RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Responder
kevlongo92
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 19 abr 2015, 08:42
Veículos: VW Scirocco R

RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por kevlongo92 »

Boas pessoal.
No passado mês de Fevereiro adquiri um Vw Scirocco R. É de 2013, tem neste momento 17 000 km e com todos os extras incluidos. Não apresenta por enquanto qualquer defeito ou problema, felizmente.
No entanto, andei a testar algumas funcionalidades, principalmente do radio (radio Rns 510), e consegui pôr vídeos a dar, mas quando o carro está em andamento, o ecrã fica preto e aparece uma mensagem a dizer que quando o carro está a andar, a imagem desliga-se automaticamente por segurança.
Andei a pesquisar na net para atualizar o rádio, mas estou com um pouco de receio, porque existe várias atualizações e tenho medo de pôr uma errada.

O número série é 1T0035686C,o HW-version é H09 e o SW-Version é 5238.

Se alguém me conseguir dar algumas dicas acerca deste assunto, e até mesmo qual a melhor atualização neste momento para o meu rádio, para que consiga pôr videos a dar quando o carro está andar, eu agradeceria muito ;)

Cumprimentos
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por Shoduchi »

O seu RNS-510 tem receptor de rádio digital (DAB). Só por curiosidade, é nacional ou importado? Cá em Portugal não há transmissão de DAB, mas em Espanha e noutros países da Europa há.

Pode instalar com segurança a versão 5238 modificada, que deixei o link no tópico dos RNS-510, que é a que uso no meu RNS-510 versão P. Já tem o menu de Setup secreto activado e vídeo em movimento. O link de download já está umas boas páginas para trás, relativamente há última.

Actualmente há uma versão mais actual mas que ainda não instalei no meu, a 5274 para rádios mais recentes como o seu e o meu versão P.

Deixo aqui um link com informação muito útil. Pelos vistos vou actualizar ambos os meus RNS-510 hoje. O versão A para o 5238 modificado e o versão P para o 5274 modificado.

http://gpsunderground.com/forum/volkswa ... loads.html

Cumps
kevlongo92
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 19 abr 2015, 08:42
Veículos: VW Scirocco R

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por kevlongo92 »

Não, o meu carro não é nacional, fui buscá-lo a Alemanha.

Quanto ao download, eu estou a fazer neste momento o download pelo link que você me forneceu. Vou instalar a versão 5238 modificada.

O processo que se faz a seguir é inserir as 3 partes do ficheiro num DVD, e depois enfiá-lo no leitor do rádio, e o radio irá fazer praticamente o resto sozinho, é isso?
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por Shoduchi »

Terá de fazer a descompactação dos 3 ficheiros que darão 1 ficheiro de imagem de CD. Depois é gravar essa imagem para um CD de qualidade a baixa velocidade. O seu RNS-510 como é recente não deverá ser esquisito com a qualidade dos CD.

Depois é ligar o RNS, sem a chave na ignição, colocar o CD gravado e esperar que apareça um ecrã a perguntar se quer actualizar o firmware. Clicar no botão verde e deixar o processo decorrer. Costuma demorar cerca de 1h.

No final o rádio ejecta o CD e reinicia. Não deverá perder dados pois já tem a versão igual mas sem as modificações.

Esse processo todo para si só valerá a pena se quiser actualizar para a versão 5274. Mais abaixo na página do link que forneci tem um ficheiro pequeno que altera o seu firmware para ter o vídeo em movimento e activar o menu secreto. É uma operação que demora pouquíssimo tempo a fazer.
kevlongo92
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 19 abr 2015, 08:42
Veículos: VW Scirocco R

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por kevlongo92 »

Obrigado por toda a explicação ;)

Eu vou partir para a última opção , porque o que eu quero realmente é apenas desbloquear o vídeo em andamento.

Já sacei o ficheiro (tem 30KB), mas quando tento abrir o ficheiro para fazer a descompactação, este pede me uma palavra passe.

O que devo fazer?
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por Shoduchi »

kevlongo92 Escreveu:Obrigado por toda a explicação ;)

Eu vou partir para a última opção , porque o que eu quero realmente é apenas desbloquear o vídeo em andamento.

Já sacei o ficheiro (tem 30KB), mas quando tento abrir o ficheiro para fazer a descompactação, este pede me uma palavra passe.

O que devo fazer?
Tem de ler tudo o que está na página do link. :wink:
DOWNLOADS
Password: eagger
Packer: 7-Zip
kevlongo92
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 19 abr 2015, 08:42
Veículos: VW Scirocco R

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por kevlongo92 »

Obrigado, e desculpa pela desatenção. Foi distracção :)

Já fiz todo o processo mas infelizmente deu erro.

Fiz o download, gravei a imagem num cd (CD-R Verbatim), depois fui ao carro, sem a ignição liguei o radio e pus o CD. O radio fez o processo normal, como já vi em vídeos, ou seja desligou-se e reiniciou umas duas vezes.
No momento que me deveria pedir para fazer o ok à instalação (ecrã branco com o simbolo da vw e umas pequenas frases e numeros...) aparece a mesma coisa mas no sítio de carregar ok, aparece dentro do quadrado a dizer erro. E logo de seguida ejecta o CD.

Repeti o processo 3 vezes mas sem efeito.

Será problema de gravação ou de leitura do cd por parte do rádio, como ja vi em alguns tópicos?
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por Shoduchi »

Acho que não leste as letras miudinhas nesse ecrã branco de erro... Tens de activar a opção de downgrade do firmware. Nas letras miúdas diz em que teclas tens de carregar para poderes fazer isso. Outra opção para quem tem acesso ao menu Setup secreto, é fazer isso no menu de Sistema.

Se instalares a versão 5274 como é mais recente já não dá esse erro. Eu instalei essa no meu versão P há pouco. Perdi as configurações dos símbolos que aparecem no mapa, o meu ficheiro de POI personalizado e a morada de casa. Nada que não se recupere rapidamente. Os mapas V12 e as estações de rádio mantiveram-se o que me poupou bastante tempo.

:wink:
Última edição por Shoduchi em 20 abr 2015, 02:20, editado 4 vezes no total.
kevlongo92
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 19 abr 2015, 08:42
Veículos: VW Scirocco R

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por kevlongo92 »

Tinhas razão, já está feito.

Muito obrigado :D


Sobre a versão 5274, quais são as diferenças principais que observaste em relação à 5238 até agora? Em termos de aspeto do software, mudou alguma coisa?
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por Shoduchi »

A versão 5274 só veio corrigir um problema que alguns RNS-510 tinham com o zoom dos mapas mais recentes (V11 e V12) e já é compatível com mais versões do RNS. Não conto notar nenhuma diferença, só espero que seja mais estável do que a 5238, que já era muito estável. :)
kevlongo92
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 19 abr 2015, 08:42
Veículos: VW Scirocco R

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por kevlongo92 »

Está bem, penso que por enquanto vou ficar com esta versão :D

Já agora, por ainda ser novo nestas andanças, sobre a atualização dos mapas. Eu tenho a versão 7918. Qual é a última versão? E já agora se também trás os radares fixos e móveis.

É que eu tive a ver bastantes páginas do teu tópico, e vi muita informação sobre isto. E queria ficar com alguma ideia sobre este tema. E saber se o processo de atualização é o mesmo
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por Shoduchi »

Os mapas mais recentes são os 8195, que correspondem à versão 12 de 2015.

Não têm radares incluídos, isso houve em versões mais antigas.

Arranjo esses POI actualizados do site Radares de Portugal e converto-os com o programa POInspect0r para fazer um ficheiro personalizado compatível com o RNS. Paguei para ter uso completo do programa pois a versão gratuita tem limite de POI por ficheiro. A licença é barata comparada com outros programas.

Tens toda a informação sobre isto no tópico das Novidades do RNS-510, só que já está bastante enterrada. Tens de ver o tópico na diagonal para encontrá-la. ;)
kevlongo92
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 19 abr 2015, 08:42
Veículos: VW Scirocco R

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por kevlongo92 »

Ok está bem. :)

Obrigado pela ajuda e pelo esclarecimento de dúvidas ;)
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por Shoduchi »

De nada! :)

Podes aproveitar e abrir um projecto na secção Volkswagen Scirocco.

Tens uma grande máquina e mesmo que não queiras modificá-la podes fazer diário de bordo. Sempre é mais um Scirocco dos novos para se juntar ao do alucard. ;)

Cumps
kevlongo92
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 19 abr 2015, 08:42
Veículos: VW Scirocco R

Re: RNS 510 - desbloqueio de video em andamento

Mensagem por kevlongo92 »

Vou fazer isso então. :)

Muito provavelmente vou deixá-lo de origem, porque o R já vem de origem altamente, e como já traz todos os extras... Devo apenas pintar os travões de outra cor mas não para agora.

Também da para postar fotos?

Cumprimentos
Responder