Viva,
apesar de já haver algo aqui no fórum sobre como montar os ditos faróis, julgo que ainda não há nenhum DIY detalhado de como instalar isto OEM. Portanto aqui vai, explicado passo a passo, quase que ao mais infimo detalhe a de como adicionar faróis de nevoeiro à frente ao vosso carro.
NOTA: Neste procedimento é partido do princípio que o veículo já tem pré-instalação desde o comutador das luzes até à frente do carro. A pré-instalação vem de fábrica na maioria dos carros.
Vamos então começar pelo material necessário, que se encontra descrito abaixo e algum do qual é ilustrado asseguir, à excepção das chaves de parafuso, que julgo serem universalmente conhecidas, para evitar dúvidas.
Quantidade | Descrição | Referência VW
1 | Chave de parafusos fenda | -
1 | Chave de parafusos estrela | -
1 | Chave de relojoeiro ou Clip | -
1 | Alicate de cravar Terminais | -
2 | Fio positivo dos faróis 1.5 mm^2 | -
2 | Fio negativo dos faróis 1.5 mm^2 | -
2 | Ficha de contacto chato de 2 pólos | 357972752
4 | Terminal | N90684505
1 | Terminal | N10319005
1 | Terminal | 111971949B
5 | Vedante | 357972741A
2 | Conector Rápido | -
1 | Par de faróis de nevoeiro | -
1 | Par de lâmpadas H3 para os faróis | -
1 | Par de reflectores | -
1 | Relé #53 ou universal | 141951253
Uma vez tendo o material todo reunido podemos dar início ao procedimento de instalação. Em primeiro lugar devem abrir o capô do carro e desconectar os bornos da bateria.
De seguida devem desapertar os parafusos que estão assinalados com um círuclo vermelho, na imagem acima.
NOTA: Se o vosso carro não tem este plástico passem à frente
Após retirar o plástico devem encontrar um conector como a da imagem acima.
Este conector é composto por duas partes e pode ser aberto como indica a figura acima. Ou seja para abrir o conector primeiro rodam a parte esquerda no sentido da seta vermelha e a direita no sentido contrário (seta vermelha). Têm de rodar as duas partes ao mesmo tempo. Depois de rodarem aplicam força no sentido das setas verdes, ou seja puxam as duas partes em sentidos opostos, desmontando assim a ficha.
Após desmontar a ficha, vão ficar com duas partes nas vossas mãos, uma com pinos macho (a do lado esquerdo) e outra só com pinos fêmea.
Na figura acima é ilustrada a parte da ficha com os pinos macho, juntamente com uma descrição de cada pino da ficha. Na vossa ficha não devem ter nada na posição 5, que corresponde à posição dos faróis de nevoeiro da frente. Sendo assim pegam numa chave de relojoeiro ou num clip e introduzem, devagar e com cuidado, a respectiva chave no pino 5, fazendo força aos poucos. Do outro lado deve sair uma borracha, vedação, verde como é ilustrado na figura abaixo. Guardem esta borracha, que posteriormente pode dar jeito para outra coisa.
De seguida, passamos à fase de criar os fios com os respectivos terminais, para os ligar às fichas de contacto chato de 2 pólos. Como temos 2 faróis, o esquerdo e o direito, vamos necessitar de 2 fios para o postivo, um para cada faról e 2, para o negativo, mais uma vez um para cada. No entanto na nossa peça só encaixa um fio, que é um positivo. Sendo assim os faróis, têm de ser ligados em paralelo, como ilustra a figura abaixo.
Portanto primeiro medimos o comprimento de fio necessário para ligar o faról esquerdo ao direito, criando um ``chicote'' de fio para ligar os dois. Uma vez tendo o comprimento necessário, tanto de fio positivo, como de negativo, aplicamos os terminais N90684505 nas pontas de fio. Precisamos de 4 destes terminais, 2 para o lado esquerdo (positivo + negativo) e 2 para o lado direito (positivo + negativo).
Como passo seguinte, temos de testar nos faróis qual é o terminal na ficha do faról que corresponde ao positivo e ao negativo. Este teste é bastante simples, bastando pegar num transformador universal regulado para 12V, testando assim a polaridade dos terminais. Depois de saberem qual é o positivo e o negativo, podemos então introduzir os terminais nas fichas de contacto chato de 2 pólos (357972752), juntamente com os vedantes (357972741A) para impedir infiltrações de líquidos. Façam este passo com calma para não se engarem na polaridade dos fios. Após concluir este processo, os faróis estão ligados em paralelo um ao outro. Agora resta fazer chegar corrente aos fios de forma a poder acendê-los.
Seguindo o esquema da figura, temos então agora que ligar com um conector rápido (ilustrado a azul no esquema), uma ponta de fio positivo, que intersecta o fio positivo que liga os dois faróis um ao outro. Esta ponta vai ligar ao pino 5 da ficha macho. Quanto ao negativo este também tem de ser intersectado usando um conector rápido, puchando uma ponta de fio que vai ligar à massa (chapa) do carro.
Para a ponta de fio positivo devem usar o terminal N10319005 juntamente com o vedante 357972741A, introduzindo-a no pino 5 da ficha macho. No que diz respeito à ponta de fio negativo devem usar o terminal 111971949B, o qual vão aparafusar à massa (chapa) do carro.
Após estes passos podem fechar o conector e voltar a por o plástico, como estava no inicio desta descrição, aplicando os passos no sentido inverso.
Para concluir esta instalação temos de ir à parte do condutor dentro do veículo, por forma a aceder à caixa dos fusíveis e relés.
Se repararem na caixa dos fusíveis, na posição 10 (assinalada com um círculo), como ilustra a figura acima, não têm qualquer relé. Em alguns modelos esta posição está completamente vazia, noutros encontra-se uma chapa metálica como ilustra a figura.
No caso de terem a chapa, têm de a retirar. De seguida pegam no relé #53 (141951253) ou num relé universal e introduzem na posição 10. A figura abaixo ilustra o relé já introduzido.
A instalação em princípio está concluída, podendo assim ser ligada a bateria do carro. Podem testar ligando a ignição do carro e rodando o comando das luzes para a posição dos faróis de nevoeiro traseiros. Nesta posição irão acender juntamente com os faróis de nevoeiro traseiros, os faróis de nevoeiro da frente, que acabaram de instalar.
NOTA: Nos modelos que não têm faróis de nevoeiro à frente, o comando das luzes não vem totalmente preparado para este extra. Ou seja nos carros sem este extra, o comando não tem a opção de ligar os faróis de nevoeiro frontais, independentemente dos traseiros. No caso de querer que tal aconteça o comando deve ser substituído, como é explicado na secção seguinte.
Trocar comando das luzes
O comando deve ser substituído por outro modelo, tendo em conta se o carro, têm ou não, regulamento eléctrico de faróis. Na tabela abaixo são indicadas as respectivas referências consoante o modelo que o carro tem.
Modelo | Original | Substituição
Golf/Vento/Jetta Com Regulamento | 1H6941532D | 1H6941532
Golf/Vento/Jetta Sem Regulamento | 1H6941531A | 1H6941531B
Golf/Vento/Jetta Tablier Redondo Com Regulamento | 1H5941532C | 1H5941532
Golf/Vento/Jetta Tablier Redondo Sem Regulamento | 1H5941531A | 1H5941531B
Para trocar o comando é bastante simples. Primeiro retira-se a tampa lateral, usando um busca-pólos com o efeito alavanca na parte esquerda da tampa, não devendo aplicar muita força, caso contrário, pode-se deixar marcas da chave nas peças.
Antes de tirar a tampa
Após tirar a tampa
Quanto ao comando das luzes em si, este encontra-se travado por uma espécie de pino. Com um busca-pólos, aperta-se o pino e puxa-se o comando para fora, até este estar destravado e se poder aceder aos fios.
Antes de tirar o comando das luzes
Após tirar o comando das luzes
De seguida basta desconectar a ficha e ligá-la ao novo comando. Refazendo os passos anteriores por ordem inversa.
E pronto basicamente é isto, espero que gostem, qualquer dúvida já sabem é só perguntar.
Abraço,
Tiago
[DIY Golf/Jetta/Vento 3] - Faróis de Nevoeiro Frente OEM
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[DIY Golf/Jetta/Vento 3] - Faróis de Nevoeiro Frente OEM
Última edição por camon em 05 mar 2013, 18:06, editado 3 vezes no total.
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
Dankrmas Escreveu:Muito bom DIY
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
Excelente DIY, melhor explicado é impossível!!
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
Thanksdark_dream Escreveu:Impec!
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
Muito bom Diy.
Parabens ao owner
Sabem dizer-me se em Seat Cordoba 6k de 1999 o procedimento é o mesmo?
Abraço e obrigado.
Parabens ao owner
Sabem dizer-me se em Seat Cordoba 6k de 1999 o procedimento é o mesmo?
Abraço e obrigado.
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
Não consigo arranjar o comutador de luzes e já tenho o material todo :S
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
Hey passa na secção de vendas aqui do fórum, deve haver lá aos pontapés comutadores para todos os gostosOperações Especiais Escreveu:Não consigo arranjar o comutador de luzes e já tenho o material todo :S
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
Já andei a ver.... e nada !camon Escreveu:Hey passa na secção de vendas aqui do fórum, deve haver lá aos pontapés comutadores para todos os gostosOperações Especiais Escreveu:Não consigo arranjar o comutador de luzes e já tenho o material todo :S
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
São um pouco raros de encontrar um comutador que tenha todas as "opções"
Tenho o meu e mesmo assim não está nas melhor condições de aparência
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By Nunolinha
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
Pois mas tu queres qual, o full option? com o regulamento dos faróis?Operações Especiais Escreveu:Já andei a ver.... e nada !camon Escreveu:Hey passa na secção de vendas aqui do fórum, deve haver lá aos pontapés comutadores para todos os gostosOperações Especiais Escreveu:Não consigo arranjar o comutador de luzes e já tenho o material todo :S
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
oh pah eu não percebo mas acho que é sem o regulador...
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
Boas, actualizei o tópico com fotos dos vários comandos que correspondem às referências descritas no DIY.
Abraço,
Tiago
Vê qual é o que tens no carro, para saberes qual é o que tens de por.Operações Especiais Escreveu:oh pah eu não percebo mas acho que é sem o regulador...
Abraço,
Tiago
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Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 3] Faróis de Nevoeiro Frente OEM
DIY de grande ajuda o meu obrigado