[SWAP] Golf II TD → TDI

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Nitrox
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[SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por Nitrox » 26 Fev 2011, 19:52

Visto esta montagem estar na moda, mas muitas pessoas não saberem concretamente o que é preciso e o que não é, vou tentar elaborar uma lista com algumas dicas para simplificar ao máximo quem estiver com ideias de por uma mecânica TDI num Golf 2. Muita informação pode ser encontrada na área de projectos mas vou sintetizar e focar só mesmo o importante.

Porque Golf 2 TDI? Mecânica mais eficiente, mais económica, mais fiável. Fun factor.

Este DIY dedica-se aqueles que se querem lançar numa obra desta envergadura mas que a falta de conhecimento coloca entrave.
Claro que para a falta de conhecimento existe o http://www.google.com mas nem todos têm o mesmo à vontade na pesquisa de informação. Eu por exemplo quando inicei o meu projecto, estava às escuras e meti-me objectivos que não sabia se os conseguiria cumprir, mas no fundo e partindo que a fonte de informação é ilimitada tudo se resume ao quanto se quer mesmo aprender.

É possível fazer um Golf 2 TDI com relativamente pouco dinheiro? Sim. Mais a frente o porquê.O que encarece a montagem são os upgrades. Metendo uma mecânica 100% stock é muito mais fácil e barato e requer muito menos fabricação.

É fácil? Sim e não. Convém já ter algumas bases e à vontade com mecânica. É preciso ter algumas ferramentas especiais como guincho para levantar o motor que ajuda bastante.

Aqui vou tomar como base um Golf 2 GTD de 90/91 que já é CE2. CE é central electric e existem 2. O CE1 e o CE2.

Porque EC2? Porque o melhor que se pode fazer para fazer este swap é comprar um Golf 3 tdi (110). Um Golf 3 acidentado tem pelo menos 90% ( e as mais caras) das peças necessárias. Por estes dois carros partilharem o mesmo sistema de parte electrica e fichas torna tudo muito mais fácil. Depois tudo o que não for necessário, como peças de interiores, etc podem ser vendidas e amortizar a compra do carro. No meu caso posso dizer que a mecanica foi TODA amortizada na venda de peças do Golf 3 que comprei para tirar o motor. Tou a falar de valores na casa dos 4 dígitos.


Resumindo, convém ter um GTD dos últimos (SB/RA) e comprar um Golf 3 tdi (AFN). Claro que muitas outras formas são possíveis mas tou a focar o mínimo custo possível.

Mecânica


O que é preciso do Golf 3 (110):
- motor + caixa
- Volante motor com embraiagem
- Charriot
- todos os apoios de motor
- downpipe
- selector de velocidades
- cablagem motor
- unidade comando com todos os sensores
- Caixa de fusiveis ( embora sejam iguais, é sempre melhor meter uma mais nova)
- ficha obd
- mangas de eixo com sistema de travagem (opcional)
- sistema de travagem traseiro (opcional)

O que fica do Golf 2:

Toda a cablagem do carro excepto um troço da cablagem do motor
Triangulos de suspensão
Radiador de agua e tubagens ( o tubo inferior do radiador usa-se do Golf 3)
servo freio + bomba principal
quadrante
sistema de direcção assitida (embora se possa por o do Golf 3)
pedaleira
Caixa de filtro de ar
sistema de intercooler


Que peças extras são necessárias:

Travessão da frente do Passat B4 tdi para poder usar o apoio motor da frente do Golf 3 tdi
sensores de pedal da passat B4 tdi- São plug and play na pedaleira do Golf 2 e permitem o uso de cruise control
acelerador electronico Passat B4 tdi - plug and play na pedaleira do Golf 2
Kit de accionamento de embraiagem da caixa 02a por cabo. É algo caro (150€ no ebay) mas poupa tempo e dores de cabeça. plug and play na pedaleira do Golf 2
transmissões com satélites 100mm de Corrado 16v/g60 ou Golf G60.Existem mais que dão. É possivel desarmar as transmissões e usar bocados de umas e outras. As do Golf 3 não dão visto serem muito compridas.
Manete de piscas de Golf 2, Corrado ou Jetta com cruise control ( no ebay encontra-se)
Suporte de ECU/ resguardo plástico) de Golf G60 (opcional, só para quem quer deixar o look factory)
Ventilador Spal dos finos - O ventilador de origem fica a bater em parte da cablagem por cima da caixa




Com o motor TDi fora aconselho a trocar todos os retentores, distribuição etc.

Antes de tirar o motor do GTD marcar onde ficam as polies na longarina. Depois de tirar o motor dar um toque na longarina esquerda, a que fica do lado das polies. As polies do Tdi ficam rés-vés com a longarina. Qualquer oscilação do motor levará ao contacto entre os 2.
Eu como tinha o motor no sítio quando me apercebi disso usei uma pinça grande. Fiz uma base grande em madeira no lado da cava da roda para que a chapa não se amolga-se com a acção da pinça e depois foi só apertar. Ficou tão bem feito que parece oem. Basta "amolgar" alguns centímetros.

O tubo de direcção assistida principal ( o que leva o óleo sob pressão) usei os 2 (GTD e TDI) para fazer um. Usei a parte metálica rija que vai a bomba do Golf 3 e toda a parte flexivel e zona que aperta na caixa de direcção do 2. Qualquer casa de hidráulicos faz esse "casamento". Isto porque o tubo de direcção assistida do Golf 3 é diferente na sua parte rigida que aperta na caixa de direcção. Pode-se forçar e curvar o tubo mas não gosto desses serviços.

Depois é montar tudo, charriot, travessão frontal, instalar o motor, selector de velocidades, transmissões travagem deixando a cablagem para depois. Não há truques. É lego. É montar.


Parte eléctrica


Para a cablagem do cofre motor, vão 2 troços. O das luzes original do GTD para não andar a adaptar fichas e o da gestão do motor do TDI

Irá haver fichas em duplicado, pois a cablagem do motor TDI também tem algumas fichas de acessórios. Depois de tudo ligado e a funcionar aí e só aí se eliminam as que não fazem falta.

Ficha do nível de agua do reservatório de liquido de refrigeração - TDI
Ficha de interruptor marcha atrás - TDI

Todos os outros acessórios são ligados com a cablagem original do GTD.


Imobilizador - Fica, basta eliminar o fio do ABS
Ficha Obd - Fica
N18 - Fora
N239 - Fora
N75 - Claro que fica, controla a geometria do turbo. É a que tem a tampa branca. Ligar a uma tomada directa de vácuo. O bola de vácuo também pode sair.
Fichas de módulos de ABS e de ar condicionado também tirei tudo.


Cruise control/quadrante/conta rotações

Esta é talvez a área mais confusa e onde se encontra menos informação na net

Para ter o cruise control a funcionar, é preciso que a ECU tenha de algum sítio informação de velocidade. (VSS) No Golf 3 tdi essa informação vem do quadrante e chega ao quadrante através a ficha que está ligada ao sem-fim. Mas se neste caso estamos a usar um sistema mecânico para accionar o velocímetro onde ir buscar o sinal VSS? Ao velocímetro do GTD!

O velocimetro tem por trás um pickup que faz leitura numa banda magnética. Mesmo principio que o sensor na caixa do Golf 3 TDI. Basta fazer a ligação entre o pino da ficha do quadrante (T28/07) que trás esse info ao fio azul/branco que leva a informação para a ECU.

Instalar os interruptores nos pedais embraiagem e travão e afiná-los com o vag-com.

Fazer a ligação da manete. O Golf 3 por norma já trás pré-instalação de cruise control quer isto dizer que os pinos correspondentes na ficha principal da ECU já estão ligados.

Todos os mostradores de níveis e luzes avisadores do quadrante funcionam na perfeição. A mostrador de temperatura de água do GTD funciona perfeitamente com a sonda de temperatura do GOlf 3 tdi.

Para o conta-rotações funcionar, basta adquirir um conversor de sinal. O sinal de informação de RPM vem da ECU só que precisa de ser alterador para que o conta-rpm do GTD consiga funcionar. Basta por o conversor entre o fio que trás a info da ECU e aquele que vai para o pino (t28/10) do quadrante e afinar até que a agulha se mexa. Com o pc ao lado e vagcom será muito fácil calibrar até que fica certo.


( há medida que me for lembrando de mais edito a lista)
Última edição por Nitrox em 03 Mar 2011, 12:22, editado 3 vezes no total.
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Re: Golf 2 com TDI

Mensagem por F16 » 26 Fev 2011, 20:16

Aqui está uma coisa que faltava neste forum...vale a dedicação de alguns users!
Parabéns e obrigado pela informação de primeira classe :D
Malta, já não vale falarem do que não sabem...está aqui tudo :lol:

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Re: Golf 2 com TDI

Mensagem por golfinho » 26 Fev 2011, 20:28

Tambem ja ha muito tempo que me interessava essa transformacao.Aqui ficou muito bem esclarecido.Agora e so esperar quando um TDI caia do ceu!Obrigado!

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Re: Golf 2 com TDI

Mensagem por veetek » 27 Fev 2011, 22:21

era isto que aqui faltava!
grande nitrox, que venha a parte electrica amanha :twisted:
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89' Golf mkII gtd "KA" - R.I.P
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Re: Golf 2 com TDI

Mensagem por ...::SK::... » 01 Mar 2011, 03:18

poderá um dia vir a ser util.
post 5*

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Re: [SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por EndOfHop3 » 03 Mar 2011, 00:18

Muito bom post puto!

boa atitude ;)
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Re: [SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por Kanattomix » 03 Mar 2011, 10:20

Este sim e o espirito de um forum, nao e vir praqui "cagar" postas de pescada eu faço e aconteço e so eu é que sei :wink:

grande abraço NITROX :D
GOLF [O=======O] RULEX
Golf mkI-> viewtopic.php?t=26220
Golf mkII-> viewtopic.php?t=21568
Feedback-> viewtopic.php?t=26223

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Re: [SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por pinto[GTD] » 06 Mar 2011, 22:51

Es grande :mrgreen:

excelente :!:
"Alte VW's sterben nie, sie werden nur schneller."

Golf Mk2 GTD - viewtopic.php?f=18&t=38302&start=0

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Re: [SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por Tony_ » 07 Mar 2011, 21:30

São posts destes que engrandecem o real papel dos fóruns.

Um enorme obrigado!

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Re: [SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por Oizoman » 13 Mar 2011, 13:19

Eu e penso que mais alguns andavam distraídos deste tópico!
Para mim a parte mais difícil (eléctrica) foi plenamente esclarecida agora!
Muito obrigado Nelson pela tua abnegação!
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Re: [SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por Black_TDI » 15 Mar 2011, 16:58

Parabéns por este tópico :!:
VW Golf IV TDI

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Re: [SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por Muuu » 20 Mar 2011, 01:46

este homem sabe o que fala... :D vai dar ajuda a muita gente... ihihiih
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Re: [SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por Gaff » 23 Mar 2011, 10:30

Ganda post, :shock: :shock: :shock: :o :o :o

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Re: [SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por MalMen » 24 Mar 2011, 11:45

muiiiito bom :D
parabens

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Re: [SWAP] Golf II TD → TDI

Mensagem por tacamado1 » 25 Mar 2011, 21:47

Apesar de não conhecer o Nitrox, os seus posts são de muito valor!
Um abraço e continua :idea: :D

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