Pneus diferentes em eixos diferentes.

Responder
NARESERVA
Amateur
Amateur
Mensagens: 400
Registado: 06 abr 2012, 01:25
Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d

Re: Pneus diferentes em eixos diferentes.

Mensagem por NARESERVA »

pelu2018 Escreveu: 26 set 2018, 01:07 e desculpem lá mas só um atrasado mete penus maiores há frente e os mais pequenos atrás, excetuando casos dos arranques que metem os pneus de socorro "fininhos" atrás.
Desculpa lá mas em perícias por exemplo também se usam pneus traseiros muito mais estreitos que os dianteiros em carros FF.
E aqui o atrasado anda sempre com pneus quase carecas no eixo traseiro do Saxo, só não são mais estreitos que os frontais porque não é legal.
pelu2018
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 26 set 2018, 00:12
Veículos: vw polo 6N2 2000; vw golf mk2 1987
Localização: Lisboa

Re: Pneus diferentes em eixos diferentes.

Mensagem por pelu2018 »

NARESERVA, atrasado é uma forma de expressão que usei e não queria ferir egos... mas estás a falar de casos específicos, provas de perícia, arranques etc. No dia a dia e em provas de velocidade, neste género de uso de pneus maiores há frente que atrás não trás partido, só desvantagens. E se tivesses pneus mais pequenos atrás no teu saxo o carro ficaria muito instável de traseira, e não tem nada a ver com os pneus carecas.
NARESERVA
Amateur
Amateur
Mensagens: 400
Registado: 06 abr 2012, 01:25
Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d

Re: Pneus diferentes em eixos diferentes.

Mensagem por NARESERVA »

Ego intacto ;-). Li foi aquilo após um dia difícil. Estava numa de descarregar. Por isso peço desculpa.

"muito instável" é debatível. Num carro FF não é por ter diferença de 10% de largura de borracha que o carro se torna inguiável. Poderá equivaler a ter pneus de qualidade muito distinta, grandes diferenças de pressão ( o meu mkV anda com mais 20% de pressão no eixo traseiro e só ajuda a curvar...) Aliás muitos carros FF de origem têm o eixo dianteiro mais largo que o traseiro e têm apenas um eixo de torção na traseira, para favorecer ligeiras derivas de traseira em curva.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Pneus diferentes em eixos diferentes.

Mensagem por Mario_Marques »

pelu2018 Escreveu: 27 set 2018, 22:13 NARESERVA, atrasado é uma forma de expressão que usei e não queria ferir egos... mas estás a falar de casos específicos, provas de perícia, arranques etc. No dia a dia e em provas de velocidade, neste género de uso de pneus maiores há frente que atrás não trás partido, só desvantagens. E se tivesses pneus mais pequenos atrás no teu saxo o carro ficaria muito instável de traseira, e não tem nada a ver com os pneus carecas.
Em provas de velocidade também é bastante frequente usar-se pneus mais largos na frente, apenas nos fwd.
Mas não é nada boa ideia andar a inventar nestas coisas num carro de estrada, até porque facilmente uma pessoa pouco experiente vai-se sentir maravilhada com o efeito de subviragem, o carro parece super seguro, coisa que na realidade não é.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NARESERVA
Amateur
Amateur
Mensagens: 400
Registado: 06 abr 2012, 01:25
Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d

Re: Pneus diferentes em eixos diferentes.

Mensagem por NARESERVA »

Mario_Marques Escreveu: 04 out 2018, 13:09 Em provas de velocidade também é bastante frequente usar-se pneus mais largos na frente, apenas nos fwd.
Mas não é nada boa ideia andar a inventar nestas coisas num carro de estrada, até porque facilmente uma pessoa pouco experiente vai-se sentir maravilhada com o efeito de subviragem, o carro parece super seguro, coisa que na realidade não é.
Com certeza queres dizer sobreviragem.
Sim, isto só para alguém que conheça o comportamento do carro como a própria mão.

Já contei isto a várias pessoas e acho que nunca ninguém acreditou:
Numa zona da A1 com muito vento lateral fiz uma curva à direita com o volante virado para a esquerda a 160km/h. E a pendura é que reparou nisso, eu ia na minha como se nada fosse...
Responder