Dúvida Amplificador

Responder
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Dúvida Amplificador

Mensagem por jpascoal »

- Tive a ver o amplificador de 5 canais GM-D9605 e reparei que esse amplificador a trabalhar a 2 ohms ia me dar 100w rms para cada coluna e 600w rms para o subbwoofer, iria fazer o mesmo trabalho dos outros 2?
- Sim, mas por experiencia própria e já te respondi em msg anterior, nessa situação já sairias muito beneficiado com a adição de um condensador.

Basta saberes que resulta melhor em separado (graves um e medio agudo outro)
Eu no meu sistema tenho 4, 3 de 2 canais e 1 monocanal ao grave

Eu tenho um sistema assim
1 amp 2 canais a medio grave frente
1 amp 2 canais agudo frente
1 amp 2 canais medio agudo traz
1 amp mono sub grave

sem condensadores

apesar de saber e conhecer as vantagens nunca cheguei a adicionar condensador ao meu sistema por considerar o mesmo estável e suficiente

e ao longo de muitas config.'s o sub esteve sempre sozinho
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Dúvida Amplificador

Mensagem por jpascoal »

O condensador.

Este serve para compensar os picos de alimentação quando o circuito de transformação do amp a cablagem ou até a própria bateria já não consegue compensar, faz efeito de amortecedor, ou seja ele consegue carregar rápido e descarregar rápido, fazendo com que não haja dependências do sistema de carga (bateria e alternador).
Tem a vantagem de proteger desta forma a bateria e o desgaste do alternador, uma vez que amortece 75% a 85% dos picos criados por um amp em êxtase.

inicialmente se optares por 2 amp como te referi, não sentiras essa falta, porque, cada um deles internamente tem também incorporados condensadores de linha com a mesma função (claro está que não tem a mesma capacidade), mas ao colocares 2, cada um tem a sua.
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Dúvida Amplificador

Mensagem por jpascoal »

- uma duvida que me surgiu:
O subwoofer tem 600w rms, ao utilizar o amplificador GM-D8601 a fazer 2ohms iria ter 500rms amplificado
as colunas produzem 110w rms , ao utilizar o amplificador GM-D8604 a utilizar 4ohms iria produzir 100rms amplificado

- Isso foi o que observas-te??
Então está tudo impecavel
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Dúvida Amplificador

Mensagem por jpascoal »

tens msgs também na pagina 1 para leres
fabio619
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 26 jul 2015, 04:19
Veículos: Golf v

Re: Dúvida Amplificador

Mensagem por fabio619 »

Agradeço a disponibilidade prestada ao me responderes a varias e perguntas e duvidas, ja tou muito mais esclarecido ao que devo comprar e como pôr a instalação, vou optar pelos 2 amplificadores então que me referiste, quando juntar mais uns € para comprar os amplificadores e instalar venho ca dizer como correu :)
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Dúvida Amplificador

Mensagem por jpascoal »

Cuidado... investe num bom kit de cabos, isso sim é essencial
Estás sempre a tempo de adicionar um condensador ao sistema, mas assim para inicio de projeto fica funcional.
Quando instalares se precisares de dicas apita.
se precisares quem te instale isso apita
se precisares quem te parametrize isso apita
se precisares de conselhos sobre um bom autorradio apita (muito importante também) afinal os amplificadores só aumentam o sinal que lhes é injetado, e se este for de fraca qualidade o resultado final é de igualforma fraco.

a titulo de exemplo, 2 pionner um com préout's de 2volt e outro da mesma serie mas com préout de 4v é uma diferença tremenda a partir de meio volume, ficas com a sensaçao de que tens mais potencia quando os amp's são os mesmos, isto deve-se á capacidade que o pré do rádio consegue quase chegar ao maximo sem distorção um 4v quase consegue logo um 2v se a partir de meio(mais ou menos) começar a clipar o amp vai reproduzir isso dando a sensação de que os amp's já estão em clip quando na realidade é o rádio.

isto por experiencia própria.
já instalei em 2 a3 um sistema em que o que diferia nos carros para além das matriculas e dos proprietarios, eram os sub's e os autorradios, ambos equipados com BOSE de origem com 2 amp blaupunkt um 2 canais e um 4 canais, até o kit de cabos era igual, um tem um pionner com 2 pares de pré a 2 volt e o outro tem um pionner da mesma série mas incorpora bloetooth e tem 3 pares de pré sendo um par para o sub dedicado e são pré's de 4volt's, instalado e afinado um nem primo do outro é...
Não sei se me fiz entender...

Bom natal
Felizes entradas
A.Pimentel
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 14 mai 2016, 15:03
Veículos: Toyota Corolla D4D

Re: Dúvida Amplificador

Mensagem por A.Pimentel »

Boas pessoal, ando a querer montar um som de qualidade no meu carro. Ando com algumas duvidas e acabei chegando aqui e li esse forum. gostei imenso de ler os comentarios do

Código: Selecionar todos

jpascoal
e acabei entrando no forum.

Se me pudessem ajudar era o seguinte. Bem eu tenho como unidade principal, um Pioneer AVH-X2500BT que dá 50wx4
e começei a mudar o som da frente para trás.

Á frente retirei as colunas de origem e coloquei colunas da Pioneer TS-G173CI de duas vias e pontencia nominal 45w.
Como o carro é comercial ainda não alterei as colunas de trás e estão lá as de origem.
Gostaria agora de colocar duas colunas atrás na chapeleira de forma a equalizar o som dentro do carro.
O que eu pretendo mesmo é qualidade de som, e para quando apetecer subir o volume e que o sistema responda.

Posto isso e como eu ainda não comprei nada gostaria de uma ajuda. Estou com dificuldade em escolher:
- colunas Pioneer, JBL ou Sony?
- que modelo comprar?
- depois como devo conjugar a potência rms das colunas com o amplificador.
- desta forma que amplificador comprar

Abraço
Responder