[DIY SHARAN 2003] - Volante scirocco

Responder
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

[DIY SHARAN 2003] - Volante scirocco

Mensagem por rrosa »

Ora bem, se havia algo que me entristecia na minha sharan era aquele volante horroroso que trazia, por isso, mãos à obra e toca de colocar um daqueles mais desportivos que equipam o scirocco:

1º Passo: desligar a bateria do carro
2º Passo: retirar o volante de origem (para isso já existem tópicos mais do que suficientes a dizer como se faz)
3º Passo: adaptar as ligações do airbag e da buzina ao novo volante
4º Passo: soldar e isolar tudo muito bem para não haver problemas (lembrem-se que estamos a lidar com airbags...)
5º Passo: apertar o novo volante no sítio, ligar a ficha no local e colocar o airbag no centro do volante
6º Passo: ligar a bateria e já está!

Aqui podem ver a ficha original e que terá de ser aproveitada
Imagem


Os dois cabos do lado esquerdo (azul e castanho) são os do airbag que serão soldados aos dois amarelos que agora existem no airbag do scirroco
O castanho e o preto do lado direito da ficha são a massa que vai servir para a buzina, ligando-se o castanho no perne do novo volante (aro à volta do airbag) e o preto ligado a vários fios de terra que facilmente são identificados e que inclusivamente fazem terra na parte de trás do airbag.
Imagem

Podem ver aqui a ligação do cabo preto e a tal malha que liga na parte de trás do airbag (eu liguei a dois sítios, mas bastava apenas a um já que eles vão "repicando" de um lado para o outro). Como estava lá o fio (cortado da instalação original do scirocco), aproveitei-o em vez de o cortar totalmente e rente ao terminal.
Imagem

E o resultado final é este
Imagem

Imagem



As imagens não ficaram muito boas porque foram tiradas com um telemóvel chinês :shock: mas penso que a coisa dá para perceber.
Após a montagem e quando me preparava para ligar a ficha, bateria e ignição, nem imaginam o aperto no coração que era a imaginar aquilo a rebentar o airbag :oops: mas correu tudo muito bem. É que no de origem a cablagem vem feita com fios de duas cores (castanho e azul) e no scirocco vem com dois fios amarelos... mas está visto que não há qualquer problema, é mesmo só cortar e soldar que a coisa fica perfeita.

No meu caso, como podem ver das imagens, existem apenas 4 fios a aproveitar (no volante scirocco vinha uma ficha com +/- 6 ou 7 fios, é cortar o que não interessa) já que não é multifunções.

Espero ter ajudado!
Giggio
Amateur
Amateur
Mensagens: 361
Registado: 11 mar 2010, 13:55
Veículos: Vw Bora Tdi
Localização: Margem Sul

Re: [DIY SHARAN 2003] Volante scirocco

Mensagem por Giggio »

Tens fotos onde soldast os fios onde fizest a troca??
Volkswagen Bora TDI->viewtopic.php?f=98&t=67086
Peugeot 106 1.0 95
Yamaha DTR 125 supermotard
Imagem
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: [DIY SHARAN 2003] Volante scirocco

Mensagem por rrosa »

Giggio Escreveu:Tens fotos onde soldast os fios onde fizest a troca??
Os fios soldados são aqueles que podes ver na imagem. Os dois do lado esquerdo na ficha da sharan (azul e castanho que passam por dentro daquele tubo) são os do airbag que soldei à ficha do airbag scirocco. Os outros dois (castanho e preto) são os da buzina e que liguei conforme podes ver na 3ª foto (preto nos fios do centro do volante e castanho naquele perne que liga a um aro de arame que corre todo o volante).

Agora se os cortas mais rente ou mais compridos, isso fica à tua disposição. No meu caso fiz as ligações cortando os fios sempre desfasados para não ficarem as uniões juntas umas com as outras. Desta forma não ficas com um "enchumaço" tão grande por causa do isolamento e prevines possíveis contactos entre os vários fios na eventualidade do isolamento não ficar devidamente feito (na minha opinião o isolamento deve ser sempre feito com termo-retráctil).

Na altura não tirei fotos, o que foi pena, mas também me parece que o mais importante é identificar as ligações. Um fio soldado é apenas um fio soldado e se está soldado mais abaixo ou mais acima parece-me que pouca importância faz :mrgreen:

Qualquer dúvida dispõe.
pauloalmas
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 10 ago 2008, 23:10

Re: [DIY SHARAN 2003] Volante scirocco

Mensagem por pauloalmas »

Olá Rosa e obrigado pela partilha.

Fico feliz por saber que não sou o único possuidor de SHARAN com a mania das mods ... :D

... vamos ter de trocar umas ideias ...

Quero também trocar o meu volante por um do sciroco, mas quero aproveitar e passar para multifunções.

A questão é que não tenho a certeza se a "cassete" que lá tenho por baixo do volante (que faz a passagem dos contactos) já é a adequada para volantes multifunções ou se terei de comprar outra.

A ficha que lá tenho é de 5 contactos (2 airbag + 2 buzina), agora não sei se o outro contacto será suficiente para as multifunções :?: :?: :?:

Achas que podes contribuir com algo para esta minha confusão cerebral :?: :D :?:

Obrigado e um abraço
Paulo
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: [DIY SHARAN 2003] Volante scirocco

Mensagem por rrosa »

Paulo,

Penso que não te vais safar sem trocar também a tal "cassete" que falas.
Vê bem que se vais passar para um multifunções ele trás já a parte para o CB, rádio e telemóvel (penso eu), para além da iluminação. Se de origem tem apenas disponível mais um fio, quanto muito pode ser utilizado para a iluminação, ficando-te a faltar tudo o resto.
Eu na altura também pensei nisso, mas depois vi que era uma trabalheira que implicava estar a mudar novamente a manete do CB, passar fios do rádio, etc. Por isso optei pelo simples.

Mas força ai... não há nada que não se faça desde que exista tempo e engenho. Como o meu tempo agora é repartido com um outro veículo (UMM) as modificações da Sharan acabaram (espero). A última coisa que lhe fiz foi trocar tudo quanto é lâmpada interior por LED.

Se precisares de ajuda ou algumas ideias estás à vontade. Eu sou da zona de Sintra e se quiseres ver como ficou ao vivo é só combinarmos.

Abraço,
Rui
pauloalmas
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 10 ago 2008, 23:10

Re: [DIY SHARAN 2003] Volante scirocco

Mensagem por pauloalmas »

Olá Rui e obrigado pelas dicas.

Pois, eu inicialmente também pensei em mudar para um volante sem multifunções, mas agora com um rádio novo com essa capacidade e a possibilidade de ter todas as funções ali ao pé dos dedos, está-me a fazer mudar de ideias. Vamos ver o trabalho que pode dar e depois logo decido ...

Por acaso a minha primeira modificação foi mesmo passar todo o interior para leds ... e nem imaginava que a nossa SHARAN tinha tantas luzes ...
Só uma dica ... fica muito bem e dá-me bastante jeito a iluminação que coloquei nos 2 porta-luvas que estão na parte superior do tablier ... :)

Por vezes vou até à zona de Rio de Mouro fazer mais umas coisinhas na SHARAN, mas costuma ser sempre à pressa.
Mas se vieres para a zona de Almada tens por aqui (para além de mim) mais 2 orgulhosos possuidores de SHARANs :D

Um abraço
Paulo
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: [DIY SHARAN 2003] Volante scirocco

Mensagem por rrosa »

Olha, essa da iluminação nos porta-luvas de cima foi coisa que nunca me lembrei... e tem toda a lógica!
Já agora, acende automaticamente quando abres ou ficou com interruptor? Como fizeste? Talvez possa fazer isso quando arranjar uma solução para a minha parte central que está toda a escamar, saltando-lhe a tinta.

Ai sim... e essas coisinhas que se fazem em Rio de Mouro é onde? É que eu sou exactamente de Rio de Mouro :)

A tua sharan é de que ano e com que motor? A minha é de 2003 com o motor de 130cv reprogramado.

Abraço,
Rui
pauloalmas
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 10 ago 2008, 23:10

Re: [DIY SHARAN 2003] Volante scirocco

Mensagem por pauloalmas »

Pois o escamar é mesmo péssimo !!! Ando a ver se encontro a peça que está à volta do porta-luvas central mas tem sido dificil ...

A iluminação dos porta luvas foi feito com o mesmo suporte de lâmpada existente no porta-luvas principal e com um pequeno switch. Aproveitei e instalei também uma tomada 12V no porta luvas da direita.

As "coisinhas" faço com um amigo meu electricista que agora está em Algueirão. Recomendo !

A minha é de 2001, de 115cv e também com uns pózinhos ...
king
Amateur
Amateur
Mensagens: 584
Registado: 03 jul 2007, 22:35
Localização: torres novas

Re: [DIY SHARAN 2003] Volante scirocco

Mensagem por king »

ja agora, tambem tenho uma sharan de 2003, ja fiz pesquisas e queria tirar o porta luvas central, como posso tirar o porta luvas?
Responder