[DIY GOLF 2/4/Sharan] - Compilação de DIYs - Atual. 31/03/13

Responder
Gomes P.
Beginner
Beginner
Mensagens: 14
Registado: 11 fev 2008, 05:36
Localização: Porto

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Gomes P. »

mt bom mesmo essa do travaão de mao, veio mesmo a tempo. ahh e obrigado pela explicação detalhada . cumps
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Sapatariaman »

Gomes P. Escreveu:mt bom mesmo essa do travaão de mao, veio mesmo a tempo. ahh e obrigado pela explicação detalhada . cumps
Ainda bem que deu jeito. Também é para isso que este fórum serve!
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Sapatariaman »

Ora bem, próximo DIY: "como detalhar jantes". Para quem tiver um pouco de paciência, eis como podem transformar e manter durante algum tempo (para facilitar muito a limpeza das viaturas) umas jantes assim...

Imagem

... de modo a ficarem assim:

Imagem

Ora bem, para isso e com os ensinamentos by TDi_Van:

1 - Desmontar duas jantes (o procedimento repetir-se-á para as restantes), lavá-las, em ambas as faces, com a ajuda de uma máquina de pressão e de um produto de lavagem de jantes, como por exemplo Wheel Cleaner da 1Z. Os resíduos de alcatrão e de outras substâncias difíceis, poderão ser borrifados com Acrisol e, com a ajuda de um pano borrifado com o mesmo acrisol, remover os ditos resíduos;

2 - Após a limpeza, o passo seguinte à a selagem das mesmas, para que a sua manutenção seja feita mais facilmente. A durabilidade da selagem depende das temperaturas que as jantes atinjam nas travagens. Para tal, usar um aplicador de esponja e o selante Poorboys Wheel Selant. Aplicar pequenas quantidades de produto e espelhá-lo muito bem numa das faces das jantes (o excesso, além de desperdício, secará e custará a remover);

Imagem

Imagem

3 - No final da aplicação, limpar o excesso e polir com um pano de MF (microfibras);

Imagem

4 - Repetir a selagem para obter segunda camada e no final, proceder à remoção do excesso/polimento;

5 - Repetir o processo na outra face da jante;

Imagem

6 - Proceder da mesma maneira nas restantes jantes.

O facto de executar este processo em duas jantes apenas, tem a ver com o tempo de secagem dos selantes ser o adequado. Para um efeito mais duradouro, o segundo passo da selagem poderá ser feito no dia seguinte apenas. A selagem poderá durar alguns meses, dependendo, como se disse, do aquecimento das jantes. A vantagem deste tipo de detalhe nas jantes é a seguinte:

Imagem

Ou seja, não permite a aderência da água e, logo, também de pós e resíduos de travão, pelo que nos tempos seguintes, quaisquer lavagens rápidas, com a ajuda de uma escova para os trabalhados, serão feitas sem esforço, descolando todas as impurezas sem dificuldades.
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Sapatariaman »

Após ter-me acontecido o mesmo que a tanta gente, em termos do aparecimento de inúmeros ruídos parasitas e após ter pago uma fortuna à VW para me apertar parafusos e deixarem tudo na mesma, eis como "eliminar ruídos parasitas". No meu caso todos os ruídos que surgiam por tudo quanto eram lado, resultavam da fricção de materiais, após o aparecimento de folgas na consola central. Assim:

1 - Cortar pequenas tiras de câmara de ar de várias espessuras (bicicleta, automóvel, ...);

Imagem

2 - Com a ajuda de uma pequena chave de fendas, inserir as pequenas tiras de borracha de câmara de ar, nos espaços à volta da consola. Atenção! As tiras deverão ser escolhidas de acordo com os espaços - devem ficar a exercer pressão, mas não demasiada, ou então contribuirá para alargar estas mesmas folgas.

Imagem

3 - O resultado final poderá ser confirmado pressionado a consola para ver se será necessário colocar mais alguma tira, caso surjam ainda ruídos. Exteriormente, se bem feito, nada será visível:

Imagem
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Sapatariaman »

Mais um DIY básico, que poderá ser útil a users com menos conhecimentos - "como trocar uma roda", por exemplo, pela roda suplente. Para tal, é necessário retirar o conjunto de acessórios da mala do carro, junto do pneu suplente.

1 - Travar a viatura ou bloquear as rodas;

2 - Aliviar (começar a desapertar) as porcas das jantes. Para tal usar a chave de porcas em L, que se encontra no conjunto de acessórios. Se necessário, usar um tubo para aumentar o cabo ou fazer peso em cima da mesma com os pés, embora neste caso, com muito cuidado;

Imagem

3 - Caso haja uma porca diferente na jante (porca de segurança), usar o acrescento para as porcas especiais que se encontra no mesmo conjunto;

Imagem

4 - Retirar o macaco do conjunto de acessórios. Se o mesmo não tiver a alavanca para rodar pegada no macaco, é necessário encaixá-la no sítio. O macaco tem um encaixe que se destina a apoiar junto da cava da roda dianteira ou traseira, numa barra que se encontra soldada perpendicularmente ao chassis, por baixo do carro, entre as rodas;

Imagem

5 - Encaixar o macaco na barra e elevar a viatura com a ajuda do mesmo;

Imagem

6 - Desapertar totalmente e retirar as porcas;

7 - Retirar a jante;

8 - Substituí-la pela outra jante (suplente, por exemplo) e repetir os passos em ordem inversa.
Zarkov
Rookie
Rookie
Mensagens: 123
Registado: 16 fev 2007, 12:09

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Zarkov »

Caro Sapatariaman,

Estive a tentar aplicar os teus ensinamentos - que mais uma vez agradeço - do procedimento de validar os níveis de ácido da bateria.

O meu carro é um Golf IV, motor 1.4i 16V, a gasolina, do ano 2002, e no caso da bateria do meu carro existe um orifício translúcido na parte superior da bateria, onde observo uma tonalidade verde... Será que isto significa que os níveis de ácido estão todos OK? (a bateria do teu carro também tem esse orifício?) :?

Pensava eu que só as baterias dos carros já mais antigos precisavam de manutenção :? :? :? ...pelos vistos estou enganado, certo?

A minha bateria ainda é a original, o carro tem 90.000 Km (por isso apesar da tal tonalidade verde, estou desconfiado...), e fiquei com receio de cortar o autocolante que existe no topo, porque fazendo pressão com uma chave de fendas, não vi sinal das supostas tampas circulares dos reservatórios do ácido estarem prestes a sair...

Agradeço desde já, qualquer resposta.

Cumprimentos a todos,
Zarkov
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Sapatariaman »

Zarkov Escreveu:Caro Sapatariaman,

Estive a tentar aplicar os teus ensinamentos - que mais uma vez agradeço - do procedimento de validar os níveis de ácido da bateria.

O meu carro é um Golf IV, motor 1.4i 16V, a gasolina, do ano 2002, e no caso da bateria do meu carro existe um orifício translúcido na parte superior da bateria, onde observo uma tonalidade verde... Será que isto significa que os níveis de ácido estão todos OK? (a bateria do teu carro também tem esse orifício?) :?

Pensava eu que só as baterias dos carros já mais antigos precisavam de manutenção :? :? :? ...pelos vistos estou enganado, certo?

A minha bateria ainda é a original, o carro tem 90.000 Km (por isso apesar da tal tonalidade verde, estou desconfiado...), e fiquei com receio de cortar o autocolante que existe no topo, porque fazendo pressão com uma chave de fendas, não vi sinal das supostas tampas circulares dos reservatórios do ácido estarem prestes a sair...

Agradeço desde já, qualquer resposta.

Cumprimentos a todos,
Zarkov
1.º - Com 90000, já fez mais que o dever dela se for ainda a original, visto que o esperado são qq coisa como 75000. A luz verde, se não me falha a memória, indica normalidade (deves ter legenda na bateria), mas com esses km...

2.º - O autocolante podes cortar na boa, ou então descolar e ver. Se é de Golf IV, mm que não seja igual à minha, terá provavelmente umas tampas rectangulares onde encaixam por baico as cilindircas.~

3.º - As baterias novas, em geral, não precisam das manutenções do tipo das antigas, mas não custa certificar e garantir a vida das mesmas evitando problemas...

Se precisares de mais alguma coisa apita. Abraço. Desculpa o atraso na resposta, mas tive fora.
luis_neto
Beginner
Beginner
Mensagens: 67
Registado: 29 ago 2007, 13:15
Localização: Peniche/Lisboa

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por luis_neto »

Está aqui um exelente topico
Exelentes explicações tudo bastante explicito.
Muitos parabens
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Sapatariaman »

luis_neto Escreveu:Está aqui um exelente topico
Exelentes explicações tudo bastante explicito.
Muitos parabens
Thanks, já é um hobbie. :lol:
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Sapatariaman »

Ora bem, para matar a saudade, cá vai mais um DIY básico: "Como mudar/limpar o filtro do pólen" num MKII.

Passo 1 - Abrir o capot. Levantar a borracha de apoio que atravessa à largura, junto à zona de escoadouro e retirá-la;

Imagem

Passo 2 - Soltar as molas que seguram o plástico de escoadouro, junto ao vidro e levantá-lo desse lado;

Imagem

Passo 3 - Desencaixar o escoadouro de plástico, do lado frontal e, com cuidado e alguma torção do lado esquerdo de quem olha, retirá-lo;

Imagem

Passo 4 - No canto, do lado do pendura, encontra-se o filtro. Pressionar as duas patilhas e retirá-lo. Soprar o filtro ou substituí-lo. Aspirar a caixa de base antes de re-colocar o filtro.

Imagem

Passo 5 - Voltar a montar pela ordem inversa.
Gildo
Rookie
Rookie
Mensagens: 194
Registado: 08 jan 2006, 05:25

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Gildo »

Sim senhor, este homem não pára . :lol:

Excelentes DIY's.
Imagem
Imagem
Black Golf IV TDI '02
Titanium Kawasaki Ninja ZX-6R '05
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Sapatariaman »

Para não perder o jeito, cá vai mais um DIY básico: "Como selar uma pintura", de forma a tornar o processo de limpeza exterior mais rápido - by TDi_Van, again.

1 - Enxaguar o carro com uma máquina de pressão;

Imagem

2 - Com a ajuda de uma luva de microfibras (não são as melhores, mas são as mais resistentes para trabalhar com carros habitualmente muito sujos) e de dois baldes, lava-se o carro painel a painel ora molhando num balde com uma mistura de shampoo auto Sonax (à proporção de 5 litros de água para cada tampa de shampoo) ora enxaguando após passar imediatamente a seguir no outro balde, onde haverá apenas água. É importante este processo pois fará com que as impurezas removidas com a aplicação sejam deixadas no balde da água, ou a serem expelidas no processo de enxaguamento, deixando assim a mistura de shampoo sempre limpas de partículas que podem provocar microriscos (os chamados swirls);

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

3 - Secar a pintura com ajuda de uma toalha (preferencialmente uma toalha waffle, as melhores para enxugar e retirar impurezas);

Imagem

4 - Caso hajam vestígios de alcatrão, pulverizá-los com Acrisol e, seguidamente, com um pano molhado no mesmo produto, passar em cima do alcatrão e remover;

5 - Após isto, com a ajuda de uma almofada aplicadora de microfibra, aplicar Grojet 200 painel a painel, espalhando bem.

Imagem

Imagem

6 - Usar depois um pano de microfibras sedoso para remover o excesso e abrilhantar. Repetir o processo mais uma vez em toda a carroçaria. A aplicação painel a painel evitará que algum excesso de produto aplicado, seque muito e se torne muito mais difícil de remover. A pintura ficará selada, repelido água e evitando a fomração de "lamas" que depois de secas se tornam muito agressivas para a pintura.

Imagem
Tdi_Van
Pro
Pro
Mensagens: 1267
Registado: 04 fev 2006, 23:44
Localização: Milfontes

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Tdi_Van »

Boas, o basico ta ai, fora algumas fases precisarem de ser aperfeiçoadas e outras ter mais cuidados..

Agora é aperfeiçoar a tecnica e ir aprendendo com os erros, claro q com o cuidado basico para n correr o risco de piorar em vez de melhorar o aspecto do carro.

Ir por fases é importante, e trocar as mesmas na sequencia n é aconselhado, n so por dificultar o trabalho como tambem por poderes trocar a "sequencia" da aplicação de productos.

Aqui estamos so a falar da lavagem e selagem do carro, n estamos a aprofundar mto as etapas intermedias nesse processo, também nem ha material pra isso nem conhecimento de parte do sapatariaman. pra proxima daras mais importancia a certos pormenores :mrgreen: , no msn logo te martelo a cabeça melhor sobre o assunto :lol: .

resta-me felicitar-te pelo empenho demonstrado, e por teres arregaçado as mangas e posto mãos ha obra.

É de louvar visto que não tinhas qqr tipo de a vontade com o processo e foi a curiosidade que te moveu :wink:

So por isso ja considero um trabalho mto bom

abraço rapaz
FeedBack
viewtopic.php?t=22522

amgraphics escreveu:

nao sendo o formato k mais gosto, até a acho muito engraçada
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por Sapatariaman »

Tdi_Van Escreveu:Boas, o basico ta ai, fora algumas fases precisarem de ser aperfeiçoadas e outras ter mais cuidados..

Agora é aperfeiçoar a tecnica e ir aprendendo com os erros, claro q com o cuidado basico para n correr o risco de piorar em vez de melhorar o aspecto do carro.

Ir por fases é importante, e trocar as mesmas na sequencia n é aconselhado, n so por dificultar o trabalho como tambem por poderes trocar a "sequencia" da aplicação de productos.

Aqui estamos so a falar da lavagem e selagem do carro, n estamos a aprofundar mto as etapas intermedias nesse processo, também nem ha material pra isso nem conhecimento de parte do sapatariaman. pra proxima daras mais importancia a certos pormenores :mrgreen: , no msn logo te martelo a cabeça melhor sobre o assunto :lol: .

resta-me felicitar-te pelo empenho demonstrado, e por teres arregaçado as mangas e posto mãos ha obra.

É de louvar visto que não tinhas qqr tipo de a vontade com o processo e foi a curiosidade que te moveu :wink:

So por isso ja considero um trabalho mto bom

abraço rapaz
Sim mâitre! Obrigado mâitre! Este teu humilde aluno agradece de volta os sábios ensinamentos de tão detalhado prof.! :lol:
TDI_POWER
Pro
Pro
Mensagens: 1301
Registado: 20 dez 2006, 00:48
Localização: Beloura

Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários

Mensagem por TDI_POWER »

grande post :wink:

tenho de ver essa do filtro do polen e do travao de mão.

cumps e parabens
Responder