[DIY GOLF 4] - Trocar o Intercooler

Responder
shimneon
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 04 fev 2007, 00:44
Localização: Barreiro

[DIY GOLF 4] - Trocar o Intercooler

Mensagem por shimneon »

Bem meus amigos, aqui estou eu de volta, depois de algum tempo afastado, mas foi por razões válidas acreditem.

De qualquer maneira, trago aqui mais um DIY, para os interessados, desconhecedores ou mesmo apenas curiosos, sobre como trocar o intercooler do Golf IV TDI.

Sim, é verdade, lá tive de por o carro no estaleiro finalmente, e deitar mãos à obra, porque aquela fuga estava a dar comigo em doido.

E, como em tudo o que fazemos, comecemos pelo início.
Imagem

1. Vamos então começar por retirar as rodas dianteiras. É preferível fazer isto com o carro no ar, ou pelo menos a parte dianteira da viatura, por isso agradeço a boa vontade, disponibilidade e ajuda que me deram na Passilauto, passo a publicidade. Bons profissionais e recomenda-se.
Imagem

2. De seguida, retiramos as protecções das cavas das rodas, desapertando todos os parafusos.
Imagem

3. Retiramos as protecções de plástico para acedermos ao radiador.
Imagem
Imagem

4. A cava da roda esquerda deve ser retirada totalmente também, pois já que estamos a ter este trabalho, aproveitemos para tratar um dos cancros de todos os carros. Por detrás dos plásticos, em baixo, na parte traseira da cava da roda, junto à coluna das dobradiças das portas dianteiras, costuma, durante anos, acumular-se todo o tipo de sujidade; lama, folhas, insectos, etc… sujidade esta que quase nunca chega a secar completamente, podendo vir a causar mais tarde, corrosão neste sítio. Proponho que se limpe bem esta zona, se possível com parafina, e depois, antes de fecharmos a cava da roda, quando acabarmos o trabalho, besuntar bem esta zona com vaselina (sim, existem outros usos para a vaselina…).
Imagem

5. E já temos acesso ao nosso intercooler , que como podem ver, no meu caso, está todo babado de óleo.
Imagem

6. Mas não fica a desmontagem por aqui. Sim, para se efectuar o serviço como deve de ser, sem nos magoarmos (muito) e conseguirmos ver o que fazemos, teremos de tirar o pára-choques dianteiro também. Comecemos por retirar estes dois pinos, com cuidado para não partirem. Os meus não partiram. Se partirem, podem sempre arranjar outros, não é difícil.
Imagem

7. E começamos por desencaixar esta lâmina de plástico com cuidado começando por uma das pontas, como indicado.
Imagem

8. Para termos acesso aos parafusos que prendem o pára-choques, que retiramos, como se vê.
Imagem
Imagem
Imagem

9. Retiramos as grelhas inferiores do pára-choques, bastando para isso pressionar uma palhetas que estas tem no interior, por cima, e puxar com alguma força.
Imagem

10. Depois retiramos os parafuso que fixam o pára-choques ao chassis.
Imagem

11. Depois retiramos as protecções de plástico por baixo do motor (cárter). Desculpem não ter foto disso mas esqueci-me de tirar. Basicamente é desapertar todos os parafusos da protecção e retirá-la.

12. Seguidamente, retiramos com cuidado, para não riscar a pintura, o pára-choques, pousando-o num sítio seguro onde não caia, ou tropecem nele. E assim temos acesso quase completo ao intercooler.
Imagem

13. Só falta mesmo retirar o farol direito, desapertando os parafusos, retirando as duas fichas de ligação e tendo cuidado extra, claro…
Imagem
… para termos acesso completo ao radiador.
Imagem

14. Agora vamos começar a retirar o intercooler propriamente dito. Começamos por desapertar a braçadeira (daquelas potentes, portanto, alicate em condições). Antes devemos também retirar o sensor de nível da água do limpa vidros, para podermos mexer-nos mais à vontade.
Imagem

15. Desapertamos este parafuso, para podermos ter mais movimento na conduta, quando tivermos de a desencaixar do radiador.
Imagem

16. Depois retiramos outra daquelas braçadeiras, e consecutivamente, a conduta. Vamos puxando que ela acaba por sair.
Imagem
Imagem

17. De seguida retiramos os parafusos que seguram o intercooler, um parafuso em baixo e dois parafusos em cima. Retiramos também a ficha do sensor de pressão* do ar que existe no radiador (*ver nota final).
Imagem

Obs.
Como podem ver a fuga do meu intercooler é bem visível, trata-se de um rasgo ao longo dos canais à esquerda do radiador.
Imagem
Imagem
E adivinhem causado por quê… Pois é, pela conduta de canalização do ar que entra na grelha frontal, para arrefecimento do intercooler. Esta grelha está encostada ao radiador e com a trepidação e com o tempo, foi cortando os canais do radiador. Podem ver como se nota também na conduta.
Imagem
Imagem

18. Posto isto, está na hora de mandar o intercooler danificado para a reforma (ou reparação, quem sabe) e trocar por um novo. No meu caso, não será novo pois arranjei um num sucateiro para os lados de Caneças – Amadora a bom preço e em muito boas condições.
Imagem

Obs.
O que eu comprei é exactamente igual ao que retirei, ou seja, tem a ficha e o sensor de pressão do ar, acoplado ao radiador. Digo isto porque sei que existem modelos que tem este sensor na conduta a seguir ao intercooler. Se for o vosso caso, e se só arranjarem um intercooler igual a este, não se preocupem, podem montar na mesma. Apenas não ligam a ficha ao intercooler, deixam-na ligada na conduta, onde estava. A única diferença serão umas gramitas a mais no carro, do peso do sensor e da ficha (para os aceleras poderá ser significativo, podem perder uns nano segundos em pista)
Imagem

19. Para não acontecer o mesmo ao intercooler novo, antes de começar a montar tudo, retirei uma fatia à conduta que provocou o dano ao intercooler danificado, em baixo e em cima, que são os sítios que ficariam em contacto com os canais do intercooler. Assim ficará a tocar apenas de lado, onde não pode provocar quaisquer danos.
Imagem

20. Voltamos a montar tudo na ordem inversa em que desmontámos, tendo o cuidado de não esquecermos nada. Foi muita coisa desmontada e retirada do sítio, é fácil esquecer algo. Se for preciso usem o DIY a contrário para terem a certeza de não esquecer nada.
Imagem
Imagem

E chegámos ao fim de mais um DIY by Shimneon. Espero ter sido útil e qualquer coisa, já sabem. Estou cá e ajudarei no que puder assim como já me ajudaram a mim.

Abraços a todos.
Imagem
importado_02
Amateur
Amateur
Mensagens: 249
Registado: 11 jan 2007, 17:23
Localização: Beja-Lisboa-Macau

Mensagem por importado_02 »

:arrow: mto Bom!!!
Importado
viewtopic.php?t=14419
Imagem
BOA VIAGEM!!
Avatar do Utilizador
Ricardolopes
Expert
Expert
Mensagens: 863
Registado: 26 jan 2007, 22:12
Veículos: VW Golf MK5 GTI .05 / Porsche Boxster 986 .97 / Mercedes Class A160 cdi .14
Localização: London, west sussex

Mensagem por Ricardolopes »

Deu trabalho mas ficou 5 estrelass :wink: :wink:
TDI_POWER
Pro
Pro
Mensagens: 1301
Registado: 20 dez 2006, 00:48
Localização: Beloura

Mensagem por TDI_POWER »

nunca na vida me arriscava a fazer isso
fire_golf150
Amateur
Amateur
Mensagens: 283
Registado: 03 mai 2006, 20:36
Veículos: Golf V GTI
Localização: Lisboa

Mensagem por fire_golf150 »

Mto bom DIY!
umek
Beginner
Beginner
Mensagens: 43
Registado: 05 abr 2007, 17:35
Localização: VN Milfontes/Sines

Mensagem por umek »

Muito bom :wink:
vai ajudar muita gente:)
um abraço[[]]
Avatar do Utilizador
vm[pt]
Beginner
Beginner
Mensagens: 65
Registado: 26 dez 2005, 02:51
Veículos: uber
Localização: Ribatejo

Mensagem por vm[pt] »

mto bom, ja ando pra limpar o meu IC à que tempos, vai ser desta.

Já agora quanto tempo levou a operação?

Cumps
'98 Golf IV 1.9TDI 110VP
'15 Leon ST FR 4Drive 2.0TDI 150CR
ex
'10 Mini Cooper D R56 LCI
'12 BMW 525D Touring F11
'09 Golf VI 2.0TDI 110CR
MaD MiKe
Pro
Pro
Mensagens: 2229
Registado: 09 fev 2006, 18:45
Veículos: VW Golf 1 Pick-Up
Localização: Invicta

Mensagem por MaD MiKe »

Mt bom!!!

Eu vou ter esse trabalho em breve, mase pa por o IC do TDI150...!!! :D :D :D
Imagem
shimneon
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 04 fev 2007, 00:44
Localização: Barreiro

Mensagem por shimneon »

vm[pt] Escreveu:mto bom, ja ando pra limpar o meu IC à que tempos, vai ser desta.

Já agora quanto tempo levou a operação?

Cumps
Durou cerca de 2 horinhas, nas calmas pra n estragar nada
Imagem
bluegti
Amateur
Amateur
Mensagens: 236
Registado: 27 abr 2005, 23:49
Localização: Abf - Algarve

Mensagem por bluegti »

Muito bom e detalhado 8)
Golf IV GTI Fumarento - Deixas-te saudades, o melhor carro que tive até hoje, sem excepção.
Audi A3 Sportback S-line...gone
Audi A4 B7 Avant Sport...gone
BMW 320d E91 Sport...diferente, mas VW será sempre VW!!!
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9419
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Mensagem por SuperGolf »

Muitos parabéns, Sr.º Professor.

Mais uma dica, anotada por aqui....


Cumps,
VWXB
Rookie
Rookie
Mensagens: 161
Registado: 19 nov 2007, 21:23

...

Mensagem por VWXB »

5*

também irei ter esse trabalhinho...quando montar um novo ;);)
Imagem


--------------------
viewtopic.php?p=423555#423555
blind_04
Beginner
Beginner
Mensagens: 67
Registado: 03 ago 2008, 16:06

Re: [DIY MK IV] Trocar o radiador Intercooler

Mensagem por blind_04 »

sim senhor um excelente trabalho!
Parabéns e obrigado porque esta designação como se faz vai me dar uma grande ajuda para mudar o meu IC também. :D
cump.
MK4 TDI 130HP
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [DIY MK IV] Trocar o radiador Intercooler

Mensagem por carrizog60 »

o turbo n estará a mandar oleo a mais?

bem feito este diy
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
shimneon
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 04 fev 2007, 00:44
Localização: Barreiro

Re: [DIY MK IV] Trocar o radiador Intercooler

Mensagem por shimneon »

carrizog60 Escreveu:o turbo n estará a mandar oleo a mais?

bem feito este diy
Nao. Se nao mandar oleo gripa. Ele manda o oleo que o motor lhe enviar para o colector de ar. O que entra por um lado tem de sair pelo outro. a imagem mostra o oleo acumulado desde nao sei quando. como o ic estava roto o oleo depositava-se onde lhe era mais facil sair... no furo (furos!!!)

abraço
Imagem
Responder