[DIY GOLF 2/4/Sharan] - Compilação de DIYs - Atual. 31/03/13

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Sapatariaman
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Re: [DIY MK II/IV] Compilação de DIYs vários - DIYs 8 e 19 Novos

Mensagem por Sapatariaman »

Ora já expliquei como escurecer o símbolo cromado frontal de um MK 2, agora é a vez de "recuperar o símbolo traseiro".

Assim:

1 - Com a ajuda de uma chve tipo philips (estrela), retirar o símbolo traseiro. Para isso, pressionar através de dois buracos existentes no reforço do fecho da mala, até libertar o símbolo;

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2 - Pressionar os espigões e separar o símbolo da base;

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3 - Escovar a base e o símbolo. Depois passar uma lixa no símbolo para provocar a adesão da tinta, nas etapas seguintes;

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4 - Aplicar tinta preta na base e nas zonas interiores do símbolo;

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5 - Com o símbolo bem seco, virá-lo sobre um cartão de espessura mediana e com um lápis desenhar os espaços do símbolo. Recortá-los com um x-acto e colocá-los no símbolo, de forma a poder cromar-se o símbolo sem atingir o interior escurecido. Aplicar tinta cromada;

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6 - Recolocar o símbolo no local.

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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - DIY 20 Novo

Mensagem por Sapatariaman »

Ora, com a aplicação dum leitor de DVD num mk IV pelo user Importado, chegou a altura de explicar "como aplicar um leitor de DVD auxiliar a uma unidade MFD1 numa Sharan":

1 - Desmontar a MFD1 do seu encastre na consola;

2 - Localizar como apoios o friso por baixo do porta-luvas e um suporte plástico vertical, oculto pela alcatifa e que se pode ver na imagem:

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3 - Medir comprimento e largura do leitor de DVD, e a distância entre o friso e o suporte de plástico, para cortar uma base em mdf. Cortar um pequeno encaixe para o suporte de plástico.

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4 - Com um arame em brasa, furar o suporte de plástico. O diâmetro terá de deixar passar uma abraçadeira de plástico. No final, colocar a abraçadeira atravessada no orifício.

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5 - Forrar a base a napa.

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6 - Unir os fios do adaptador multimédia, que é necessário adquirir para esta montagem, usando fita isoladora.

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7 - fazer passar os fios até à consola, através de uma entrada junto à ponta da consola, ao fundo.

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8 - Cortar o cabo de alimentação do leitor de DVD à medida, maneira a poder ligar, com a ajuda de abraçadeiras descarnadoras, o fio da massa ao do adaptador multimédia e o da alimentação ao equivalente.assim, não è necessário introduzir mais fios na zona superior da consola (encastre).

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9 - Criar três suportes: um maior em L, que sirva de suporte ao adaptador multimédia, e que será encaixado numa mola sob o porta-luvas e aparafusado num olhal existente na consola, ao fundo, à esquerda. Os outros dois servirão para reforçar o suporte para o leitor de DVD. Todos devem ser zincados e pintados.

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10 - Com a ajuda de abraçadeiras e de um pedaço de borracha para evitar atritos e ruídos, prender o adaptador ao seu suporte, de maneira a ficar com os terminais de encaixe virados para fora e a ocupar o menor espaço possível.

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11 - Após fazer dois furos junto do rasgo para encaixe da base forrada, baixar a alcatifa, encaixar a base no friso e no suporte de plástico. passar as pontas da abraçadeira que havia sido colocada e apertá-la, fixando esse lado da base. Furar o friso do porta-luvas e colocar dois parafusos a fixar a frente da base forrada.

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12 - Depois de re-colocar a alcatifa no sítio, furar o suporte do leitor de DVD, de maneira a poder aparafusá-lo ao leitor, usando lateralmente os dois suportes de reforço que foram construídos.

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13 - Colocar o conjunto de encontro à base forrada e aparafusá-lo com seis parafusos.

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14 - Com mais abraçadeiras descarnadoras, ligar os fios do adaptador multimédia conforme as instruções do mesmo e encaixar a MFD1 no sítio.

Depois é só aproveitar...

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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - DIY 21 Novo

Mensagem por Sapatariaman »

Mais um DIY básico, mas que às vezes pode dar um jeitão: "como programar o comando de uma chave para Sharan" (não é o mesmo que a programação de chip, isso, que eu saiba, ou na VW :evil: ou numa casa do tipo Gondochaves, Chaves de Alfragide ou Chaves do Areeiro).

Método 1 (resultou na minha)

1 - Com a viatura toda fechada, inserir a chave original na porta do condutor e, no prazo de 5 seg. rodá-la para a posição de destrancagem três vezes, permanecendo nessa posição, em cada uma das vezes, cerca de 1/2 segundo;

2 - O modo de programação fica activado, visível pelo led da porta aceso;

3 - Em 15 seg. fazer a seguinte sequência: carregar no botão de trancar sem largar, carregar três vezes no de destrancar e libertar o botão de trancar;

4 - Se tudo correr bem, tanto o led da chave como o da porta piscarão 5 vezes;

5 - Repetir o processo com a(s) chave(s) que se deseja(m) programar (máximo de 4 chaves);

6 - Manualmente trancar a porta e aguardar 15 seg. antes de testar as chaves.


Método 2

1 - Colocar a chave original na ignição;

2 - Colocar a nova na porta;

3 - Rodar a original até acender as luzes;

4 - Rodar a nova para a direita;

5 - Carregar no botão fechar da nova;

6 - Depois, com o botão pressionado, rodar para a esquerda e para a direita;


Método 3

1 - Colocar a chave nova a programar, na ignição;

2 - Rodar até acender as luzes no painel;

3 - Carregar no botão fechar;

4 - Com o botão pressionado, tirar da ignição;

5 - Cá fora, carregar 3 vezes no botão de abrir e à 3.ª vez largar também o de fechar.
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - 21, 22 e 23 Novos

Mensagem por Sapatariaman »

Após a revisão a uma Sharan, impõem-se fazer o reset ao sistema, para evitar que fique repetidamente a alertar para o serviço. Para tal, eis "como fazer o reset de indicação de serviço de uma Sharan".

1 - No quadrante existem dois botões que fazem o reset aos km e o acerto do relógio. Pressionar o da direita;

2 - Ligar a ignição;

3 - Aparecerá o aviso de serviço. Soltar o botão da direita;

4 - Aparecerá a indicação momentânea de serviço imediato. Rodar o botão da esquerda para a direita, para fazer o reset;

5 - Desligar a ignição.
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - 21, 22 e 23 Novos

Mensagem por Sapatariaman »

PS: não me estou sequer a queixar da leitura ou não deste tópico, pois os números vão subindo, mas não vos parece normal e interessante que deixassem alguns feedback sobre so posts?! É que a aplicação por ouros destes DIYs poderiam enriquecer as coisas um bocado, com o acréscimo do que se experimentou, o que se teve de fazer diferente, etc.

Pensem nisso, sim?...
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - 21, 22 e 23 Novos

Mensagem por Sapatariaman »

Desta vez um DIY um pouco menos básico, mas que com paciência se consegue fazer. Trata-se de "como substituir kit de calços de travão e bombitos de travagem".

1 - Retirar as rodas traseiras, levantar o eixo traseiro e apoiar o carro em cima de duas preguiças, bloqueando as rodas da frente, para garantir a imobolização do MK2;

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2 - Retirar a tampa do cubo das rodas (poderá ser necessário pequenas pancadas laterais com um maço ou usar uma chave de endas como alavanca);

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3 - Com a ajuda de um alicate de pontas, endireitar as pontas dos freios e retirá-los;

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4 - Retirar as anilhas dentadas que combrem as porcas dos cubos;

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5 - Com a ajuda de uma chave de caixa ou de luneta, desapertar as porcas dos cubos das rodas;

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6 - Com a ajuda de uma chave de fendas, retirar os rolamentos das rodas;

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7 - Com a ajuda de algumas pancadas de maço e da chave de fendas a servir de alavanca, extrair a tampa da polie, expondo o kit de calços de travão e o prato da polie, como na imagem;

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8 - Com um alicate, pressionar os pequenos pratos dos calços, apertar os freios em T e rodar a extremidade dos mesmos, até os libertar dos pratos, a fim de se poder retirar os pequenos pratos, as molas comprimidas por detrás dos mesmos, que seguram os calços contra o prato da polie e por fim, retirar também o freio em T;

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9 - Com o alicate soltar as molas verticais, aliviar as molas superiores, enquanto que, com uma chave de fendas, se libertam as pontas inferiores dos calços;

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10 - Retirar os kits de calços de travões, de maneira ao prato da polie ficar sem nada. Retirar o cabo do travão de mão (cabo com um mola);

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11 - Rearmar o kit com novos calços de travão ou preparar um novo kit (caso as peças estejam muito corroídas);

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12 - Se for necessário trocar os bombitos, aproveitar agora para os retirar com a ajuda de chaves de luneta e/ou de caixa, desapertando a tubageme os parafusos sextavados de fixação, que os seguram;

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13 - Colocar massa anti-fricção nos pontos de apoio dos pratos das polies;

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14 - Colocar o kit de calços em posição invertida (em espelho) e com a ajuda de um alicate de pontas, recolher a mola do cabo do travão de mão e encaixá-lo no respectivo sítio;

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15 - Levantar os kits para a sua posição normal e verificar se todas as molas estão no sítio certo (atenção que pilão onde encaixa a mola vertical deverá estar bem subido, de forma a cair conforme a necessidade de afinação do travão - é o afinador automático do travão);

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16 - Com a ajuda de um cordão, atar um dos calços de cada roda e fixar o outro, com uma chave de fendas, através dos buracos do freio em T. Depois esticar o cordão até os orifícos do calço atado estarem alinhados e permitirem a colocação de uma segunda chave de fendas. Atenção que a passagem do extremo inferior dos calços pelo batente poderá ser complicada e ter de serem empurrados com a mão para encaixarem;

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17 - Aplicar os novos bombitos, com cuidado para que os calços não danifiquem os foles e apertar parafusos e tubos;

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18 - Aplicar os freios em T, as respecticas molas e pratos, fixando-os através da rotação com a ajuda de um alicate;

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19 - Passar lixa nos calços e nas tampas das polies para retirar qualquer tipo de gordura ou substância que possa mpedir a travagem, durante a operação de montagem;

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20 - Colocar massa consistente nos oríficos das tampas das polies por onde entrarão os cubos das rodas e aplicar as tampas;

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21 - Re-aplicar os rolamentos;

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22 - Montar os restantes componentes pela ordem inversa, devendo a porca ser apertada de forma mais justa possível sem travar a roda à partida. Para isso, terá de se ficar a roda com um ou dois pernes e rodá-la destravada, para ver a sua leveza em circulação e, se necessário, retirá-la várias vezes para fazer os ajustes à porca, até que se chegue ao aperto ideal.
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - 24 Novo

Mensagem por Sapatariaman »

Desta feita, vou explicar como fazer para "substituir o filtro de pólen de uma Sharan" (não é tão fácil como nos Golfs...!). Pesquisei por outros métodos mas o que encontrei como alternativa era sempre mais complex (por exemplo, desmontar o porta-luvas ou o tablier). Cá vai então:

1 - Desapertar as porcas que seguram os braços das escovas;

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2 - Retirar o friso de borracha que isola o cofre da água dos vidros e esguichos;

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3 - Desapertar os parafuss que fixam o plástico escorredor da água (nas extremidades e na zona central);

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4 - Retirar os dois batentes de esferovite que se encontram junto à ponta do plástico escorredor;

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5 - Retirar os braços das escovas. Isto pode ser complicado, por etarem calcinados. Usar um pouco de spray (WD-40, Bala, ...) e deixar actuar. Com o capot fechado, levantar a escova e tentar oscilar em várias direcções. Quando se remontar os braço aconselho a lubrificação das estrias para facilitar futuramente. Retirar as anilhas plásticas por debaixo das escovas;

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6 - Levantar o plástico escorredor da água, com cuidado libertá-lo e removê-lo para a frente e para cima.

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7 - Desencaixar das molas, o plástico que se encontra por debaixo do escorredor e que isola o compartimento sob o vidro, puxando com alguma força para a frente, na direcção do motor. Aproveitar também para libertar acumulações de lixo (folhas, etc.) neste compartimento, uma vez removido este plástico;

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8 - Ao fundo, verão o filtro, com uma moldura plástica e fixo verticalmente. Tem de se soltar o filtro, desencaixando as molas da moldura, do lado direito;

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9 - Libertar toda a moldura, pegar no filtro do lado esquerdo e deslizá-lo para o centro do cofre;

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10 - Gradualmente, deitar o filtro e removê-lo pela abertura central;

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11 - Retirar a moldura. Aplicar a moldura no filtro novo. Re-montar tudo em ordem inversa.

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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - 24 Novo

Mensagem por Sapatariaman »

Bom, este DIY, tem por base um já existente, feito pelo AntónioUF ou pelo PlaGu3 (não percebi bem), viewtopic.php?f=14&t=40488, mas o qual julgo estar um pouco mal traduzido e ao qual complementei com a mudança do elevador. Assim aqui fica "como desmontar a forra da porta e subsituir um elevador estragado":

1 - Retirar as borrachas do regulador do vidro;

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2 - Desmontar a pega do elevador, retirando a tampa e desapaertando o parafuso que a fixa;

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3 - Retirar a anilha plástica por detrás da pega do elevador;

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4 - Desmontar a pega da porta, retirando a tampa e desapertando os dois parafusos que a fixam à porta;

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5 - Remover o espelho da pega do trinco, deslizando-o na direcção da traseira do carro e puxando-a para fora;

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6 - Desapertar os dois parafusos na lateral esquerda da forra e os dois da lateral direita;

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7 - Com cuidado, desencaixar o fundo da porta das quatro molas que a seguram;

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8 - Com cuidado para não estalar, puxar a parte de cima da forra da porta para a libertar da borracha do vidro (não é necessário retirar o perne que faz a tranca da porta, nem o pequeno espelho respectivo);

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9 - Descolar o plástico de interior da porta, por cima e dos lados, evitando retirá-lo completamente;

10 - Posicionar (manualmente, se o elevador estiver completamente avariado), o suporte do vidro numa zona que permita desaparafusar os dois parafusos que o fixam ao elevador. Exercer alguma pressão sobre a base do vidro, para cima e para o interior da porta, de modo a libertá-lo. Descê-lo cuidadosamente até assentar na base da porta;

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11 - Desapertar os dois parafusos que seguram o rolamento do elevador;

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12 - Desapertar os quatro parafusos que seguram a coluna do elevador;

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13 - Baixar a coluna do elevador e removê-lo por baixo, tentando extrair primeiro o rolamento do elevador;

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14 - Subtituir o elevador velho pelo novo em ordem inversa, tentando ter cuidado para não remover as acumulações de massa lubrificante;

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15 - Ter em atenção que, quando se re-montar o vidro, a extremidade do lado das dobradiças da porta, deverá ficar encaixada numa calha de apoio, entre as borrachas existentes nessa calha, pois de contrário, o elevador não se movimentará com fluidez, podendo mesmo estragar o rolamento a curto prazo;

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16 - Re-colocar o plástico, usando cola com elasticidade, tipo Patex da Enkel.

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tiago_GTD
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - Act. 11/4/09

Mensagem por tiago_GTD »

Grandes dicas amigo.. ja me arranjaste, e de q maneira, algo pra fazer! xD
Grande Topico! Abraço!
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Sapatariaman
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - Act. 11/4/09

Mensagem por Sapatariaman »

Thanks! Já agora, ajudei em quê? :lol:
tiago_GTD
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - Act. 11/4/09

Mensagem por tiago_GTD »

na lista de afazeres pro meu carro! ja la estas mencionado e tudo! :D
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - Act. 11/4/09

Mensagem por Sapatariaman »

Ena pá! Tinha andado a ver o teu tópico e não tinha reparado! :lol: Bom ainda bem que foi útil. Abraço!
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - Act. 11/4/09

Mensagem por Sapatariaman »

A pedido de algumas famílias o próximo DIY: "Trocar os retentores da caixa num Golf II".

Ora as peças em questão estão dentro da caixa (peça de aluminio que se vê na imagem) nestas zonas:

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Começando:

1 - Retirar o resguardo e com uma chave torx (etrelada) e muita paciência, comçar a desaparafusar a sequência de seis parafusos que fixam a transmissão à caixa;

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2 - Para facilitar este passo inicial, é bom que se retirem as rodas e se coloque novamente um dos parafusos que as seguram, para poder ser usado com o cubo, como apoio de alavanca, que deverá ser feita com uma chave de fendas e assim rodar a transmissão, facilitando o (difícil) acesso aos ditos parafusos;

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3 - Retirar, junto com os parafusos, as chapas que servem de anilha aos parafusos;

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4 - Soltar a transmissão, o que mostrará a falange da caixa. Com cuidado e paciência, desviar a direcção para fora do campo de trabalho, afastando-a, ou atando-a ao chassis , numa zona onde não estorve;

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5 - Repetir o processo do outro lado;

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6 - Com a ajuda de um objecto bicudo, como uma agulheta, espetar a tampa do centro da falange, coberta de borracha e fazer alavanca até a mesma se soltar (isto pode levar algim tempo; poderão arrancar a borrracha, mas de nada valerá, pois por baixo é chapa, apenas à volta é possível espetar e pressionar);

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7 - Usando um parafuso das jantes e uma chave de bocas, desenroscar o bujão da caixa e deixar sair a valvolina;

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8 - Com a ajuda de uma ferrramenta como esta, ajustar o parafuso no centro da falange de modo a fixá-lo um pouco e com uma chave de bocas, enroscar a porca fazendo com que a peça pressione a falange e a obrigue a recolher na direcção da caixa, lexpondo o veio central onde enroscámos o parafuso;

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9 - Com a ajuda de um alicate de pontas ou de freios, retirar o freio que entretanto ficou exposto e livre e que segura a falange na caixa;

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10 - Usando uma ferramenta como a da imagem, fixar os parafusos laterais nos orifícios da falange, ajustar o parafuso central no veio e, com uma chave de bocas, desenroscar a porca, de maneira a obrigar que a barra da peça se afaste da caixa e puxe a falange fora;

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11 - Com a falange fora, usando uma chave de fendas, retirar o retentor;

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12 - Com a ajuda de um maço de madeira, colocar o novo retentor;

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13 - Re-colocar a falange, usando a última ferramenta, mas desta vez, invertendo a posição da porca em relação à barra, o que faz com que a ferramenta passe de saca a prensa;

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14 - Continuar a remontagem pela ordem inversa, tendo em atenção que na hora de re-colocar o freio novo, o mesmo deverá dar um estalo ao entrar no lugar, caso contrário, aparentará estar colocado e acabará por ceder, deixando os retentores saírem e ficarem danificados. Seguidamente, deverá re-colocar-se o bujão da caixa e abri-la por outro lado, retirando, da mesma forma, o bujão de entrada, que se encontra ao lado direito da tampa verde, junto à cava da roda, por detrás do do tubo do travão frontal esquerdo;

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15 - Encher a caixa com valvolina, até atingir o nível deste bujão e sair.
Oizoman
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - Act. 26/05/09

Mensagem por Oizoman »

Mestre Rui, está impecável este último DIY!

Extremamente explicativo para quem não saiba como fazer a troca de retentores de caixa junto ao diferencial 8) 8) :wink:

Aquele abraço!
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Re: [DIY MK II/IV/Sharan] Compilação de DIYs - Act. 26/05/09

Mensagem por tiago_GTD »

Muito Obrigado Sr. Sapataria..
Sinto-me mais culto! Bom DIY! :wink: [e ainda bem que ultrapassaste este obstáculo!]

Grande Abraço e boas curvas!
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