[DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Responder
Nunex
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 03 fev 2011, 16:22

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por Nunex »

também tenho leds no meu carro, em tudo qto e sitio basicamente e so tenho a dizer bem!

O aspecto entao fica logo brutal!
sergio_22
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 25 jan 2011, 15:03

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por sergio_22 »

cad Escreveu:Desde há uns meses que tenho vindo a estudar e experimentar leds no interior do Golf (e não só).

A tecnologia LED é em tudo melhor que a de lâmpada incandescente: melhor temperatura de cor, emissão de calor quase nula, durabilidade incomparávelmente superior e consumo muito muito baixo. O senão é a adaptabilidade, potência e custo.

Baseando-me no ultraleds, experimentei alguns. Neste vendedor arranjam-se leds de boa potência e qualidade.

Quase todos os leds são de substituição directa. Escolhi a cor branca, que acaba por ser equivalente ao Xénon, pois deve rondar os 6000K.

No plafonier frontal (W8) escolhi quatro LEDs de encaixe Wedge:
Imagem

Para o porta luvas escolhi:
Imagem

Na zona traseira a troca de lâmpada para led complica, pois as lâmpadas não são standard. São umas especiais de 3,8 com um encaixe fora do comum. Para ajudar, sua posição é perpêndicular.

Imagem

Comecei por experimentar um led de 3mm com uma resistência. O led era muito bom, mas a sua luz não era suficiente e ainda por cima dava um tom azulado que não gosto. Refiz a adaptação, baseando-me nos novos leds de 1W.

Comecei por retirar os pequenos plafoniers traseiros (que têm os sensores do alarme) - basta uma chave de fendas para soltar a mola (do lado do motor).

Cortei a aba dos wedge para caber dentro do plafonier, como mostra a figura:
Imagem

Fiz-lhe uma extensão com fios unifilares, soldados às patas do led:
Imagem
Imagem

Adaptei os fios à base da lâmpada original, apenas com um alicate de pontas. Instalei e pronto. Aqui fica o resultado final:
Imagem

Está impecável e a condizer com os da frente:
Imagem

:D
tens algum DIY de como retirar o plafonier? eu tenho um polo 9n3 e tem um plafonier igual mas nao sei como tirar, tenho medo de estragar :S
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por SuperGolf »

Gostava de fazer este modificação a todas as lâmpadas do carro, mas penso que falo por todos, ainda existe uma enorme ignorância, quais os melhores LED`s e modelos, apropriados.......

Normalmente a ideia que tenho, é que são fracas, embora ja as tenha visto com bastante força.....enfim....algum mistério neste campo... :roll:
sergio_22
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 25 jan 2011, 15:03

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por sergio_22 »

SuperGolf Escreveu:Gostava de fazer este modificação a todas as lâmpadas do carro, mas penso que falo por todos, ainda existe uma enorme ignorância, quais os melhores LED`s e modelos, apropriados.......

Normalmente a ideia que tenho, é que são fracas, embora ja as tenha visto com bastante força.....enfim....algum mistério neste campo... :roll:
Os leds eu uso led's de 10mm sao dos que iluminam mais, mas nao podes ligar la directo. Como a corrente é de aproximadamente 12v e os leds são de 2,5/3v, tens de comprar resistencias para ligar aos leds para que a resistencia consuma voltagem suficiente para chegar aos 3v que o led aguenta. Eu uso resistencias de 470. Estou a falar dos leds interiores, do exterior mais vale comprares em norautos e afins
Avatar do Utilizador
ricardo80cv
Amateur
Amateur
Mensagens: 564
Registado: 07 jan 2010, 17:49

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por ricardo80cv »

Boas, soldas a resistência num dos contactos do led certo, antes da entrada de corrente? ou seja ele trás 2 contactos e um liga directo à alimentação do carro e o outro contacto leva a resistência antes e só depois se solda o respectivo contacto à resistência?!
ImagemImagem ImagemImagem
Golf Variant VI 1.6 TDI 105cv confortline
sergio_22
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 25 jan 2011, 15:03

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por sergio_22 »

Se reparares os leds têm "2 pernas", a resistencia vais soldar à perna maior, a outra so vai interessar para ligar à massa. Soltas a resistencia à ponta mais comprida e ligas no carro, se nao der ou tens mal a resistencia ou trocas a polaridade, em principio liga
Avatar do Utilizador
ricardo80cv
Amateur
Amateur
Mensagens: 564
Registado: 07 jan 2010, 17:49

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por ricardo80cv »

e erros no CB não vai haver?
ImagemImagem ImagemImagem
Golf Variant VI 1.6 TDI 105cv confortline
sergio_22
Beginner
Beginner
Mensagens: 7
Registado: 25 jan 2011, 15:03

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por sergio_22 »

o que te posso dizer é pra tentares, ja ouvi testemunhos a dizer que deu erro, outros nao portanto nao sei :?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por SuperGolf »

Mandei vir 4 LEd`s SMD para o interior, mas de 12v.

É só ligar e ta a andar.

Depois posto algo, qd chegarem, e partilho com vocês.

Depois, se gostar, vou mandar vir para trocar as lâmpadas dos faróis traseiros... 8)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por SuperGolf »

Acabados de chegar.....mas acho que não dão para os interiores :?


Imagem

Imagem

Bem ficam de reserva :lol:

Depois digo algo!
Allen29
Pro
Pro
Mensagens: 1555
Registado: 28 mai 2010, 22:40
Localização: Braga

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por Allen29 »

Dão-te para a matricula penso eu, para a luz do meio do plafonier frontal acho que são 42mm, um pouco maiores que essas.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por SuperGolf »

Correcto.

No meu projecto tem mais pormenores, mas aumentei o tamanho de duas, para meter atrás, no tecto dos passageiros, e duas em paralelo, no plafonier, luz central :mrgreen:

Portanto, 8 LED`s, à Overclocking :mrgreen: :mrgreen:
ticha
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2011, 23:18
Veículos: Vw golf 1.4

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por ticha »

Acabei de montar leds no interior do carro, ficaram porreiros, parece é que dão pouca luz :(
so falta agora montar na mala, porta luvas e nas portas. e com cerca de 7€...
SeLeT
Amateur
Amateur
Mensagens: 229
Registado: 30 dez 2010, 20:23
Localização: Zona Centro

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por SeLeT »

ticha Escreveu:Acabei de montar leds no interior do carro, ficaram porreiros, parece é que dão pouca luz :(
so falta agora montar na mala, porta luvas e nas portas. e com cerca de 7€...
Isso se calhar é pq n são led's de alto brilho, pq os de alto brilho iluminam bem, mas também n metes esses led's tds por 7€... :mrgreen:
Imagem
ticha
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2011, 23:18
Veículos: Vw golf 1.4

Re: [DIY GOLF 4] - Iluminação interior em LED´S

Mensagem por ticha »

SeLeT Escreveu:
ticha Escreveu:Acabei de montar leds no interior do carro, ficaram porreiros, parece é que dão pouca luz :(
so falta agora montar na mala, porta luvas e nas portas. e com cerca de 7€...
Isso se calhar é pq n são led's de alto brilho, pq os de alto brilho iluminam bem, mas também n metes esses led's tds por 7€... :mrgreen:
ainda nao pesquisei onde se arranjam esses leds. onde comprei so havia dos tubulares . comprei 2 pa chapa de matricula
Responder