tal como anunciado gostaria de retirar o catalisador do meu mk1,por este não estar nas melhores condições.
segundo sei não é obrigatório e só lá está a atrofiar o motor! certo?
alguém me sabe dizer se existe algum inconveniente em retirar e se é necessário fazer alguma afinação ao motor!?
aguardo atentamente
cump
retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
Ele não atrofia muito o motor se estiver ok.
O pior problema é mesmo o co que pode dar alto e chumba, já as vezes com kat sabe deus para alguns passarem no ipo, sem kat
O pior problema é mesmo o co que pode dar alto e chumba, já as vezes com kat sabe deus para alguns passarem no ipo, sem kat
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
gostava de saber se alguém já o fez!? neste motor...
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
Eu já fiz, o meu comentário foi baseado nessa experiência.
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
ok... se fosse hoje então não o faria?
o meu catalisador tem quase trinta anos e acho que já deve estar bom para o lixo, por isso é que tenho que decidir o que deva fazer...
quando o retirou teve de fazer alguma afinação ao motor ou outra coisa ?
cump
o meu catalisador tem quase trinta anos e acho que já deve estar bom para o lixo, por isso é que tenho que decidir o que deva fazer...
quando o retirou teve de fazer alguma afinação ao motor ou outra coisa ?
cump
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
Eu fiz porque tive mesmo de fazer, alterei o motor e o sistema de escape, o meu kat estava ok e ainda o tenho guardado para alguma eventualidade ate porque é uma peça cara.
O problema que pode ter é reprovar no ipo devido aos gases, o meu já é de injeção electrónica, se for um carro com cis o problema de gases à partida será bem pior, aliás, quando um catalisador vai à vida pode ser um sinal de que algo não esta ok.
Mas também se o teu catalisador realmente estiver danificado mais vale não ter, mas eles só costumam ir à vida por 2 motivos, ou óleo a passar do motor ou muita gasolina por queimar, essas duas coisas dão cabo deles.
O problema que pode ter é reprovar no ipo devido aos gases, o meu já é de injeção electrónica, se for um carro com cis o problema de gases à partida será bem pior, aliás, quando um catalisador vai à vida pode ser um sinal de que algo não esta ok.
Mas também se o teu catalisador realmente estiver danificado mais vale não ter, mas eles só costumam ir à vida por 2 motivos, ou óleo a passar do motor ou muita gasolina por queimar, essas duas coisas dão cabo deles.
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
O meu também e de injeção... o catalizador ja esta danificado dado a idade que tem...
Cump
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Cump
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
Amigo a idade não estraga catalisadores acredita, o que estraga é mesmo passagem de muito óleo por algum motivo e passagem de muita gasolina por queimar, o teu carro tem a mesma idade e secalhar menos km's que o meu e posso-te dizer que o catalisador está imaculado e já apanhei no meu trabalho catalisadores com mesmo muitos km's ainda impecáveis, falo em carros com mais de 400mil km's obviamente bem tratados.
Mas também tens bom remédio, desmontar e inspeccionar e já ficas realmente com a certeza, mas se estiver bom não o estragues pois podes precisar dele e acredita, eles de origem são caros e usados originais direitos á venda são dificeis de arranjar, é como arranjar uma agulha num palheiro.
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
Boas!
O meu cabrio [2H de 1990, importado em 96] não trazia catalisador.
Quanto ao CO, nunca foi medido.
Nas IPO, dado o ano do carro, não costumam medir isso.
Aliás, na ultima IPO, quando disse que o carro era de 90, nem meteram o medidor ao escape...
O meu cabrio [2H de 1990, importado em 96] não trazia catalisador.
Quanto ao CO, nunca foi medido.
Nas IPO, dado o ano do carro, não costumam medir isso.
Aliás, na ultima IPO, quando disse que o carro era de 90, nem meteram o medidor ao escape...
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
Todos os 2H sem excepção têm catalisador, o teu não tinha porque possivelmente foi á vida e tiraram por ser obviamente mais barato que meter um novo.
Tens tido sorte pois eles deviam de medir á mesma, mesmo não tendo catalisador e sendo "antigo", apenas o teste é que é diferente, basicamente foram incompetentes.
Este é o sistema original que sai em todos os 2H, a sonda lambda fica em cima no centro do coletor de escape.
Uma coisinha destas nova original VW(referencia 155 253 208 ) como na foto tudo completo ronda 1200euros...de concorrência com qualidade equivalente andam nos 600euros, usados andam nos 200 e têm imensa procura.
Mas é verdade que alguns carros até 1992 não é obrigatório, mas se apanharem um inspector que não seja marreta e que saiba que quando existe uma sonda lambda deve existir um catalisador que é por causa dele que a sonda lá está, ele vai chumbar logo o carro.
«---------------1/8/86: 4.5% CO
1/8/86 --------------»: 3.5% CO
Golf mk1 cabriolet com motor 1.8 2H, 0.5% CO, 200ppm HC e Lambda check.
Parece mentira, mas é uma diferença de 6X no valor HC, 200x6=1200 e 9X, 0,5X9=4,5 no valor de CO
Para efeitos de inspecção o que conta sempre é o ano do carro, não o ano que foi importado no caso dos importados.
Eu lá em cima nos comentários estava sem catalisador, agora estou novamente com catalisador montado, andei com, sem e novamente com ele não por o querer tirar mas porque fui obrigado a faze-lo, diferença, deixei de ter cheiro a bicho morto na oficina cada vez que ligo o carro a frio, tirando isso exactamente a mesma coisa, anda o mesmo ou até melhor, gasta menos pois agora tenho leituras estáveis na sonda lambda novamente.
Há carros em que há realmente uma diferença de desempenho ao tirar o catalisador, no caso destes carros do tópico, o catalisador não é grande restrição, pelo menos enquanto o motor não levar uma bela cam, for cubicado para subir bastante a taxa de compressão, levar uns quantos graus extra de ignição e o mais importante, tiver uns colectores de escape á macho, para fazer power, dimensionados, mas mesmo assim o kat dá conta do recado, se forem ao fórum alemão de mk1 cabriolet vão ver várias pessoas com modificações grandes de motor e catalisador sem qualquer problema e têm bem mais potencia do que muita gente sonha algum dia ter.
Isto é o que está na Lei e falta aí o HC que deve estar algures em outro Decreto de lei:
"2 - Condições específicas relativas às emissões de escape:
2.1 - Veículos equipados com motores de ignição comandada (gasolina):
a) Se as emissões de escape não forem controladas por sistemas avançados de controlo de emissões, tais como catalisadores de três vias com sonda lambda:
1) Inspecção visual do sistema de escape para verificar se existem fugas;
2) Se adequado, inspecção visual do sistema de controlo de emissões para verificar se os equipamentos exigidos estão instalados;
3) Após um período razoável de condicionamento do motor (tendo em conta as recomendações do fabricante do veículo), mede-se o teor de monóxido de carbono (CO) dos gases de escape com o motor a rodar em marcha lenta (motor desembraiado).
O teor máximo admissível de CO dos gases de escape não deve exceder os seguintes valores:
4,5% vol. para os veículos matriculados ou colocados pela primeira vez em circulação entre a data a partir da qual os Estados membros exigiam que os veículos satisfizessem a Directiva n.º 70/220/CEE (1) e 1 de Outubro de 1986;
3,5% vol. para os veículos matriculados ou colocados pela primeira vez em circulação após 1 de Outubro de 1986;
b) Se as emissões de escape forem controladas por sistema avançados de controlo de emissões, tais como catalisadores de três vias com sonda lambda:
1) Inspecção visual do sistema de escape para verificar se existem fugas e se todas as peças estão completas;
2) Inspecção visual do sistema de controlo de emissões para verificar se os equipamentos exigidos estão instalados;
3) Determinação da eficiência do sistema de controlo de emissões do veículo através da medição do valor lambda e do teor de CO dos gases de escape de acordo com o n.º 4);
4) Emissões pelo tubo de escape, valores limite:
Medições com o motor em marcha lenta:
O teor máximo admissível de CO dos gases de escape não deve exceder 0,5% vol.;
Medições com o motor acelerado a uma velocidade (motor desembraiado) de, pelo menos, 2000 min(elevado a -1):
Teor de CO: máximo 0,3% vol.;
Lambda 1 (mais ou menos) 0,003 ou de acordo com as especificações do fabricante. "
Tens tido sorte pois eles deviam de medir á mesma, mesmo não tendo catalisador e sendo "antigo", apenas o teste é que é diferente, basicamente foram incompetentes.
Este é o sistema original que sai em todos os 2H, a sonda lambda fica em cima no centro do coletor de escape.
Uma coisinha destas nova original VW(referencia 155 253 208 ) como na foto tudo completo ronda 1200euros...de concorrência com qualidade equivalente andam nos 600euros, usados andam nos 200 e têm imensa procura.
Mas é verdade que alguns carros até 1992 não é obrigatório, mas se apanharem um inspector que não seja marreta e que saiba que quando existe uma sonda lambda deve existir um catalisador que é por causa dele que a sonda lá está, ele vai chumbar logo o carro.
«---------------1/8/86: 4.5% CO
1/8/86 --------------»: 3.5% CO
Golf mk1 cabriolet com motor 1.8 2H, 0.5% CO, 200ppm HC e Lambda check.
Parece mentira, mas é uma diferença de 6X no valor HC, 200x6=1200 e 9X, 0,5X9=4,5 no valor de CO
Para efeitos de inspecção o que conta sempre é o ano do carro, não o ano que foi importado no caso dos importados.
Eu lá em cima nos comentários estava sem catalisador, agora estou novamente com catalisador montado, andei com, sem e novamente com ele não por o querer tirar mas porque fui obrigado a faze-lo, diferença, deixei de ter cheiro a bicho morto na oficina cada vez que ligo o carro a frio, tirando isso exactamente a mesma coisa, anda o mesmo ou até melhor, gasta menos pois agora tenho leituras estáveis na sonda lambda novamente.
Há carros em que há realmente uma diferença de desempenho ao tirar o catalisador, no caso destes carros do tópico, o catalisador não é grande restrição, pelo menos enquanto o motor não levar uma bela cam, for cubicado para subir bastante a taxa de compressão, levar uns quantos graus extra de ignição e o mais importante, tiver uns colectores de escape á macho, para fazer power, dimensionados, mas mesmo assim o kat dá conta do recado, se forem ao fórum alemão de mk1 cabriolet vão ver várias pessoas com modificações grandes de motor e catalisador sem qualquer problema e têm bem mais potencia do que muita gente sonha algum dia ter.
Isto é o que está na Lei e falta aí o HC que deve estar algures em outro Decreto de lei:
"2 - Condições específicas relativas às emissões de escape:
2.1 - Veículos equipados com motores de ignição comandada (gasolina):
a) Se as emissões de escape não forem controladas por sistemas avançados de controlo de emissões, tais como catalisadores de três vias com sonda lambda:
1) Inspecção visual do sistema de escape para verificar se existem fugas;
2) Se adequado, inspecção visual do sistema de controlo de emissões para verificar se os equipamentos exigidos estão instalados;
3) Após um período razoável de condicionamento do motor (tendo em conta as recomendações do fabricante do veículo), mede-se o teor de monóxido de carbono (CO) dos gases de escape com o motor a rodar em marcha lenta (motor desembraiado).
O teor máximo admissível de CO dos gases de escape não deve exceder os seguintes valores:
4,5% vol. para os veículos matriculados ou colocados pela primeira vez em circulação entre a data a partir da qual os Estados membros exigiam que os veículos satisfizessem a Directiva n.º 70/220/CEE (1) e 1 de Outubro de 1986;
3,5% vol. para os veículos matriculados ou colocados pela primeira vez em circulação após 1 de Outubro de 1986;
b) Se as emissões de escape forem controladas por sistema avançados de controlo de emissões, tais como catalisadores de três vias com sonda lambda:
1) Inspecção visual do sistema de escape para verificar se existem fugas e se todas as peças estão completas;
2) Inspecção visual do sistema de controlo de emissões para verificar se os equipamentos exigidos estão instalados;
3) Determinação da eficiência do sistema de controlo de emissões do veículo através da medição do valor lambda e do teor de CO dos gases de escape de acordo com o n.º 4);
4) Emissões pelo tubo de escape, valores limite:
Medições com o motor em marcha lenta:
O teor máximo admissível de CO dos gases de escape não deve exceder 0,5% vol.;
Medições com o motor acelerado a uma velocidade (motor desembraiado) de, pelo menos, 2000 min(elevado a -1):
Teor de CO: máximo 0,3% vol.;
Lambda 1 (mais ou menos) 0,003 ou de acordo com as especificações do fabricante. "
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
Boas!
E nova.
Já passou pela mão dos inspectores todos...
Mas prontos....
Descobri uns poucos em avançado estado de decomposição....
Abraços!
Sonda Lambda, tem.Todos os 2H sem excepção têm catalisador, o teu não tinha porque possivelmente foi á vida e tiraram por ser obviamente mais barato que meter um novo.
E nova.
Então o centro está a ser incompetente...Tens tido sorte pois eles deviam de medir á mesma, mesmo não tendo catalisador e sendo "antigo", apenas o teste é que é diferente, basicamente foram incompetentes.
Já passou pela mão dos inspectores todos...
Não desculpando o meu com a culpa dos outros, quando há carros com motores que não são deles que passam, uma sonda lambda passa bem despercebida...Mas é verdade que alguns carros até 1992 não é obrigatório, mas se apanharem um inspector que não seja marreta e que saiba que quando existe uma sonda lambda deve existir um catalisador que é por causa dele que a sonda lá está, ele vai chumbar logo o carro.
Mas prontos....
1a Matricula de Junho de 90. IUC já vem este mês... O AT já se deu ao trabalho de me lembrar...Para efeitos de inspecção o que conta sempre é o ano do carro, não o ano que foi importado no caso dos importados.
Também tinha, os meus gatos andavam a levar ratos que caçavam para lá...deixei de ter cheiro a bicho morto na oficina cada vez que ligo o carro a frio
Descobri uns poucos em avançado estado de decomposição....
Mais uma vez, não vou contradizer a Lei...Isto é o que está na Lei e falta aí o HC que deve estar algures em outro Decreto de lei:
Abraços!
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
Eu não tenho duvidas nenhumas que isso tenha acontecido, infelizmente em muitas profissoes não existem só bons profissionais, também há os maus e incompetentes, há 17 anos que levo carros á inspecção, nunca tive um carro a gasolina ou diesel que não fosse medido gases até porque é obrigatório medir, só em carros muito especiais não há medição porque não há também uma inspecção normal(Ex.: viaturas antes e até 1960 com certificado para isenção de inspecção ou algumas viaturas de competição com licença para circular em estrada ou claro, viaturas eletricas ).joaoasduarte Escreveu: ↑27 jun 2019, 00:02 Então o centro está a ser incompetente...
Já passou pela mão dos inspectores todos...
E o motivo é porque é obrigatório!
Quando se tem um trabalho/profissão especifico que consiste em ser responsável por saber certas coisas e inspeccionar outras, tiraste um curso inclusive para isso, tens pelo menos 2 documentos que "certificam" que sabes fazer determinada função, um deles passado por uma entidade governamental, e assinaste um termo de responsabilidade para desempenhar bem a tua função, depois não cumpres o básico da função, estás a ser incompetente/negligente/irresponsável, como lhe queiras chamar.
O país não está todo lixado as custas de pessoas responsáveis, rígidas e corretas, está todo lixado ás custas de facilitismos, corrupção, preguiça, irresponsabilidade, malandragem, negligencia.
E infelizmente, se dizes ou fazes o correto, vais ter sempre problemas ou irritar pessoas, as pessoas na verdade não querem o correto, querem ouvir aquilo que mais lhes agrada na altura.
https://dre.pt/pesquisa/-/search/264287 ... nt-preview
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
Por alguma razão a componente mecanica nos cursos de inspectores nem é nada por aí além...Mario_Marques Escreveu: ↑27 jun 2019, 10:21
O país não está todo lixado as custas de pessoas responsáveis, rígidas e corretas, está todo lixado ás custas de facilitismos, corrupção, preguiça, irresponsabilidade, malandragem, negligencia.
E infelizmente temos de tudo...
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Re: retirar catalizador a um golf cabrio 1.8 gli de 1991 importado
É assim, eles não saem do curso mecânicos, seres mecânico em condições precisarias de passar uns bons 4 anos pelo menos a estudar apenas mecânica e tecnologia/engenharia mecânica, e mais outros 5 de prática com alguém a supervisionar-te.
Mas saem de lá a saber efectuar os testes exactos que são feitos e são obrigatórios em todos os carros por lei, e saem de lá a saber que o motivo da existência das sondas lambda é ter um catalisador, como identificar facilmente uma e que quando há uma sonda lambda e o motor está quente trabalha em "close loop" que é até facilmente reconhecível o som de quando está em close loop ou open loop, aprendem logo isso nas primeiras aulas sobre emissões, até acho que no primeiro dia, quem não souber isso na ponta da língua não é sequer inspector, ou pelo menos não devia ser.
Não terem feito isso não é algo visto e animo leve, é algo mesmo muito grave pois é obrigatório por lei.
Eu pessoalmente nunca vi nenhum centro fazer isso, muito menos duas vezes, isso é bastante grave, pois quem faz isso no teu carro e nesse teste certamente fará muito mais em muitos carros e outros testes.
Eu não estou a defender ou criticar quem tira o catalisador, até porque aos olhos da lei, até 1992 não era obrigatório, mas um carro que sai com ele é obrigado a ter, se não detectarem que ele devia ter, ok, mas tem de testar á mesma mas com o valor indicado para carros sem catalisador até aquele ano, isso não é subjectivo nem esta sujeito a vontade do inspector, é obrigatório.
Mas saem de lá a saber efectuar os testes exactos que são feitos e são obrigatórios em todos os carros por lei, e saem de lá a saber que o motivo da existência das sondas lambda é ter um catalisador, como identificar facilmente uma e que quando há uma sonda lambda e o motor está quente trabalha em "close loop" que é até facilmente reconhecível o som de quando está em close loop ou open loop, aprendem logo isso nas primeiras aulas sobre emissões, até acho que no primeiro dia, quem não souber isso na ponta da língua não é sequer inspector, ou pelo menos não devia ser.
Não terem feito isso não é algo visto e animo leve, é algo mesmo muito grave pois é obrigatório por lei.
Eu pessoalmente nunca vi nenhum centro fazer isso, muito menos duas vezes, isso é bastante grave, pois quem faz isso no teu carro e nesse teste certamente fará muito mais em muitos carros e outros testes.
Eu não estou a defender ou criticar quem tira o catalisador, até porque aos olhos da lei, até 1992 não era obrigatório, mas um carro que sai com ele é obrigado a ter, se não detectarem que ele devia ter, ok, mas tem de testar á mesma mas com o valor indicado para carros sem catalisador até aquele ano, isso não é subjectivo nem esta sujeito a vontade do inspector, é obrigatório.