intake air flow

Responder
Mutua
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 07 abr 2013, 09:41
Veículos: GolfIV 1.6SR
Localização: Figueira da Foz

intake air flow

Mensagem por Mutua »

Após muitas experiências com CDA BMC/Filtros Cônicos e afins...cheguei á conclusão que podemos alterar o que vem de fabrica de modo a tirar mais partido do motor(por pouco que seja..lol). E não ter que montar e desmontar cada vez que se vai à inspeção.

Com a própria caixa de ar podemos acrescentar uma ventoinha simplesmente retirando as duas patelas de plástico que estão nessa curta entrada,"neste caso foi a mesma ventoinha que tinha do CDA " e que por si só aumenta o fluxo de ar em baixas rotações....e sempre podemos aproveitar o resto da caixa de ar para instalar um filtro de ar como de deve ser K&N de caixa. Nunca esquecendo em alargar a entrada de ar original com alguma imaginação(amanha já meto algumas fotos dessa entrada).

Imagem
Imagem

Aguardo opiniões sejam elas boas ou más ...Atenção não sou nenhum técnico..mas foi esta a dedução que tirei. :?

Abraços a todos
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: intake air flow

Mensagem por gongasfrs »

tiveste algum ganho com isso?
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: intake air flow

Mensagem por Cidades »

Olhando por alto, parece-me que isso obstruí ainda mais o ar.
dalhegas
Amateur
Amateur
Mensagens: 601
Registado: 25 nov 2009, 23:15

Re: intake air flow

Mensagem por dalhegas »

Desculpa a minha ignorância,mas o que é CDA??
Mutua
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 07 abr 2013, 09:41
Veículos: GolfIV 1.6SR
Localização: Figueira da Foz

Re: intake air flow

Mensagem por Mutua »

Cidades Escreveu:Olhando por alto, parece-me que isso obstruí ainda mais o ar.
O ar entra mais facilmente..por causa da ventoinha.. e não te esqueças que tenho uma entrada de ar maior no lugar da original..
Aquilo de origem é meio achatado e eu abri e meti tudo redondo a ligar á frente, também a ocupar o sitio do original...em termos de performance só ainda vi em rotações baixas. desenvolve mais rápido. agora em ponta ainda não experimentei...mas não deve dar muito mais.

Mas uma coisa é certa...CDA esquece lá isso...é demasiado direto...e encosta muita porcaria á rede perto do sensor de massa de ar. e conico é mesmo só pelo barulho...porque as prestações são quase iguais ou mesmo iguais ao que tenho neste momento...ainda estou em testes.
Mutua
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 07 abr 2013, 09:41
Veículos: GolfIV 1.6SR
Localização: Figueira da Foz

Re: intake air flow

Mensagem por Mutua »

dalhegas Escreveu:Desculpa a minha ignorância,mas o que é CDA??
São as siglas para dizer CARBON DYNAMIC AIRBOX...http://www.bmcairfilters.com/carbon-dyn ... 3_4_1.aspx
é um tipo de filtro de ar.
dalhegas
Amateur
Amateur
Mensagens: 601
Registado: 25 nov 2009, 23:15

Re: intake air flow

Mensagem por dalhegas »

Aqui ha uns 12 anos atrás vi montar um "air-power" ( especie de ventoinha estática no tubo de admissão)que fazia com que o ar entrasse em espiral dentro da admissão o que "comprimia" o ar dentro da camara de combustão. Essa peça custava,na altura, cerca de 15 contos (€ 75) e o restutado era muito positivo em altas. Agora este sistema deconheço,mas parece-me muito bom.
É isto aqui neste anuncio: http://www.custojusto.pt/Acores/Pecas-c ... 587573.htm
XZONE
Amateur
Amateur
Mensagens: 376
Registado: 06 ago 2009, 22:19

Re: intake air flow

Mensagem por XZONE »

os ganhos são psicologicos..
já foi testado em banco e zero resultados..

não encontro é agora o video..
"O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisas humilhar os outros para sentirem-se fortes.."
Mahatma Gandhi
Mutua
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 07 abr 2013, 09:41
Veículos: GolfIV 1.6SR
Localização: Figueira da Foz

Re: intake air flow

Mensagem por Mutua »

dalhegas Escreveu:Aqui ha uns 12 anos atrás vi montar um "air-power" ( especie de ventoinha estática no tubo de admissão)que fazia com que o ar entrasse em espiral dentro da admissão o que "comprimia" o ar dentro da camara de combustão. Essa peça custava,na altura, cerca de 15 contos (€ 75) e o restutado era muito positivo em altas. Agora este sistema desconheço,mas parece-me muito bom.
É isto aqui neste anuncio: http://www.custojusto.pt/Acores/Pecas-c ... 587573.htm
Desconhecia por completo esse sistema...isto que eu fiz foi mesmo por auto-recriação minha..depois de analisar o básico de todos os filtros de ar.
O que eles fazem é criar um maior fluxo de ar para alimentar a combustão, eu desta forma assegurei a originalidade e com certeza que o ar que irá entrar vai ser limpinho, o que para mim já é um descanso.
Quanto ás prestações poderei dizer que carro ficou um bocado mais rápido em baixas rotações...atenção o carro não tem turbo e todo o minimo que poderei tirar noto logo.

Tenho que ir testar velocidade de ponta..dei 210kmh na A17 direção Cantanhede/ Figueira da Foz antes da alteração..
.numa pequena inclinação descendente numa longa esquerda. fica só explicito para quem conhece a zona.

Abraços
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: intake air flow

Mensagem por Vovin Tharos »

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Voou meter a ventoinha aqui de casa a mandar ar pra caixa do meu... agora é que ele vai andar!!!!

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Imagem Imagem
Imagem
MEX
Pro
Pro
Mensagens: 2019
Registado: 10 jul 2012, 06:18

Re: intake air flow

Mensagem por MEX »

Tenho aqui uns ventax , será que me vai dar muitos cavalos ?
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: intake air flow

Mensagem por Vovin Tharos »

metes os ventax, com o exaustor da cozinha...pah... é mesmo que repro do assu!
Imagem Imagem
Imagem
MEX
Pro
Pro
Mensagens: 2019
Registado: 10 jul 2012, 06:18

Re: intake air flow

Mensagem por MEX »

Vovin Tharos Escreveu:metes os ventax, com o exaustor da cozinha...pah... é mesmo que repro do assu!
Não me lembrei disso, o meu exaustor tem dois motores, axo que a coisa bem feita aquilo deve dar extra boost, deve ficar parecido com um r32 a puxar
ahahah
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: intake air flow

Mensagem por Vovin Tharos »

fazes um colector de admissão 2+2 ui....
Imagem Imagem
Imagem
Mutua
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 07 abr 2013, 09:41
Veículos: GolfIV 1.6SR
Localização: Figueira da Foz

Re: intake air flow

Mensagem por Mutua »

MEX Escreveu:
Vovin Tharos Escreveu:metes os ventax, com o exaustor da cozinha...pah... é mesmo que repro do assu!
Não me lembrei disso, o meu exaustor tem dois motores, axo que a coisa bem feita aquilo deve dar extra boost, deve ficar parecido com um r32 a puxar
ahahah
LLOOLL :mrgreen: Foram só algumas experiencias... após alguns dias troquei tudo e acabei por meter o que me dá mais rendimento ao carro.
Imagem

Imagem
Responder