[DIY GOLF 4 & BORA] - Mudar para quadrante FIS

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rabiz
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por rabiz »

Karl Martin mt obrigado pela explicaçao :D

e desculpa so responder agr

abc
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Semir Gerkhan
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

SuperGolf Escreveu:Não não tenho.....resposta com atraso.

Vou ver se hoje tenho tempo de ligar o VAG e ver o que la anda... :wink:
Sempre vais meter o FIS?
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fmba
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por fmba »

Karl Martin Escreveu:Para dar, alem de alterar as fichas para ligar ao quadrante, teria de ter a certeza que a comunicação do carro segue o mesmo protocolo das comunicações do golf 3. Se houver esta compatibilidade, seria uma questão de arranjar as fichas correctas do golf 4 (na vw não são caras) e religar a cablagem. Mas isto é tudo teoria. Sei que falam bastante no emulador de can bus e já frequentei foruns de espanha, inglaterra, alemanha, frança, u.s.a., australia, holanda...etc. e ainda não descobri esse emulador. também já coloquei questões do género a casas da especialidade europeias e a resposta é sempre negativa. No ebay, inclusivé, já coloquei a mesma questão a vendedores particulares e profissionais, inclusivé à kufatec, à dinamic sounds... e nada
Esta modificação ando para faze-la à uns meses e tive pena pois á pouco tempo foi vendido um quadrante sem can bus e com fis de uma passat por 82 euros e eu licitei até 81 euros, comnvencido que ficava com ele.
Lá está.. É estranho terem emulador para o golf 3 mas não haver para golf 4 sem can.
Eu nunca vi um com fis e sem can ainda, é super raro.
Se por acaso alguém encontrar o tal emulador partilhem se faz favor.
Abraço
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

fmba Escreveu:
Karl Martin Escreveu:Para dar, alem de alterar as fichas para ligar ao quadrante, teria de ter a certeza que a comunicação do carro segue o mesmo protocolo das comunicações do golf 3. Se houver esta compatibilidade, seria uma questão de arranjar as fichas correctas do golf 4 (na vw não são caras) e religar a cablagem. Mas isto é tudo teoria. Sei que falam bastante no emulador de can bus e já frequentei foruns de espanha, inglaterra, alemanha, frança, u.s.a., australia, holanda...etc. e ainda não descobri esse emulador. também já coloquei questões do género a casas da especialidade europeias e a resposta é sempre negativa. No ebay, inclusivé, já coloquei a mesma questão a vendedores particulares e profissionais, inclusivé à kufatec, à dinamic sounds... e nada
Esta modificação ando para faze-la à uns meses e tive pena pois á pouco tempo foi vendido um quadrante sem can bus e com fis de uma passat por 82 euros e eu licitei até 81 euros, comnvencido que ficava com ele.
Lá está.. É estranho terem emulador para o golf 3 mas não haver para golf 4 sem can.
Eu nunca vi um com fis e sem can ainda, é super raro.
Se por acaso alguém encontrar o tal emulador partilhem se faz favor.
Abraço
Há uma maneira de meter FIS sem emulador de CAN BUS...
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Bruno Teixeira »

Bruno Teixeira Escreveu:boas no vag com aparece-me 1j0 920 806e o que preciso em concreto para ter cb? preciso trocar quadrante?
então ninguém me responde?!! :?
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Semir Gerkhan »

Bruno Teixeira Escreveu:
Bruno Teixeira Escreveu:boas no vag com aparece-me 1j0 920 806e o que preciso em concreto para ter cb? preciso trocar quadrante?
então ninguém me responde?!! :?
Desculpa, não vi a tua duvida.

Com essa referência tens CAN BUS, o que precisas, depende do quadrante que tiveres. Já tens Computador de bordo?
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Karl Martin »

Semir Gerkhan Escreveu:
fmba Escreveu:
Karl Martin Escreveu:Para dar, alem de alterar as fichas para ligar ao quadrante, teria de ter a certeza que a comunicação do carro segue o mesmo protocolo das comunicações do golf 3. Se houver esta compatibilidade, seria uma questão de arranjar as fichas correctas do golf 4 (na vw não são caras) e religar a cablagem. Mas isto é tudo teoria. Sei que falam bastante no emulador de can bus e já frequentei foruns de espanha, inglaterra, alemanha, frança, u.s.a., australia, holanda...etc. e ainda não descobri esse emulador. também já coloquei questões do género a casas da especialidade europeias e a resposta é sempre negativa. No ebay, inclusivé, já coloquei a mesma questão a vendedores particulares e profissionais, inclusivé à kufatec, à dinamic sounds... e nada
Esta modificação ando para faze-la à uns meses e tive pena pois á pouco tempo foi vendido um quadrante sem can bus e com fis de uma passat por 82 euros e eu licitei até 81 euros, comnvencido que ficava com ele.
Lá está.. É estranho terem emulador para o golf 3 mas não haver para golf 4 sem can.
Eu nunca vi um com fis e sem can ainda, é super raro.
Se por acaso alguém encontrar o tal emulador partilhem se faz favor.
Abraço
Há uma maneira de meter FIS sem emulador de CAN BUS...
Sim, tens razão, mas é um biscate jeitoso 8)
É preciso perceber um pouco de electrónica e fazer religações. O CAN BUS (Controller Area Network) é um sistema multiplexado de comunicação nos carros mais recentes. Basicamente, ao início, era necessário um fio para cada sinal no carro, o que tornava o sistema volumoso e dispendioso. Com o protocolo can bus, vários sinais passavam apenas em dois fios trançados. Dizem que os golf IV até 2001 não têm can bus, mas isso não é verdade de todo. Os mais antigos golf 4 (desde finais de 1997) já tinham can bus, mesmo que apenas nos pontos principais, ECU, etc... Mas disto não se pode fazer uma ciencia exacta. O protocolo de comunicação dce um golf de 1998, não é igual ao de um de 1999 e este também não é igual ao de um de 2000. Tenho a percepção que o sistema CAN BUS foi aplicado gradualmente e não houve um ponto exacto de ruptura com os sinais analógicos (um sinal, um fio). Estou a reunir info para o aplicar ao meu carro Golf 4 TDI 110cv, motor AHF, de 7/1998, e acompanho n uma base diária discussões sobre o assunto na américa, na alemanha e em espanha. Já existem interfaces can bus a pouco mais de 10 euros (entram 4 ou seis fios/sinais e saem apenas 2), mas mesmo estes podem não ser necessários- 8)
Penso que este é o tal adaptador can bus: http://www.dietzshop.eu/catalog/product ... rraum.html
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por softuner »

O meu passat 3B de 10/96 deve estar mais próximo da tecnologia de um golf III do que de um golf IV que apenas surgiu exactamente 1 ano mais tarde...
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Karl Martin »

softuner Escreveu:O meu passat 3B de 10/96 deve estar mais próximo da tecnologia de um golf III do que de um golf IV que apenas surgiu exactamente 1 ano mais tarde...
Pode não ser... já vi quadrantes de passt's de 96 e salvo erro algumas tinham can bus. também já encontrei quadrantes dessas passat's, mas de 1997, e com fis (ecrã grande). Lá está, é o mistério a avolumar-se... :lol: :lol: :lol:
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por softuner »

O meu apenas indica kms totais e contador parcial, "OIL" e "INSP".
Sei que coexistiram até 98 com os mais rec entes, e até existem 3BG (2001->) com info reduzida, ou seja, sem FIS.
Em 2001 todos os quadrantes passaram a indicar 260km/h no velocímetro e a ter outro gfafismo.
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Bruno Teixeira »

Semir Gerkhan Escreveu:
Bruno Teixeira Escreveu:
Bruno Teixeira Escreveu:boas no vag com aparece-me 1j0 920 806e o que preciso em concreto para ter cb? preciso trocar quadrante?
então ninguém me responde?!! :?
Desculpa, não vi a tua duvida.

Com essa referência tens CAN BUS, o que precisas, depende do quadrante que tiveres. Já tens Computador de bordo?
eu nao tenho computador de bordo para ter computador de bordo tenho tambem de mudar quadrante ou nao'
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Karl Martin »

Tens que mudar o quadrante e instalar um compativel, instalar a manete e um sensor de temperatura e programar com o vag tacho. Em termos genéricos é isto.
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por GTDblack »

Karl Martin Escreveu:Tens que mudar o quadrante e instalar um compativel, instalar a manete e um sensor de temperatura e programar com o vag tacho. Em termos genéricos é isto.
O que é que programas com o vag tacho? Que eu saiba só te vai servir para tirares as SKC e por os kms correctos, nao há nada a "programar". Há sim com o VAG COM, casar o quadrante com a centralina e a chave com o quadrante. :wink:
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por GTDblack »

Karl Martin Escreveu:
softuner Escreveu:O meu passat 3B de 10/96 deve estar mais próximo da tecnologia de um golf III do que de um golf IV que apenas surgiu exactamente 1 ano mais tarde...
Pode não ser... já vi quadrantes de passt's de 96 e salvo erro algumas tinham can bus. também já encontrei quadrantes dessas passat's, mas de 1997, e com fis (ecrã grande). Lá está, é o mistério a avolumar-se... :lol: :lol: :lol:
Duvido muito que tenhas encontrado passat de 96 já com can-bus... Isto nao é uma coisa para uns terem e outros nao! No Golf 4 por exemplo só a partir de 2000 e nao em todos é que passaram a vir com os quadrantes 920, com CAN-BUS. Nas Passat's acho que isto até só aconteceu na passagem para 3BG, ou entao, em 99. Mas isso vê-se facilmente no ETKA pelos part-numbers. :wink:

Fui confirmar agora ao ETKA e Passat com CAN-BUS só a partir de 2001, logo a teoria que só entrou com a 3BG confirma-se. :wink:
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Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS

Mensagem por Karl Martin »

Karl Martin Escreveu:mais uma coisa. se queres ponteiros iluminados apenas consegues com o immo3 da VDO, se for da Bosh motometer ou immo2 essa função não vem de origem. :)
Não é necessário o vagtacho para descobrir a marca do quadrante, basta o vag com, entras e aceder ao canal 17 e se aparecer RB8 ou MMO é Motometer. Também pode ser VDO. De qualquer forma, vais precisar do vagtacho para descobrir o SKC (secret key code) do teu quadrante, senão não vais conseguir programar as chaves. A não ser que tenhas aquela chave de plástico que vem de origem, lá poderá estar inscrito o SKC. Desde 2005 que a VW tem a política de não fornecer este código. E certifica-se que, quem te vender o quadrante, te fornece esta SKC e se os quilometros estão a 0.
:D Se quiseres programar a centralina e o quadrante, para alterares os codigos hexagonais e não tiveres o vagtacho, como é que faz? 8) Obviamente, com o vagtacho.
Já o vag com será necessário para, entre outras coisas, escrever os novos valores hex na eeprom. :)
Atenção que ainda não fiz esta modificação, ainda me encontro a reunir informação e a andar com alguns "tachos" debaixo de olho no ebay.de :lol:
Última edição por Karl Martin em 29 set 2010, 17:15, editado 2 vezes no total.
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