[DIY GOLF 4] - Limpeza borboleta de admissão [1.4 16V]

Responder
Zarkov
Rookie
Rookie
Mensagens: 123
Registado: 16 fev 2007, 12:09

[DIY GOLF 4] - Limpeza borboleta de admissão [1.4 16V]

Mensagem por Zarkov »

O procedimento descrito abaixo destina-se a motores a gasolina, que particularmente no caso do GOLF IV - pelo que julgo saber - de X em X quilómetros percorridos começa a ir abaixo (no caso do meu carro foi aos 62000 Km).

Uma possível causa para este problema é a borboleta de admissão de ar estar suja, e uma limpeza pode ser suficiente para eliminar o problema.

Para realizar a limpeza da borboleta de admissão de ar há que desmontar algumas peças para conseguir finalmente remover o componente que nos interessa, que é aquele onde está integrada a borboleta.

Durante a execução deste processo preste atenção - e anote se achar necessário - a forma como tudo se encontra montado.

Mas vamos por partes, passo a passo, da seguinte forma:

1 - Com o motor parado e já completamente frio, e sem a chave na ignição, abra o capot e identifique os parafusos que estão assinalados a vermelho e verde na imagem abaixo apresentada;

Imagem

2 - Utilize uma ponta sextavada numa chave de roquete, de modo a conseguir remover os parafusos que estão assinalados a vermelho na imagem anterior;

NOTA: Caso os parafusos não queiram "colaborar" aplique um pouco de WD-40, ou similar, e deixe actuar. Depois volte a tentar e caso, ainda assim, não consiga utilize outro truque…aplique toda a sua força para aparafusar ainda mais o parafuso, e logo em seguida vai ver que já consegue desaparafusar);

3 - Utilize uma chave de fendas com uma ponta em cruz para remover os parafusos que estão assinalados a verde na imagem anterior;

4 - Remova o tubo que começa junto à frente do carro (junto aos dois parafusos assinalados a verde que estão localizados mais em baixo e à direita na imagem anterior), e vá desencaixando, parte a parte, as partes que compõem a tubagem que começa na parte de baixo da foto e conduz o ar, que entra junto ao símbolo da VW na grelha do pára-choques, até ao filtro do ar (o filtro está assinalado a amarelo na imagem anterior);

5 - Remova agora a "aplicação plástica" que está sobre o motor onde está escrito 1.4 16V de modo a “descobrir” os parafusos que agarram a tampa do filtro do ar à respectiva base;

Imagem

6 - Remova os parafusos que estão assinalados a vermelho na foto anterior (atenção que as fotos apresentadas, infelizmente não foram tiradas na data em que realizei a limpeza - desculpem mas ainda não tinha máquina digital - e por isso alguns dos parafusos estão escondidos debaixo da tampa, a qual já deverão ter removido no passo 5);

7 - Retire a tampa do filtro do ar (removendo qualquer tubo que a ela esteja acoplado) e, em seguida, retire cuidadosamente do interior da caixa o elemento filtrante que é definido por uma borracha de cor laranja como podem observar na foto abaixo (cortesia do utilizador SORH - para ele o meu sincero Obrigado!);

Imagem

8 - Remova da parte inferior da caixa do filtro do ar, os dois parafusos (que estão nas posições assinaladas a vermelho no filtro, na foto anterior) que prendem a base da caixa do filtro. Desligue também qualquer tubo que esteja preso à parte inferior da caixa);

9 - Remova agora a parte inferior da caixa do filtro do ar (tendo o cuidado de remover qualquer tubo que a ela esteja ligado) para que finalmente tenha acesso à peça que pretendemos remover...desde o início deste processo;

Quando removerem a caixa do filtro do ar deverão visualizar o que é apresentado na foto abaixo (mais uma cortesia do utilizador SORH - para ele o meu sincero Obrigado!)

Imagem

A peça que pretendemos remover, vista de cima (mais uma cortesia do utilizador SORH - para ele o meu sincero Obrigado!), e em que podemos ver os quatro parafusos que a prendem assinalados a vermelho:

Imagem

A mesma peça mas agora vista de lado:

Imagem

10 - A peça a remover está assinalada a vermelho na imagem anterior. Neste ponto do processo para além do parafuso que está assinalado a amarelo na imagem anterior deverão encontrar outros três iguais a ele (duas imagens acima) que estão a prender a peça “vermelha” (estes outros ficam visíveis quando a caixa do filtro do ar é totalmente removida);

11 - Remova os parafusos que prendem a peça, e aí a peça fica solta, mas será então necessário desapertar uma abraçadeira para remover um tubo que está preso à peça, e também desligar o contacto eléctrico que podemos ver na imagem anterior, assinalado a verde. (não há problema porque este contacto eléctrico só encaixa numa única posição…a correcta!);

12 - Neste momento deverá ter a peça pretendida nas suas mãos, completamente “desligada” do automóvel. Verifique onde está um vedante metálico, veja se está agarrado à peça - na base da mesma - ou se ficou no local devido, isto é, no local do encaixe da peça. Certifique-se que não o perde, nem o danifica;

Imagem

13 - A foto anterior foi tirada pelo utilizador Paulituh (espero que ele não fique aborrecido por estar a utilizar uma foto dele sem autorização…mas assim posso dizer que esse DIY também é dele…Aqui fica o meu Obrigado!) depois de uma limpeza à borboleta;

14 - No vosso caso devem ter em mãos uma peça que apresenta várias manchas pretas, nos dois lados do tubo que está dividido por uma “bolacha” que existe a meio do referido tubo, “bolacha” essa que é a nossa borboleta de admissão;

15 - Para a limpeza das manchas que existem em ambos os lados da borboleta, e do tubo, devem ter em atenção que jamais…e repito jamais…deverão forçar a mudança de posição da borboleta;

16 - A realização da limpeza, propriamente dita, poderá ser efectuada com a utilização de WD-40, ou similar, onde após cada aplicação do produto, direccionado directamente às manchas pretas, deve ser utilizado um pano que não liberte fios para remover toda a sujidade existente nas paredes do tubo. Por outro lado, para a limpeza da borboleta pode ser utilizada a ponta de uma agulha, ou de uma faca com o objectivo de “muito levemente” raspar a superfície da borboleta e os locais de mais difícil acesso;

17 - Quando a borboleta e o tubo apresentarem um aspecto imaculado, então aí deixe a peça secar, pelo menos, durante 30 minutos e realize o processo descrito acima, mas agora na ordem inversa, de modo a recolocar todos os componentes nos respectivos lugares;

18 - Volte a colocar a chave na ignição, e avance até à posição anterior à do arranque do motor e pare! Espere alguns segundos (no mínimo 20 a 30 segundos), isto principalmente se ouvir estalidos vindo do motor, porque a borboleta poderá estar a ser reajustada na sua posição. Aguarde, até que, os ruídos que possam eventualmente ocorrer, terminem por completo.

19 - Caso tenha o VAG-COM, ou acesso a ele através de alguém conhecido, em vez de executar o passo 18 deverá ligar o carro ao computador e no VAG-COM executar este reajuste da borboleta. Pessoalmente, quando limpei a borboleta do motor do meu carro não utilizei o VAG porque não o tinha, mas tudo correu bem na mesma! Posteriormente, adquiri o cabo e através do VAG realizei o tal ajuste, mas só por "descarte de consciência". Caso alguém pretenda saber como realizar através do VAG poderei informar, mas apenas para o caso dos GOLF IV - 1.4 16V.

Como não conheço outros motores da Volkswagen não sei se este procedimento pode, ou não, ser aplicado a outras motorizações a gasolina.

Por último gostaria de deixar bem claro que não posso assumir qualquer problema que possa advir de uma má execução deste procedimento, apenas reafirmo que realizei este procedimento no meu automóvel e consegui resolver - facilmente e sem custos - o problema do meu carro, que de vez em quando, ia abaixo.
Última edição por Zarkov em 25 nov 2012, 23:22, editado 8 vezes no total.
Paulituh
Amateur
Amateur
Mensagens: 448
Registado: 29 jun 2005, 20:28
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Paulituh »

por mim tas a vontade para o fazer

também pensei em fazer esse diy mas a falta de tempo nao ajuda.

Fizest bem em ter tirado a foto...

Abraço
Zarkov
Rookie
Rookie
Mensagens: 123
Registado: 16 fev 2007, 12:09

Mensagem por Zarkov »

Paulituh,

Como se pode deduzir pelo DIY, só é pena que as minhas fotos não tenham sido tiradas quando realizei a limpeza da borboleta do meu carro, porque se o tivesse feito teria apresentado fotos da evolução do processo e tudo se tornaria mais claro para quem possa estar com dúvidas...

Por isso peço-te - principalmente porque também já realizaste a limpeza - e aos restantes "amigos golfistas" que, caso detectem falhas/imprecisões no DIY, complementem a explicação que apresentei com tudo aquilo que entenderem por bem...

Um abraço a todos!
CARLOS SILVA
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 31 ago 2006, 22:29
Localização: Leiria

Mensagem por CARLOS SILVA »

Tambem já fiz isto várias vezes no meu.
Convem tambem desligar a bateria para que o carro não fique com erros registados :wink:
Saúde e pouco dinheiro... Que Deus não pode dar tudo!!!
betotti
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 07 jul 2006, 19:05
Localização: Rio Tinto

Mensagem por betotti »

Boas.

Excelente DIY....ja tive este problema no meu carro...A mim aconteceu-me aos 65.000km...levou uma limpeza no mecanico e desde ai nunca tive esse problema...já leva 78.000km....

Agora já sei como fazer sem levar ao mecanico e sem pagar.... :lol:


Abraços
Law_
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 08 fev 2007, 19:25
Localização: Braga

Mensagem por Law_ »

Estou a pensar fazer isto no meu mas alguem se da ao trabalho de me poupar ter de ir a marca fazer isto?se pudessem complementar com fotos ou assim era optimo =) Por favor?
queria mesmo saber mais em pormenor
Tenho tambem o 1.4 16v.
heiland
Amateur
Amateur
Mensagens: 333
Registado: 30 out 2006, 11:40
Veículos: VW GOLF MK3 TDI
Localização: Lisboa

Mensagem por heiland »

Law_ Escreveu:Estou a pensar fazer isto no meu mas alguem se da ao trabalho de me poupar ter de ir a marca fazer isto?se pudessem complementar com fotos ou assim era optimo =) Por favor?
queria mesmo saber mais em pormenor
Tenho tambem o 1.4 16v.
levas a um a mecanico a primeira vez.. ficas lá e vês como se faz.. depois se achares facil podes faze-lo quando voltares a precisar..
Law_
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 08 fev 2007, 19:25
Localização: Braga

Mensagem por Law_ »

Tambem pode ser...mas nao tinha sido isso o que tinha pedido...pedi se alguem poderia completar como o dono original deste post o tinha feito
heiland
Amateur
Amateur
Mensagens: 333
Registado: 30 out 2006, 11:40
Veículos: VW GOLF MK3 TDI
Localização: Lisboa

Mensagem por heiland »

Law_ Escreveu:Tambem pode ser...mas nao tinha sido isso o que tinha pedido...pedi se alguem poderia completar como o dono original deste post o tinha feito
eu so te disse isto..pq se fosse algo muito simples.. que qualquer um faz, podias so com imagens aprender...Alguns exemplos: mudar filtros, mudar maf.. etc

Agora este tipo de coisas.. se fizeres asneiras, ficas sem carro.. :?

Portanto é preciso saber mesmo muito bem o que se está a fazer.. Se vires ao vivo..é mt melhor que ver fotos..


É apenas a minha opinião..
pfst85
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 22 jan 2008, 15:15
Localização: Cascais

Mensagem por pfst85 »

BOM post !!!

o meu MK4 1.4 16V nao so vai abaixo (raro mas vai) como o ralenti volta e meia esta nas 500rpm.

há tambem um atraso brutal na resposta da borboleta, ou seja...aceleras a fundo em primeira, quando vais mudar pra segunta, tiras o pé do acelerador, carregas na embraiagem e mm assim a rotaçao dispara como se tivesses la deixado o pé...ou aquilo é mm lento por natureza ou ja nao ta muito bom.

vou deixar o post nas duvidas com isso pode ser que alguem saiba.
entretanto vou tentar limpar aquilo.
quando dizer, que se fizerem asneira ficas sem carro...em que aspecto ? so ficas até ser ligado a uma maquina nao é ?
Law_
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 08 fev 2007, 19:25
Localização: Braga

Mensagem por Law_ »

Ninguem quer completar isto?
sccurtido
Amateur
Amateur
Mensagens: 425
Registado: 22 jun 2006, 03:35
Localização: Bragança/Guimarães/Braga

Mensagem por sccurtido »

pfst85 Escreveu:BOM post !!!

o meu MK4 1.4 16V nao so vai abaixo (raro mas vai) como o ralenti volta e meia esta nas 500rpm.

há tambem um atraso brutal na resposta da borboleta, ou seja...aceleras a fundo em primeira, quando vais mudar pra segunta, tiras o pé do acelerador, carregas na embraiagem e mm assim a rotaçao dispara como se tivesses la deixado o pé...ou aquilo é mm lento por natureza ou ja nao ta muito bom.
vou deixar o post nas duvidas com isso pode ser que alguem saiba.
entretanto vou tentar limpar aquilo.
quando dizer, que se fizerem asneira ficas sem carro...em que aspecto ? so ficas até ser ligado a uma maquina nao é ?



xeira-me a embraiagem a dar o berro... a minha strakar começou acontecer isso... knd tinha 140mil km... é a embraiagem nas ultimas, na oficina disseram-me ke nakelas carrinhas normalmente trocam aos 90mil - 100mil, nao sei nos carros como é... o mercedes do meu cota, ja vai em 120mil e ainda nao levou anda...
Passado: Golf V 1.4FSi - 92.4cv 125Nm
Presente: Bmw 120d Coupé E82Imagem
Zarkov
Rookie
Rookie
Mensagens: 123
Registado: 16 fev 2007, 12:09

Mensagem por Zarkov »

Caros amigos,

Peço desculpa pela falta das fotos, mas na minha modesta opinião, mais importante do que as fotos é reunir o material necessário, e reservar muito tempo (tipo 2 horas) para fazer todo o processo com calma.

Sinceramente acho que a dificuldade de execução da tarefa não é nula, mas no meu entender é bastante reduzida, por isso não vejo problema em qualquer "curioso" cuidadoso (tal como eu sou) executar o procedimento descrito.

Se o texto não estiver suficientemente claro, ou existir alguma parte que crie dúvida ou insegurança, indiquem isso aqui neste post, que eu prometo esforçar-me por esclarecer as vossas dúvidas...

Quanto a mais fotos só posso prometer que, quando o meu carro estiver com o mesmo problema, e quando eu voltar a executar o procedimento descrito, então aí, colocarei as fotos passo a passo...

Abraço a todos!
jjooeell
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 31 dez 2007, 10:17
Localização: Almeirim/Santarem

Mensagem por jjooeell »

Boas !!!

Tambem fiz isso ao meu agora,graças a este diy :lol:
Só uma duvida ! O meu não tinha o dito vedente metálico,acham
que será mesmo assim ?
Muito obrigado :wink:
Zarkov
Rookie
Rookie
Mensagens: 123
Registado: 16 fev 2007, 12:09

Mensagem por Zarkov »

Caro JJooeell,

Não me parece que seja normal que não tenhas no teu carro o tal vedante...

Na minha opinião provavelmente o vedante ficou preso à peça onde está a borboleta, ou então ficou agarrado ao outro lado, isto é, ficou sempre "colado ao motor"...

Resumindo, se fosse a ti, ligava o carro e verificava se está a sair ar pelo encaixe entre a peça onde está a borboleta e o local onde a peça encaixa. Se não detectares nada o vedante deve lá estar e eu não me preocuparia com o assunto.

Até porque o vedante apesar de ser fino, ainda tem uma dimensão razoável, o que nunca permitiria que ele passasse despercebido.

Espero ter ajudado!

Um abraço a todos!
Responder