[DIY GOLF 2/4/Sharan] - Compilação de DIYs - Atual. 31/03/13

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[DIY GOLF 2/4/Sharan] - Compilação de DIYs - Atual. 31/03/13

Mensagem por Sapatariaman » 08 Jun 2008, 01:12

Ora bem, depois de ver os DIY que por aqui andam, de grande utilidade, mas por vezes pressupondo alguns conhecimentos básicos, apercebi-me de que não existem muitos sobre aspectos extremamente básicos, mas que users com pouca experiência, como eu, poderão usar como rampa de lançamento para começarem a tratar as suas máquinas.

No fundo, vou aqui compilar ao longo do tempo DIYs que certamente serão alvo de piada para a maior parte do fórum, pela banalidade e trivialidade, mas que podem ser úteis a um grupo específico de utilizadores.

NOTA: A aplicação de qualquer um destes DIYs, como é obvio foi feita nos meus carros, mas a repetição do processo por qualquer outra pessoa far-se-á por sua conta e risco, não me responsabilizando pelos resultados.



ÍNDICE DA COMPILAÇÃO:



DIYs para MKII:

DIY 8 - Escurecer o fundo do símbolo frontal (MK II);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=15

DIY 13 - Como afinar o travão de mão (MK II);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=15

DIY 17 - Como mudar/limpar o filtro do pólen (MK II);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=30

DIY 19 - Substituir lâmpadas ou trocar faróis de máximos (MK II);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=30

DIY 20 - Como recuperar o símbolo traseiro (MK II);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=60

DIY 24 - Como substituir um kit de calços de travão e bombitos de travagem (MK II);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=60

DIY 26 - Como desmontar a forra da porta e subsituir um elevador estragado (MK II);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=60

DIY 27 - Como trocar os retentores da caixa (MK II);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=60

DIY 29 - Como montar e fixar foles das mudanças (MK II);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=75

DIY 30 - Como trocar um fole da transmissão (MK II);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=75

DIY 31 - Trocar uma ponteira /rótula de direcção (MK II).
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=75

DIY 32 - Trocar o canhão das fechaduras (MK II).
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=105

DIY 33 - Aplicar manómetros na consola (MK II).
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=105

DIY 35 - Forrar o tecto (MK II).
[url]hhttp://www.clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php ... 5#p1137828[/url]

DIY 36 - Desmontar e recuperar os ventiladores (MK II).
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=120#p1407722

DIY 37 - Trocar os rolamentos dos tambores (MK II)
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=135#p1471600



DIYS para MK IV:

DIY 4 - Como mudar o óleo e o filtro do óleo quando a indicação de serviço surge (MK IV);
viewtopic.php?f=14&t=31975&sid=731b7837 ... 59#p496058

DIY 5 - Como substituir o filtro do ar (MK IV);
viewtopic.php?f=14&t=31975&sid=731b7837 ... 59#p496058

DIY 6 - Como substituir o filtro do gasóleo (MK IV);
viewtopic.php?f=14&t=31975&sid=731b7837 ... 59#p496058

DIY 7 - Mudar ou limpar o filtro do pólen (MK IV);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=15

DIY 9 - Verificar o nível do líquido refrigerante e do óleo da direcção (MK IV);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=15

DIY 10 - Como substituir o óleo dos travões (MK IV);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=15

DIY 28 - Como montar um apoio de braço (MK IV).
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=75

DIY 34 - Desmontar o alternador (MK IV).
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=105

DIY 38 - Método alternativo para remover a película dos plásticos do habitáculo ("rubber touch") (MK IV)
viewtopic.php?f=14&t=31975&p=1478603#p1478603



DIYs para Sharan:

DIY 21 - Como aplicar um leitor de DVD auxiliar a uma unidade MFD1 (Sharan);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=60

DIY 22 -Como programar o comando de uma chave (Sharan);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=60

DIY 23 - Como fazer o reset de indicação de serviço (Sharan);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=60

DIY 25 - Substituir o filtro de pólen (Sharan).
viewtopic.php?f=14&t=31975&p=632377#p632377



DIYs gerais:

DIY 1 - Como aplicar os olhais nos tapetes de modo a facilmente ficarem colocados com exactidão;
viewtopic.php?f=14&t=31975&sid=731b7837 ... 59#p496058

DIY 2 - Como limpar o vomitado dos bancos;
viewtopic.php?f=14&t=31975&sid=731b7837 ... 59#p496058

DIY 3 - Como desmontar uma chave tipo "ponta-e-mola" (MK IV/Sharan);
viewtopic.php?f=14&t=31975&sid=731b7837 ... 59#p496058

DIY 11 - Verificar os níveis de água da bateria;
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=15

DIY 12 - Preparar uma boa mistura de limpeza para o depósito de água para a escovagem dos vidros;
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=15

DIY 14 - Como detalhar jantes;
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=30

DIY 15 - Eliminar ruídos parasitas (MK IV/Sharan);
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=30

DIY 16 - Como trocar uma roda;
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=30

DIY 18 - Como selar uma pintura.
viewtopic.php?f=14&t=31975&start=30



Para começar...

Há DIYs sobre fixação de tapetes, este será como aplicar os olhais nos tapetes de modo a facilmente ficarem colocados com exactidão em carros que já possuem os fixadores machos aplicados no soalho do carro.

Os olhais são composto por duas peças, a que fica por cima e a que fica por cima, encaixada na anterior, logo mais larga.

1.º passo: Após a colocação cuidada dos tapetes no local exacto, peguem em giz do "prof." e passem no bordo da peça inferior;

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2.º passo: Com os dedos encontrem o fixador "macho" por baixo do tapete. Virar a peça com giz, encaixar e rodar, quando retirarem ficam com o sítio exacto.

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3.º passo: O corte...

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4.º passo: Encaixar a parte inferior e a superior e já está! Tapetes preparados em pouco tempo e com rigor de encaixe.

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Última edição por Sapatariaman em 24 Nov 2016, 23:31, editado 48 vezes no total.

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Mensagem por Sapatariaman » 08 Jun 2008, 01:23

Outro DIY básico para a compilação é como limpar o vomitado dos bancos, depois de a vossa filha(o) ter feito o favor de o pôr lá.

Claro que a melhor forma é mesmo mandar limpar o estofo (é o que eu faço de vez em quando), mas é caro para poder ser feito cada vez que há vómito! No meu caso é todas as viagens LOL...

Além de aconselhar que coloquem uma banda para descarregar a electricidade estática, que ajuda, sugiro a utilização de uma máquina de vapor.

Os estofos ficam assim, depois do vomitanço:

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Limpam-se assim:

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E normalmente ficam com um bom nível de limpeza que não se consegue com produtos para estofos. Este processo é válido para os cintos, que normalmente são também um alvo preferido.

Dois cuidados: a máquina bem quente, para deitar muito vapor e pouca água quente e, depois de resolvido, deixar o carro a arejar, para secar qualquer humidade.

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Mensagem por Sapatariaman » 08 Jun 2008, 23:28

O próximo DIY básico destina-se aqueles que não percebem nada de chaves tipo "ponta-e-mola" e que por qualquer casualidade querem/precisam de a conhecer melhor.

Assim, este DIY explica "como desmontar uma chave tipo "ponta-e-mola" original, ou não. Para tal vou servir-me de fotos do TDI Van (obrigadão), esperando que ele não se importe, que me ajudaram a fazer esta operação há alguns dias atrás.

Então para chaves originais como esta...

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1.º passo: Para separar o comando do resto da chave, há que puxar cada uma das partes para seu lado. Este processo deve ser feito com alguma força, mas muito jeitinho, caso as chaves sejam abertas pela primeira vez (a primeira vez é sempre tramada...). Note-se que muitas das chaves que não sejam originais, como as de alarmes, poderão abrir sem que se faça esta separação da chave;

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2.º passo: Pode agora verificar-se na secção do comando informações como a marca, o código e a frequência.

3.º passo: Nas fotografias anteriores é notório um ponto cinza, no limite de um círculo preto. Esse círculo é o local onde encaixa o símbolo da marca automóvel e o ponto um parafuso. Para este passo é necessário retirar o símbolo (com um objecto como uma faca) e pode-se ir pensando em comprar outro, pois sairá provavelmente amolgado ou rachado e dificilmente será re-aproveitado... De seguida há que desaparafusar o parafuso. Caso a chave não seja original, é possível existirem dois ou mais parafusos ao invés;

4.º passo: Retirado o(s) parafuso(s) de fixação chegou a hora de tentar destacar a tampa do lado dos botões do comando, do resto da parte da chave. Tal como antes, se a chave for nova, muito jeitinho...

5.º passo: Quando a tampa ficar solta, há que separá-la com cuidado, para evitar que a mola a que a lâmina está presa, salte ou desenrole demasiado depressa. Na re-montagem, a lâmina terá de ser enrolada novamente na mola, em direcção anti-horária, cerca de duas voltas.

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6.º passo: Nesta altura deverão ficar com a chave totalmente desmontada, separada na lâmina, comando, e nas duas peças que prendem a lâmina. Podem ainda retirar o chip de bloqueo do carro, caso pretendam, com a forma de um pequeno cilindro, ou de uma peça cinzenta, caso seja integrado.

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Última edição por Sapatariaman em 08 Jul 2008, 00:10, editado 1 vez no total.

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Mensagem por GolfSDI » 30 Jun 2008, 11:55

Obrigado essa diy deu ca um jeitasso os tapetes eram so porem-se por baixo dos pedais e agr nd
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Mensagem por Arad » 30 Jun 2008, 14:38

Eu forneço o giz se precisarem.

:D
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Mensagem por Sapatariaman » 30 Jun 2008, 20:30

Arad Escreveu:Eu forneço o giz se precisarem.

:D
Brincalhão... Tens alguma fábrica de giz, é?

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Mensagem por soules_s » 01 Jul 2008, 01:26

Sapatariaman Escreveu:
Arad Escreveu:Eu forneço o giz se precisarem.

:D
Brincalhão... Tens alguma fábrica de giz, é?
Xôr professor!! :lol: :lol:

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Mensagem por Sapatariaman » 01 Jul 2008, 08:10

soules_s Escreveu:
Sapatariaman Escreveu:
Arad Escreveu:Eu forneço o giz se precisarem.

:D
Brincalhão... Tens alguma fábrica de giz, é?
Xôr professor!! :lol: :lol:
Quem, o Arad? Cá um abraço, companheiro de infortúnio!!! LOL

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Mensagem por soules_s » 01 Jul 2008, 08:43

Sapatariaman Escreveu:
soules_s Escreveu:
Sapatariaman Escreveu:
Arad Escreveu:Eu forneço o giz se precisarem.

:D
Brincalhão... Tens alguma fábrica de giz, é?
Xôr professor!! :lol: :lol:
Quem, o Arad? Cá um abraço, companheiro de infortúnio!!! LOL
Também és prof?? A minha maria também... :lol:

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Mensagem por Sapatariaman » 01 Jul 2008, 08:52

LOL A raça "maledeta"! está espalhada por todo o lado! LOL
Última edição por Sapatariaman em 03 Jul 2008, 07:49, editado 1 vez no total.

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Mensagem por soules_s » 01 Jul 2008, 09:08

E nao anda nada famoso nao... End of Off topic... sorry :wink:

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Mensagem por Arad » 01 Jul 2008, 19:47

Sapatariaman Escreveu:
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Arad Escreveu:Eu forneço o giz se precisarem.

:D
Brincalhão... Tens alguma fábrica de giz, é?
Xôr professor!! :lol: :lol:
Quem, o Arad? Cá um abraço, companheiro de infortúnio!!! LOL
LOLOL

Anda complicado isto, anda. Dás o quê?
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Mensagem por Sapatariaman » 07 Jul 2008, 23:04

Bom, acrescentando mais uns DIYs à minha compilação, desta vez aproveitei para fazer a revisão ao meu golf IV pela primeira vez, com as preciosas indicações dos Exmos. Mário Marques e TDi_Van (não Power, LOL), fazendo o registo dos processos.

Note-se que se trata de uma espécie de revisão “normal” a um TDi e não a grande revisão dos 90000 km (ou 5 anos) onde se troca a correia da distribuição, os tensores, a bomba de água e o líquido de refrigeração.

Para começar o primeiro DIY sobre a revisão do Golf IV, vou fazer de minhas, as preciosas dicas do Mário Marques, sem lhe querer tirar o mérito, às quais acrescentei alguns detalhes de etapas básicas, mais uma vez para dar resposta às dúvidas dos utilizadores mais básicos que se queiram aventurar. Então, “como mudar o óleo e o filtro do óleo quando a indicação de serviço surge (situação do uso de óleo em sistema long-life), cerca dos 30000 km”, procedimento que, tal como os seguintes, em alternativa, deverão ser feitos de 2 em 2 anos.

1 – Retirar o resguardo (plástico que cobre o carter, na parte de baixo do motor), desapertando 10 parafusos com chave tipo torx, e desencaixando os seguintes encaixes:

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2 - Levantar o carro para desapertar o bujão (parafuso que fecha a saída do óleo) e voltar a baixar para acabar de o retirar e escorrer o carro horizontalmente, ou, como eu, escolher um plano horizontal que rebaixe um pouco e estacionar o carro com as rodas da frente no limite da mudança de inclinação, para me conseguir colocar por baixo sem ter de o levantar e tirar o dito bujão;

3 – Com cuidado, para não deixar cair o bujão nem sujar tudo com óleo queimado, desenroscá-lo e colocar um recipiente que leve uns 5 litros, para caber tudo à confiança (eu uso dois garrafões de água cortados ao meio e mudo a meio do escorrimento do óleo). A questão sobre motor quente ou frio parece-me irrelevante neste caso, pois o óleo é realmente muito fino e escorre perfeitamente a frio, evitando queimadelas e óleo espalhado pelo motor que não escorreu devidamente;

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4 – Aproveitar para verificar se o bujão apresenta roscas desfiadas (caso tenha sido aparafusado à força) ou a anilha marcada ou em mau estado. Se assim for, investir noutro;

5 – Retirar o plástico que cobre o motor (apoiado em tr~es pontos de apoio, no tubo da vareta e na tampa do óleo), abrir a tampa do óleo para facilitar a saída;

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6 – Enquanto escorre, comecemos pelo filtro do óleo, preferencialmente, usando uma chave para desapertar filtros. Desapertar a tampa do filtro e tentar retirá-la para longe do motor com um pano ou saco, para evitar pingar tudo;

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7 – Com um saco a servir de luva, puxar o filtro velho para fora, com cuidado para não salpicar o motor com óleo e inverter o saco sem largar o filtro. Este ficará fechado no saco, podendo ser manuseado com limpeza para o motor;

8 – Na caixa do filtro estarão dois anéis vedantes novos (rings), que deverão substituir os velhos, agarrados ao veio e à tampa do filtro, da qual, depois de limpa, deverão ser retirados com ajuda de uma chave de fendas;

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9 – O novo filtro deverá ser colocado em lugar do outro, com a indicação de topo para cima;

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10 – Re-colocar a tampa, apertando-a com sensibilidade, caso não haja um dinamómetro para ajustar a força de aperto marcada na tampa, de maneira a ficar bem justo, sem apertos exagerados, uma vez que o calor do motor a trabalhar fará a dilatação e algum aperto automático;

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11 – Depois de retirar o recipiente do óleo queimado, limpar com jeito e com um trapo limpo a entrada do bujão de maneira a evitar que quaisquer impurezas entrem para o carter durante a reposição do mesmo. Depois enroscar o bujão, com o cuidado de sentir se não está a ser forçado a enroscar erradamente e apertar bem, de modo a vedar, mas sem exageros para não moer o mesmo;

12 – Com a ajuda de um funil, deitar óleo pela tampa e ir verificando na vareta até chegar ao nível. Cuidado! Verificar se o bujão ficou vedante antes de deitarem muito óleo, ou terão muito para retirar (LOL) e antes de se porem a andar com a viatura, não se esqueçam que na primeira vez que puserem a trabalhar o nível vai á vida com a quantidade de óleo que enche o filtro novo e que será necessário repor até ao nível, novamente;

13 – Repor o resguardo;

14 – Fazer o reset ao aviso de serviço, do modo descrito pelo Mário Marques, que funciona perfeitamente:

viewtopic.php?t=19646.
Última edição por Sapatariaman em 07 Jul 2008, 23:36, editado 1 vez no total.

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Mensagem por Sapatariaman » 07 Jul 2008, 23:11

Outro DIY integrante da revisão do Golf IV é “como substituir o filtro do ar”. Para tal…

1 – Com uma chave tipo estrela, desapertar dois parafusos do lado do vidro, que a caixa do filtro possui;

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2 – Desligar a MAF. Se se quiser aproveitar para espreitar o estado da MAF (peça que se encontra entre o tubo plástico ondulado e a caixa do filtro) e fazer a sua manutenção, proceder como no link:

viewtopic.php?t=15855&postdays=0&postorder=asc&start=0.

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3 – Levantar a tampa do lado dos parafusos e, com cuidado soltá-la, do lado oposto, dos encaixes que a prendem;

4 – Substituir o filtro, com cuidado de o deixar perfeitamente encaixado dentro da caixa;

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5 – Re-encaixar a tampa , ajustá-la no resto da caixa de maneira a que não fique forçada (é normal ver a borracha do filtro, do lado da frente do carro) e re-aparafusá-la.
Última edição por Sapatariaman em 08 Jul 2008, 08:09, editado 1 vez no total.

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Mensagem por Sapatariaman » 07 Jul 2008, 23:15

O seguinte DIY integrante da revisão do Golf IV é “como substituir o filtro do gasóleo”.

1 – Com uma chave tipo estrela, desapertar o parafuso da abraçadeira que aperta o filtro, para o podermos movimentar para onde der mais jeito para proceder á sua libertação;

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2 – Começar esse processo retirando o freio que segura o cilindro com dupla tubagem que encaixa verticalmente no filtro;

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3 – Com um alicate como o da figura, apertar as abraçadeiras dos dois tubos restantes e deslizá-las para fora da zona de aperto;

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4 – Com a ajuda de uma chave de fendas, descolar os tubos do filtro, que deverão estar prensados do aperto e removê-los;

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5 – Retirar o filtro verticalmente, com cuidado, para não entornar gasóleo no motor;

6 – Substituir o filtro e repor inversamente as tubagens (se se desejar, antes pode-se enchê-lo com gasóleo);

7 – Como estes modelos de automóvel têm purga automática, será só ligá-los e acelerar moderadamente, as vezes que forem precisas (pois o carro poderá ir “abaixo”) até sentir o funcionar normalizado, sinal que saíram os vestígios de ar no circuito. Caso não resolva completamente e se sentir a viatura com um funcionar estranho, existe no fundo do filtro uma purga manual que poderá ser desapertada, enquanto se executa o processo de colocar a funcionar e acelerar, deixando sair o gasóleo com ar até se sentir o funcionamento normalizado, altura em que se enrosca a purga manual novamente.

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