, 02:26
Veículos: golf 2 1.3, Megane 2 1.5dci, corsa c 1.2, zundapp z3
Localização: Guimarães

Re: Falange da cabeça motor

Mensagem por António uf »

podes crer :wink:
é isto que da gosto e que veio a perder-se nos fóruns esta entre ajuda 8) no face´s não há nada disto :idea:
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Falange da cabeça motor

Mensagem por sflopes »

O Mestre Mário em questões de sabedoria, ajuda e paciência merecia um louvor de todos os membros do CGP.
Scorpius11
Beginner
Beginner
Mensagens: 32
Registado: 03 jul 2018, 21:08
Veículos: Vw Golf II 1.3

Re: Falange da cabeça motor

Mensagem por Scorpius11 »

:) Viva gente Golf!!

Para já acredito que fiquei sem dúvidas... e também não é para menos.
O Mário é realmente um mestre. Não sou uma pessoa em posição de avaliar a qualidade do conhecimento transmitido (embora pela falta de acrescentos ou correcções por parte dos "comentadores" possa deduzir que está tudo aprovado), mas como alvo directo dos ensinamentos creio ser o que melhor pode apreciar a eficácia das descrições feitas, e só por aí posso dizer que o título de Mestre é indiscutível. Falta agora ver se o "aluno" está a altura... :P

Em breve darei notícias do resultado desta simples cirurgia que vou fazer no automóvel... na secção de projectos, a menos que tenha alguma dúvida, claro :lol:

Abraço a todos e mais uma vez, bem haja Mário!! 8)
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: Falange da cabeça motor

Mensagem por carrizog60 »

Basta ver com olhos de ver... A mecanica destes carros é mais que acessivel a toda a gente
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Responder