Este é o meu primeiro DIY, portanto espero que possiveis erros não sejam levados a mal..
O meu mk3 não vinha com fecho central e portanto com os conhecimentos adquiridos com este forum decidi tentar.
AVISO: ESTE NÃO É UM DIY PARA MENINOS.....
CUSTO: 22euros e duas tardes perdidas
Mas vamos ao DIY:
1) Adquirir um fecho central : encontrei na net, no site da aquario
(http://www.aquarionet.com), um sistema de fecho central com 4motores e todos acessorios necessarios por 22euros.
http://www.aquarionet.com/pesquisa/pesq ... ET&x=0&y=0
É um kit com 3motores de 2fios, 1 motor de 5fios(principal) e uma drive que controla as aberturas e fechos.
Este sistema é o mais basico e barato que encontrei, mas permite que possa ser ligado a um comando. (claro que é necessario comprar comando e receptor à parte 50euros.)
2) Agora que já temos o fecho é necessario desmontar os plasticos das portas (o processo é semelhante para todas), para isso basta seguir o site(que ja foi muitas vezes indicado neste forum)
http://www.a1electric.com/golf.htm
Quando chegarem à parte do plastico que protege o vidro
http://www.a1electric.com/install/vw/vw06.htm
sugiro que com um x-acto cortem o plastico nos sitios onde esta preso. De forma a que mais tarde seja possivel cola-lo com fita cola dupla(dois lados).
3) Agora que a porta já esta desmontada, é necessario descobrir como funciona o pino de fechar/abrir as portas.
Consultei estes sites para entender melhor como funcionam estes sistemas:
http://www.abacuscaralarms.co.uk/shop/c ... ctions.htm
http://www.a1electric.com/door_locks.htm
Tem algumas fotos e da para perceber como funciona o fecho central, tem exemplos de colocaçao em varios carros, excepto no golf...
Resumindo o fecho central consiste num motor que tem duas posições possiveis (cima ou baixo), no qual é colocado um ferro que é depois aparafusado (através de uma ligação propria) ao arame que segura o pino da porta.
Para uma correcta instalação é necessario que os dois ferros estejam mais ou menos paralelos senão o motor vai fazer demasiada força sem necessidade.
Como é obvio vai ser necessario algum trabalho para cortar e moldar o ferro que liga ao pino.
A porta é assim antes do fecho central
É necessario desmontar a fechadura para termos mais espaço para trabalhar, para isso tira-se estes parafusos(não sei o nome da chave que se usa..)
O arame que segura o pino da porta é muito pequeno e está num local de dificil acesso, mas depois de tirar a fechadura fica mais facil aceder-lhe.
O motor será aparafusado à porta na posição vertical.
Pormenor da ligação entre o pino e o motor.
Depois de algum trabalho fica assim o motor nas portas da frente(porta passageiro).
Usei aqueles tubos plasticos que se usam para juntar os cabos do pc, para passar os cabos dos motores por dentro das portas.
4) Agora que ja sabemos como vamos colocar os motores nas portas falta a parte das ligações electricas
O kit que comprei trazia só um papel mas é bastante facil fazer as lligações. Existem 3motores com dois fios, 1 motor com 4fios e uma drive.
O motor com 4fios deve ser ligado na porta do condutor, pois é este que comanda os outros motores. Os outros motores não têm porta especifica.
Todos os cabos necessarios vêm no kit, estes têm cores diferentes e não é necessario descarnar fios nem nada, as ligações sao todas plug and play. Neste kit o fio preto é a massa.
Cabos porta do condutor
A drive tem dois sitios para colocar parafusos e deve ser posta onde quisermos, eu decidi coloca-la por cima da caixa de fusiveis, aparafusada à parte metalica do tablier.
Local onde aparafusei a drive, por cima da caixa dos fusiveis debaixo do interruptor das luzes.
Para chegar a esse local, é preciso tirar o interruptor das luzes e desapertar os 4 parafusos que seguram o plastico perto da caixa de fusiveis. Dois desses parafuso estão atrás deste plastico
5) Passar os cabos por dentro do carro.
Para as duas portas da frente os cabos são todos passados pelo tablier.
Podem ser passados, por exemplo pelo mesmo caminho dos cabos das colunas.
Para desmontar a consola principal onde estão os comandos da sofagem, basta tirar o cinzeiro e desapertar os dois parafusos que ai se encontram.
Depois com cuidado tirar o plastico com os desenhos da sofagem, depois tirar os 4 parafusos que seguram os comandos da sofagem e já devem, ter espaço para passar cabos..
Pela imagem talvez seja mais facil entender, 6parafusos e o plastico com os desenhos basta empurrar de lado..
6) Chegar às portas de tras..
Como inicio podem seguir as indicações do site :
http://www.a1electric.com/install/vw/vw21.htm
mas depois já não é possivel seguir o site, pois não se trata de um golf mk3.
Com as indicações do site já removemos a calha da parte da frente do carro, para remover a de trás é preciso desenroscar o parafuso de plastico que esta abaixo dos bancos de tras.
Levantar os bancos de tras e tirar os dois parafusos de plasticos que seguram a calha. Depois é só tira-la, espero eu...
(falta foto)
Agora é preciso abrir o plastico preto que vai até aos cintos
(falta foto)
para tal basta empurrar o plastico para dentro e ele irá alargar e será possivel tira-lo de um dos lados.
(falta foto)
Ainda existe um plastico a proteger a porta mas é facilmente retirado, basta empurrar, depois é só passar os cabos.
Para colocar o motor atrás é bastante mais simples, desta vez o motor ficará na horizontal pois é dessa forma que trabalha o arame que segura o pino.
Com os suportes metalicos que vieram com o kit, encontrar a melhor posição para segurar o motor, para tal deve-se usar os buracos livres que as portas têm.
Apesar do kit trazer varios parafusos, eu decidi usar parafusos de metal para apertar com a respectiva femea..
A instalação deve ficar da seguinte forma(pelo menos no meu carro)
Pormenor da ligação entre o arame do pino e o ferro do fecho central
7) Ligar à massa e aos 12v
A massa pode ser ligada em qualquer parte metalica do carro, se quiserem seguir o site pelo qual me guiei, na pagina
http://www.a1electric.com/install/vw/vw19.htm
indica o melhor local para colocar a massa. Eu não usei este sitio, pois não conseguia chegar la da melhor forma. Escolhi colocar neste parafuso que segura tablier.
O kit ja tras um fusivel de 15A inserido no fio vermelho que deve ser ligado aos 12v do carro. Para ir buscar os 12v é preciso desmontar a caixa de fusiveis do carro. Para isso basta seguir o mesmo site :
http://www.a1electric.com/install/vw/vw20.htm
Existem uns clips cinzentos de plastico que seguram a caixa de fusiveis, é necessario coloca-los para cima e tirar a caixa.
Depois do lado direito da caixa (atras) irão encontrar o fio de 12v que vem da bateria, é a esse fio que vamos ligar a alimentação da drive do fecho central.
Desengatem o suporte em que esse fio da bateria está metido e juntem o nosso fio da drive. No site soldaram os fios, mas eu não acho grande ideia..
O cabo que vem da bateria tem uma parte metalica que o prende ao suporte plastico, eu com um alicate alarguei o metal e passei o nosso fio e depois apertei novamente, depois pus fita cola para segurar melhor os dois cabos.
Como é obvio quando terminada a operação poe se o cabo da bateria no sitio onde estava..
(falta foto)
O fusivel vem numa pequena plastico que pode ser encaixado na caixa de fusiveis.
(falta foto)
E já tem botão na consola para abrir e fechar as portas..(obrigado vovin)
[DIY GOLF 3] - Colocar fecho central com botão na consola
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Última edição por heiland em 11 abr 2007, 15:34, editado 23 vezes no total.
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sim acredito que não saia assim facil tambem nem cheguei a espermentarheiland Escreveu:Eu só usei nas portas de trás.. não havia outra maneira sem ser assim, pelo menos nas minhas portas.. Já pus o fecho central algumas semanas e ainda estão no sitio.. (aquelas barras metalicas levam uma cena propria para aparafusar.. não sai assim tão facilmente..)
é assim nas portas da frento do mk2 parece que ja la tem o furo há espera para ser encaixado nas de tras tive de fazer um furo e ficaram todas viras para cima ,e nas da frente fica a pistola junto há fechadura e nas de tras fica perto da dobradiça
para mim ficou 5* sei que não saem nunca mais so quando a pistola avariar
e depois se precizares de umas dicas do alarme eu dou-te para mim foi o mais dificel e não fica assim tão caro como tu pensas é claro se fores tu a instalar
so uma pergunta colaste bem o plastico?
se não vai-te entrar umidade
cumprimentos
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O plastico fica bem colado com a fita cola dos dois lados, mas quando tiver mais tempo, eu quero isolar melhor aquilo. Mas ainda não fechei, primeiro para puder tirar fotos e depois para fazer mudanças se necessario.. Na realidade o que eu gostava mesmo era de ter vidros electricos.. Mas isso já fica muito caro..
Nas portas de tras não era possivel deixar o motor na vertical.. pelo menos na minha porta..
Quanto ao alarme, pertence a mais um pequeno projecto que tenho em mente, mas antes disso queria fazer o aviso de luzes ligadas, indicador de bateria fraca e arranjar um conta-rotações, por um preço acessivel..
Nas portas de tras não era possivel deixar o motor na vertical.. pelo menos na minha porta..
Quanto ao alarme, pertence a mais um pequeno projecto que tenho em mente, mas antes disso queria fazer o aviso de luzes ligadas, indicador de bateria fraca e arranjar um conta-rotações, por um preço acessivel..
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bem o indicador das luzes deve-te ficar 3euros o quadrante ja la vaiheiland Escreveu:O plastico fica bem colado com a fita cola dos dois lados, mas quando tiver mais tempo, eu quero isolar melhor aquilo. Mas ainda não fechei, primeiro para puder tirar fotos e depois para fazer mudanças se necessario.. Na realidade o que eu gostava mesmo era de ter vidros electricos.. Mas isso já fica muito caro..
Nas portas de tras não era possivel deixar o motor na vertical.. pelo menos na minha porta..
Quanto ao alarme, pertence a mais um pequeno projecto que tenho em mente, mas antes disso queria fazer o aviso de luzes ligadas, indicador de bateria fraca e arranjar um conta-rotações, por um preço acessivel..
mas quando quizeres algo sobre o alarme diz se for igual ao meu eu dou-te umas dicas na boa
força ai
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Eu não tenho grandes pressas com o alarme, porque vivo num sitio bastante calmo e porque o meu radio ainda é o grundig de origem....
Mas se o alarme impedisse que me riscassem o carro, como me fizeram hoje... ai sim eu tinha pressa em coloca-lo...
Acerca do aviso sonoro de luzes ligadas, tu estas a falar comprar, eu quero faze-lo, mas o que eu não sei é o que usar para saber se as luzes estão ligadas(ir ao relé directamente?) e se a chave está na ignição.. Sabendo isto é muito facil fazer o resto..
E depois, quando tiver mais tempo livre, vais dar umas dicas sobre o alarme, que conselhos são sempre benvindos...
Já agora e só para te dar razão, estive a verificar aquele site com as peças da vw e o motor nas portas de trás poderia ser colocado na vertical pois têm muito espaço..
Mas não vou estar a mexer nisso agora..afinal funciona como está..
Mas se o alarme impedisse que me riscassem o carro, como me fizeram hoje... ai sim eu tinha pressa em coloca-lo...
Acerca do aviso sonoro de luzes ligadas, tu estas a falar comprar, eu quero faze-lo, mas o que eu não sei é o que usar para saber se as luzes estão ligadas(ir ao relé directamente?) e se a chave está na ignição.. Sabendo isto é muito facil fazer o resto..
E depois, quando tiver mais tempo livre, vais dar umas dicas sobre o alarme, que conselhos são sempre benvindos...
Já agora e só para te dar razão, estive a verificar aquele site com as peças da vw e o motor nas portas de trás poderia ser colocado na vertical pois têm muito espaço..
Mas não vou estar a mexer nisso agora..afinal funciona como está..
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