[DIY GERAL] - Montar volante Golf 5 em Golf 4/Leon

Responder
Pmak
Amateur
Amateur
Mensagens: 226
Registado: 10 nov 2008, 14:57
Localização: Forte da Casa / Alverca

[DIY GERAL] - Montar volante Golf 5 em Golf 4/Leon

Mensagem por Pmak »

Boas
Como prometido cá venho apresentar um pequeno DIY que fiz da montagem do volante do MKV no meu carro...

O meu carro é um Seat Toledo, não é VW mas o volante é muito parecido aos que alguns Golf IV, VW Bora, etc, usam...

Antes de fazer o que quer que seja devemos SEMPRE desligar os cabos da bateria do carro... para evitar que algum contacto faça dispara o airbag... ou mesmo criar um falso erro na centralina, que iria resultar no acender do símbolo do airbag no quadrante do carro...


O volante a montar é este...

Imagem

Volante a substituir...

Imagem

Primeira coisa a fazer é colocar o volante a 90º...

Imagem

Para que desta forma possamos aceder aos orifícios que se encontram na parte posterior do volante...
Aí inserimos uma chave de fenda para soltarmos o mecanismo que prende o airbag ao volante...

Imagem

A mola que pretendemos chegar é esta...

Imagem

Ao inserir a chave alcançamos a mola e basta fazer alguma pressão para baixo que a mola solta-se...

Imagem

E assim retiramos o airbag...

Imagem

Estes são os terminais da buzina...

Imagem

Imagem

Aqui o cabo que vai ser adaptado ao novo airbag...

Imagem

Imagem

Depois com uma chave especifica desapertamos o parafuso que prende o volante à coluna da direcção...

Imagem

Imagem

De volta à garagem temos aqui o airbag do MKV...

Imagem

Estes cabos não tem utilidade para nós...

Imagem

E aqui já as ligações feitas... cabos amarelos do airbag e os pretos da buzina...

Imagem

Tudo isolado com manga termoretráctil...

Imagem

O local onde se ligam os cabos que vão levar a corrente até à buzina...

Imagem

Imagem

E a parte eléctrica está concluída...

Resta encaixar o novo volante na coluna da direcção e apertar novamente o parafuso...

Imagem

Depois é ligar novamente ao carro a ficha que adaptamos ao novo airbag... e fazer pressão no airbag contra o volante...

Imagem

O mesmo encaixa fazendo um pequeno click!
Depois voltamos a ligar a bateria ao carro e... está feito! Volante montado!

Agora um pequeno há parte... porque não cuidar da pele deste volante?
Dois produtos para limpeza e tratamento da pele...

Imagem

E o resultado após o condicionamento do volante...

Imagem

Imagem

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boas amigos

como tenho recebido PM's, Email's de malta a perguntar se eu monto os volantes, venho aqui informar o pessoal que sim, monto!

assim escuso de andar sempre a responder um a um ;)

a montagem é feita na minha garagem e levo pelo trabalho 25€! tudo isolado e montado a preceito!

Agradecia que a malta aqui do fórum a quem montei o volante dessem o feedback :)

Podem consultar o meu feedback

cumps
Pmak
Última edição por Pmak em 26 jan 2010, 01:24, editado 2 vezes no total.
soules_s
Pro
Pro
Mensagens: 3260
Registado: 13 jun 2006, 23:33
Localização: Centro

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por soules_s »

Muito bom DIY!! Pormenorizado como se quer! simples para qualquer um...

PS: um volante novo ja precisa de tratamento? :roll:
Pmak
Amateur
Amateur
Mensagens: 226
Registado: 10 nov 2008, 14:57
Localização: Forte da Casa / Alverca

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por Pmak »

soules_s Escreveu:Muito bom DIY!! Pormenorizado como se quer! simples para qualquer um...

PS: um volante novo ja precisa de tratamento? :roll:
Obrigado amigo

O tratamento da pele não deve ser feito quando esta já está desgastada... ai pouco se pode fazer.
Como em tudo no que concerne ao Detalhe deves sempre manter do que depois tentar reparar... o tratamento da pele visa manter a sua elasticidade e características... desse forma irá permanecer nova durante mais tempo :mrgreen:

cumps
Pmak
soules_s
Pro
Pro
Mensagens: 3260
Registado: 13 jun 2006, 23:33
Localização: Centro

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por soules_s »

Pmak Escreveu:
soules_s Escreveu:Muito bom DIY!! Pormenorizado como se quer! simples para qualquer um...

PS: um volante novo ja precisa de tratamento? :roll:
Obrigado amigo

O tratamento da pele não deve ser feito quando esta já está desgastada... ai pouco se pode fazer.
Como em tudo no que concerne ao Detalhe deves sempre manter do que depois tentar reparar... o tratamento da pele visa manter a sua elasticidade e características... desse forma irá permanecer nova durante mais tempo :mrgreen:

cumps
Pmak
a resposta que estava a espera... :D :wink:
rrosa
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 08 fev 2008, 01:44

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por rrosa »

Bem antes de mais este é um DIY muito bem feito. Excelentes fotos.
Mas a minha pergunta é quanto ao produto para tratar da pele... O meu carro vem com bancos em pele e já estão a ficar um pouco "lixados". O que é que eu devo usar para minimizar o desgaste e secura da pele? Onde é que posso comprar?
TDI_POWER
Pro
Pro
Mensagens: 1301
Registado: 20 dez 2006, 00:48
Localização: Beloura

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por TDI_POWER »

boas

grande diy. olha e qto aos botoes do volante nao funcionam para nada? não dá para por a funcionar?

outra pergunta, em termos de diametro o volante é maior masi pekeno ou igual?

ficou 5*

abraço
Pmak
Amateur
Amateur
Mensagens: 226
Registado: 10 nov 2008, 14:57
Localização: Forte da Casa / Alverca

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por Pmak »

rrosa Escreveu:Bem antes de mais este é um DIY muito bem feito. Excelentes fotos.
Mas a minha pergunta é quanto ao produto para tratar da pele... O meu carro vem com bancos em pele e já estão a ficar um pouco "lixados". O que é que eu devo usar para minimizar o desgaste e secura da pele? Onde é que posso comprar?

Boas
para a pele dos bancos tens vários produtos... podes usar o que apliquei no meu volante..

Um deles é um shampoo...

http://store.carcareeurope.com/product. ... =34&page=1

deves borrifar o shampoo num pano MF e depois passar na pele para que a mesma fique limpa...

Depois aplicas o condicionador para hidratar a pele...

http://store.carcareeurope.com/product. ... =34&page=1

com um aplicador MF...

http://store.carcareeurope.com/product. ... =16&page=1

Metes um pouco do produto no aplicador e aplicas na pele, massajando-a, de forma a que o produto seja absorvido...

Deves fazer esta manutenção de 2 em 2 meses para obteres melhores resultados...

cumps
Pmak
Pmak
Amateur
Amateur
Mensagens: 226
Registado: 10 nov 2008, 14:57
Localização: Forte da Casa / Alverca

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por Pmak »

TDI_POWER Escreveu:boas

grande diy. olha e qto aos botoes do volante nao funcionam para nada? não dá para por a funcionar?

outra pergunta, em termos de diametro o volante é maior masi pekeno ou igual?

ficou 5*

abraço
Boas

Os botões não servem para nada... comandam várias funções no MK5 mas para os colocar a funcionar no meu implicaria colocação de vários cabos, módulos, e sei lá mais o quê... provavelmente serão trocados por umas tampas próprias mais tarde...

O volante parece-me ligeiramente mais pequeno que o original... mas nada de significativo...

cumps
Pmak
150_look
Master
Master
Mensagens: 5261
Registado: 22 jan 2008, 19:19
Veículos: vw mk2 gtd vw mk4 variant honda nc700x
Localização: Deserto

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por 150_look »

isso significa que o volante do mk5 deve dar no mk4...
ImagemImagemImagem
2003 MK4 sport Edicion By JC Motorsport
1991 MK2 Fire and Ice One of sixty GTD
Pmak
Amateur
Amateur
Mensagens: 226
Registado: 10 nov 2008, 14:57
Localização: Forte da Casa / Alverca

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por Pmak »

150_look Escreveu:isso significa que o volante do mk5 deve dar no mk4...
Pelo que sei dá... o JOAQUIM-tuga tem um no golf dele...

cumps
pmak
Spit-Fire
Rookie
Rookie
Mensagens: 194
Registado: 11 mai 2008, 20:51
Veículos: vw golf
Localização: Sintra

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por Spit-Fire »

epah, este DIY vai dar mm jeito, preciso trocar as manetes dos piscas e do limpa vidros e n sabia como tirar o volante... :p
tks
:D
Diesel_Power
Beginner
Beginner
Mensagens: 53
Registado: 19 mai 2007, 15:37

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por Diesel_Power »

Sem duvida um grande DIY, para todos aqueles que estavam indecisos em comprar um volante igual, melhor que isto é impossivel.

Não esquecer que só desligar a bateria pode não ser suficiente pelo menos aquilo que tenho ouvido é desligar e esperar entre 15 a 30 minutos antes de se começar com a devida substituição.

Cump.
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por cristo_844 »

Diesel_Power Escreveu:Sem duvida um grande DIY, para todos aqueles que estavam indecisos em comprar um volante igual, melhor que isto é impossivel.

Não esquecer que só desligar a bateria pode não ser suficiente pelo menos aquilo que tenho ouvido é desligar e esperar entre 15 a 30 minutos antes de se começar com a devida substituição.

Cump.
eu no meu golf 5 nem 30 segundos esperei :lol: :lol:
o meu volante foi mudado em menos de 10 minutos :lol: :lol: tipo formula um :lol: :lol:
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
Pmak
Amateur
Amateur
Mensagens: 226
Registado: 10 nov 2008, 14:57
Localização: Forte da Casa / Alverca

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por Pmak »

cristo_844 Escreveu:
Diesel_Power Escreveu:Sem duvida um grande DIY, para todos aqueles que estavam indecisos em comprar um volante igual, melhor que isto é impossivel.

Não esquecer que só desligar a bateria pode não ser suficiente pelo menos aquilo que tenho ouvido é desligar e esperar entre 15 a 30 minutos antes de se começar com a devida substituição.

Cump.
eu no meu golf 5 nem 30 segundos esperei :lol: :lol:
o meu volante foi mudado em menos de 10 minutos :lol: :lol: tipo formula um :lol: :lol:
Em 10 minutos? :shock: tu não tiveste que andar a cortar e a soldar fios pois não? :roll:
É que em 10 minutos é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito rápido... :lol:

cumps
Pmak
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: [DIY] Montar volante MKV...

Mensagem por cristo_844 »

Pmak Escreveu:
cristo_844 Escreveu:
Diesel_Power Escreveu:Sem duvida um grande DIY, para todos aqueles que estavam indecisos em comprar um volante igual, melhor que isto é impossivel.

Não esquecer que só desligar a bateria pode não ser suficiente pelo menos aquilo que tenho ouvido é desligar e esperar entre 15 a 30 minutos antes de se começar com a devida substituição.

Cump.
eu no meu golf 5 nem 30 segundos esperei :lol: :lol:
o meu volante foi mudado em menos de 10 minutos :lol: :lol: tipo formula um :lol: :lol:
Em 10 minutos? :shock: tu não tiveste que andar a cortar e a soldar fios pois não? :roll:
É que em 10 minutos é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito rápido... :lol:

cumps
Pmak
o meu foi aplicaçao directa :wink:
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
Responder