Bem meus amigos, aqui estou eu de volta, depois de algum tempo afastado, mas foi por razões válidas acreditem.
De qualquer maneira, trago aqui mais um DIY, para os interessados, desconhecedores ou mesmo apenas curiosos, sobre como trocar o intercooler do Golf IV TDI.
Sim, é verdade, lá tive de por o carro no estaleiro finalmente, e deitar mãos à obra, porque aquela fuga estava a dar comigo em doido.
E, como em tudo o que fazemos, comecemos pelo início.
1. Vamos então começar por retirar as rodas dianteiras. É preferível fazer isto com o carro no ar, ou pelo menos a parte dianteira da viatura, por isso agradeço a boa vontade, disponibilidade e ajuda que me deram na Passilauto, passo a publicidade. Bons profissionais e recomenda-se.
2. De seguida, retiramos as protecções das cavas das rodas, desapertando todos os parafusos.
3. Retiramos as protecções de plástico para acedermos ao radiador.
4. A cava da roda esquerda deve ser retirada totalmente também, pois já que estamos a ter este trabalho, aproveitemos para tratar um dos cancros de todos os carros. Por detrás dos plásticos, em baixo, na parte traseira da cava da roda, junto à coluna das dobradiças das portas dianteiras, costuma, durante anos, acumular-se todo o tipo de sujidade; lama, folhas, insectos, etc… sujidade esta que quase nunca chega a secar completamente, podendo vir a causar mais tarde, corrosão neste sítio. Proponho que se limpe bem esta zona, se possível com parafina, e depois, antes de fecharmos a cava da roda, quando acabarmos o trabalho, besuntar bem esta zona com vaselina (sim, existem outros usos para a vaselina…).
5. E já temos acesso ao nosso intercooler , que como podem ver, no meu caso, está todo babado de óleo.
6. Mas não fica a desmontagem por aqui. Sim, para se efectuar o serviço como deve de ser, sem nos magoarmos (muito) e conseguirmos ver o que fazemos, teremos de tirar o pára-choques dianteiro também. Comecemos por retirar estes dois pinos, com cuidado para não partirem. Os meus não partiram. Se partirem, podem sempre arranjar outros, não é difícil.
7. E começamos por desencaixar esta lâmina de plástico com cuidado começando por uma das pontas, como indicado.
8. Para termos acesso aos parafusos que prendem o pára-choques, que retiramos, como se vê.
9. Retiramos as grelhas inferiores do pára-choques, bastando para isso pressionar uma palhetas que estas tem no interior, por cima, e puxar com alguma força.
10. Depois retiramos os parafuso que fixam o pára-choques ao chassis.
11. Depois retiramos as protecções de plástico por baixo do motor (cárter). Desculpem não ter foto disso mas esqueci-me de tirar. Basicamente é desapertar todos os parafusos da protecção e retirá-la.
12. Seguidamente, retiramos com cuidado, para não riscar a pintura, o pára-choques, pousando-o num sítio seguro onde não caia, ou tropecem nele. E assim temos acesso quase completo ao intercooler.
13. Só falta mesmo retirar o farol direito, desapertando os parafusos, retirando as duas fichas de ligação e tendo cuidado extra, claro…
… para termos acesso completo ao radiador.
14. Agora vamos começar a retirar o intercooler propriamente dito. Começamos por desapertar a braçadeira (daquelas potentes, portanto, alicate em condições). Antes devemos também retirar o sensor de nível da água do limpa vidros, para podermos mexer-nos mais à vontade.
15. Desapertamos este parafuso, para podermos ter mais movimento na conduta, quando tivermos de a desencaixar do radiador.
16. Depois retiramos outra daquelas braçadeiras, e consecutivamente, a conduta. Vamos puxando que ela acaba por sair.
17. De seguida retiramos os parafusos que seguram o intercooler, um parafuso em baixo e dois parafusos em cima. Retiramos também a ficha do sensor de pressão* do ar que existe no radiador (*ver nota final).
Obs.
Como podem ver a fuga do meu intercooler é bem visível, trata-se de um rasgo ao longo dos canais à esquerda do radiador.
E adivinhem causado por quê… Pois é, pela conduta de canalização do ar que entra na grelha frontal, para arrefecimento do intercooler. Esta grelha está encostada ao radiador e com a trepidação e com o tempo, foi cortando os canais do radiador. Podem ver como se nota também na conduta.
18. Posto isto, está na hora de mandar o intercooler danificado para a reforma (ou reparação, quem sabe) e trocar por um novo. No meu caso, não será novo pois arranjei um num sucateiro para os lados de Caneças – Amadora a bom preço e em muito boas condições.
Obs.
O que eu comprei é exactamente igual ao que retirei, ou seja, tem a ficha e o sensor de pressão do ar, acoplado ao radiador. Digo isto porque sei que existem modelos que tem este sensor na conduta a seguir ao intercooler. Se for o vosso caso, e se só arranjarem um intercooler igual a este, não se preocupem, podem montar na mesma. Apenas não ligam a ficha ao intercooler, deixam-na ligada na conduta, onde estava. A única diferença serão umas gramitas a mais no carro, do peso do sensor e da ficha (para os aceleras poderá ser significativo, podem perder uns nano segundos em pista)
19. Para não acontecer o mesmo ao intercooler novo, antes de começar a montar tudo, retirei uma fatia à conduta que provocou o dano ao intercooler danificado, em baixo e em cima, que são os sítios que ficariam em contacto com os canais do intercooler. Assim ficará a tocar apenas de lado, onde não pode provocar quaisquer danos.
20. Voltamos a montar tudo na ordem inversa em que desmontámos, tendo o cuidado de não esquecermos nada. Foi muita coisa desmontada e retirada do sítio, é fácil esquecer algo. Se for preciso usem o DIY a contrário para terem a certeza de não esquecer nada.
E chegámos ao fim de mais um DIY by Shimneon. Espero ter sido útil e qualquer coisa, já sabem. Estou cá e ajudarei no que puder assim como já me ajudaram a mim.
Abraços a todos.
[DIY GOLF 4] - Trocar o Intercooler
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Re: [DIY MK IV] Trocar o radiador Intercooler
sim senhor um excelente trabalho!
Parabéns e obrigado porque esta designação como se faz vai me dar uma grande ajuda para mudar o meu IC também.
cump.
Parabéns e obrigado porque esta designação como se faz vai me dar uma grande ajuda para mudar o meu IC também.
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Re: [DIY MK IV] Trocar o radiador Intercooler
o turbo n estará a mandar oleo a mais?
bem feito este diy
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Re: [DIY MK IV] Trocar o radiador Intercooler
Nao. Se nao mandar oleo gripa. Ele manda o oleo que o motor lhe enviar para o colector de ar. O que entra por um lado tem de sair pelo outro. a imagem mostra o oleo acumulado desde nao sei quando. como o ic estava roto o oleo depositava-se onde lhe era mais facil sair... no furo (furos!!!)carrizog60 Escreveu:o turbo n estará a mandar oleo a mais?
bem feito este diy
abraço