Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Responder
ProSteel
Amateur
Amateur
Mensagens: 607
Registado: 11 set 2011, 17:35
Veículos: Golf II 1.6TD
Localização: (Águeda)/(Carregal do Sal)

Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Mensagem por ProSteel »

Encontrei uma caixa de velocidade com a ref.: DDR 1706 6.
Alguém sabe que tipo de caixa é?
Foi retirada de um glof 2 1.6TD e gostaria de saber se é longa ou curta, sé é de um motor diesel ou a gasolina.

Já pesquisei no Google e só aparece memorias RAM...

Imagem
_____________Red Edition GTD_____________
Imagem
-Nada é perfeito mas tudo pode ser melhorado!-
Projecto mk2 GTD --> viewtopic.php?f=18&t=72021&p=1197488#p1197488
bys
Expert
Expert
Mensagens: 971
Registado: 27 set 2014, 23:17
Veículos: vw golf 2

Re: Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Mensagem por bys »

A propria caixa tem mais referencias
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Mensagem por Mario_Marques »

A caixa é do motor de onde foi retirada á priori, essa caixa saia em 1.6 td e 1.9td(mk3), curta ou longa, há um velho ditado que diz, não há caixas curtas ou longas, há é motores fracos, não sei o que é para ti curta ou longa, tudo depende do teu objectivo, não sei os rapports de cabeça mas se procurares algures na area de mk2 ou mk3, acho que nas duas até, já coloquei por várias vezes lá um link com um ficheiro com os rapports das caixas, depois é só calcular para o efeito pretendido mas por normas as caixas de origem vêm sempre adequadas aos motores de onde saem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ProSteel
Amateur
Amateur
Mensagens: 607
Registado: 11 set 2011, 17:35
Veículos: Golf II 1.6TD
Localização: (Águeda)/(Carregal do Sal)

Re: Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Mensagem por ProSteel »

bys Escreveu: 15 set 2018, 18:35 A propria caixa tem mais referencias
Eu só encontrei esta ref.
Mario_Marques Escreveu: 16 set 2018, 00:00 A caixa é do motor de onde foi retirada á priori, essa caixa saia em 1.6 td e 1.9td(mk3), curta ou longa, há um velho ditado que diz, não há caixas curtas ou longas, há é motores fracos, não sei o que é para ti curta ou longa, tudo depende do teu objetivo, não sei os rapports de cabeça mas se procurares algures na area de mk2 ou mk3, acho que nas duas até, já coloquei por várias vezes lá um link com um ficheiro com os rapports das caixas, depois é só calcular para o efeito pretendido mas por normas as caixas de origem vêm sempre adequadas aos motores de onde saem.
Mas todos sabemos que este tipo de carros são muito alterados, por isso aí não há certezas.
Caixa curta é caixa curta ponto. Uma caixa curta aos 120km/h vai lá em cima nas rotações independentemente ser um motor fraco ou forte.
Para mim a diferença entre caixa curta e longa é ambas em 5ª há mesma velocidade a curta vai a uma rotação mais alta do que a longa.
Eu já tinha visto um link para saber os rapports mas para isso tenho de montar a caixa e gastar uns trocos em valvulina, tempo e etc para saber que tipo de caixa é.
A ideia para o projeto é ter um carro que possa andar aos 120km/h e não ter de ir as 3000rpm, faço uma viagem Aveiro-Potro/Lisboa e não queria ir ali a matar o motor e a consumir muito gasóleo...
Como a minha 4T está nas ultimas, "presa por arames" quero trocar por uma mais económica e quando for para o sitio ir já com os vedantes novos, limpinha, valvulina da boa para não ter preocupares de futuro.

Com passou esta caixa pelas mãos e como tem uma referencia estranha fiquei inquietado. Já telefonei para a sparkes & sparkes e ele não sabem, mandei um email para a VW Portugal e eles responderam palha.
Estou tramado...
_____________Red Edition GTD_____________
Imagem
-Nada é perfeito mas tudo pode ser melhorado!-
Projecto mk2 GTD --> viewtopic.php?f=18&t=72021&p=1197488#p1197488
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Mensagem por Mario_Marques »

Estou-te a dar a certeza, a caixa é original de um motor desses. :wink:
E se procurares a lista que meti tem lá esse modelo.
O curta ou longa é relativo e não te iludas com o menos rpm mais fiável, isso não é verdade, até vai sim piorar bastante em certas situacoes, vais ter benefício da caixa longa sim se andares em modo passeio, pedal ligeiro, em carga quanto mais longa a caixa pior, é sempre preferível ter um motor com pulmão lá em cima do que uma caixa longa para compensar a falta disso.
O grande benefício da caixa longa é mesmo o conforto de não se ir a ouvir tanto o motor e ajuda a manter um motor sem eficiência em altas mais tempo na faixa baixa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Mensagem por vwg3gt96 »

Pois, não vale de nada ir em baixas e depois ter que ir sempre em esforço. Motor, caixa, embraiagem, turbo...não faz bem a nada. Depois em muitas situações que poderias manter uma quinta vais ter que reduzir para quarta, mais stress para a mecânica.
Mete mais pressão nos pneus e alinha os painéis :P
ProSteel
Amateur
Amateur
Mensagens: 607
Registado: 11 set 2011, 17:35
Veículos: Golf II 1.6TD
Localização: (Águeda)/(Carregal do Sal)

Re: Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Mensagem por ProSteel »

O que vocês estão a dizer é que um motor tem mais desgastes as 2000rpm do que as 3000rpm.
_____________Red Edition GTD_____________
Imagem
-Nada é perfeito mas tudo pode ser melhorado!-
Projecto mk2 GTD --> viewtopic.php?f=18&t=72021&p=1197488#p1197488
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Mensagem por Mario_Marques »

ProSteel Escreveu: 16 set 2018, 13:58 O que vocês estão a dizer é que um motor tem mais desgastes as 2000rpm do que as 3000rpm.
O que estou a dizer é que se tiveres uma caixa longa vais mais tempo na zona em que tens mais pressão interna dinâmica e temperatura, o ciclo é mais duradouro, o fluxo de óleo e água é menor.
Onde se verifica bem esse efeito é nos mk4 TDI 115, devido á caixa exageradamente longa queimam as juntas muito mais fácil e no entanto usam os mesmos componentes de outros motores que não queimam(o problema manifestar-se sempre em sexta mudança entre as 2100 e as 3200 que é onde há mais pressão interna) hoje em dia isso já não acontece tanto pois os fabricantes alteram o mapa da ecu com o factor tempo, esforço e relação de caixa em mente, ou seja, reduzem a carga nessas alturas para baixar a pressão nos cilindros.
É verdade sim que se tiveres a caixa longa e não fores em carga poupas o motor, mas se for em carga é pior pois andas mais tempo em esforço, imagina isto como se fores numa bicicleta, numa mudança pesada numa subida, o que se passa no nosso corpo passa-se no motor do carro.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ProSteel
Amateur
Amateur
Mensagens: 607
Registado: 11 set 2011, 17:35
Veículos: Golf II 1.6TD
Localização: (Águeda)/(Carregal do Sal)

Re: Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Mensagem por ProSteel »

Eu entendi.
Se fosse para andar sempre em carga usada a 4T. Essa caixa no meu motor 1.x TD é para andar sempre em 5ª.
_____________Red Edition GTD_____________
Imagem
-Nada é perfeito mas tudo pode ser melhorado!-
Projecto mk2 GTD --> viewtopic.php?f=18&t=72021&p=1197488#p1197488
ProSteel
Amateur
Amateur
Mensagens: 607
Registado: 11 set 2011, 17:35
Veículos: Golf II 1.6TD
Localização: (Águeda)/(Carregal do Sal)

Re: Caixa de velocidade ref.: DDR 1706 6

Mensagem por ProSteel »

Depois de muita pesquisa a caixa com a ref.: DDR 1706 6 encontrei.
A caixa saiu em Caddy por volta dos anos 1994.
Obrigado a todos que por aqui passaram,
Abraço.
_____________Red Edition GTD_____________
Imagem
-Nada é perfeito mas tudo pode ser melhorado!-
Projecto mk2 GTD --> viewtopic.php?f=18&t=72021&p=1197488#p1197488
Responder