[DIY GOLF 3] - Comandar motor 1.6 GT AFT

Responder
MK3_GTI16V
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 10 jan 2011, 01:20

[DIY GOLF 3] - Comandar motor 1.6 GT AFT

Mensagem por MK3_GTI16V »

Bem malta, muito tempo depois venho aqui explicar como acertei o ponto do motor ao meu Golf 1.6 Gt de 1996 motor AFT.
Antes de mais aqui descrevo o problema também.

Isto tudo começou acabado de arrancar de um semáforo, ia para ai a 30 kmh se tanto,o carro soluça vai abaixo e não pegou mais... :shock: pensei logo, nunca me tinha avariado um carro a 30khm/h :x
Tem gota.... a revisão foi feita a 800kms.... :?: motor roda e não pega, :?: Toca a chamar o reboque... mecânico de férias... carro para casa.Fui fazendo umas pesquisas aqui pelo fórum,net,e amigos e fui tentando excluir alguns possíveis problemas.


1-Ver bateria
2- Alimentação da centralina
3- Filtro de ar e sua tubulação entupida
4- Tem Gota??? ás vezes o ponteiro pode avariar :)
5- Escape entupido
6- Relés e fusíveis do sistema de injecção e da bomba
7- Ver ignição


Ele estava assim.

http://img145.imageshack.us/img145/1661 ... nvjbvi.mp4

Da lista o meu problema foi não chegar corrente as velas,até arranjei uma vela nova para testar,tinha na mala uma bobine ainda nova que tinha comprado para o GTI mas na altura arranjei uma Bosch e fiquei com uma suplente.Como a ref das bobines eram iguais mudei a bobine e nada de corrente as velas.Saquei a tampa do distribuidor e como estava um bocado... esquisita fui comprar uma nova e rotor mas a marca que me davam para o aft(bosch) não era a que eu tinha no carro, ele veio do antigo dono com um Sagen e na VW disseram-me que aquilo devia de ter era distribuidor da Bosch.
Ok, dei uma volta pelas sucatas e comprei um distribuidor completo que depois de montado no sitio...não pega na mesma... não verifiquei se a corrente já chegava aos cabos pois estava sozinho.
Será de algum fusível o 167 que já me disseram dar uns sintomas semelhantes,ou será mesmo do sensor de rotação, aquele que fica por trás do filtro do filtro de óleo? :evil: :evil: :evil:
De repente...Grande ***** não marquei a posição distribuidor antigo antes de o tirar... e fui avisado...

Agora o motor de arranque dá 2 voltas e pára...:evil: :evil: :evil:
Falta o video pois nem me lembrei de gravar. :(

Lá pego no telefone e explico ao meu cunhado os sintomas dele agora e ele diz-me que pode ser o motor descomandado. Então e como arranjo isso? Em vez de esperar 15 dias pelo meu mecânico foi pesquisa mais uma vez, e a orientação do meu cunhado.
Isto pode ser feito sozinho pois eu fiz mas se forem 2 pessoas é sempre mais rápido.Desculpem mas não tirei fotos pois estava quase na hora de jantar e eu não quis arrumar tudo e fazer depois, optei por fazer logo.

1º Desligar bateria.
2º Carro travado,Engrenar a 5ª velocidade.
3º Levantar com o macaco uma roda dianteira, eu levantei a do lado do passageiro que dava-me mais jeito,de forma a poder roda-la com a mão.
4º Como o motor tem meias voltas eu optei por antes de começar dar 2 ou três voltas a roda.
5º Fazer uma marca fora no corpo do distribuidor das posições de ignição 1,2,3,4
6º Retirar as velas,bastam 3 pois se a gente afinar como eu o 1º,2º e 4º pistão o 3º obrigatoriamente estará bem.
7º Sacar a tampa do distribuidor mas não o rotor e aliviar o distribuidor para o poder tirar ou rodar.
8º Com Muito Cuidado pegar numa chave de fendas, ou um tubo desde que não parta e:

**AgOrA mUiTo LeNtAmEnTe...**
a - introduzir no buraco da 1ªvela/pistão e com uma mão rodar a roda sempre para a frente e vão ver a chave ou tubo a subir e descer com o movimento da roda/pistão. Não larguem a chave basta lhe darem apoio para sentirem o movimento pois ela pode prender em algum lado e estragar alguma coisa.
- Rodar a roda devagar até o pistão estar em cima,mal notem o tubo a descer uns milímetros... Parou... e vão ao distribuidor acertar o rotor com a posição um.


NOTA: depois de 1 pistão no ponto, antes de passar para o seguinte eu dei algumas(para ai umas 5 :)) pois as meias voltas do motor podem-nos induzir em erro. Na minha 1ª tentativa eu afinei o 1º e rotor e passei aos seguintes sem dar as voltas a roda entre cada afinação. Resultado, devido as meias voltas eu afinei o 1º pistão,passei ao 2º e passado um pouco já estava a descer sem ter atingido o ponto máximo.No fim ao verificar o 1º estava ok, o 2º dava na posição 3 do rotor.... ou seja tudo mal.

**Por isso é acertar 1 pistão posição do rotor, e dar umas boas voltas a roda para ter a certeza de que o pistão desce mesmo todo.
-Pistão 1 - no ponto máximo e acerta rotor... dar umas boas voltas a roda
-Pistão 2 - no ponto máximo e acerta rotor... dar umas boas voltas a roda
-Pistão 3 - saltei este pois o acesso era mais difícil.
-Pistão 4 - no ponto máximo e acerta rotor... dar umas boas voltas a roda.


Depois das voltas verificar cada pistão e a posição do rotor para ter a certeza de que ficou Ok.

No meu caso só á 2a tentativa é que ficou tudo OK.

Então foi apertar o distribuidor,baixei o carro e desengatei.
Aproveitei e limpei velas e dei uma vista de olhos a fichas e fios e assegurei-me de que estava tudo apertado e Liguei a bateria.

Hora da verdade... dei a chave e pegou de estalo. :D:D:D:D:D:D:D:D:D

Agora foi pegar no VagCom e no tópico do jmb123 viewtopic.php?f=31&t=68087

e Este foi o resultado...

http://img21.imageshack.us/img21/9728/6 ... nfpigd.mp4

Em estrada.

http://img842.imageshack.us/img842/4148/11092012946.jpg
Ainda deu 210 ...ao tirar esta foto fiquei sem bateria no Tlm.

ATENÇÃO: NAO SOU MECANICO E NAO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS! Façam por vossa conta e risco!

NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE PASSEM NO MECÂNICO PARA ELE VERIFICAR COM A PISTOLA STROB SE FICOU MESMO NO PONTO.

o MEU NÃO PRECISOU DE ACERTOS MAS MAIS VALE PREVENIR


(Acho que não me escapou nada.) :wink:

Abraços
Responder