[DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Responder
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por gongasfrs »

ticha Escreveu:
mais mao de obra foi parar a esse preço, ja vi que meteram a unha e bem
podes querer, e ja agora o sensor foi original ou concorencia??
pode ter sido tbm é de colocarem liquido de refrigeraçao, porque isso é coisa que se faz em 5 min..
ve se o liquido é o aconselhado para o carro ;)
ticha
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 03 abr 2011, 23:18
Veículos: Vw golf 1.4

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por ticha »

gongasfrs Escreveu:
ticha Escreveu:
mais mao de obra foi parar a esse preço, ja vi que meteram a unha e bem
podes querer, e ja agora o sensor foi original ou concorencia??
pode ter sido tbm é de colocarem liquido de refrigeraçao, porque isso é coisa que se faz em 5 min..
ve se o liquido é o aconselhado para o carro ;)
so o liquido foi 10€.
e onde vejo que é aconselhado para o carro ?
Tou a ver que tenho muito que aprender...
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por gongasfrs »

ticha Escreveu:
so o liquido foi 10€.
e onde vejo que é aconselhado para o carro ?
Tou a ver que tenho muito que aprender...
devias ter pedido a garafa ao gajo para poderes ver se diz la que é recumendado pela VW.. mas começa por ver a cor dele no vaso de espansao, teem de ser cor de rosa ;)
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por Karl Martin »

Na semana passada comprei um sensor de concorrencia e ficou por 9 euros já com portes da Alemanha. Ainda não o instalei, mas fui o 876º gajo a comprar um, só a esse vendedor :)
Última edição por Karl Martin em 02 jan 2012, 14:07, editado 1 vez no total.
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por gongasfrs »

Karl Martin Escreveu:Na semana passada comprei um sensor de concorrencia e ficou por 9 euros já com portes da Alemanha. Ainda não o instalei, mas foi o 876º gajo a comprar um só a esse vendedor :)
os da concorencia custumas avariar com mais facilidade, ha coisas que nao compensa ir ha concorencia acredita ;)
rmrb
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 31 ago 2006, 23:28

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por rmrb »

boas,
O meu golf iv tdi também está a precisar de um sensor de temperatura novo. Há um par de meses que o motor começou andar com rotações irregulares, tendo reparado nisto nalgumas vezes que estava parado em cruzamentos e/ou semáforos. Dá impressão de estar "marado" porque por vezes trabalha regular. Fui a uma bosch aqui da zona fazer um diagnóstico e eis que detecta dois problemas: um com o sensor e outro relacionado com a borboleta de admissão. Perguntei quanto é que ficaria a reparação. Foi-me proposto a substituição do sensor por um novo da marca (incluindo liguido de refrigeração novo e vedante) e substituição de uma peça qualquer ligada à borboleta que não recordo bem o nome (penso que não era o corpo completo). Isto tudo por cerca de 220 euros. A minhas perguntas são as seguintes: à substituição do sensor não posso fugir, mas ao problema da borboleta não se resolverá apenas com uma limpeza e/ou reprogramação via vag? Na hipótese de substituir apenas o sensor, liquido e vedante, qual o valor razoável por este serviço? obg.
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por Karl Martin »

Boas
40 euros chega para o sensor OEM e o líquido de rifrigeração G12 e substituir o mesmo não é uma empreitada que exija conhecimentos aprofundados de mecânica e de electrónica. Basta seguir o DIY. 8)
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
rmrb
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 31 ago 2006, 23:28

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por rmrb »

boas,
Preferi levar o carro à bosch aqui da zona, mesmo sabendo que ia pagar "bem" pelo serviço. Embora não pareça tarefa difícil a troca do sensor, até porque está tudo bem explicado no DIY, não quis arriscar, pois tive receio de poder fazer asneira. Antes andei a perguntar preços pelo mesmo serviço (sensor + líquido de refrigeração g12 + vedante) aqui na zona, para estar +- dentro da jogada: na VW pediram 115 eur, numa Bosch da zona de Aveiro 103 eur. (sensor de origem) ou 84 eur (sensor oem), e noutra Bosch a qual acabou por fazer o serviço que me cobrou 97 eur (sensor de origem, que ainda irei confirmar quando for de dia, pois nunca se sabe o que para lá metem...). Paguei algo mais do que estava à espera que era à volta de 85 eur, pois cobraram-me 7,50+iva de lavagem do motor e 2,50+iva de material de limpeza e lubrificação. A lavagem do motor só tem razão a meu ver, se eles tivessem "borrado" o motor quando tiraram o sensor, e não tiveram o mínimo de cuidado em direcionar o líquido que saía para algum recipiente... e eu que até tinha o motor bem asseado. Corrijam-me se tiver engando. Quanto ao material de limpeza e lubrificação..... parece mais um item para engrossar a factura.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por gongasfrs »

rmrb Escreveu:boas,
Preferi levar o carro à bosch aqui da zona, mesmo sabendo que ia pagar "bem" pelo serviço. Embora não pareça tarefa difícil a troca do sensor, até porque está tudo bem explicado no DIY, não quis arriscar, pois tive receio de poder fazer asneira. Antes andei a perguntar preços pelo mesmo serviço (sensor + líquido de refrigeração g12 + vedante) aqui na zona, para estar +- dentro da jogada: na VW pediram 115 eur, numa Bosch da zona de Aveiro 103 eur. (sensor de origem) ou 84 eur (sensor oem), e noutra Bosch a qual acabou por fazer o serviço que me cobrou 97 eur (sensor de origem, que ainda irei confirmar quando for de dia, pois nunca se sabe o que para lá metem...). Paguei algo mais do que estava à espera que era à volta de 85 eur, pois cobraram-me 7,50+iva de lavagem do motor e 2,50+iva de material de limpeza e lubrificação. A lavagem do motor só tem razão a meu ver, se eles tivessem "borrado" o motor quando tiraram o sensor, e não tiveram o mínimo de cuidado em direcionar o líquido que saía para algum recipiente... e eu que até tinha o motor bem asseado. Corrijam-me se tiver engando. Quanto ao material de limpeza e lubrificação..... parece mais um item para engrossar a factura.
mesmo limpar o motor,aquilo é liquido quase agua, nao suja o motor, e depois o sitio do sensor ia cair para a caixa e para o chão..
lubrificaçao nao entendo, se fosse o termoestato podiam ter posto silicone juntamente com o oring, agora ai nao, logo foi so mesmo para cobrar mais :?
PSAzevedo
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 22 mai 2011, 17:04
Veículos: HD - ---- Golf IV 110 CV

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por PSAzevedo »

Boas pessoal,

Estou com uma duvida, o meu motor é um tdi 110cv (carro de 1998) e fui a uma casa de peças pedir preços para um sensor da temperatura, no entanto o dono indicou-me que existem dois diferentes para o meu motor. sabem dizer-me pf qual é o nr do original, ou um ex de concorrência?

Obrigado,
Um abraço.
PSAzevedo
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 22 mai 2011, 17:04
Veículos: HD - ---- Golf IV 110 CV

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por PSAzevedo »

PSAzevedo Escreveu:Boas pessoal,

Estou com uma duvida, o meu motor é um tdi 110cv (carro de 1998) e fui a uma casa de peças pedir preços para um sensor da temperatura, no entanto o dono indicou-me que existem dois diferentes para o meu motor. sabem dizer-me pf qual é o nr do original, ou um ex de concorrência?

Obrigado,
Um abraço.

Vou reformular para ver se me conseguem ajudar, conseguem através do part number ou uma imagem, indicar qual o tipo de sensor da temperatura é para o meu motor por favor?
Se não estou em erro o meu motor é um AHF.

Um abraço
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por gongasfrs »

isto é daquele tipo de peças que so de origem..

vais a uma vw e pedes que eles dao te, deve ser verde, os antigos eram pretos...
mudas te o G12 ha pouco tempo?? se nao, tiras o G12 por baixo do radiador, e assim podes voltar a meter no circuito, se nao compra G12 na VW e agua destilada no continente ou assim
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por Karl Martin »

Boas
O meu é um TDI 110cv de 1998, motort AHF, e o sensor é o azul. :wink:
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por gongasfrs »

Karl Martin Escreveu:Boas
O meu é um TDI 110cv de 1998, motort AHF, e o sensor é o azul. :wink:
so conhecia verde e preto :oops:
Karl Martin
Banned
Mensagens: 1211
Registado: 14 nov 2007, 15:29
Veículos: VW GOLF TDI MKIV 110cv., motor AHF
Localização: Lousada, Paredes

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por Karl Martin »

gongasfrs Escreveu:
Karl Martin Escreveu:Boas
O meu é um TDI 110cv de 1998, motort AHF, e o sensor é o azul. :wink:
so conhecia verde e preto :oops:
No meu carro vejo 2 sensores da temperatura: um na falange de água, virado para a N75 e outro no tubo que sai desta falange e que fica perto das ventoinhas. O primeiro é azul e o segundo, salvo erro é preto. :wink:
Imagem
"Sou de estatura mediana, mas não vejo gigantes à minha volta..." - Andreotti
Responder