Jiggs Escreveu:Depois de muitas voltas com a cabeça , lá veio ela. Seguiu-se a montagem:
Olear as superfícies de contacto com a junta, de modo a ela "jogar" quando expandir(truques da velha guarda by A.A. )
in place...
A preparar a chave de torque para o primeiro aperto... e ler as indicações de fabricante
preparar os pernos(novos)
Não tenho foto mas é crucial prepara 2 pernos-guia para que a junta não se mexa quando a cabeça for para o sitio.
Sem os pernos novos
a aplicação dos pernos é importante, as roscas no bloco devem estar bem limpas e ligeiramente lubrificadas( não banhadas...)
Nesta fase estamos prontos a dar o primeiro aperto. Segundo as indicações do fabricante, o primeiro torque deverá ser de 40NM
Depois de apertar os 10 pernos, esperar cerca de 15 min para dar o segundo aperto, que é de 60NM, esperar mais 15 min e dar aperto angular de 90º, é nesta fase que os pernos vão distender, esperar mais 15min e dar o aperto final de mais 90º.
Pronto temos a cabeça apertada até fazer os 1000km de estrada e dar o derradeiro aperto de 90º.
Próximo passo, distribuição. Tenho como referência na polie da cambota uma marca de PMS ( ponto morto superior) feita por mim que é relativa ao primeiro piston a contar da distribuição, isto na altura da medição da protusão.
Polie na marca
tranca da bomba injectora no sitio
toca a acertar a cames. Como não tenho o kit de distribuição deste motor, tive de recorrer a material que tinha na altura que trabalhava em calibrações...
Um nivel que me foi dado, cuja base é de 4mm, e entra certeira na ranhura da cames!
Pode-se usar uma chave inglesa nos lóbulos da cames, não risca, para acertar a posição.
Ter em conta que ha sempre uma folga em relação a superficie da cabeça, que terá de ser medida e equilibrada com um apalpa folgas, no mei caso foi uma lamina de 0.25mm... depende um bocado do kit...
Começo por baixo, passo no carreto da injectora, vou á cames e passo no tensor. Já agora, este afina-se no sentido contrário dos ponteiros do relógio... e voilá
Medir a tensão na correia, dar 2 voltas ao motor com MUITO CUIDADO e ter atenção a barulhos e prisões.
Próximo passo, injecção a ponto. Segui um manual de um senhor que é barra neste tipo de afinaçoes, e segundo ele é como manda a marca (Vince Waldon http://vincewaldon.com/index.php?option ... &Itemid=28) Há quem afine de ouvido, mas eu não vou por aí...
Tudo a ponto meter o comparador no sitio e motor a ponto
vai dar uns números malucos, mas isso não se liga... rodar o motor no sentido contrário da rotação, ate o comparador deixar de marcar, aí põe-se a ZERO.
roda-se o motor no sentido convencional ate chegar ao PMS e verifica-se o valor, no meu caso deu 1.07mm de lift, o indicado é 1.00mm +- 0.02mm ou seja estava adiantada, então teve de se atrasar. Desaperta-se os 4 parafusos da bomba de modo a ela poder rodar e roda-se a bomba para fora do bloco ( apara adiantar é para a frente, contra o bloco) com muita calma que qualquer toque nisto é demais.
no meu caso ficou neste ponto:
Tá bom!
tapa-se o buraco aplicando anilha nova, e pronto, temos motor e injecção a ponto. Pronto para começar a "carburar"
aplicou-se os colectores
com uns toques
e pronto! esta prontinho a ir para o sítio!!!
a ver vamos se ainda consigo mete-lo no sitio antes de acabar as férias...
cumpz
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
peço desculpa jiggs mas este trabalho efectuado esta demasiado poderoso so para ficar no teu projecto e resolvi partilhar com todos os que tem menos conhecimentos espero que nao fiques aborrecido
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
Excelente!!!
Já gora uma duvida, não sei é se o autor irá passar por cá sempre que leva uma junta de culaça nova deve levar novo aperto passado 1000klm ou é apenas nesta motorizaçao?
Já gora uma duvida, não sei é se o autor irá passar por cá sempre que leva uma junta de culaça nova deve levar novo aperto passado 1000klm ou é apenas nesta motorizaçao?
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
Boas,
adorei ver este trabalho, os meu parabéns.
Cumps
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
eh lá... nem sabia que isto andava por aqui... mas atenção que este processo não esta completo pessoal... faltam aí algumas imagens importantes...
eu ando a organiza-las num macro para abrir um tópico mesmo dedicado a trocar a junta. cuidado ao seguirem por aqui.
eu ando a organiza-las num macro para abrir um tópico mesmo dedicado a trocar a junta. cuidado ao seguirem por aqui.
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
Apesar de eu saber pouco de mecânica sempre se fica com uma noção como funciona as coisas.
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
existe um passo que não sei se o fizes-te mas no aperto da cabeça para alem de limpar e olear as roscas tens de olear tambem a superficie da cabeça para na fase do perto de força(NM) ESTARES APENAS A FAZER FORÇA NA ROSCA E NÃO HAVER ATRITO SEM SER NA ROSCA.
SE NÃO EM DE A FORÇA MEDIDA SER DA ROSCA É DO ATRITO DA FACE E A ROSCA AINDA NÃO ESTA A APERTAR
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
daí eu avisar que isto não esta completo... faltam muitos pormenores que não fotografei nem escrevi...
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
pareceu-me o mais importante dos que não eta presente lol
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
boas jiggs , como estou a pensar eu mudar a junta de cabeça tenho aqui uma duvida na numeração do aperto dos parafusos , será assim ?
Última edição por vw_golf_turbo em 14 nov 2012, 00:06, editado 1 vez no total.
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
Vê se isso ajuda:vw_golf_turbo Escreveu:boas jiggs , como estou a pensar eu mudar a junta de cabeça tenho aqui uma duvida na numeração do aperto dos parafusos , será assim ?
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
Precisava de mudar a junta do meu mk2 mas não tenho "coragem" para o fazer...
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Re: troca de junta da cabeça by Jiggs
boas pessoal, anda por ai diy de trocar o resto das peças interiores de motor?
Por exemplo, se quiser trocar segmentos o que teria de fazer, ou duvidas que só quem já muito fez, sabe??
muito bom post, se tivesse completo era perfeito!
cumprimentos
Por exemplo, se quiser trocar segmentos o que teria de fazer, ou duvidas que só quem já muito fez, sabe??
muito bom post, se tivesse completo era perfeito!
cumprimentos