[DIY GOLF 4] - Limpeza MAF com testes

Responder
shimneon
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 04 fev 2007, 00:44
Localização: Barreiro

[DIY GOLF 4] - Limpeza MAF com testes

Mensagem por shimneon »

Ora como o prometido é devido e cada um ajuda como pode, posto este DIY esperando que venha ajudar muita gente a ter melhores resultados e a poupar alguns tostões.

Como limpar uma MAF convenientemente. Como estamos no fórum dedicado a amantes de Golf e o único DIY existente é de um A4, que embora útil poderá ser pouco explícito para o comum dos mortais. Embora seja uma ajuda para quem sabe do que se fala. Dou todo o mérito que a iniciativa merece. Considerem este DIY, não melhor, nem pior mas diferente e mais aplicado à nossa realidade.

O veículo cobaia foi o meu pois claro, VW Golf TDI 115cv de 10/2000. Quem tenha lido alguma coisa minha por este fórum, os sintomas mais pertinentes eram falta de força a partir das 3000rpm, chegava aos 180km/h lentamente e daí para a frente só com muito vento de cauda…. 200 nem vê-los!!!

Ora depois de muitos testes e buscas, comprei o material necessário e fiz download de outro (VAG-COM), perdi umas horas e queimei um pouco as pestanas para aprender a trabalhar com isto e interpretar todos os valores que me eram apresentados, sabendo também de onde vinham.

Começando do princípio, só teria a certeza de que resultava se efectua-se os testes de estrada nas mesmas condições antes e depois da limpeza. Pois assim sendo observem o seguinte:

Imagem

Como podem verificar, e para a questão aqui apresentada, o que nos interessa mesmo serão os valores de MAF. No gráfico podemos observar que os valores ideais mínimos (MAF Actual) conseguem ser mais altos do que os transmitidos pela MAF instalada (MAF Specified).
O teste consiste em levar o carro das 2500rpm na 3ª relação acima das 3000rpm com acelerador a fundo. Ao passar as 3000rpm o valor da MAF Specified deve subir acima dos 900mg/R. Numa MAF em óptimas condições este valor deve ter um pico máximo acima de 1100mg/R. Ora até aqui até acontece que antes das 3000rpm o valor pode até (como foi o meu caso) subir acima de 900mg/R, mas isso só quererá dizer que a MAF está a dar dados errados que podem ser mais altos ou mais baixos do normal. O mais importante é que a MAF mantenha os valores acima dos 900mg/R até perto das 4000rpm (se o motor acelera mais terá obrigatoriamente de entrar mais ar).

Consegue-se ver nos quadros a seguir (esqueçamos os gráficos bonitos que só dão trabalho) vários testes com os valores mais importantes que devemos observar para identificar o problema.

Imagem

Primeiro um teste ao débito do turbo. Com aceleração a fundo a pressão debitada pelo turbo deve variar entre 2000 e 2200mbar (ou 2.0 e 2.2 bar) e manter o aumento de pressão até perto das 4000rpm. O meu varia entre os valores normais e as pequenas variações podem dever-se a uma fuga que tenho no intercooler (quem leu a minha avaria “Menos potencia do que esperava”) sabe do que falo. Mas enfim está visto que o principal problema não estava aqui.

Imagem

Neste quadro já mais completo a finalidade é mesmo analisar como está o bater do coração do meu menino :wink: . Como é do conhecimento de quem se interessa em saber este motor tem como especificação técnica um torque de 310Nm às 2800rpm. Pode ver-se que o puto ainda tem muita genica pois atinge os 320NM logo às 2000rpm, mantendo-se acima dos 310NM durante o teste. Podemos ver que a MAF aqui indica valores acima dos 900mg/R, estaria tudo menos mal se isso não estivesse a acontecer entre as 1700 e as 2500rpm. Depois disso baixa como podemos ver no quadro seguinte.

Imagem

Ora neste teste foram efectuados 5 testes consecutivos para analisar finalmente que valores a MAF dá dentro dos parâmetros de teste exigidos (às 2500rpm, acelerador a fundo até perto das 3500rpm). Como já foi explicado anteriormente, é nítido que esta MAF anda muito abaixo dos valores em que devia andar. Com estes testes seguidos consegue ver-se que às 3000rpm, esta MAF não chega sequer a indicar os valores mínimos indicados pela MAF Specified.

Conclusão: Vamos tentar limpar a MAF e ver o que conseguimos, porque esta não está mesmo nada famosa.

Bem, mas chega de prólogo e vamos ao que interessa. A dita limpeza.

1. Para quem não sabe a MAF está aqui

Imagem

2. Retira-se a ficha pressionado a patilha e puxando para trás

Imagem

Imagem

3. Com um alicate aperta-se as pontas da braçadeira de metal que aperta o tubo à saída da MAF

Imagem

4. Retira-se o tubo da MAF

Imagem

Obs. Pode eventualmente retirar-se o tubo do outro lado, utilizando o mesmo método, para facilitar o trabalho.

Imagem

5. Com uma chave Philips, desapertam-se os 2 parafusos que fixam a MAF à caixa do filtro de ar.

Imagem

Imagem

6. Retira-se a MAF, com jeito, exercendo um pouco de força para esta desencaixar

Imagem

7. E aqui temos a malandra

Imagem

Com a respectiva sonda no seu interior.

Imagem

8. Já na bancada de trabalho, confortavelmente sentado, porque o seguinte tem de ser feito aqui, com boa iluminação (e sem tremer muito), pegamos numa chave Torx #20 e desapertamos os dois parafusos que fixam a sonda ao corpo da MAF.

Imagem

Imagem

Imagem

9. Com a ajuda de uma chave de fendas, e a partir daqui com extremo cuidado, desencaixamos a base da sonda do seu receptáculo que poderá estar colada.

Imagem

10. E retiramos a sonda com a mão

Imagem

11. E aqui está a fonte dos nossos problemas

Imagem

Obs. Podemos ver os filamentos negros com o carvão residual que fica no filamento incandescente.

Imagem

Obs. Com uma luz mais forte os filamentos são estes.

Imagem

12. O produto indicado para a limpeza deste sensível componente é este. LUBRI-LIMP/0 – Limpa-Contactos de resíduo zero. Compra-se em qualquer loja de electrónica e o seu preço ronda os 7.50€.

Imagem

13. Colocamos o pulverizador com a palhinha no aerossol

Imagem

14. E começamos a pulverizar toda a sonda, com especial atenção aos filamentos, claro. Não sejam sovinas a gastar produto porque tem de se pulverizar em vários sentidos com grande quantidade. Cuidado! Nunca tocar nos filamentos com nada.

Imagem

15. Vai ficar tudo encharcado, mas não faz mal. A zona dos filamentos tem de ficar bem molhada. Insiram também a palhinha no buraco no fundo da sonda, por baixo do compartimento dos filamentos, e descarreguem produto em abundância por aí. (Não convém olhar de perto os filamentos, pois vai sair líquido dessa zona). Depois de bem lavados, os filamentos deverão brilhar assim

Imagem

16. Deixem o produto actuar durante cerca de 15 minutos e repitam a operação de lavagem. Desta vez, não deixem secar. Utilizando uma pistola de ar comprimido (pode ser como a que está em baixo, por ser mais fácil ver onde se sopra, mas também pode ser uma normal)

Imagem

17. Colocando a agulheta no buraco por baixo dos filamentos, secamos completamente o compartimento dos filamentos desta maneira (assim não haverá risco de lhes tocar e as impurezas sairão todas do respectivo compartimento). De seguida secamos bem toda a sonda.

Imagem

18. Agora passamos à limpeza das redes. Com o mesmo aerossol, molhamos as redes (eu não as desmontei pois não achei necessário, um pincel macio fez um óptimo trabalho)

Imagem

19. Depois de limpo ficará assim

Imagem

20. Secamos o corpo da MAF e as respectivas redes, utilizando novamente a pistola de ar comprimido

Imagem

21. Finalizado o trabalho, deixamos as duas peças a secar durante cerca de 30 minutos, antes de reinstalarmos tudo pela ordem inversa à desmontagem.

Imagem

Como poderão ver pelo timecode nas fotos, esta operação demorou-me cerca de 35 minutos.

Quanto às redes, não as tirem. Se o fizerem tiram mais prejuízo que benefícios. Pensem nas redes como aquelas que se metem nas torneiras para a água não esguichar nem sair em turbilhões. É isso que as redes fazem ao ar que passa pela sonda; tenta regularizar o fluxo o mais possível. Desculpem a analogia mas foi a melhor forma que encontrei para explicar.

Feita a reinstalação da MAF no seu sítio, chega a hora de irmos para a estrada e efectuar os mesmos testes que fizemos antes da limpeza, para ver se este trabalho todo valeu a pena.

Imagem

Podem assim verificar-se as alterações positivas que a limpeza da MAF produziu nesta e consequentemente no comportamento do motor.
Ainda que a alteração nos valores de leitura, não tenha sido muito significativa, vê-se declaradamente que já indica valores com picos superiores aos 1000mg/R perto das 2000rpm e que na passagem pelas 3000rpm os valores rondam os 900mg/R, ou mesmo quando estão mais baixos, são mais altos do que antes da limpeza.
A grande melhoria é que os valores se mantém para muito além das 3000rpm, sem baixarem como acontecia antes da limpeza.
Como já disse antes, a alteração nos valores não foi muito grande, mas foi o suficiente para se notar uma grande melhoria no comportamento do motor.
Uma aceleração muito mais forte perto das 2000rpm, mantendo-se e até aumentando um pouco gradualmente até perto das 4000rpm. Quanto à velocidade, já consegue chegar perto dos 200km/h com a mesma dificuldade que tinha em chegar aos 180km/h.

Bem e por aqui fico, esperando ter sido útil a todos os que procuram este DIY.

Abraços a todos os utilizadores.
Imagem
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9400
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Mensagem por SuperGolf »

Fantástico!!!

Isto devia ir para o inamovível! :idea: :idea:

shimneon

Muitos parabéns!!!


Fantástico!! Qd tiver tempo vou fazer isso.....

Até tenho aqui um da Bosh que encontrei no chão para praticar.....

1 duvida:

Essa chave Torx #20, é mesmo necessária?

Não pode ser uma normal?

Parabéns!
shimneon
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 04 fev 2007, 00:44
Localização: Barreiro

Mensagem por shimneon »

SuperGolf Escreveu:Fantástico!!!

Isto devia ir para o inamovível! :idea: :idea:

shimneon

Muitos parabéns!!!


Fantástico!! Qd tiver tempo vou fazer isso.....

Até tenho aqui um da Bosh que encontrei no chão para praticar.....

1 duvida:

Essa chave Torx #20, é mesmo necessária?

Não pode ser uma normal?

Parabéns!
É assim, os parafusos da minha e mesmo necessário porque sao daqueles que parecem sextavados interiores mas curvos e depois teem um pino no meio. Ja apanhei umas em que o parafuso era maior e mais esquesito e n deu com nenhuma das chaves q tenho. teve de ser a alicate...
Imagem
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9400
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Mensagem por SuperGolf »

Quando chegar a Pascoa vou tentar....

Terei mais tempo para toda a operação...

Vai ser o meu primeiro "modificação" :lol: :lol:

Um abraço e muitos parabéns!


Cumps,
$_Marco_$
Pro
Pro
Mensagens: 4042
Registado: 17 out 2005, 22:32
Veículos: Audi S3 1.8T
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por $_Marco_$ »

Bom DIY bastante detalhado deu me vontade de fazer ao meu :) . Ja tinha lido sobre o assunto mas a explicaçao n ajudava para tentar fazer.
ruifigueiredo
Amateur
Amateur
Mensagens: 361
Registado: 22 fev 2007, 23:32

Mensagem por ruifigueiredo »

extraordinário!!
devia ir pra modelo de DIY. um forum assim vale a pena!
cumps
@Phoenix
Amateur
Amateur
Mensagens: 443
Registado: 07 dez 2006, 18:48
Localização: Vila Nova de Cerveira
Contacto:

Mensagem por @Phoenix »

pois, eu ando a procura de uma chave para tirar a minha, aquilo é tipo torx mas só com 5 "dentes" enquanto as outras tem 6.

Não consigo arranja-la em lado nenhum :roll:
GT TDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 293
Registado: 08 dez 2005, 14:06

Mensagem por GT TDI »

Parabens pelo DIY, está excelente :!: :wink:
Gostei muito do pormenor :P !
Só te esqueceste de dizer que para tirar aquelas anilhas que fixam o tubo do ar do motor é preciso um alicate dos bons ou caso contrário acabas por ficar com os dedos todos lixados (falo por experiência própria :roll: ).
Imagem
xXx
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 21 mar 2007, 17:28
Localização: Baixa da Banheira/Barreiro

Mensagem por xXx »

Parabens

muito bom, bem detalhado ;)
BlackGolf
Pro
Pro
Mensagens: 2037
Registado: 26 nov 2004, 21:04
Localização: Lisboa, Torres Vedras, Peniche

Mensagem por BlackGolf »

Um dos melhores post's deste fórum. :D
Rebaixar é arte, o roçar faz parte... USER Nº3
Imagem
O MEU PROJECTO
Powered by NGP
Lip@mkIIGTD
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 10 jun 2005, 12:52
Localização: Lisboa

Mensagem por Lip@mkIIGTD »

BlackGolf Escreveu:Um dos melhores post's deste fórum. :D
sem dúvida nenhuma!
MKIIGTD -> MKIII1.4GL -> MKIV1.9 TDI (AHF)
gringo's
Amateur
Amateur
Mensagens: 481
Registado: 29 jan 2007, 16:45
Localização: Ovar

Mensagem por gringo's »

Lip@mkIIGTD Escreveu:
BlackGolf Escreveu:Um dos melhores post's deste fórum. :D
sem dúvida nenhuma!
Assim vale a pena.

Sim senhor!! :wink:
Imagem
VW Caddy 1.6D 1985(O meu projecto)
viewtopic.php?t=16398
alucard
Pro
Pro
Mensagens: 3284
Registado: 02 mar 2007, 13:38
Localização: Coimbra

Mensagem por alucard »

pode n ter nd a haver mas o meu Golf V no computador de bordo no sitio das oras de ves em kuando aparece MFA geralmente he kd o carro ta desligado e asveses mas mt raramente em andamento....o computador de bordo e um rectangolo a meio n tem a divisao abitual..(e o 3 portas o meu GT) pode ser alguma coisa ou he normal? ele vei assim de fabrica sempre apareceu isto...

CUmp :D
VW Scirocco 2.0 TFSI 200cv DSG
EX: Vw Golf V GT 1.4 TSI 2***cv
Imagem
viewtopic.php?f=100&t=87641

http://www.nlt.pt/
shimneon
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 04 fev 2007, 00:44
Localização: Barreiro

Mensagem por shimneon »

alucard Escreveu:pode n ter nd a haver mas o meu Golf V no computador de bordo no sitio das oras de ves em kuando aparece MFA geralmente he kd o carro ta desligado e asveses mas mt raramente em andamento....o computador de bordo e um rectangolo a meio n tem a divisao abitual..(e o 3 portas o meu GT) pode ser alguma coisa ou he normal? ele vei assim de fabrica sempre apareceu isto...

CUmp :D
Pois, não sei se te posso ajudar, mas isso pode ser apenas uma msg de teste de dignóstico interno. Tipo quando acendem as luzes do airbag quando ligas o carro.
Acho que o melhor será ires a marca e perguntares o que é. De certeza que não te cobram nada por isso.
Abraço
Imagem
JbAbEs
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 10 mai 2007, 18:47

Mensagem por JbAbEs »

diy excelente...


congratulations 8)
Responder