Amortecedores Sachs Advantage

Responder
guguzzz
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 23 mai 2007, 23:58
Localização: Lisboa

Amortecedores Sachs Advantage

Mensagem por guguzzz »

Boa tarde a todos,

Venho partilhar informação relativamente aos amortecedores Sachs Advantage a gás para o modelo Golf IV 1.9Tdi (1J5):


- Expectativas:
Os amortecedores originais existentes com 132000Km já causavam oscilações demasiado pronunciadas em Auto-Estrada e o afundamento da frente em qualquer travagem, nomeadamente a baixa velocidade. Para além disso a resposta era bastante seca, sobretudo do eixo traseiro.

Os amortecedores seriam aprovados na inspecção, mas a segurança e sobretudo o comportamento já não era claramente o desejável numa viatura que atinge fácilmente os 200Km/h. As inspecções deixam muito a desejar, embora sejam essenciais para garantir os mínimos das viaturas que circulam por aí...

Depois de conduzir automóveis Audi, BMW ou Mercedes recentes com amortecedores de fábrica, estava à espera de um comportamento do carro menos oscilante, nomeadamente nas transferências de massa (transição entre curvas em apoio, rotundas, etc.).


- Comportamento:
Utilizo jantes de 16" com pneus Michelin Exalto2 na medida 205/55ZR16 e índice de velocidade 91W com pressão 2.2 bar nas rodas dianteiras e 2.0 bar nas rodas traseiras (a frio). Menos pressão e o rasto exterior (ombros) dos pneus dianteiros ficam rapidamente "lambidos".

Os amortecedores são novos e portanto funcionam muito melhor que os originais, após 132000km.
Contudo são muito mais moles do que esperava. Isto não é um defeito, convém esclarecer, é uma característica.

Por um lado o carro ficou mais confortável e por outro lado até tem melhor tracção, os amortecedores acompanham muito bem as irregularidades do piso.

Mas na realidade, constato que os Sachs Advantage são mais moles do que os Bilstein B4 (num Ford Focus).

Existe ainda a agravante de o motor 1.9Tdi ser bastante pesado, o que torna a frente dos Golf IV bastante "mandona", isto é, é preciso utilizar com convicção o guiador/volante para o carro seguir a trajectória que queremos, a velocidades elevadas é claro.

Portanto, se fosse agora teria gasto um pouco mais e optado pelos Koni (Vermelhos) que para esta viatura custavam 560€ c/ montagem e c/ IVA no representante Electro Central Vulcanizadora (ECV), em Lisboa. Ou os Bilstein B6 Sport, que custam mais de 600€.


- Outras soluções:
Vou experimentar colocar uma barra anti-aproximação no eixo dianteiro, uma solução muito mais barata do que trocar novamente os amortecedores.
Se o livrete permitisse, poderia colocar jantes de 17 polegadas, mas nas estradas esburacadas que temos não trazem vantagens, pelo contrário prejudica o consumo.
O pneus 225/45ZR17 devem tornar o carro muito "colado" à estrada não permitindo derivas e prejudicando a resistência ao aqua-planning, para além de serem bem mais caros!
Molas mais duras acho que não há, as que existem são rebaixadas...

- Preço:
Custaram-me 456€ c/ montagem e c/ IVA incluído na oficina AutomotorSport em Viseu, cujo serviço é de elevada qualidade.


Fica a informação, e termino relembrando que os amortecedores são um item fundamental no comportamento, travagem e segurança da viatura, e não devem ser esquecidos.


Cumps,
Guguzzz
Luis Lourenço
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 26 jul 2006, 00:30
Localização: Lisboa

Re: Amortecedores Sachs Advantage

Mensagem por Luis Lourenço »

Boa tarde,
Esse é exactamente o setup ( amortecedores/pneus) que tenho no meu golf , e passo a relatar a minha experiência :
- amortecedores de origem gastos com pneus eagle F1(made in germany): comportamento bamboleante, mas pouco fugia, sentia claramente que eram os pneus que seguravam o carro apesar de já bem gastos;
- amortecedores sachs advantage com os mesmos pneus: carro bastante duro ( quase me arrependi de os ter posto ), baixei um pouco a pressão nos pneus que tinham colocado na oficina e ficou com um comportamento bastante consistente;
-800Km depois mudei para os michelin exalto2, muito sinceramente, notei logo que a estabilidade do carro já não era a mesma, principalmente a sensação de adornar em curva aumentou bastante;
- 20000Km depois parece-me que estão melhores ou fui eu que já me habituei.

Só para finalizar que parece-me que nessa equação , os pneus também podem ter alguma responsabilidade pois são bastante macios.

Cumprimentos a todos.
dufegipe
Rookie
Rookie
Mensagens: 96
Registado: 17 jan 2007, 20:29
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Re: Amortecedores Sachs Advantage

Mensagem por dufegipe »

bem também sou possuidor do mesmo setup e respectiva jante 16" e o que posso dizer é que não tou muito descontente com os amortecedores, ao principio nota-se que não são muito eficazes e o carro continua um bocado saltitão, mas passados uns kms. nota-se bem uma grande diferença, o que sinto assim mais de anormal é por vezes em piso irregular não manterem sempre o mesmo comportamento, umas vezes transmitem muita irregularidade á carroçaria, outras não se sente nada e isto tudo frequentando eu sempre as mesmas estradas....de resto nada mais a apontar, mas considero um tipo de amortecedor inferior aos bilstein b4...
VW GOLF MK4 115CV
VW GOLF MK2 1.3CL
À procurade um mkI->
150_look
Master
Master
Mensagens: 5261
Registado: 22 jan 2008, 19:19
Veículos: vw mk2 gtd vw mk4 variant honda nc700x
Localização: Deserto

Re: Amortecedores Sachs Advantage

Mensagem por 150_look »

400 e tal euros por os sachs advance????? os meus da frente(os mesmos) custaram cerca de 160€... os de tras eram mais 100 o par... eles na mao de obra levaram-te o preço de outro setup de amortecedores da-se...

eu no meu com 225/45/17 e molas de origem estou bastente satisfeito... realmente fica um pouco mole mas o conforto ta la.
ImagemImagemImagem
2003 MK4 sport Edicion By JC Motorsport
1991 MK2 Fire and Ice One of sixty GTD
Responder