O nome é sugestivo. Agora que já tenho a vossa atenção, deixo-vos um humilde relato de um fim-de-semana xTreme dentro do golf...
Objectivo do stage 1: insonorização da zona traseira do carro, remoção dos ruidos parasitas e limpeza a fundo.
Muni-me de caixas de material de insonorização, estudei o que pude sobre o tema, estudei o que pude sobre o carro e puz mãos à obra.
Como o carro é de três portas, a desmontagem tem de ser metódica e por uma ordem lógica já que os paineis estão interligados; algo que já devem saber perfeitamente.
Para espanto meu a VW até teve algum cuidado de insonorização. Aqui ficam umas imagens:
Reparem que tem algum material para abosorção de ruido (placas pretas) e algum para criação de massa nas chapas (faixas de tecido e espuma).
Comecei por tratar os paineis que retirei; enchi uma sala com as peças do carro.
Neste exemplo limpei meticulosamente a parte interior. Nas zonas que levaram material de insonorização tive o cuidado de limpar com alcool.
Detalhes do processo:
De seguida ataquei os paineis exteriores. Estes levaram três tipos de material para que nada escape.
Houve o cuidado de proteger toda a cabelagem para que não origine ruidos. De qualquer forma tenho de dar aqui outra nota positiva à VW.
O material negro texturado são placas de material à base de alcatrão misturado com compostos de estabilização. O material prateado é constituido por matéria betuminosa e terminado com aluminio forrado com tecido. Finalmente notam-se nalguns lados (aqui ainda faltava) uma espuma.
Todo este material é autocolante e de fácil aplicação. As placas negras necessitaram de algum calor para se tornarem mais flexíveis e ser possível as sua moldagem.
Com este trio é garantida uma melhoria substancial. Claro que nem tudo se aplica em todo o lado. Esta parte posterior do carro pode levar material mais pesado do que noutros lados. De qualquer forma é material de qualidade e o fabricante (Würth) afiança que é adequado.
Pormenores do enorme trabalho:
As zonas de contacto dos paineis foram isoladas com fita de espuma. Nalgumas zonas com fita de tecido. Tudo foi revisto.
E finalmente a montagem:
Tudo foi meticulosamente limpo e aspirado.
As ferramentas resumem-se ao meu fabuloso mini kit de chaves, secador de cabelo, tesoura, X-acto, marcador, os meu queridos dedos (que ainda me estão a doer) e o engenho e vontade. Usei ainda um projector de luz e um tubo de luz de mecânico.
Se alguém se lançar numa empreitada como esta, aconselho a informarem-se sobre as peças do carro e sobre as que se têm de substituir. No meu caso tenho de comprar uma série de molas que ou se partiram ou estragaram-mas na assistencia da VW. Para mim não é grave porque pretendo revisitar esta zona um dia destes para terminar aquilo que fica sempre por terminar: spray de insonorização, material mais adequado para a zona traseira das colunas, melhorar a montagem das peças, etc.
As coisas nem sempre correm como queremos e aqui o que correu mal foi o tempo. 24h (dois dias) é pouco tempo para tanto!
O stage 2 será para as portas. Neste momento noto bastante diferença no "som" do carro. Os resultados são reais. De qualquer forma algo que faça os passageiros notarem que "aqui passa-se coisa", só com as portas da frente isoladas. Já tenho algum material e um kit Dynamat xtreme à espera...
O stage 3 será para toda a consola. Entranto alguns upgrades viram (electricos/iluminação), mas isso é tema para outras conversas.
Espero que não estejam aborrecidos e que tenham gostado do post. Até à próxima.
[DIY GOLF 4] - Insonorização - Stage 1
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Última edição por cad em 06 abr 2008, 17:00, editado 1 vez no total.
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Acho que estás a fazer um optimo trabalho, apenas penso teres esquecido 1 pequeno pormenor.
As protecções das portas e parte de trás é feita com o uso de 2 peças diferentes, eis aqui um exemplo:
Estes cravamentos de plástico vão ceder, e em especial na porta do pendura, causam alguns ruidos chatos. Eu optei por "colar" e preencher com silicone da wurth. usei um silicone que após secagem é "mole" e resistente o quanto baste.
Bons isolamentos.
As protecções das portas e parte de trás é feita com o uso de 2 peças diferentes, eis aqui um exemplo:
Estes cravamentos de plástico vão ceder, e em especial na porta do pendura, causam alguns ruidos chatos. Eu optei por "colar" e preencher com silicone da wurth. usei um silicone que após secagem é "mole" e resistente o quanto baste.
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A maioria do material é da Würth, tal como tinha dito.
Saiu-me entre 40€ e 60€ a caixa de cada tipo de material. São três:
- placas à base de alcatrão;
- placas betuminosas cobertas a alumínio e tecido;
- espuma de células fechadas.
Saiu-me entre 40€ e 60€ a caixa de cada tipo de material. São três:
- placas à base de alcatrão;
- placas betuminosas cobertas a alumínio e tecido;
- espuma de células fechadas.
Última edição por cad em 22 jan 2006, 11:41, editado 1 vez no total.
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Obrigado.Noddy Escreveu:Acho que estás a fazer um optimo trabalho, apenas penso teres esquecido 1 pequeno pormenor.
As protecções das portas e parte de trás é feita com o uso de 2 peças diferentes, eis aqui um exemplo:
Estes cravamentos de plástico vão ceder, e em especial na porta do pendura, causam alguns ruidos chatos. Eu optei por "colar" e preencher com silicone da wurth. usei um silicone que após secagem é "mole" e resistente o quanto baste.
Não esqueci. Como mais tarde ou mais cedo vou mandar forrar o carro a pele, optei por não mexer. Só a forra da porta do condutor é que está solta nessa zona. Quando insonorizar as portas, corrijo esse problema.
Boa dica do silicone.
Última edição por cad em 14 mai 2008, 11:33, editado 1 vez no total.
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Muito bom mesmo.
É algo que tenho previsto para breve. Tenho uns ruídos parasitas na zona da chapeleira ou forros das portas sempre que o carro passa por piso mais irregular/empredrado e detesto isso.
Compraste todo o material na Wurth?
Era fixe fazer medições com sonómetro para ter ideia de quanto se consegue reduzir em termos de ruídos do exterior/motor.
Ficamos à espera que acabes as portas da frente e a zona do tablier.
Abraço,
Kaspa
É algo que tenho previsto para breve. Tenho uns ruídos parasitas na zona da chapeleira ou forros das portas sempre que o carro passa por piso mais irregular/empredrado e detesto isso.
Compraste todo o material na Wurth?
Era fixe fazer medições com sonómetro para ter ideia de quanto se consegue reduzir em termos de ruídos do exterior/motor.
Ficamos à espera que acabes as portas da frente e a zona do tablier.
Abraço,
Kaspa
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